cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Guia Chokkisticado #1: Jax, O Grão Mestre das Armas (parte 1)

Dragão

Guia Chokkisticado #1: Jax, O Grão Mestre das Armas (parte 1)

Olar!

Bem, cá estamos novamente, com um guia extremamente chokkisticado (perdoem o trocadilho) que busca ensinar jogadores que procuram se aperfeiçoar jogando de Jax, ensinando TUDO o que eu adquiri de experiência durante as mais de 600 partidas com ele.

Bem, como podem ver, um post não é o suficiente para passar a experiência de 600 partidas com um único campeão, então, o guia será separado em várias partes.

LEMBRANDO: Esse guia é específico para o Jax TOP.

Bem, dito isso, vamos lá:

Runas

Esta é minha Runepage atual, irei explicar porque:

Conquistador: Melhor runa para o Jax no momento: DPS, True Damage, ajuda muito contra campeões mais resistentes.

Triunfo: A única opção boa das 3 disponíveis aqui, bem melhor do que Cura Excessiva, visto que nem sempre você irá fazer Life Steal no Jax (bem, eu não costumo fazer sempre). Presença de Espírito é apenas inútil no Jax, o Triunfo irá te dar sustain no meio de TFs, e pode te salvar em trocar onde o inimigo tenha ignite (é claro, caso você consiga matar ele, o ignite não irá te matar).

Lenda: Espontaneidade: Bem, eu costumo pegar essa Runa na maioria dos jogos, pegando Lenda: Tenacidade contra times cheios de CC (ou, contra um Maokai, por exemplo). Attack Speed nunca é demais no Jax.

Golpe de Misericórdia: Como eu sempre faço bastante itens de vida no Jax, eu não utilizo Dilacerar, e opto por não usar Até a Morte, mas este último eu não utilizo por preferência minha.

Runas Secundárias

Bem, eu costumo pegar Calçados Mágicos e Perspicácia Cósmica na maioria dos jogos, pegando Ventos Revigorantes/Osso Revestido (dependendo do matchup) e Crescimento Excessivo em matchups onde tomo muita pressão

Runas de Status

Como eu disse, Attack Speed nunca é demais no Jax.

Eu costumo utilizar o Dano Adaptativo, mas em matchups que colocam muita pressão (principalmente o Pantheon), eu pego Armadura aqui.

Armadura ou Resistência Mágica, dependendo do seu adversário.

Certo, agora vamos para a parte mais importante do guia:

Itens

Não irei colocar aqui aquelas builds-receita-de-bolo que costumam aparecer no MobaFire, ao invés disso, eu irei listá-los nas categorias Core, Ofensivos, Defensivos e Situacionais, além de dizer se são bons para o Jax Tank, Bruiser ou Carry.

OBS: Itens podem ser enquadrados em mais de uma categoria, levando em conta os 3 tipos de builds que estou considerando (Tank, Bruiser e Carry).

Core:

Força da Trindade (Jax Bruiser/Tank/Carry)

Hidra Titânica (Jax Bruiser/Tank)

Guinsoo (Jax Carry)

Rei Destruído (Jax Carry)

Pistola Lâminar Hextech (Jax Carry)

Colhedor de Essência (Jax Carry)

Ofensivos:

Rei Destruído (Jax Tank)

Guinsoo (Jax Bruiser)

Colhedor de Essência (Jax Bruiser)

Dança da Morte (Jax Carry/Bruiser/Tank)

Defensivos:

Presságio de Randuin (Jax Tank/Bruiser)

Semblante Espiritual (Jax Tank/Bruiser)

Armadura de Espinhos (Jax Tank/Bruiser)

Anjo Guardião (Jax Tank/Bruiser/Carry)

Malho Congelado (Jax Tank/Bruiser)

Mandíbula de Malmortius (Jax Carry)

Glória Íntegra (Jax Tank)

Sinal de Sterak (Jax Bruiser)

Elmo Adaptativo (Jax Tank/Bruiser)

Coração Congelado (Jax Tank/Bruiser)

Placa Gargolítica (Jax Tank)

Situacionais:

Rei Destruído (Jax Bruiser)

Pistola Lâminar Hextech (Jax Bruiser)

Bandana de Mercúrio/Cimitarra Mercurial (Jax Carry/Bruiser)

Dento de Na’Shor (Jax Carry) (é...)

Early Game

A forma como um Jax deve jogar depende fortemente de quem é seu oponente de lane.

Mas no geral, o seu foco seria farmar o máximo possível, usando seu E e trocando com o adversário caso ele tente te dar um AA.

Em matchups de poke (depende muito do campeão, mas vou falar genericamente), você deve ficar recuado, mas perto o suficiente para não perder XP, caso seu oponente de rota pokeie apenas com uma skill (Pantheon e semelhante), você pode ficar tranquilamente próximo à sua wave, mas tentando ficar fora do alcance da skill.

A parte mais importante é: farme o máximo que puder.

Em casos onde você não tiver vantagem (seja em itens, kills ou pressão de rota), é recomendável não tentar pequenas trocas. O Jax é realmente forte em trocas longas, só tendo dano o suficiente para burstar alguém tendo pelo menos dois itens.

Jax na fase de rotas, quando em uma matchup onde pode causar pressão ou quando em vantagem, deve puxar a rota rapidamente e buscar por gankar o meio, wardar a jungle inimiga e, em alguns casos, roubando monstros (caso você tenha visão do jungler inimigo, é claro), além de matar o aronguejo quando possível, assim negando-o ao jungler inimigo.

Mid Game

Jax deve focar principalmente em dispersar a pressão inimiga, com Split Push (quando o TP estiver pronto) ou puxando rotas rapidamente, em alguns casos aplicando slow push (ainda vou explicar isso em algum guia) e partindo para splitar em outra rota ou para um pick off.

Você deve priorizar pelos objetivos (Torres e Monstros Épicos), e deve continuar farmando (se possível), mas ajudando o seu time caso necessário.

O Jax Tank irá sempre ajudar o seu time, estando com ele sempre que possível e auxiliando na proteção e pick offs.

O Jax Carry deve focar no split push e no farm, já que dificilmente será morto por um único inimigo após fechar 2 itens (caso não esteja em grande desvantagem, é claro).

O Jax Bruiser deve buscar o equilíbrio entre ambos estilos de jogo, mas normalmente foca no split push (quando o TP está pronto).

Late Game

Similar ao mid game, você deve focar em dispersar a pressão inimiga, mas nesse caso (caso você não seja um Jax Tank, e principalmente se você for um Jax Carry), você deve focar no split push, ajudando seu time apenas em caso de real possibilidade de perda de torres, engage inimigo ou caso o Barão ou Dragão Ancião estejam vivos (nesse último caso, você pode splitar, mas deve se manter próximo à um dos dois objetivos caso não tenha TP pronto).

Se você for um Jax Tank, foque em ajudar o seu time, buscando alvos isolados junto à eles.

Bem, talvez esse guia não tenha sido tão bom (nunca fiz um guia sobre um campeão específico, mas procuro melhorar), mas informações que aqui faltam (como as situações em que você deve fazer cada build, estilo de jogo mais aprofundado, quando e porque fazer tal item, matchups, etc) serão mais detalhados em futuros posts, que irão complementar este guia.

@O Shieda Kaynpronto, tá feliz?

"Temam. Adorem. Maravilhem-se. Todas são respostas apropriadas" - Aurelião que sou, século 2k16
Ah, e já tomaram seu café hoje?
9 RESPOSTAS
Tropa

Re: Guia Chokkisticado #1: Jax, O Grão Mestre das Armas (parte 1)

Cara sinto lhe informar, mas como vários pro players de Jax dizem:
Espada do rei não é core, é item utilitário, o mesmo vale pra guinsoo, pistola e grevas, não vale tanto a pena quanto um sterak por exemplo, q é um item core mt bom pro jax, eu so main ele e jogo com ele desde 2015 ent... aprendi mt coisa com ele, mas para low elo o guia está corretíssimo, nada de errado
Dragão

Então cara.
Rei Destruído = Core pra Jax Carry
Sterak é melhor, sim, mas um Jax Carry (estilo Master Yi) normalmente não faria sterak.
Eu mesmo ODEIO Rei Destruído no Jax, porque odeio jogar de Jax Carry.

Cheguei até o Platina II (sei que ainda é low elo) jogando desse jeito que eu trouxe no guia.

Bem, eu chegaria no Diamante, se não tivesse parado de ser mono Jax (fiquei um bom tempo sem saber jogar com mais nada depois disso).

"Temam. Adorem. Maravilhem-se. Todas são respostas apropriadas" - Aurelião que sou, século 2k16
Dragão

Só faltou colocar que isso aí é pra jax top, ele fica bem forte na jg usando a machete de ataque Speed(melhor item do jogo) junto com guinsoo, pistola e trindade+ bota e 1 item defensivo, funciona MT bem principalmente no low elo.
Quer experimentar café de verdade? Conheça o Café Chokkus, o café que vai te manter acordado a noite inteira e vai te levar a uma galáxia de sabedorias e descobertas.
Conheça Café Chokkus o café das estrelas. (Disponível em:https://discord.gg/HjNYEAD)
Dragão

Ah, é, me esqueci de especificar.
Alguma hora eu trago um guia de Jax Jungle, btw
Dragão

Na verdade hj em dia não se faz mais rei destruído ou pro jax, embora eu lembre da época em que ele fazia rei+trindade e ganhava o jogo solo, hj em dia é melhor fazer pistola no lugar dela, sendo a rei usada só pra matar uns cho gath da vida aí.
Quer experimentar café de verdade? Conheça o Café Chokkus, o café que vai te manter acordado a noite inteira e vai te levar a uma galáxia de sabedorias e descobertas.
Conheça Café Chokkus o café das estrelas. (Disponível em:https://discord.gg/HjNYEAD)
Dragão

Eu faço o Rei Destruído contra GP só.
Nunca gostei de fazer ela em outras situações.
Pistola eu só uso contra Dr. Mundo e Maokai.
Aronguejo

Aonde que eu digo que seu trocadilho foi ''Shensasional'' para ''Kaylealho''???
Highlighted

caramba quanta coisa kkk, quero ver eu colocar tudo isso em pratica, muito obg s2
QUERIA TER AMIGOS, NÃO QUERO MAIS JOGAR SOLO.
Aronguejo

Bom falando sério sem trocadilhos,eu vou seguir essas dicas porque meu Jax fico parado na pistola hextec da S4.
Mas quando vier o Guia Chokkisticado da Poppy eu como main que quase nunca perco lane vou avaliar com precisão.