cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Guia de Cho'Gath O Terror do Vazio

Lenda

Guia de Cho'Gath O Terror do Vazio

Nesse tópico irei abordar algumas dicas para se jogar com Cho"Gath. Começei a jogar em 2015, foi meu main nessa época antes de eu virar main sup, tenho 203k de Maestria com ele. Atualmente funciona muito bem apenas no TOP como tank, com algumas raras exceções na JG (tank) e MID (buildando AP). Mas aqui vamos considerar um Cho'Gath Top Laner. Dicas abaixo: 

1) Avalie qual é o jg inimigo (se tem ganks e/ou early game forte) e por onde ele começou, digo isso pq é comum ver vários cho gath quererem puxar a lane loucamente farmando no E, isso pode te deixar muito avançado propiciando ganks fáceis do inimigo, e cho gath é um champ meio imóvel. Se for puxar a lane certifique-se de jogá-la na torre inimiga e descer wardando a JG inimiga.
2) Tente usar o seu E pra acertar os minions ao mesmo tempo q acerta tbm o inimigo para maximizar sua troca. Seu sustain é muito bom para trocas na lane, pois abater minions recupera seu HP e Mana mesmo que em quantidade pequena.
3) Aquele item q fica nos recomendados pra ele, o "Glória Integra", é essencial quase toda partida, pq sem ele vc dificilmente chega nos inimigos, pois o Cho Gath é um champion facilmente caitável. Ele é melhor como follow up (dar prosseguimento) de uma luta do que como iniciador.
4) O item !Placa Gargolítica" ainda funciona bem nele, faça um teste, entre no modo treino, faça ele, ult em um boneco inimigo, veja o dano, dps ative o item e a ult, você pode perceber que ele dá mais dano na ult com aquele item ativado, pois irá dobrar o HP e a ult escala com HP. (nerfaram bastante isso, antes era extremamente OP). Mas o item ainda faz muito parte da build dele, apartir de 3º item, ajuda muito a fazer ele durar ainda mais nas lutas.
5) As runas que utilizo pra ele são as padrões de tanque (Determinação, a verdinha) "Aperto dos Mortos Vivos", e tente trocar na lane pra estacar, vc ganha 5 de vida a cada vez q ela proca, parece pouco mas combado com os stacks q vc ganha ultando campeões e minions e mais a runa crescimento excessivo q te dá mais HP ao farmar minions, vc fica bem tanque.
6) Pra lane phase pegue "osso revertido" se o match up for desfavorável, se vc estiver contra alguém q vc consegue puxar pegue Demolir (dá muito dano nas torres pq é baseado no seu HP), imagina você contra um Shen, ele vai querer ultar outras lanes, se ele sair vc estora a torre dele (em alguns casos hidra titânica é muito boa no cho gath por incrível que pareça, pois aumenta a limpeza de waves e ainda estaca muito dano e HP).
7) Eu estou escolhendo "Crisálida" na segunda pq inicia com 60 a mais de HP, ainda mais com os nerfs de HP inicial nas runas de determinação que agora são baseados no nível (Mudança nova do Patch 8.7). Na secundária eu pego Precisão (amarela, dos adc), pq o Cho Gath comba bem com Atack Speed no inicio, ajuda muito a farmar e nas trocas com o seu E. Vc pode pegar cura excessiva pra combar com a passiva do Cho Gath, ele ganha escudo quando a cura ultrapassa o máximo de vida. Pegue Espontaneidade que te dá mais Atack Speed na segunda.
8) Você sempre vai querer usar o E pra dar slow no cara, dps o W pra Silenciar e ai sim usar o Q, pois o Q é muito lento. A ordem de maximização básica é E>W>Q.
9) Nas lutas vc tem duas opções, da peel pro seus carrys, ex: adc, mid, protegendo ele, ou tentando ganhar o máximo de tempo na back line inimiga, tancando muito com a Placa Gargolítica ativada, tentando apagar um carry inimigo da fight com sua ultimate.
10) Sempre que pegar lv 6, não tenha pena, comece a estacar logo a ult nos minions mesmos, quanto mais cedo vc tiver 6 stacks melhor, pq apartir dai os campeões e objetivos q vc consumir com a ult vão te dar stacks extras. Lembre-se é 1000 de dano verdadeiro em Barões e Dragões, o time inimigo mesmo que elimine o seu jungle vc consegue roubar muito fácil os objetivos, dando um Flash e ultando no Barão se tiver visão por exemplo.
11) Recomendo usar TP pra ajudar as lanes somente quando vc tiver o Item "Glória Integra" pra ajudar nas aproximações, acontece muito de vc tentar dar tp chegar no local e não conseguir chegar nos inimigos, principalmente quando vc não tem flash. Mesmo um Flash+Q é bem fácil do inimigo desviar, se for usar um flash, tente chegar mais perto e dar um Flash+W pra silenciar os inimigos e ai sim prosseguir no combo.
12) Tenha cuidado nas horas das lutas  pra você não entrar muito deep e sozinho, cho gath é meio imóvel e muito fácil de se acertar skills shoots, facilmente caitável, certifique-se que seu time o está seguindo, mas o cenário ideal é alguém do seu time iniciar e ai você dá o follow up.
13) Itemização varia dependendo de quem você está enfrentando no top. Se for AD recomendo começar com uma bota tabi ninja (Nerfada no Patch 8.7, talvez a melhor opção agora seja começar de Proteção Glacial) que ajuda muito a bloquear ataques básicos e ainda te ajudam a chegar no inimigo. Ai vc builda o Proteção Glacial e vai pro Glória Integra.
14) Se for um AP top, eu prefiro começar de catalisador e ir pra Máscara Abissal, ela foi nerfada (range da aura), mas ainda é bom para  ele por seus ataques serem bem próximos. 
15) A build que normalmente eu faço no geral é Bota de Armadura<Glória Integra<Máscara Abissal (se não tiver muito AP lá no outro time pule este item e vá pra outro item de Armor ou HP, a exemplo de Warmog e Placa Gargolítica). Se tiver muita gente que builda crítico lá, ex: yasuo e o adc, vc já pega o randuin que é bom tanto pra tankar crítico como pra dar slow e você chegar mais facilmente nos caras.
16) Tem a Armadura de Espinhos que tbm é boa, mas só faça ela de 3º item pra cima, pq ela reflete mais dano quanto mais armadura vc tiver, ou faça quando desejar que seu inimigo não se cure muito ao bater em você por causa da passiva do item que corta cura.
17) Outro item muito bom quando se tem muitos inimigos que tem atack speed lá é o Coração Congelado, mas não gosto de fazê-lo de primeiro item pq não dá HP. 
18) Um item muito bom nele é o Warmog. Você pode fazer um combo de escudo e vida com Warmog+Placa Gargolítica+ um solari por exemplo, apesar de não ser tão comum, mas ajuda bastante o time. (Patch 8.7, muitos nerfs na Solari, talvez não valha mais a pena esse combo, só se estiver muito na frente e quiser proteger o time).
19) Em alguns casos como eu disse anteriormente vc pode buildar uma tiamat, sim isso mesmo e ir pra Hidra titânica, a limpeza de wave dele fica absurdamente rápida com o E, sem contar que vai dar muito dano, mas é situacional, quando se estiver na frente.
20) Se estiver enfrentando um campeão AP no top ou um time com muitos AP lá, faça Flâmula de Comando de segundo item, vai dificultar demais a limpeza de wave do adversário, coloque um minion canhão bufado, ai vc aproveita deixa puxando e se junta ao seu time pra forçar algo, luta ou objetivos, torres, alguém irá perder muito tempo defendendo.
21) Uma curiosidade, você sabia que quando o inimigo está com pouca vida e sua Ult é capaz de abatê-lo fica uma marcazinha, tipo um indicador em baixo dele, ajuda a evitar que você ult sem saber se vai matar ou não.

22) Item inicial doran shield, sem muito a acrescentar.
É isso espero que tenham curtido, se tiverem mais sugestões por favor acrescentar nos comentários.

13 RESPOSTAS

Re: Guia de Cho'Gath O Terror do Vazio

A dica número 21 eu não sabia vlw kk

Lenda

Não sei se deixei claro, mas fica uma marca em baixo do campeão inimigo quando ele estiver com pouca vida e sua ult for capaz de abatê-lo. No texto dá entender que é em baixo do próprio Cho'Gath, só essa correção mesmo.
Aronguejo

merece meu gg, e realmente eh um champ absurdo no top...
“Nós escolhemos o nosso próprio caminho. Nossos valores e nossas ações, eles definem quem nós somos.”
Dragão

Gostava muito de jogar com o Cho'Gath MID Full AP na Season 5, era bastante divertido. Depois de todas essas mudanças que o deixaram mais tank e viável somente no top fiquei um pouco frustrado, não gostei tanto da ''nova'' mecânica dele. Mas mesmo assim, adorei as dicas. excelente tópico!

Lenda

Eu era main cho'gath AP mid em 2015, se vc olhar no br op gg e for em temporada 5, vc consegue visualizar. Eu conseguia fazer com ele, oq eu não consigo mais com nenhum outro boneco (até pq sou main suporte agora), que era sempre solar e estompar minha lane, consegui subir com ele até o platina V. Era muito divertido a gameplay dele de cho gath AP mid, mas cara, se vc reparar, vc ainda consegue jogar com ele no mid se vc for muito bom e buildar AP (só que quanto maior o elo, mais díficil é dele encaixar pq o pessoal abusa da falta de mobilidade dele, e por ser meele no mid). A build atual dele AP é o Protocinturão Hextec+Ludens+Morelo (se precisar de cortar cura e dá Hp tbm)+Rabadon+Void, ou um Tormento de Liandry e até mesmo um Rilay dependendo do jogo, a ult como escala com HP e AP você terá os dois com essas builds , ou vc pode abrir da padrão que eu usava antigamente que é Bastão das Eras, mas se estiver contra um Ap mid de burst vc pode pegar uma Máscara Abissal. Ele ainda tem matchups muito boas no mid, é muito counter de boneco assassino, tipo Zed, Katarina, esses champ assim contra ele na lane nem clicam.
Lenda

Você tbm pode olhar esse link aqui do mobafire que é onde a galera faz umas build off meta mas que ainda funcionam e são muito boas, esse cara se não me engano é o Cho'Gath top 1 do mundo https://www.mobafire.com/league-of-legends/build/full-magic-penetration-build-by-top-1-chogath-in-th....

Excelente guia, parabéns, não gosto muito de jogar de Tank, mas quando abre uma excessão costumo de pegar Cho'gath só pra fazer isso no ADC. ÑAM ÑAM ÑAM 👾

Spoiler

Valeu cara as tecnicas agora vou jogar smileyhappy:Smiley LOL

nem li nem lerei,avisa qnd sair filme

abraços maternos!

Aronguejo

Muito bom gostei!!!

Não acho ele viavel mid , eles tem muita mobilidade podendo desviar de tudo do Cho'Gath.

Obg sempre fui main Cho é um champ mt delicioso de jogar =)

Lenda

nhon nhon