cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Matchmaking da Soloq - Qualidade de Jogo VS Tempo de Fila

Highlighted
Acadêmico de Piltover

Matchmaking da Soloq - Qualidade de Jogo VS Tempo de Fila

Primeiro boa tarde, sou o Theu e meu nick é Pedro Bial Poeta. Jogo LoL desde 2010, na primeira temporada, e soloq desde a segunda temporada. Jogo soloq com mais frequência do que deveria, e posso dizer que atualmente ela está muito desequilibrada. Seja pelo "preenchimento automático" ou pela diferença entre o elo dos jogadores, jogar soloq hoje tá dependendo mais da sorte do que deveria.

Eu, que já tenho o costume de reclamar desses fatores, ao me deparar com uma matéria onde o Faker fala sobre a soloq ( https://www.maisesports.com.br/faker-desbalanceamento-soloq-matchmaking-riot/ ),vi certo crédito no que eu achava. Sendo assim, venho aqui tentar criar uma discussão e também uma sugestão para esses problemas.

Eu já penso sobre o autofill ou preenchimento automático faz tempo, e discordo dessa ferramenta. Porém não é tão simples assim tira-lá do jogo pois o tempo de fila, principalmente em elos mais altos, seria alto demais. Mas quando um time cai com dois ou três autofills, a vitória se torna praticamente impossível, acontece comigo com muita frequência, cair com times com três suportes, três atiradores ou três toplaners, e é frustrante. Mas no caso do desequilíbrio de elo, comecei a pensar realmente após ver a matéria, e acho que a solução que eu via pro autofill, pode ser últil nessa também.

Será que dar aos próprios jogadores a opção de "esperar mais" ou "jogar do jeito que der" seria uma escolha tão ruim assim? Imagino se não pudesse existir um recurso onde, a partir de certo tempo de fila, você mesmo ative o autofill ou aumente a abrangência de elo do MM, não melhoraria a soloq no geral. Assim o jogadore, se quisesse realmente jogar, não teria problemas em usar isso, e quem não liga pro tempo de espera da fila mas sim para a qualidade dos jogos, esperaria um pouco mais por um jogo justo. 

Gostaria de saber como pensam nisso, e se existe mais pessoas com ideias sobre como solucionar esses problemas.

"A satisfação é um mal terrível, não deixe seus sonhos serem apenas sonhos"

Eu sou Theu, jogo de Illaoi, faço parte do Canal Discórdia e do MPBeSports
5 RESPOSTAS

Re: Matchmaking da Soloq - Qualidade de Jogo VS Tempo de Fila

Eu acho equivocado falar de autofill nesse contexto. Nem o próprio Faker citou diretamente. Não que o tempo de fila não tenha relação também, mas, o LoL na raiz se criou com o tal autofill, ele sempre existiu. Você não tinha a prioridade de rota sempre, e lanes como o mid era quase impossível de jogar se você não era o primeiro ou segundo a escolher. Não sei de onde surgiu essa convenção de que os problemas de balanceamento das partidas são por conta disso.

A questão é sobre matchmaking, balanceamento e diferença de mmr numa queue.

Contra ou a favor do autofill? É de cada um.

O ponto chave é que se tornou aceitável para o MM que se você é Ouro I por exemplo, você pode cair numa partida com:

4 Prata I no seu time,

vs

5 Ouro III no outro time.

Assim, como cita em um comentário destaque na postagem, a diferença macro é grotesca.

Vamos supor que não exista autofill... Se você é Challenger 800 pts (exemplo identico ao do Faker), você ainda pode cair numa queue de média Mestre. Um main rota que tem 200 de MMR a mais que outro, ainda continuará sendo melhor, e ainda continuará sendo colocado na mesma partida.

Assim, o problema é diretamente proporcional. Não da pra aumentar a qualidade de jogo sem alterar o tempo de fila.

Acadêmico de Piltover

O autofill não é tão problemático quanto o balanceamento atual, mas tanto o balanceamento quanto o autofill tem como "razão" diminuir o tempo de fila, por isso coloquei os dois juntos.
Acadêmico de Piltover

Acredito que a qualidade sempre vai estar atrelada na relação de quantos players estão em fila naquele momento.
Li a matéria sobre o Faker e ele tem razão, deve ser muito chato vc jogar um jogo sem ele te entregar a melhor experiencia, mas o que ele não entende nesse momento é que os top 10 do servidor são 0,000001% da base de jogadores e a riot simplesmente criou uma ação para essa galera não ficar sem jogar.

Dragão

O problema é que com ou sem autofill ainda vai existir aquele tipo de pessoa que fala ''não quero jogar sup, me deixem outra lane ou eu trollo.''
Acadêmico de Piltover

Mas no caso, a sugestão que dei foi justamente o jogador escolher entre esperar mais ou "jogar do jeito que dá". Não sei o quanto isso influenciaria no tempo de espera de quem quer jogar logo, mas acredito que nos elos mais altos, a grande maioria dos jogadores preferem esperar um pouco mais do que jogar autofill ou com alguém muito abaixo no MM.