cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

How to Counter: Garen - Como lidar com a força de Demacia!

How to Counter: Garen - Como lidar com a força de Demacia!

Heya, Gemada aqui.
Tenho notado um número cada vez maior de pessoas que estão considerando Garen um personagem OP, e não estão conseguindo lidar com ele.

Então achei que está na hora do main Garen aqui dar uma forcinha pro pessoal, refazendo e atualizando um tópico de anos atrás que ajudou uma boa galera, o meu How to Counter Garen!

Quem melhor pra ensinar a counterar um personagem, do que seu própio main? Já dizia Sun Tzu:

"Se você conhece a si mesmo e ao inimigo, não precisa temer o resutado de 100 batalhas"

Prepare-se, pois não pouparei palavras nesse tópico, e se você quer realmente aprender, sugiro vc ficar bem confortavel na sua cadeora, pegar uma boa caneca de café, e bora pro guia!

• Quem são os colossos?

Para aprender a counterar, precisamos conhece-lo, e para conhece-lo, precisamos conhecer também o signficado de sua classe, ou seja, o signinifado de ser um Colosso.

Colosos são uma vertente dos Lutadores, uma classe caracterizada pela sua falta de mobilidade/engage, range e falta de muito CC, mas compensando isso com um dano e uma resistencia fora do normal!

Guarde essa informação agora para o resto de sua vida, antes de reclamar que "Tem vida, tem dano, tem tudo" , lembre-se que eles não tem tudo. E é justamente no que ele NÃO tem, que você vai usar para tirar vantagem (O classico "botar sal na ferida" ).

• Garen - Resumo básico

Resultado de imagem para Garen wiki

Garen não foge muito do resumo basico de um colosso: Engage porco, falta de hard CC, e range extremamente baixa. Mas ele vai machucar você demais se chegar perto, e ele não vai morrer tão facil.

Para saber como jogar contra ele, deverá entender o Basico do Basico de cada habilidade, como jogar contra ela, e qual o significado e importancia que você terá em uma troca quando Garen não possuir elas nesse momento (cooldown).

Passiva: Perseverança

É o sustain do Garen. Quando ele fica fora de combate por um tempo, ele irá regenerar HP. Se ele tiver muito pouco HP, a cura é aumentada. Se ele recebe dano ou habilidade de qualquer coisa que não seja um minion (no inicio do game), ela é desativada por um periodo de Tempo.

As simple as that. Basicamente, é uma skill na qual Garen tentará abusar ao jogar defensivamente na torre, em lanes que ele não pode ganhar trocas facilmente, tentando manter vantagem de HP.
Late-game se resume em TF's e trocas definidas, então não importa muito nesse ponto fora saber que depois de 15 fora de combate segundos ele estará full HP após quase morrer.

A habilidade é auto-explicativa. Enchan o saco dele, e ela não será problema. Um AA, uma skill, qualquer tipo de poke... E ela será desativada.

Não tem segredo quanto a isso.

AVISO: Nunca gaste dinheiro com itens como  ou  . É DISPERDICIO de gold. Essa skill não ativa em combate, então reduzir cura é absurdamente irrelevante. Basta um AA e ela já não irá curar. Não caia nessa.

Q: Acerto Decisivo

É o unico gap-close do Garen e considero a skill mais importante para se levar em conta, pois é por causa dela que muita gente perde pra Garen por motivos simples.
Garen Remove Slows e ganha um bonus de move-speed curto. Seu próximo AA aplicara silence e dano extra no alvo.

Sabendo jogar contra essa skill, você anula um Garen quase que completamente.
Como eu havia dito, é o unico engage/Gap-Close do Garen. Sim, correr em linha reta mais rapido, esse é o engage dele.

Jogar contra essa skill é simples. Guarde seu CC/Slows para quando ele USAR a skill, e em seguida, aplique o CC nele. Parabens, você counterou o engage do Garen.
Garen remove slows ao USAR a skill, mas não depois que ele já usou. 

Quando ele está sem ela, significa que você não irá tomar um silence na cara, e que você está livre pra abusar dele com um champ a distancia, pois ele não terá como ir para cima de você para retalhar a troca. 
Se você é melee e depende de combos (AKA RIVEN), tente baita-lo a usar essa skill, e troque quando ele não possuir ela, pois ele não tera como cancelar seu combo.

W: Coragem

É a skill que torna ele um tank natural. Passivamente ele stacka até 40 de Armor e MR, e ativamente ele reduz 30% do dano. Nos primeiros 0.75 segundos, ele ganha o dobro de redução e ganha 60% de tenacidade.

É isso aí com batatinhas. O proposito da skill é tankar, e ela o faz bem.
Ela possui uma duração baixa com CD relativamente alto early game (24 segundos).

Saber quando ele usou e quando está com ela ativa é bem facil. Eles simplesmente vai gritar DEMACIA bem alto, e a armadura dele ficará prateada com uma aura dourada embaixo.
Trocar com ele tendo essa skill disponivel pode ser um trabalho, pois a redução de dano é poderosa.
Se conseguir fazer com que ele a use, as trocas serão muito mais faceis pelo fato dele não reduiz incrivelmente seu dano. 
Com champs de burst e combo, recomendo levar essa skill e consideração na hora que derem engage ou trocarem com um Garen.

E: Julgamento

Judgment

É a skill de dano principal do Garen. Garen gira extremamente motivado por 3 segundos, dando DPS em volta dele.
Coisas que se deve levar em consideração quantoa  skill:

1. Ela reduz 25% da sua armadura se acerta 4 vezes.

2. Ela da 33% a mais de dano em alvos isolados.
3. Garen ignora colisão de unidades enquanto ativa.
Extra: Esse troço pode critar.

Resumão: Sem isso, ele não tem troca. A unica escolha dele é de dar um silence e ataques basicos até ela voltar do CD e poder ter dano, OU fugir.
Se conseguir abusar do CD dela para trocar com o Garen nesses momentos, você terá trocas praticamente Gratuitas na lane. E se ele TIVER essa skill, lembre-se dessas coisas que comentei sobre ela.
Evite ao maximo trocas isoladas, pois ele vai dar TONS OF DAMAGE em você se acontecer.

R: Justiça Demaciana

É a ultimate de EXECUÇÃO do Garen.
Ela aplica dano baseado no HP perdido. 
Lembre-se desse detalhe: ela escala baseado no SEU HP. Ele não precisa de AD ou AP pra aumentar o dano dela.
E com isso outro aviso:

"Ain, eu era um Chogath com 6000 de HP maximo, e o Garen me ultou quando eu tinha 500 de HP e me deu mais de 2K de dano, que OP nerfa"

Cada vez que leio isso, a vontade de cometer sudoku aumenta.  
Sabe aquele ditado de "Quanto maior o tamanho, maior a queda?"
Então, isso resume a ult dele.  Ela aplica uma parte da sua barra de HP como dano. Então se vc tiver MUITO hp maximo, ela vai dar MUITO dano quando tiver low. SIMPLES ASSIM.

Agora, fora as discussões, essa skill é target e possui um dano alto com um CD bem baixo Late-game. Considero a melhor execução do game.
Cuidado ao ficar na lane com HP baixo, ele pode execultar você em instantes com um flash+ult.

O melhor jeito de jogar contra essa skill é com reflexos rapidos. Se Garen erra a ult, ele vai passar muito trabalho pra te matar pois ele provavelmente estará sem o combo. Logo, uma cura ou uma barreira com um bom timing pode quebrar as pernas dele.

Com isso, eu chego em um assuto bem legal:

• Vilões- Um feromônio de Garen ruins.

Resultado de imagem para gAREN VILLAIN

Ah, a mecanica de vilão, um pesadelo de gameplay para os jogadores de Garen, e um pesadelo pior ainda para quem não sabe jogar contra ele.

TL;DR: A cada tanto tempo, o inimigo com mais kills recentes se torna o vilão. Garen aplica 1% da vida Max do vilão como dano verdadeiro extra no Giro e nos AA, e sua ult aplica dano verdadeiro nele também.

Essa skill é aleatória e frustrante para os jogadores de Garen. Ele NÃO pode escolher quem é o vilão e quando vai aparecer. 

Mas contra jogadores que não são mains, você pode usar isso como vantagem.

Garen casuais tem a terrivel mania de caçar vilões custe o que custar. 
e ele tiver que escolher entre a vayne 10/2 e o Blitz 0/5, se esse blitz for vilão, ele vai focar o blitz.

Sem contar que isso tende a meter Garen's em situações horriveis. A fome por vilões coloca Garen em posições desfavoraveis e previsiveis, normalmente rendendo em Over-Extend's terriveis e com mortes do Garen.

Se eu Carry for o vilão, abuse disso. É quase que natural que um Garen tente ir justamente nele. Isso o torna ainda mais previsivel. Se você sabe o que ele vai fazer, ABUSE DISSO!
Forme armadilhas e baits usando o vilão, e faça o Garen se matar por isso. 

E nas TF's, isso faz ele ter escrito na testa o que ele vai fazer: Ele provavelmente vai flechar com o Q pra cima dele, tentar rodar e ultar. Se vc sabe como e em quem ele dará engage, você pode impedir isso.

• Late-Game- Lutas e estratégias

As TF's de Garen são bem "meh". O foco dele é tentar matar um alvo especifico, e como colosso tendo o engage porco dele, isso é naturalmente um trabalho complicado.
Você não precisa de muito esforço para impedir ele disso. É só lembrar do que eu havia dito: jogue contra o unico engage dele, o seu AcertoDecisivo/Q.

Se ele gastar isso de primeira e você aplicar CC dele, ele DIFICILMENTE consiguirá chegar em um atirador ou qualquer um com mobilidade.

Se ele estiver forte demais ainda sim, lembre-se do seguinte: Nenhum tank segura 5 pessoas.
Se ele estiver mal posicionado e longe do time dele, jogue com seu time para focar e abater ele rapidamente.

Não tente segurar um Garen sozinho. Com couraça do presunto e Q nivel maximo, ele pode alcançar você caso você não tenha slow ou mobilidade o suficiente por conta própia. E se ele tocar em você, JÁ ERA. A não ser que você esteja MUITO a frente dele no jogo, evite um 1x1 com ele a qualquer custo.

Se ele estiver em split, faça qualquer coisa MENOS MANDAR O VILÃO DEFENDER.
Mandar o vilão é mandar uma kill de graça pra ele, evite isso ao maximo.

Isso me lembra de um detalhe: Caso o jungle for o Vilão, tome extremo cuidado com ganks no Garen. Se você estiver miado, NÃO GANKE o Garen. É muito facil ele virar para cima de você e matar você antes que possa fazer algo.

• Picks eficientes contra Garen

Garen possui uma boa gama de counters na top. Não detalharei todos, mas sim, os principais.

Garen é um champ simples counterado por coisas simples.

Exemplo: Ele é melee, e seu sustain é limitado por ficar fora de combate, então uma das alternativas são:

Campeões Ranged/Poke:

(não vou colocar Quinn aqui pois prezo pelo respeito e diversão dos jogadores da Top)

Garen terá 2 escolhas contra eles: Tentar farmar e perder sua vida no processo. Ou ficar Safe com sua passiva e perder Farm.

Se ele escolher a primeira, ele ficará com desvantagem de Hp e sucetivel a ganks e hard-engages.
Se ele escolher a segunda ele ficará atrás no jogo com desvantagem de Gold.

Esses champs PRECISAM jogar com volta do Q do Garen para evita-lo, pois apesar de serem otimos counters, eles não aguentam trocas mano a mano com Garen se ele se aproximar.

Campeões Magos da Top:

Podem farmar a distancias seguras do Garen devido a poder usar skills para farmar e serem Rangeds. 

Sua grande maioria possui algum tipo de CC que pode usar para evitar o engage do Garen. E também possuem um poke consideravel. 

São otimos picks safes contra ele.

Darius

É isso mesmo, curto e grosso.

Darius ganha do Garen no própio game dele. Seu kit anti-tank de alto dano early consegue atropelar o kit do Garen relativamente facil. Sua passiva não deixa a do Garen ativar, ele possui sustain dentro de combate, penetração de armadura natural, range maior para engage e uma ultimate que é sempre dano verdadeiro. 

Apesar de tudo, Darius tem que ter a minima noção de jogo com seu champ para Ganhar de Garen, pois um Garen bem jogado ainda possui chances contra Darius.

• Itens efetivos contra Garen:

e   : Penetração em % é simplesmente um Core quando se quer derreter um Tank. Eles acumulam muita resistencia, e isso ignora uma boa parte delas. Simples.

causam muita dor para um Garen quando na mão de um champ ranged ou dano constante ( Você mesmo,  ).

Evita engages e fugas do Garen pelo fato que ele não tem como remover o slow disso, já que é aplicado constantemente com cada novo AA no caso do Malho, ou Tick de dano de uma skill com a Rylai.

: Tanks acumulam muito HP. Esses itens derretem HP. Ambos otimos quando Garen acumular muita Vida.

: Sendo sincero aqui, tanks não fazem muito contra Garen, mas isso ajuda até que bastante. Garen tem que chegar perto pra dar dano, logo isso ira retalhar um pouco de dano para você enquanto isso, e diminui consideravelmente o dano dele no early (até ele ter cutelo). Sem contar que desabilita a passiva dele constantemente ao farmar.

AVISO: Itens de Letalidade como   não são bons contra Garen, assim como não são bons contra nenhum tank. Ignorar armadura bruta contra tanks é algo irrelevante. Você vai ignorar 35/40 de armor de um cara que possui 250/300? Vai por mim, Sussurro e Cutelo são pedidas mil vezes melhores. 

Enfim, acho que já falei demais! Isso é um resumo basico do basico de como jogar contra um Garen de forma geral! Eu espero que ajude vocês, e estarei sempre aqui no fórum para responder duvidas de quem precisar!
Qualquer coisa, dica ou o que precisar, só deixar um comentario e farei questão de responder na medida do possivel!
Agradeço desde já!

61 RESPOSTAS
Arauto

Re: How to Counter: Garen - Como lidar com a força de Demacia!

OTIMO TEXTÃO <3
Highlighted

Bem Bão! Valeu!!!

Obrigadão!

Espero que esteja organizado o suficiente para ler, pois acho que ficou meio confuso o texto :v
Moderador

Irado! Porque eu mesma quando via um só corria ou aceitava <3!
Dragão

Como suporte, Garen é um dos campeões mais fáceis de manter longe do ADC - (Olaf, Vladimir e Kassadin são uns dos mais difíceis).

Parabéns pelo guia, eu volto aqui qdo decidir sofrer no top =P
Aronguejo

Otimo topico, sou mono rengar e normalmente tenho muita dificuldade no match-up Rengar x Garen, eu sei que rengar não é um pick muito legal contra tanks e juggernauts porem as vezes não da pra evitar.... voce tem algum macete que possa ajudar nesse match-up especifico?

@Gato Cotoco

Olha cara, vou ser bem sincero contigo. Rengar é um dos match-ups mais faceis que existem na top.
Assassinos são extremamente frageis contra colossos, pois colossos não são burstados facilmente, e eles possuem dano de sobra pra retrucar. E como assassinis tendem a ser squishies...

Rengar principalmente, pelo fato dele não ter um escape eficiente na lane, e pior ainda depois que vai pra cima.

Minha dica é:
Não fique fazendo aquela coisa de ficar indo pra bush e atacando minion. É inutil contra Garen, e só vai te fazer chegar perto o suficiente dele pra tomar um silence e um combo.

Segundo, jogue defensivo. Tente farmar normalmente, e guarde seu bola strike pro caso do Garen usar o Q e tentar dar Engage. Mas use depois que ele ja usou o Q, caso contrario você ta lascado pois ele removera o slow.

Quanto a itens, sei que assassinos tem tara por letalidade, mas como eu disse, tentar letality contar Garen é disperdicio.
O que eu sugiro é começar comprando bota assim que der, e um **bleep**o. A move-speed da bota, somados com a passiva do **bleep**o sempre que você pegar um Last hit, vai fazer com que o Garen não consiga alcançar você a menos que ele use o Q dele, e nesse momento, vc vai usar sua Bola e negar o Engage dele.

Tente farmar normal e evite de qualquer forma ficar em range de AA com o Garen.
Você só vai conseguir trocar caso ele falhe um combo e fique sem skills para usar. Nesse momento, puna ele.

Dificilmente você vai solar ele, a não ser que ele de muito mole.
Todos os casos, de engage somente acompanhado do Jungler, e nunca va pra cima dele com vida perdida, pois ele pode facilmente virar e matar um de vocês.

Rengar X Garen é match-up dificil mesmo pra Rengo, então isso é o maximo que posso lhe dizer :/

Tá tá, mas e o Sion?

Nunca perdi pra um Garen de Sion, sempre perdi pros ganks que eu levava (que não eram poucos) :v

Mas falando sério, tirando Kled (que é uma mundiça que nunca leva nerf), Sion tem sim capacidade de deixar QUALQUER campeão debaixo da torre, um Garen debaixo da torre é simplesmente inutil, ele não consegue acompanhar ganks, se o jg não tiver CC vc pode ficar fazendo proxy se quiser (ok eu exagerei).
"Noxus não sofre de covardia" Sion.
Arauto

outra dica: mordekaiser nao precisa nem de 10 partidas pra pegar jeito com ele de tao fácil que é e sempre ganha de garen

@DMSionForFun

Mas eu nunca questionei a capacidade do Sion aqui.
Se vc consegue deixar o Garen na torre, vc ta sabendo jogar contra o Kit dele muito bem, e isso é otimo!

Eu como jogador de Garen considero Sion um match up facil na real. Mas Garen é Garen. Kit dele é previsivel, então n importa muito o champ, se ele souber jogar contra o Kit do Garen, ele passa sufoco até contra champs que era pra ter vantagem!
Dragão

Acho Garen muito divertido de jogar, não entendo esse choro da comunidade com ele, é tão counteravel, um adc e um Suporte qualquer já matam ele, ele não tem nenhum CC e não consegue sair do mesmo, na maioria dos matchups atuais do Top, ele tem desvantagem, foi até buffado recentemente :v
Aronguejo

garen pra min é um boneco que se nao sair da lane phase 3/0 fica inutil

@TaikiBr

Bom, o guia é para um counter de champ no geral, mas sempre se tem o fator X, no caso, a pericia do cara.

Acho mordekaiser bem facil de lidar com Garen. Bom, não facil, mas até que balanceado a lane. Jogo com ambos os 2, e digo que um countera o outro, portanto, ganha que jogar melhor ^^

@Mayako

Ele é bem simples de se lidar. Por isso mesmo acho zuado o choro pra ele no fórum aqui do LoL.
Jogo com ele apesar de todos os defeitos, e com o tempo vc aprende a lidar melhor com os counters ^^

@iMelloo

Garen de fato tem utilidade baixa pro time, tanto que um Garen que quer jogar bem, tem que aprender a ser tão util quanto um Gnar pro time dele, só que com um Garen. Ele é limitado, e tem que aproveitar ao maximo o Kit dele pra fazer o maximo de diferença possivel.

Tanto que eu mesmo uso Ignite pois acho os ganks de TP dele inuteis, e prefiro tentar snowballar na lane e ficar forte.

Caso contrario, tem que compensar tentando dar o maximo de dano nas TF's e um bom split.

Dragão

HeyHey

Perguntinha rapida

@Gemada de Taric@  escreveu:

(não vou colocar Quinn aqui pois prezo pelo respeito e diversão dos jogadores da Top)

Pode me explicar o porque de não colocar a Quinn?

@Mayako
Por que sinceramente, Quinn considero o pick mais anti-fun possivel na top-lane. É frustrante, chato e irritante de enfrentar, isso não só com Garen, mas em um geral.

Quinn abusa dos melees na top de um jeito que tenho um despreso total por quem pega Quinn top.
Pode até considerar um choro, por que eu mesmo adimito que é.

Uma coisa é counters, outra coisa é um pick anti-fun como Quinn :/
Aronguejo

Quando estou contra ele até numa matchup favorável para ele sempre ganho ainda mais se ele vem de ignite top é vitória garantida. Tb n entendo o choro tem champ mais forte q precisa de nerf
Dragão

Entendo, vlw pela resposta kk

Posso estar errado mas acho que garen não é muito usado pq o split dele não é relevante ? Garen ir para tf não é algo que acho que ele queira muito. Quando eu joguei contra garen de nasus(lutadores etc) o oponente só era impactante quando ele tinha uma vantagem boa construída a partir da lane phase. Sei lá acho que ele trabalhar em cima de snowball tendo uma lane phase mais fraca do que diziam antigamente é complicado. Ele usa qual runa? pq se ele não usa a conqueror já fica em desvantagem contra o oponente.

Muito bom o tópico!!!