cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

[Guia gélido] Como jogar de Lissandra! AJOELHE!

Highlighted

[Guia gélido] Como jogar de Lissandra! AJOELHE!

Oi oi! Pra entrar no hall de guias no fórum, tô aqui pra enaltecer minha main e rainha, LISSANDRA ♥

Vou tentar passar o máximo pra vocês de um jeitinho bem goxtoso Smiley Happy

LISSANDRA WHO?

Lissandra foi lançada em 30-04-2013, tendo como um de seus desenvolvedores o nosso querido Meddler, criador de outros campeões, como Syndra, Ziggs e Varus. É uma maga de alta utilidade, com ferramentas de mobilidade, controle de grupo e engage fenomenais. Na minha opinião um dos melhores kits do jogo.

HISTÓRIA

Essa parte é super complexa e vem desde os primórdios de Runeterra, além de ter interpretações diferentes sobre seus contos. Vou deixar essa parte da história com um vídeo do @Alesius, do Universo Lúdico, só clicar aqui. Vídeo maravilhoso de lindo ♥

PROS: facilidade pra empurrar lane e dar roaming, muito CC, segura contra ganks, excelente engage e presença em teamfights.

CONS: engage pode ser óbvio, depende de follow-up, escala um pouco pior que vários magos/assassinos.

HABILIDADES

Passiva: Sumissão Glacinata

Quando um campeão inimigo morre perto de Lissandra, ele vira um servo congelado, que reduz a velocidade de inimigos próximos e, após alguns segundos, estilhaçam causando dano mágico a alvos próximos.

♦ Curiosidade: mesmo que Lissandra morra, os campeões que morrerem perto de seu "corpo" ainda viram servos. Campeões que tenham algum tempo de "vida após a morte", como Sion, Kog'Maw e Karthus só viram servos depois que esse efeito acaba. Se Mordekaiser te matar e escravizar sua alma, os aliados que morrerem perto da alma escrava gerarão servos inimigos.

Q: Estilhaço de Gelo

Arremessa uma lança de gelo que se estilhaça, causando dano mágico e lentidão ao primeiro inimigo atingido. Os estilhaços atravessam o alvo, causando o mesmo dano a outros inimigos atingidos.

♦ Curiosidade: o alcance do projétil aumenta de acordo com a proximidade de Lissandra com o primeiro alvo atingido. Se atingir um alvo próximo ao local de conjuração, o alcance é aumentado.

W: Círculo Ártico

Prende inimigos próximos em gelo, causando-lhes dano mágico e enraizando-os.

♦ Curiosidade: a habilidade não possui tempo de conjuração, portanto é possível utilizá-la enquando caminha, ou juntamente à outra habilidade, facilitando tanto na fuga quanto na velocidade de conjuração de seus combos.

E: Caminho Glacial

Lissandra cria uma garra de gelo que causa dano dágico. Reativar essa habilidade transporta Lissandra ao local atual da garra.

♦ Curiosidade: a habilidade, por ser um projétil, pode ser destruída pela parede do Yasuo ou pelo escudo do Braum,  removendo a possibilidade de se teleportar. Habilidades que impeçam o movimento da campeã impedem a reconjuração da habilidade, como enraizamentos, atordoamentos, etc. É possível utilizar Flash Hextech para aumentar o range da skill sem que percebam, porém é bem complicado de executar: use o E > inicie a conjuração do flash hextech > reconjure o E > solte o flash hextech.

R: Túmulo Congelado

Conjurada em um campeão inimigo: causa dano mágico e atordoamento.

Se conjurada em Lissandra: ela se protege em um bloco de gelo negro, curando a si mesma enquanto fica inalvejável e invulnerável. Em seguida, o gelo negro emana a partir do alvo, causando o mesmo dano mágico e reduzindo a velocidade de movimento de inimigos.

♦ Curiosidade: há um delay de 0,5 segundos para a conjuração em um inimigo, enquanto que a conjuração em si mesma é instantânea.

Gosto de upar na seguinte sequência: Q>E>W, e obviamente um ponto no R nos níveis 6, 11 e 16. Q é sua fonte primária de dano. O W teve o dano nerfado e apesar de receber aumento de tempo de enraizamento ao colocar pontos na habilidade, passou a não valer tanto a pena, já o E é sua fonte de escape e engage, portanto quanto menor o tempo de recarga, melhor.

RUNAS

Basicamente eu uso uma das duas Keystones: Pós choque ou Eletrocutar.

Pós choque: runa adequada pra sobreviver à engages, visto que basta usar seu w ou sua ult pra ativar a runa e ganhar mais resistência. Ótimo pra sair viva de um all-in. Demolir escala bem com sua build, que costuma ter uma boa quantia de vida bônus. Osso revestido dá mais resistência aos combos da fase de rotas. Revitalizar tem sinergia com sua ultimate, melhorando a cura.

Eletrocutar: escolho essa keystone quando tenho confiança de que posso ganhar a lane com certa facilidade, contra álvos mais frágeis, como LeBlanc ou Syndra. Golpe desleal tem sinergia com seus controles de grupo frequentes. Sentinela zumbi é de preferência minha, mas é livre. Caça Voraz é excelente pra manter o sustain e sobreviver melhor à trocas.

♦ Alternativas: Lissandra é uma campeã muito versátil, aqui ainda cabe cometa arcano, que eu escolho quando é uma lane difícil de empurrar, como TF e Anivia, onde prefiro pegar ele combinado ao pulverizador de tropas e Teleporte. Faixa de fluxo de mana auxilia muito, já que sua passiva mudou.

♦Status: geralmente eu uso dano+dano+defesa contra a matchup, pois a build da Lissandra já tem bastante CDR, mas também uso CDR no primeiro slot.

FEITIÇOS DE INVOCADOR

Sempre! Auxilia no engage/fuga, deixa menos previsível.

Aumenta pressão, principalmente na fase de rotas, é minha escolha na maioria das vezes.

Alternativa viável quando caio com ela no topo ou quando vou contra campeões que normalmente empurram a rota com facilidade, como TF e Anivia citados acima.

♦ Alternativa: contra Yasuo ou Zed eu tenho costume de usar exaustão, mas é uma escolha minha, por ser meus counters pessoais.

ITEMIZAÇÃO

Iniciais:  ou , dependendo da matchup, mas Anel de Doran é uma escolha mais segura. Contra Melees que eu consigo punir muito ou campeões que me pokeam demais, uso Poção Corrupta. +2 potes de vida se escolher Anel, claro.

Primeira volta: , caso tenha pego poção corrupta, pode ser legal ter um , principalmente se está sendo empurrado e tem pouco ouro, já que ele ajuda a segurar o sustain. Mas eu geralmente tento adiantar o máximo possível o , porque ele antecipa e potencializa muito o power spike dela. É primordial em quase todos os casos.

♦Compre uma pink sempre que voltar pra base.

Botas:

Assim que possível, logo após protobelt;

Em ocasiões de dano explosivo, como Syndra ou Veigar.

Use pra assassinos AD, ou algum atirador.

Mas geralmente opto pelas botas de penetração mesmo.

Mid gameApós fechar , é hora de adaptar a build, se estiver contra um AP Burst, pode-se optar por  ou . Porém, bastão das eras eu recomendo quando a lane está complicada e você pretende segurar, então substitua o protobelt por ele. Geralmente quando uso teleporte, Bastão das Eras acaba sendo feito. Contra Assassinos AD chatinhos (AKA Zed), opte por . Se estiver se sentindo seguro, há duas opções: .

Mid/late late gameos próximos vão variar em como está  a partida, mas no geral, faça  de terceiro ou quarto item. Daí é possível encaixar tanto  quanto , até mesmo .

Uma build completa numa partida tranquila poderia ser algo como:  , e daí seguiria como preferir.

DICAS:

♦Comunique-se com seu time ao dar engage, pra não acabar indo sem follow-up e acabar morrendo. Sempre que possível, empurre a rota e use seu E para se aproximar dos alvos, se possível de surpresa (é possível esconder a garra no terreno, se seu limite for numa parede, você será teleportado pro lugar mais próximo, portanto ganha-se range).

♦Seu poke naturalmente empurra a lane porque as vezes é preciso usar um minion pra ganhar range no Q, tome cuidado com isso e aproveite pra usar junto aos last-hits, assim você mantém o controle da wave. Warde um lado da jungle e fique daquele lado, se ver o jungle inimigo, guarde seu E pra quando ele se aproximar, fazendo com que ele perca o máximo de tempo possível tentando um gank. Nem sempre é ideal fugir na direção da torre, mas sim na direção contrário ao lado pelo qual o jungle inimigo veio.

♦Seu CC permite que acerte muitos (ou todos) mísseis do protobelt, daí o power spike, se aproveite disso! Mas cuidado pra não se aproximar de um alvo sem ter visão e acabar não tendo escape caso o jungle inimigo apareça. Use seu E de forma segura.

♦Se estiver com baixa vida, é possível baitar um dive tanto do midlaner quanto do jungle deles, dando um combo rápido de W+R assim que entrarem no range da torre, se não sentir segurança pode também usar W+Alt R, ultando em si mesmo. Lembre que a ult dá dano em área, é possível limpar os minions com esse dano pra que a torre mude o agro pro inimigo.

♦Use o combo rápido apenas quando necessário, pois ele disperdiça CC. É interessante utilizar uma das habilidades e depois de um curto intervalo, utilizar a outra, maximizando o controle de grupo. Exemplo: Ult tem stun de 1,5 segundos e W enraizamento de 1 segundo, esperar pelo menos 1 segundo entre as conjurações deixa o alvo parado por até 2,5 segundos com 1 ponto em cada habilidade!

♦É possível usar o E pra longe e usar algum cc no inimigo pra ganhar distância, use E > W ou R> E. Dá pra fazer bastante coisa até o fim do tempo de reativar o E, use a criatividade (e agilidade). Isso sem contar os "olés" que dá pra zer, fingindo ir pra garra quando continuamos andando pra outro lado, tipo como fazemos com LeBlanc.

Por fim, Liss é forte contra Zed, Fizz (na minha opinião ambos escalam muito melhor, então essa vantagem é até o nível 9+/-), LeBlanc e Katarina, e alguns outros, mas me sinto bem contra esses. Acho que o pior pesadelo dela são Kassadin e a Anivia, é um saco jogar contra eles asihdaoisdoahsdoiasd novamente, tem outros, mas pra mim esses dois são um porre.

Edit: sobre Zed e Fizz, só pra explicar, Lissandra countera o dano explosivo de ambos os campeões, porém a partir dos níveis 9 em média, Zed e Fizz já conseguem ter itens suficientes pra aguentar um pouco mais do seu dano, e como escalam melhor, tem potencial de kill mesmo que tu use ult e Zhonyas, basta que saibam admnistrar os timings. Nesse momento é ideal não empurrar a lane e tentar manter ela congelada pro seu lado, pedindo ajuda do jungle. Normalmente eles tem um power spike mais tardio pela vantagem inicial que você teve, mas por volta dos níveis citados, seu poder em comparação ao deles tende a ser menor. Por isso, se precisar empurrar, jogue nas laterais e dê vantagem pras outras lanes também!

Curiosidade: o lançamento da Lissandra ocorreu junto ao lançamento do mapa de Howling Abyss, substituto ao "Proving Grounds", e é a única campeã do jogo que tem um discurso pós-vitória, neste mapa, além do seu semblante estampado no chão, do lado da loja norte  (a do velhinho). Ela tem uma passiva secreta (juntamente à Ashe e Sejuani), que ativa uma quest secundária (batalha por Freljord) quando duas das líderes de Freljord estão em times adversários e possuem um escore de Abates+Assistências de 20. Quem matar ou tiver assistência na morte da outra primeiro, recebe uma coroa até o fim da partida, e um status dizendo que agora é a rainha de Freljord.

É isso! Espero que tenham gostado, e qualquer dúvida sobre a diva, é só perguntar! GG ♥

26 RESPOSTAS
Dragão

Re: [Guia gélido] Como jogar de Lissandra! AJOELHE!

Blz. Li tudo. Certeza. Não estou mentindo.
(Não acredite nas mentiras dele).
Essa parte não pertence a este comentário. Não se sabe ao certo porque ela está aqui, mas não importa.
Barão

Jogo frequentemente de Lissandra.
É uma das minhas campeãs favoritas.
Adorei o guia.
Obrigado por compartilhá-lo.
Dragão

"Howlling Abyss, uma fenda sem fim cercada por uma fortaleza antiga esculpida em uma geleira.
Ninguém se lembra de quem construiu esse lugar, ninguém sabe o seu propósito... ninguém... além de mim.
Muito antes de Ashe e Sejuani;
Antes que a magia estilhaçasse os cumes quebrados;
Antes de o deserto engolir Shurima... era o tempo de três irmãs.
Éramos muito jovens, Avarosa, Serilda e eu... Lissandra.
Naquela época os observadores gélidos viviam aqui, eu não sei de onde eles vieram, mas sei que eram poderosos...
Eles nos deram presentes, compartilharam sua magia... e nos tornaram imortais, e assim... nos chamaram de Glacinatas.
Em retribuição lhes dávamos o que desejavam, esta imponente fortaleza, um império vasto!
Nossa lealdade... era um preço pequeno a se pagar... Avarosa não via dessa forma, assim como uma criança mimada ela ansiava por liberdade, exigiu escolhas.
Semeou as sementes de rebelião e traição!
Foi aqui que aconteceu, de um lado os observadores gélidos, e do outro... Avarosa e sua horda de Glacinatas.
Muitos dos quais morreram naquele dia, mas fizeram sucumbir os observadores...
Avarosa os conduziu ao abismo, uivando!
Eu nunca a perdoei... e tive minha vingança, mas esta... é outra historia.

"Temam. Adorem. Maravilhem-se. Todas são respostas apropriadas" - Aurelião que sou, século 2k16
Ah, e já tomaram seu café hoje?
Tropa

Amei a citação do Aurelion <3

@Dizzie  escreveu:
Jogo frequentemente de Lissandra.
É uma das minhas campeãs favoritas.
Adorei o guia.
Obrigado por compartilhá-lo.

Eu que agradeço ♥

Dragão

Odeii lissandra. Champ horrivel. Não da dano. Sempre bano pra ngm do meu time pegar. Kappa.
Essa parte não pertence a este comentário. Não se sabe ao certo porque ela está aqui, mas não importa.

@osmarpena  escreveu:
Odeii lissandra. Champ horrivel. Não da dano. Sempre bano pra ngm do meu time pegar. Kappa.

>>>>

>>>

auhsaishadiuisaudiuhuadi Lissandra loves u, and so do I ♥

Lenda

Lissandra maior counter de LB do jogo.

Dragão

@Draicker Zoe é melhor contra lb

@Prof Dumbledore  Adoro a TEMATICA da  de uma "vilã" BOLADONA que nao so e poderosa como INTELIGENTE em jogo isso se transforma em uma maga de batalha e controle de grupo massivo voce citou o out-scale que la acaba sofrendo realmente e algo TRISTE, pre 6  sofre se a for minimante cautelosa e gankar uma lissandra e MUITO bom 2 snares/stun e 2 Slows no Kit e bem chato early game.

O que mais CURTO na e esse estilo de "Se quiser algo bem feito faça voce mesmo" tive uma partida ARAM de em que  a dava um engages SINISTROS era muito forte e isso com um acaba criando uma sinergia incrivel pra team-fights por sinal nessa partida fiz 2 quadras sauassuhuhsa isso pq foi 4x5 a TANKAVA muito e demorava pra morrer mesmo sem o Pós-Choque ela chamava atenção enquanto meu DERRETIA GERAL asuhuasuhasuh.

Geral fazendo uns guias maneiros vou fazer o meu de MAS ja aviso que vai ser GRANDE vou escrever TUDO que eu SEI do Champ nesses 2 anos de LoL.

''Me mostre á sua força, lute pela sua vida ao contrário ápenas morra...''

@Draicker  escreveu:

Lissandra maior counter de LB do jogo.

Real oficial, counter assim não tem igual.

@O Ultimo Samurai  escreveu:

@Prof Dumbledore  Adoro a TEMATICA da  de uma "vilã" BOLADONA que nao so e poderosa como INTELIGENTE em jogo isso se transforma em uma maga de batalha e controle de grupo massivo voce citou o out-scale que la acaba sofrendo realmente e algo TRISTE, pre 6  sofre se a for minimante cautelosa e gankar uma lissandra e MUITO bom 2 snares/stun e 2 Slows no Kit e bem chato early game.

O que mais CURTO na e esse estilo de "Se quiser algo bem feito faça voce mesmo" tive uma partida ARAM de em que  a dava um engages SINISTROS era muito forte e isso com um acaba criando uma sinergia incrivel pra team-fights por sinal nessa partida fiz 2 quadras sauassuhuhsa isso pq foi 4x5 a TANKAVA muito e demorava pra morrer mesmo sem o Pós-Choque ela chamava atenção enquanto meu DERRETIA GERAL asuhuasuhasuh.

Geral fazendo uns guias maneiros vou fazer o meu de MAS ja aviso que vai ser GRANDE vou escrever TUDO que eu SEI do Champ nesses 2 anos de LoL.

Realmente né? Não falei das sinergias. Mas é basicamente isso, campeões com dano em área ou skillshots de alto dano tem sinergia demais com ela. Liss + Fiddle também é uma coisa absurda. Interessante que ela consegue fazer o trabalho do Tank por um certo período.

Tropa

arabéns ProfRe: [Guia gélido] Como jogar de Lissandra! AJOELHE!

Parabéns Prof Dumbledore, adorei o guia!

Acho que agora posso começar a jogar com ela finalmente ocm um pouco de conhecimento já adquirido.

Lissandra junto com a Taliyah foram minhas primeiras mains no mid, da pra perceber que curto magos elementares e amo Avatar a lenda de Aang tbm, parei de jogar um pouco com ela já que virei main mid, mas nunca vou deixar de amar esse champ. Melhor coisa é se jogar no meio dos 5, dar flash WQ e se ultar, adoro começar fights com ela

@Torturo com Amor  escreveu:
Lissandra junto com a Taliyah foram minhas primeiras mains no mid, da pra perceber que curto magos elementares e amo Avatar a lenda de Aang tbm, parei de jogar um pouco com ela já que virei main mid, mas nunca vou deixar de amar esse champ. Melhor coisa é se jogar no meio dos 5, dar flash WQ e se ultar, adoro começar fights com ela

SIMMMM! Quando o time vai junto é uma coisa linda. O time adversário fica tudo sem saber que fazer iaoshdoiashdoiashdoasd

Me sinto excluído por não ter postos as skills da LB ou seus feitiços no meu guia :c
Ah, só para dizer que seu guia está um tanto quanto... SEPULTE

@Divine LeBlanc  escreveu:
Me sinto excluído por não ter postos as skills da LB ou seus feitiços no meu guia :c
Ah, só para dizer que seu guia está um tanto quanto... SEPULTE

Nhaaa mas o seu tá tão bom ♥♥♥

E obrigado Smiley Very Happy

Inclusive, eu gosto da Lissandra na história por que ela faz as mesmas coisas que a LB.
Atua pelas sombras, é poderosa pkrl, o que pode indicar que elas tomam um cafézinho da tarde juntas as vezes.
Arauto

Nunca joguei com ela, mas o guia ficou show de bola!
Veia - Por onde passa um rio de sangue rico em dióxido de carbono.