cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Me convençam que sup não é a lane mais facil.

Resolvido
Aronguejo

Me convençam que sup não é a lane mais facil.

Das 5 lanes, eu quero saber pq sup não é a lane mais facil?

Não precisam aprender varias mecanicas basicas do jogo que afetam no desempenho da lane (kitar, farmar etc...) ou melhor, a lane não permite isso. Então qual lane pra vcs é a mais facil? Por que?

Não quero espalhar odio para os main sups nem nada, só quero entender o ponto de vista de quem é main sup, afinal eu não jogo muito sup, então n tenho uma visão ampla da função.

Outra coisa que me deixa sem palavras...

Ontem joguei com uma soraka que reclamou de não ter recebido honra nenhuma, por ter curado o time todo. E eu vejo isso direto, sup que faz o que um sup tem que fazer e acha que "carregou" por dar peel. Não vejo sentido nisso, se eu pegar ADC e dar DPS então eu tenho que ser honrado? Se eu pegar tank e tankar, eu tenho que ser Honrado? Se eu jogar jungle e gankar, eu tenho que ser honrado? 

Se o kit do campeão serve pra salvar, e dar peel, pq vcs acham que carregaram sendo que o kit do campeão serve pra isso?

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas

Re: Me convençam que sup não é a lane mais facil.

Suporte sempre foi e sempre será a função mais simples desse jogo, todo esse circlejerk e forçação sobre Suporte ser complicado vem da época que Suportes ainda eram muito punidos por erros já que não recebiam exp/gold por ficar andando em círculos como hoje em dia...

Suportes são mais simples porque:
- Não são alvos prioritários e por isso tem mais espaço pra se posicionar/agir sem ser parado

- Não precisam farm e por isso tem menos janelas de punição durante a Lane Phase, o Suporte não precisa se expor de forma alguma caso opte por jogar de forma defensiva

- Diversas habilidades point and click ou em área pela natureza de possuírem Kits que são influentes mesmo sem tanta precisão ou recursos pra evitar interações como aliados desviando de suas habilidades

- Receber uma quantidade extremamente alta de recursos sem precisar nem se expor nem ser necessariamente ativo, não faz nem sentido um Suporte ter metade ou até mais da metade do Ouro de um hypercarry

- Possuem Kits influentes em qualquer situação e itens que são MAIS BARATOS mas sinergizam muito bem com seus Kits, ou seja, recebem muito Gold e tem itens impactantes e mais acessíveis

- Não precisam escalar, os spikes da maioria dos Suportes acontece no nível 6 e fim, o resto dos spikes acontece ao redor dos outros membros do time

- Praticamente TODAS as coisas que o pessoal de Elo mais baixo fica forçando sobre Suporte tem relação com MACRO GAME --- Controlar visão/Defender alvos prioritários/Rotacionar são coisas importantes para TODOS os membros do jogo e ficam ligando isso a Suporte porque não entendem que o problema existente é a falta de coordenação/habilidade dos times/ranks em que ele joga e não das funções

- Não é possível neutralizar ou tirar um Suporte do jogo, os Kits são pensados para serem influentes como já citado

De resto sobra a bobagem que tem vários itens ativos sendo que é simplesmente apertar 2 ou 3 botões a mais sem precisar nem mirar, o dia que entenderem que pra um Kite básico com 2+ AS ser feito de forma limpa é necessário dar 2 clicks junto com certas teclas pra cada movimento talvez comecem a dar mais valor nos Adcs...

→Thepgfk←
93 RESPOSTAS

Pra mim a lane mas fácil é sup e top.

Sup: não precisa farma, warda que nem o c* rusha turibulo e aperta escudo no adc

Top: escolhe tank deixa o cara puxar a lane e fica farmando safe, na tf é só dar um bom cc e gg

Aronguejo

@Darkin Aatroxescreveu:

Não precisam aprender varias mecanicas basicas do jogo que afetam no desempenho da lane (kitar, farmar etc...) ou melhor, a lane não permite isso. Então qual lane pra vcs é a mais facil? Por que?

Não quero espalhar odio para os main sups nem nada, só quero entender o ponto de vista de quem é main sup, afinal eu não jogo muito sup, então n tenho uma visão ampla da função.

Ontem joguei com uma soraka que reclamou de não ter recebido honra nenhuma, por ter curado o time todo. E eu vejo isso direto, sup que faz o que um sup tem que fazer e acha que "carregou" por dar peel. Não vejo sentido nisso, se eu pegar ADC e dar DPS então eu tenho que ser honrado? Se eu pegar tank e tankar, eu tenho que ser Honrado? Se eu jogar jungle e gankar, eu tenho que ser honrado? 

Se o kit do campeão serve pra salvar, e dar peel, pq vcs acham que carregaram sendo que o kit do campeão serve pra isso?

Não tem como porque é 

Só pelo fato de não precisar se concentrar no farm enquanto troca dano e cuida o mapa pra não ser gankado ja facilita demais

Não é o foco em 90% das vezes nas tfs por não dar dano

Ainda mais se for tank ai vc só fica que nem uma batata esperando a hora certa pra dar engage e rezar pro adc acompanhar sauhshua

Abraço

Arauto

"afinal eu não jogo muito sup, então n tenho uma visão ampla da função" lindissíma, falou tudo, se vc n joga, n tem propriedade para apontar o dedo e dizer que é a mais fácil,mas enfim, n acho a mais fácil, pq cabe ao sup funções como engage e desengage, visao, cura, tudo isso e se manter vivo tb, ou seja ocorre muita coisa e vc tem que usar os 10 dedos para aproveitar ao máximo a build (brincadeiras a parte é tenso mesmo)

@Envy Ada   Concordo, as vezes o supp carrega mesmo, principalmente nas tf ao final do jogo, se nao tiver um bom supp o time todo se lasca .. rsrs.. tem q ter boa visao de jogo e bons reflexos... e no início, o adc fica muito focado no farm e (principalmente em low elo) eu já reparei q eles nao prestam muita atencao no mapa enquanto farmam, entao o supp meio q "vigia" a lane enquanto o adc farma - tem uns adc q ficam full disney enquanto farmam - e se o supp nao tiver boa visao de jogo e nao souber se posicionar bem (e o adc tbm, né? já que nao olha o mapa) isso pode acabar com uma partida logo no no early tbm, daí o supp ajuda muito com a visao etc. O adc depende mais de um supp bom que um supp de um adc... um bom supp pode deixar um adc forte e fazer ele ganhar o jogo solo. Nao acho que seja fácil ajudar 5 pessoas ao mesmo tempo kkkkkkk ainda mais quando o time é pesado. Tem partida que é tensa e com um bom supp se consegue virar o jogo.

Smiley Tongue

Arauto

@Void Seeker Girlsiim, acho que é bem isso, compreendo os dois lados pq jogo adc e sup, e querendo ou nao focar no farme acaba tirando um pouco a visao dos perigos q podem surgir, geralmente compro pink pra brush do rio, se vejo os olhinhos do rengar em cima de mim eu ja saio gritando e corro pra torre kkkkk ou quando o cego vem wardar pra dar insec

Aronguejo

@Darkin Aatrox

Não vou cometer a heresia de tentar convencê-lo de nada...

Apenas digo O SEGUINTE:

• o player main suporte é o cara que; mesmo não sendo jungler   ou mid laner , tem que obrigatoriamente – e acima de tudo! - ter uma VISÃO DE MACRO E MICRO GAME apuradas. Especialmente no macrogame, pois ajuda nos ‘pings’, coordena as chamadas para objetivos, já que REALMENTE, ele não tem função do farm... Além disso, o main suporte tem como prioridade a defesa do seu adcarry  e precisa ser muito bom nisso, além de sincronizar os ataques na botlane com ganks do jungler e saber o momento mais apropriado de top Power ataque do adc para executar uma boa jogada em sua Lane...

Óbvio que os suportes em si, invariavelmente levam muito mais culpa do que glória durante a partida, como se APENAS ele fosse responsável pelo sucesso ou derrota de sua equipe (seja numa partida normal ou ranked)... Por isso, acho que rever o seu conceito da importância de um bom suporte:

• que orienta os companheiros no posicionamento de sentinelas em locais estratégicos;
  • rotaciona o mapa junto com seu adcarry , auxiliando o mid  ou toplaner  a conquistar objetivos possíveis com segurança ou até mesmo numa grande team fight;
  • saber o momento exato de sustentar uma iniciação de team fight quando sua equipe está com power-spike e a vantagem de bônus está nas mãos de sua equipe, garantindo com ultimates de enraizamento, lentidão, proteção ou outras, os abates para seus companheiros;
  • sustentar os outros quatro parceiros para que uma boa luta resulte em muitas eliminações e perseguir posteriormente objetivos que irão garantir mais vantagem e pressão no mapa, como também, saber utilizar seus recursos/habilidades (e ‘morrer’ se for preciso para garantir um prejuízo mínimo), dando tempo de seus companheiros optarem por um recuo estratégico quando é sabido que uma team fight será provavelmente perdida.

Se você ainda acha que estes argumentos são insuficientes para mudar sua visão da importância de um ‘main’ suporte no jogo, faça o seguinte: SAIA de sua zona de conforto e experimente jogar na bottom por uma semana e depois ouça as reclamações (ou elogios) de sua equipe e FRIAMENTE, analise se elas são justas ou não.

Conhecer todas as lanes irá te garantir uma maior experiência e melhor VISÃO de jogo, RESPEITO ao main que está lá dando o sangue para que o time vença (pois acredito que ninguém joga para perder!) e obviamente, lhe fará um jogador MELHOR, pois saberá avaliar no momento de conceder honra, para aquele jogador que não desistiu, se matou prá vencer e ainda fez boas escolhas e chamadas, liderando o time sem perder o foco.

Eu fiz isso TUDO que descrevi acima e não me arrependo, mesmo jogando em uma Lane diferente da qual sou main...

Abraço.

TF
Aronguejo

sendo a unica lane duo, o minino que se deve fazer é  sup e adc se honrarem,ja que os dois se suportarem o jogo inteiro, e sim sup é a lane mais facil em varios sentidos, ainda digo  isso sendo main sup, mas não por  que não farma e coisa do tipo mas pelo fato de ser uma lane duo, como citei antes, adc e sup devem se ajudar em lane, suporte em lane é mutuo,ambos usam kiting enquanto se ajudam a manter  distancia dos inimigos,diferente do que vc imagina, aquele sup que so fica atras dando shield e escudo, ta aprendendo a lane, ele ainda não entendeu que  sup  deve fazer  mais que  isso,ajudar adc a farmar, e revidar poke  pra não  levar pressão em lane  d+ e que auto atk da dano e faz diferença...

Cara suporte é uma Lane até difícil , apenas de tu ter de dar peeal em 5 na TF usar itens , dá poker , por wards importantes pelo mapa, já é uma ótima ajuda!
O adc sem suporte não faz nada!
E o suporte sem adc não faz nada!
É aquele ditado , um ajuda o outro
'' A cegueira não me é um problema ''
'' Coração, é o músculo mais forte ''
Dragão

faz assim , tenta jogar de suporte tipo bardo, tresh , e etc outros , q obrigatoriamente tem q dar roaming pelo mapa pra fazer algo mais util ao jogo, e ai a gnt conversa. N é pickar o bicho e ficar na lane , é sair no momento em q seu adc n vá ser punido por isso e crie alguma coisa util pro seu time aproveitar. Ai sim a gnt conversa.
Dragão

existe uma grande diferença entre jogar sup da forma como a soloq de elo baixo joga , e da soloq de elo alto joga. Depois da uma olhadinha nos jogos do olleh , e ve se seu sup da soloq faz alguma coisa q o olleh faz.

Cada posição tem sua função no jogo, e essa diferença é exatamente o que quebra qualquer ideia de que uma é melhor ou pior. Todas tem atribuições, e nenhuma delas é mais ou menos determinante pra vitória, é o conjunto de todas.

Trás esse exemplo pra qualquer outra área. No futebol por exemplo... bota um zagueiro qualquer ali e fala que é a posição mais fácil e qualquer idiota faz. Ou num projeto, que uma tarefa é mais fácil... e vê se a coisa anda quando você trata uma etapa qualquer como um cogumelo.

É a lane mais carente no competitivo e na soloq no Brasil, como seria a mais fácil? Porque você não está jogando no CBLoL como suporte já que é a mais fácil?

Tropa

Não vou dizer que é ou não a mais fácil, mas provavelmente é a lane mais chata.

Jogar de sup deve ser igual ser mãe de aluguel de uma (ou várias) criança(s) aleatória(s) por 20~40min, as vezes vc pega uma criança comportada, ai é fácil cuidar, mas as vezes vc pega o capeta em forma de guri que fica correndo de um lado pro outro tentando se matar, e vc tem que ficar correndo atras tentando proteger a criança do mundo e dela msm.

Pelo menos, apesar de ser uma função chata, ela tem alguns dos bonecos mais legais de se jogar, ex: Blitz, Thresh, Rakan.

@l Winx Flora lescreveu:

sendo a unica lane duo, o minino que se deve fazer é  sup e adc se honrarem,ja que os dois se suportarem o jogo inteiro, e sim sup é a lane mais facil em varios sentidos, ainda digo  isso sendo main sup, mas não por  que não farma e coisa do tipo mas pelo fato de ser uma lane duo, como citei antes, adc e sup devem se ajudar em lane, suporte em lane é mutuo,ambos usam kiting enquanto se ajudam a manter  distancia dos inimigos,diferente do que vc imagina, aquele sup que so fica atras dando shield e escudo, ta aprendendo a lane, ele ainda não entendeu que  sup  deve fazer  mais que  isso,ajudar adc a farmar, e revidar poke  pra não  levar pressão em lane  d+ e que auto atk da dano e faz diferença...

Nao pude concordar mais.. mas o adc smepre quer levar todo o mérito e sempre honram ele e nao honram o supp.. nem mesmo o  adc honra o supp.. é triste.. kkkkk só quer falar "gg izi" no final e levar o mérito só como seu x) ... claro que nao é sempre, já ganhei 4 honras de supp várias vezes, mas na maioria das vezes só honram o adc.. kkkk

Não diria a mais fácil e sim mais forte que o usual ao menos atualmente, suportes estão tendo muito impacto muito cedo no jogo devido aos baixos preços de seus itens, facilidade deles conseguirem gold e da capacidade de salvar a vida dos adc com altas curas, controle de grupo e escudos que quão mais a partida se prolonga mais impactantes ficam.
Aronguejo

Eu acho suporte bem fácil e olha que sou main suporte e concordo que essa role é muito superestimada quanto a dificuldade por mais que ela tenha toda sua importância em jogo. Basicamente você tem que jogar pro seu time e eventualmente priorizar alguém do time pois ele vai ser "o cara" da partida.
De resto você só precisa usar um pouco do cerébro em saber onde/porquê colocar wards e entender como o campeão funciona e tendo em vista todos suportes "verdadeiros" (Desconsiderando off-metas e mage AP que vão bot) a maioria tem skills de PROTEÇÃO/AJUDA de time que são single target ou point-click, o que diminui bastante a curva de aprendizagem de "mecânica" 

"Mordekaiser is like an hydra. You fix 1 bug and 2 more grow!"
Arauto

Cara o suporte é como uma passiva de um campeão: não faz muita que vc ve mais ta fazendo uma diferença ali por tras.

Algumas considerações erradas que vi falando por aqui sobre a lane:
Boa parte dos suportes de elo mais elevado sabe caitar e tem uma noção considerável de farm. Eu que sou main suporte e nunca joguei em nenhuma lane sem ser suporte (apesar de jogar na jg mas jg n é uma rota em si) sei farmar de forma bem consideravel, o mero fato de eu ver isso sendo feito TODOS os dias ja me da uma noção básica de farm. Sem contar que suportes que sabem jogar,ajudam o adc early game a farma em baixo da torre (se o suporte n der um hit o adc n tem dano pra matar o minion), isso é vc querendo voce ou não uma noção de farm. Sem contar que existem sim alguns suportes que caitam (em especial os de nami e lulu que tem um cait ridiculo de forte), a questão é que fora do early game vc n vai ver nenhum suporte tentando caitar ninguém pq ele N TEM DANO.

Sobre a questão de suporte "nao se preocupar com trocas" é uma parada sem sentido algum. O suporte tem que pokear os laners adversários tomando cuidado em se posicionar pra n levar muito dano e ainda tem que se preocupar com o adc n ser pego ou levar muito poke.

Agora tem muito suporte por ai que fica so dando shild e coçando saco na lane e acha que ta carregando geral, ai ja são outros 500.

Mas resumindo, o suporte tem muitas vezes que ter mais visão de jogo (ou maldade como eu costumo chamar) do que mecânica em si, ja que ele tem q responder rapidamente a ameaça inimiga sobre o time dele e em especial os carrys, alem de que o impacto individual do suporte é um pouco menor que o das outras funções ja que as outras lanes tem um kit melhor pra criar ou forçar coisas que o suporte. Uma analogia que gosto de fazer nessas situações é que o suporte é as estruturas de um time de futebol (instalações,academia, patrocinios e o caralho) e o jg é o técnico (ele que faz a "escalação" ou seja ele quem decide "quem joga", que no caso do lolzinho seria decidir qual lane focar pra dar vantagem, e os outros jogadores o são os jogadores do time mesmo.

Um time com instalações media, um treinador médiano mas com jogadores muito bons tem muitas chances de ganhar. Um treinado bom com uma estrutura media e jogadores medianos tem chances acima da media de ganhar. Agora um time com uma estrutura absurda mas com um treinador mediano e jogadores medianos tem chances levemente acima da media de ganhar (se é que chega a ser levemente acima da media), as instalações da equipe fazem muita diferença quando se tem jogadores e treinadores que sabem aproveitar delas mas caso o contrario o impacto dela é um pouco abaixo da media comparando com as outras ("jogadores" e "treinador")

TOPZERA D+ MY LIROU FIREND
Dragão

@Darkin Aatroxescreveu:

Porque o seu papel como suporte é só usar suas habilidades em aliados e colocar visão no mapa. 

Isso todos que estão ali a sua volta podem fazer! porém diferente de você (sup) eles precisam ser bons em dar last hit, trocar em rotas, posicionamento durante as lutas, saber splitar e dar call boa de barão etc. 

Entre todas essas coisas que "laner faz" suporte não precisa se preocupar com nada, é só agarrar na mão do seu laner, no caso o atirador, e seguir ele para onde for e usar suas habilidades para buffar os aliados. 

Arauto

@ShZi, primeiro que muitos suportes usam as skills em outras pessoas e alguns tem ate skillshots em excesso (alo bardo e thresh) e precisam de dedos pra um caralho. Segundo que as trocas em rotas dependem tanto do suporte tanto do adc, muitas vezes o suporte e o responsavel pelo engage ou pelo desengage, alem de q muitos suportes podem pokear e é muito comum ver alguns caitando (lulu early game caita infinitas vezes melhor q o adc). Sobre o farm, em algumas situações e uma coisa que é tanto dever do adc quanto do suporte por um exemplo ajudar a puxar a lane e ajudar a farmar em baixo da torre. Outra coisa é que o suporte também tem q se preocupar com seu posicionamento pra usar as skills no time de forma efetiva e dar peel pros carrys. Segundo que a call de baron é muito mais uma decisão do jg e do concetimento do time do que uma call de um jogador em especifico. Com certeza absoluta existem muitos suportes que so sabem dar shild e ultar mas caia com um suporte que saiba jogar e veja a diferença. A função do suporte é uma combinação de muitas coisas ao mesmo tempo tanto quanto qualquer outra lane e muitas dessas coisas tem que ser executadas de forma boa pra n **cogumelo do teemo** o time
Arauto

https://www.youtube.com/watch?v=zIrw8wAC42I&feature=youtu.be
Fica aqui um video meu caitando uma vayne pra provar que suporte tem q caitar sim, so que vcs tem que ter em mente que eles n devem fazer isso o game todo e em todas situações (e nem com todos suportes)

Obs: por algum raio de motivo o video trava e volta depois ficando ate depois do final video, deve ser algo do youtube mas pra desligue a reprodução automatica na direita pra ver o video completo. Nisso dai da pra ter uma noção do impacto que um cait de um suporte faz