cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

How2Teemo - Um guia honesto sobre o Teemo

Aronguejo

How2Teemo - Um guia honesto sobre o Teemo

Eai, meu nome é invisibie, sou um aspirante a mono Teemo que ainda tem um pouco de medo de jogar com o próprio campeão em partidas ranqueadas pelo como a comunidade trata pessoas que jogam com o tal. Tudo bem com vocês? Comigo não tá lá aquelas coisas, cansei de ser stompado por Fiora que riposta meu ignite...

Hoje eu vim aqui fazer um tutorialzinho contando várias coisas que eu aprendi nesse tempo todo jogando de Teemo, um dos campeões mais divertidos do jogo na minha concepção.

Antes de tudo, vamos falar sobre o Teemo 

Teemo é um atirador da rota do topo focado em dano mágico por segundo, o famoso "dps", mas que também pode trabalhar muito bem com builds mais explosivas. É um campeão focado mais na fase de rotas com um early game razoável, um midgame bem legal e um late game aceitável. Um campeão muito forte com uma ótima capacidade de desengage, um duelo "ok", um split moderado e que tem uma team fight aceitável.

O nosso querido Teemo foi lançado já faz muito tempo e não passou por grandes mudanças até hoje. Seu kit continua quase que intacto, recebendo pequenos ajustes aqui e ali constantemente. Sempre foi uma escolha considerada "troll", porém bem sólida contra a maioria dos campeões da toplane por sua alta capacidade de harass de uma forma deveras safe que ainda lhe garante muito dano contra campeões meelee, sua defesa de objetivos e também defesa e contra iniciação com seus cogumelos.

O fato dele ser considerado um troll/cheese pick é por sua forma de jogar irritante que deve ser dominada, por sua incapacidade de fazer boas lutas em grupo e, provavelmente também pela comunidade que joga com o campeão fazê-lo principalmente por diversão ao invés do famoso tryhard. Eu, honestamente não sei porque ele é considerado tão troll assim...

Por mais que Teemo seja considerado um campeão "cotoco" já que depende principalmente de seus ataques básicos e não tem mecânicas muito apuradas como um Yasuo, Zed ou Azir da vida, ele tem sim sua dificuldade de se jogar e que, se dominada, pode garantir várias vitórias.

Pra se jogar de Teemo tem que se entender algumas coisas básicas:

- Você tem que ser criativo.

- Você tem que saber o que está fazendo.

- Você tem que entender que as vezes as pessoas não vão confiar em você por justamente estar jogando de Teemo.

A criatividade é algo importante pra todo jogador de League, mas pra quem joga com um campeão simples, isso tem que se elevar. O kit do Teemo não tem mistério: andar, bater, cegar, jogar cogumelo, repetir... Fazer isso direito é outra coisa. Você tem que saber criar jogadas, pensar um pouco a frente dos seus oponentes. Você está jogando com um patrulheiro, um escoteiro, um yordel que conhece todo o território e que carrega armas mortais.

Saber onde se coloca os cogumelos é essencial, saber quando e como avançar sua rota, prestar atenção máxima ao seu caçador e no caçador inimigo, já que você pode ser facilmente campado e abusado, ter uma noção (no mínimo) básica de como se lida com seu oponente e pensar como ele vai lidar com você, entender de itens que podem te anular e como quebrar estes itens em específico, pensar em combinações de runas pra tentar destruir seus oponentes primeiro psicologicamente, depois no jogo.

Quer um exemplo?

O item que countera ao máximo o Teemo é o Elmo Adaptativo , ele nega parte do dano mágico recebido ao longo do tempo por alguns segundos, outro item é o Semblante Espiritual  que aumenta a cura recebida de todas as formas e, você sendo um campeão de poke, tem problemas com cura.

Porém, você pode muito bem contornar itens de resistência mágica com o Limite da Razão , item que tira a resistência mágica inimiga e te dá como bonus, ainda garantindo dano mágico no auto attack. Combando com os Sapatos do Feiticeiro  e um Tormento de Liandry , você vira um verdadeiro anti tank.

Saber usar suas habilidades é um diferencial e, abusar da combinação de runas escolhida pra fortalecê-las é quase que um dom! Celeridade, Gosto de Sangue, Caça Voraz ou Incansável, Tônico de Distorção Temporal, Triunfo, Aperto dos Mortos Vivos, Invocar Aery, Aprimoramento Glacial, Pressione o Ataque...

Essas são só algumas das runas que você pode optar pra este campeão tão versátil que lhe permite jogar de tantas formas diferentes.

Pra conhecer seu oponente de rota, primeiro você tem que conhecer a si mesmo. O que um Garen pode fazer comigo? Um Darius? Um Yorick? Um Maokai? Uma Akali? Como eu posso morrer pra eles? O que eu preciso fazer pra não ser um cone completo contra esses campeões? Como eu posso ajudar meu time se eu perder? Você tem que pensar bastante nisso logo na tela de carregamento. Entender seu matchup é uma coisa importante pra logo definir como você vai jogar, entender por quê você vai fazer isso e já se preparar caso algo dê errado, preparando assim um plano B.

É claro que vocé joga tranquilamente contra Garen, Nasus, Jax e Akali. É claro que um Pantheon, Yorick, Illaoi, Ryze te comem vivo. Todos os campeões têm counters (menos Irelia, aquilo é o demônio), você também tem os seus, o importante não é saber pra quem você perde ou de quem você ganha. O importante é saber o que fazer quando ganhar ou perder.

Tenha noção de rotação, saiba se movimentar pelo mapa, saiba controlar os objetivos. Entenda como funcionam seus cogumelos, pense em lugares bons para posicioná-los. Entenda quem você deve cegar numa luta, em quem você deve bater primeiro. Pense porquê vale mais a pena cegar o Yi 3/4/7 que tá matando seu atirador do que cegar a Caitlyn 12/2/8 que tá ocupada batendo na parede que é seu Alistar.

Controlar suas habilidades também é importante. Se você optar por não fazer CDR (redução do tempo de recarga) pense um pouco melhor na hora de usar seu cogumelo pra puxar a rota ou seu Q para poke. Entender também quando você deve focar o Q ou o E, quando vale a pena colocar pontos extras no W, quando começar a colocar cogumelos ao redor dos objetivos e como fazer para que eles durem o máximo de tempo também é importante.

Teemo é útil. Todo campeão é útil. Nem todo jogador é útil com todo campeão. Isto deve ser frisado sempre, já que nem todo mono Yi é útil da mesma forma com seu mono como quando joga de Janna, por exemplo.

É você quem faz um campeão ser útil, é você quem faz a vitória do seu time acontecer. Você joga em time, você depende deles sim, eles também dependem de você. Se você souber jogar e conseguir trabalhar no erro dos inimigos, garanto que a derrota com o texugo escoteiro dificilmente virá para você!

"Porque eu sou um dragão estelar, só por isso". - SOL, Aurelion.
11 RESPOSTAS

Re: How2Teemo - Um guia honesto sobre o Teemo

Realmente é necessário ter muita estrategia com o teemo para manter um jogo dinamico e saber aproveitar as oportunidades.

Uma coisa que é necessário acrescentar é: Se você esta jogando em um mesmo time que um teemo não fique "campado" em cima da posição dele enquanto o campeão esta invisível, pois isso prejudica demais o jogador que leva constante dano quando o inimigo tenta lhe acertar e atrapalha muito as estrategias.

Principalmente no ARAM, o teemo fica invisível na moita e o time inteiro fica em cima puxando os pokes para ele.

@Arcanjo Amorim@  escreveu:
Principalmente no ARAM, o teemo fica invisível na moita e o time inteiro fica em cima puxando os pokes para ele.

Isso me mata de raiva

Aronguejo

''Por mais que Teemo seja considerado um campeão "cotoco" já que depende principalmente de seus ataques básicos e não tem mecânicas muito apuradas como um Yasuo, Zed ou Azir da vida, ele tem sim sua dificuldade de se jogar e que, se dominada, pode garantir várias vitórias.''
Se um Tryndamere, Master Yi, Trundle e entre outros tivessem animações e artes menos quadradas e mais suaves, eles também seriam considerados campeões que exigem ''muita mecânica''.
Tudo que Yasuos e Irelias fazem é:
q+q+auto+auto+auto+q+q+q+q+auto+auto.
Fora isso, ficou ótimo o seu tópico, amei a sua capacidade de escrever de forma tão jornalística e inspiradora ;D

Aronguejo

Partiu testar agora!
Sempre gostei de jogar de Teemo, porém, só tinha coragem de jogar com ele no Aram...

Nunca imaginei que ia ter um Tópico de como jogar de teemo kkkkk

Highlighted

Tambem não kkkkkkkkkkkkkkkkk
Aronguejo

Que post delicioso de ler, GG!
Aronguejo

Ótimas dicas, para dominar o Teemo ao máximo.
Aronguejo

penso q poderiam acrescentar uma utilidade no W dele (pq o moovie speed é bem pouco e realmente é bem ruim essa skill) e podeia deixa o E dele dando veneno mas com alguma ativa para deixar o kit dele mais completo. ai alguns vão dizer ''nossa mas vai ficar muito OP''... vc é um **cogumelo do teemo**! teemo n é bom em team fights e nem 1v1 se n estiver feedado... ele é ótimo pra pickoff e só.... yasuo, garen, darius, fiora, jax, kaisa ... são exemplos de campeão infinitamente mais quebrados q teemo. seria bom um rework no W e no E dele