cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Guia Básico e Avançado das Lanes #2: Mid Lane

Dragão

Guia Básico e Avançado das Lanes #2: Mid Lane

Hm, bem... olá...?

HM, QUER DIZER, OLAR!

Sei que demorei pra postar a segunda parte dos meus Guias de Lane (embora ninguém ligue), mas gostaria de me explicar:

1 - É demorado pesquisar para escrever esses Guias.

2 - Eu procurei como melhorar a forma como os escrevo, reli o primeiro e achei bem tosco.

3 - Um pouco de preguiça.

Enfim,  caso você não tenha lido o primeiro Guia (sobre a Top Lane, link no final do post), irei explicar aqui:

Sumário:

Guia Básico                                                     Guia Avançado:

1 – O que é a Mid Lane?                                 1 - Wards

2 – Qual a função do Mid Laner?                 2 – Arquétipos            

3 – Classes que são usadas no Mid.          3 – Roaming avançado

4 – Itens                                                         4 – Campeões fortes quando dominados

5 – Campeões para aprender               

Guia Básico

1 – O que é a Mid Lane?

A Mid Lane se trata da Rota que fica no meio do mapa, sendo a mais propícia a Ganks (existem dois lados por onde o Jungler inimigo pode surgir) e também a que tem mais oportunidade de Gankar. Também é a Rota em que os Minions chegam mais rápido em seu centro.

2 – Qual a função do Mid Laner?

O Mid Laner é o jogador com mais recursos à sua disposição: ele começa a farmar mais cedo do que os outros jogadores (pois, como eu mencionei, os Minions chegam ao centro do Mid mais rápido do que em outras Rotas), tem mais facilidade para gankar tanto o Top quanto o Bot e ajudar o seu Jungler em rotações. Mas, apesar disso, também é uma Rota arriscada, já que tanto o Top quanto a Bot Lane podem Ganká-lo (e o mesmo vale para o Jungler, já que há dois lados para que ele possa Gankar).

Bem, dito isto, qual a função do Mid Laner?

No geral, o Mid Laner será (em 90% das vezes) um Campeão de DPS (Dano por Segundo) ou Burst (Explosão de Dano), e o fato de ele ter mais recursos à sua disposição enfatiza isso, já que ele muitas vezes será um dos principais causadores de dano da sua equipe, assim como o ADC.

Bem, há casos em que o Mid Laner não estará focando no dano (como uma Karma que pode estar focando na proteção ou na resistência, ou um Galio Tank), mas nesse caso, ele ainda continuará causando uma quantidade decente de dano.

Outra função do Mid Laner é Gankar, tanto o Bot quanto o Top, já que grande parte dos Campeões da Mid Lane possuem mobilidade ou CC (Controle de Grupo, algo que afeta a mobilidade de um campeão de forma negativa, como lentidão ou atordoamento). Caso você tenha lido o Sumário, deve estar se perguntando “porque você não vai explicar o roaming no Guia Básico, se você está dizendo que ele é uma das funções do Mid Laner?”. Bem, simples, porque um Roaming eficaz requer bom controle de Wave (que eu já expliquei sobre no primeiro Guia Básico e Avançado das Lanes, link no final do post), e isso é algo avançado demais para ser explicado em um Guia Básico.

3 – Classes que são usadas no Mid

Mago

Assassino

São essas as principais classes que você encontrará no Mid, mas existem diferenças entre elas:

Os Magos normalmente são usados por terem um alcance maior do que os Assassinos, sendo assim campeões bem seguros de serem jogados, além de possuírem um dano decente, em sua maioria, e normalmente possuem dano AoE (Área de Efeito, dano em área). Eles podem exercer tanto DPS quanto Burst Damage, variando de Campeão para Campeão.

Os Assassinos costumam ter um dano focado em um único alvo, e costuma ser Burst Damage, salvo raras exceções, como a Katarina, que possui DPS e dano em área. Uma de suas principais características é a mobilidade, e outra de suas características é a fragilidade, mas esta é compensada por itens (no caso dos Assassinos AD, visto que não existem itens Bruiser para Magos).

Existem alguns casos à parte, como Jayce ou Malphite Mid, ambos sendo Campeões da Top Lane, mas que as vezes são usados aqui, mas são exceções.

4 – Itens

Magos:

Magos hoje em dia não possuem muitas opções de Itens.

Bem, campeões que dependem muito da mana quase sempre comprarão o Bastão das Eras ou a Lágrima da Deusa (em alguns casos, ambos), embora este último não seja algo necessário, ao não fazê-lo, você abriria mão da mana para conseguir Dano (como é o caso do Karthus, dificilmente você vê um Karthus de Lágrima da Deusa).

Enquanto isso, campeões que precisam de CDR (Cooldown Reduction, Redução de Tempo de Recarga) e ao mesmo tempo precisam de mana costumam comprar o Eco de Luden.

Já Magos mais Bruisers (Vladimir, por exemplo) podem comprar itens como o Protocinturão-01 Hextech (Protobelt), que dá CDR, AP, Vida e um ativo que lhe permite se aproximar de inimigos.

Destaque para o Morellonomicon, item que countera o Roubo de Vida, mas que hoje em dia pode ser feito por praticamente qualquer mago, mesmo que não haja um inimigo com Roubo de Vida no time inimigo, tudo isso por causa da Penetração Mágica que ele fornece.]

Outro item que qualquer Mago pode fazer é a Ampulheta de Zhonya, caso precise de Armadura ou haja um Zed, Karthus ou Vladimir no time inimigo.

Assassinos:

Assassinos no geral possuem bem mais opções hoje em dia, já que praticamente qualquer item que forneça AD já os ajuda.

Bem, assassinos AP fazem praticamente os mesmo itens que os Magos, a única exceção sendo a Pistola Laminar Hextech, que fornece tanto AP quanto AD e Roubo de Vida, além de sua ativa que causa lentidão e dano aos inimigos, sendo um item chave para campeões como Akali e Katarina.

No caso dos Assassinos AD, eles costumam optar pela Letalidade (Punhal Serrilhado, Lâmina Fantasma de Youmuu, Limiar da Noite e Crepúsculo de Drakhtaar), além de itens mais Bruiser em casos em que precisam de mais resistência (Sterak, Cutelo Negro, etc).

Itens situacionais são alguns como a Bandana de Mercúrio (também a Cimitarra Mercurial, ambas fornecem o mesmo efeito de remover Controle de Grupo) e a Hexdrinker, que fornece um escudo contra dano mágico.

5 – Campeões para aprender

Os magos, no geral, são bem mais fáceis de se aprender a jogar do que os Assassinos, por isso, irei listar alguns:

Annie – É fácil de farmar por causa do seu Q, não possui problemas de mana (pelo mesmo motivo) e tem um Stun e bom dano em área.

Ahri – Mobilidade, CC, Sustain, Burst, DPS, praticamente tudo o que um Mid Laner precisa ter, a Ahri também tem (mas eu odeio jogar com ela do mesmo jeito), seu único problema pode ser a dependência de acertar skillshots (mais especificamente, o seu E), mas isso pode ser resolvido usando a Runa Aprimoramento Glacial (só dar uma pesquisada rápida no Google que você acha a build da Ahri com essa runa).

Karma – Sustain com o R+W, poke com o Q e o R+Q, resistência e mobilidade com o E e o R+E, é um campeão extremamente seguro de se jogar, e é relativamente fácil acertar o seu Q devido ao enraizamento que ela causa com o W.

Guia Avançado

1 – Wards

Bem, os pontos roxos representam as Control Wards (ou Pinks, ou Sentinelas de Controle, tanto faz), enquanto que os pontos amarelos representam as Wards (ou Sentinelas).

Esses locais são válidos estando tanto no time Azul quanto no time Vermelho.

2 – Arquétipos

Certo, já sabemos que tanto os Magos quanto os Assassinos são usados na Mid Lane, mas você conhece os seus Arquétipos?

Campeões de Burst AP ou AD

Campeões de Poke com grande alcance

Atiradores que possuam um scape

Magos Bruiser

Sei que algumas pessoas podem achar esses Arquétipos meio obvios, mas isso serve para esclarecer que existem diferenças entre os campeões, mesmo que estejam na mesma classe.

Um exemplo são os magos Bruiser, eu considero um Mago Bruiser quando ele não possui Burst (ou só consegue Burstar ao pegar um inimigo desprevinido), mas possui resistência, boa quantidade de vida e tem alcance médio/curto (Karma, Ryze, Galio, Sylas, Swain, etc).

Atiradores que possuam um escape, bem... atualmente o único que é realmente usado no Mid é o Lucian (e o Corki, mas ele anda meio sumido), com algumas pessoas utilizando a Kai’sa.

3 – Roaming avançado

Bem, roaming, algo que está implícito na função de ser um Mid Laner, mas que poucos executam com eficácia.

Para aplicar o Roaming de forma eficiente, o correto seria ter um bom controle de Wave (que eu já expliquei no outro Guia, mas talvez chegue a fazer um Guia só sobre o assunto um dia). Boas situações para andar pelo mapa são:

1 - Seu oponente de Rota deu recall e a Wave está no meio da Lane.

2 – A wave está debaixo da torre do inimigo.

3 – Seu jungler pretende gankar o Bot e a Wave não está debaixo da sua torre.

4 – Você colocou a Wave em um Slow Push e sabe que o Mid inimigo vai demorar pra limpar a Wave.

Bem, existem alguns campeões mais fáceis de se gankar com do que outros, como por exemplo:

Talon

LeBlanc

Zed

Malzahar

Taliyah

Galio

Twisted Fate

Entre outros.

4 – Campeões fortes quando dominados

Existem alguns campeões bem difíceis de se jogar, mas que quando dominados, são incríveis, como:

Anivia – CC incrível, Burst enorme com o E, controle de área e wave clear com o R e é muito segura por conta do W e da passiva. Sua única fraqueza é a mobilidade

Vladimir – Early fraco, mas escala divinamente com itens, muito seguro por conta do W e sustain enorme por conta do Q. Burst com o R é enorme e tem uma TF muito boa.

Twisted Fate – Presença global com o R, utilidade e sustain de mana, também tem um dano decente. Sua única fraqueza é a mobilidade (e, diferente da Anivia, assassinos, pois ele não tem muito como se defender).

Orianna – Fase de rotas muito forte por conta do poke com Q e W, escudo decente e ultimate muito forte. Sua única fraqueza (além da mobilidade) são campeões com Gap Close, pois ela só tem a Ultimate para afastá-lo, mas se bem jogada, consegue contornar isso muito bem.

Aurelion Sol – Roaming e clear wave muito fortes, além de um bom poke com o W e CC quando fecha o Rylai. Tem sérios problemas contra assassinos.

Yasuo – Sim, ele, o Yasuo, éééé.... Bem, ele tem bastante mobilidade um W que para qualquer projétil, além de ter o dobro de crítico e um shield bem forte (quando o inimigo não pensa em dar um AA pra cancelar ele), tem bastante pressão de Rota também. “Ah, mas é fácil de counterar”, sim, mas quando um Yasuo joga bem ele acaba com o jogo.

Ekko – Mobilidade e clear wave muito fortes, fase de rotas segura por conta do W e da Ult, burst muito alto. É muito difícil de jogar e tem problemas em ser kitado (ou caitado).

Xerath – Falta mobilidade, mas tem um sustain de mana e poke incríveis, além de um CC decente com o E o W, também tem uma presença muito grande por conta da Ult, e dano considerável. Seu problema (além da falta de mobilidade, que já citei) são assassinos, mas dá pra contornar em alguns casos.

O próximo Guia provavelmente será sobre a Jungle, mas talvez eu faça algum outro Guia sobre outro assunto durante esse meio tempo.

Bem, obrigado por lerem até aqui,

Chokkus

"Temam. Adorem. Maravilhem-se. Todas são respostas apropriadas" - Aurelião que sou, século 2k16
Ah, e já tomaram seu café hoje?
8 RESPOSTAS
Aronguejo

Re: Guia Básico e Avançado das Lanes #2: Mid Lane

MID Lane,o lugar aonde você tem 6 cantos para tomar gank e só pode colocar 1 ward rosa para cobrir 3.
Eu acho que o legal do MID é jogar de Kassadin e Veigar,esses dois não importa o quanto você morre nos 30:00 em diante tão matando geral.

Acho que voce podia ter considerado o bastão das eras como um item bruiser AP , pq outros magos mais resistentes ( ryze , swain , karthus etc) fazem ele e conseguem absorver um dano decente .

Esse item fica bom para Lux?

Dragão

Eu não considero ele un item Bruiser AP por ele ser dispensável pela maioria deles.
Tanto que Karthus e Ryze são dois campeões que fazem ele principalmente pela mana, e mesmo assim ele é dispensável pro Karthus (tem várias pessoas que preferem Eco de Luden).
"Temam. Adorem. Maravilhem-se. Todas são respostas apropriadas" - Aurelião que sou, século 2k16
Arauto

Sou a mid laner q joga de Jayce akakak

Assim, Jayce é um dos poucos top laner q vc consegue jogar safe no mid, fora q ele é um bom champ para fazer roaming e o early é bem broken (tanto é q minha pool ta jayce, talon e karthus)...

Mas assim parabéns pelas dicas! To ansiosa pela jg q é a lane q quero aprender

Aronguejo

Mano faz uma da TOP Lane, PLzzzz!!!
Dragão

Já fiz.
Foi o meu primeiro guia.

Segue o link: Guia Básico e Avançado das Lanes #1: Top Lane

Bem, me desculpe, mas o guia não é tao organizado quanto este.

Highlighted
Aronguejo

Mid lane,

a lane onde os low elo acham que são o artilheiro do futebol.

Pegam kill solo.

Carregam solo.

So ele tem kill o fodão.

Onde os low elo mid laner que caem sup, fazem build full ap numa lux kkk(Como eu as vezesde brand)kkkk

Onde ficam os jogadores que acham q o resto do time foram feitos p carregar.

Aqueles que nao banem yasuo pq viram q high elo sabe counterar e toma um pal pq esquece q ele n é high elo e nao sabe counterar um yasuo.

E o principal>AQUELE QUE TA COM A LANE AVANÇADA, ACHA Q TA GANHANDO(sendo q o inimigo recuou p ajudar o jg gfankar)TOMA GANK E CULPA O JG ALIADO, mas ele nao tem culpa pq segundo ele"estava ganhando a lane"e toma varios gank seguidos, fica 0/20 e fala(to sendo campado)sendo q so esta tomando gank pq o inimigo ta farmando safe aproveitando a burrice do individuo.

Nao se estressem gente.

Eu tambem erro kkkk

So pra descontrair