cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Guia Básico e Avançado das Lanes #1: Top Lane

Dragão

Guia Básico e Avançado das Lanes #1: Top Lane

Esse vai ser o primeiro de 5 Guias (ou mais, caso em foque em algo mais além das Rotas) que eu irei postar aqui no fórum detalhando as Rotas do jogo, começando pela Top Lane.

Porque a Top Lane? Porque é atualmente a minha Main Lane, e o próximo Guia provavelmente será sobre a Mid Lane.

Irei dividir o Guia em 2 partes, mas ambas nesse mesmo post, o que acontece é que a primeira parte se trata do 

Guia Básico da Rota, e a segunda, se trata do Guia Avançado da mesma.

Guia Básico

A Top Lane

O que é a Top Lane?

A Top Lane se trata da Lane (Rota) mais isolada do jogo, e isso se deve à sua distância em relação aos principais objetivos do jogo. Diferente da Bot Lane, que se encontra próxima ao Dragão (um dos objetivos mais importantes para o início de jogo), a Top Lane não tem nenhum objetivo realmente importante a ser disputado no início, e é por isso que o Teleporte () é a Summoner Spell (Feitiço de Invocador) mais recomendada para novos jogadores que procuram se aventurar nesta "Ilha" que chamamos de Top Lane.

Qual a função da Rota?

A principal função da Top Lane, no geral, proteger o time, mas isso varia de campeão para campeão, algo que em breve irei explicar, mas pra isso, preciso fazer mais uma "seção" aqui.

Classes

Existem várias Classes de Campeões usadas na Top Lane, praticamente qualquer campeão pode ser usado lá (excluindo Suportes, caso você não confie nas suas habilidades), sim, os famosos Off-Meta, eu não recomendo, mas alguns podem funcionar.

As principais classes usadas na Top Lane são: Tanques Lutadores, e sua função no jogo vai depender da Classe e do Campeão escolhido. Caso seja um Tank, em sua maioria, você irá tentar proteger o seu time e iniciar Team Fights (lutas de equipe) quando isso for benéfico ao seu time. Como Lutador, você terá de pensar um pouco mais, pois nesse caso a sua função depende MESMO do campeão escolhido, mas o mais comum é tentar isolar alguém do Time Inimigo, dando vantagem para o seu time, mas como fazer isso?

Split Push

Algumas pessoas podem dizer que isso não deveria estar em um Guia Básico da Top Lane (eu mesmo pensei bastante nisso), mas acho que vale a pena adicionar isso aqui.

O que é Split Push? Bem, basicamente, puxar (guarde bem essa palavra) uma rota enquanto o seu time está em outra e, possivelmente, você pode destruir uma Torre ao fazer isso.

Como assim? Basicamente, se seu time estiver na Bot Lane, você estaria puxando a Top Lane. Agora, porque eu destaquei a palavra puxar? Isso se deve ao fato de muita gente se esquecer dessa palavra, você deve puxar a Rota, eu já vi muitas pessoas que, ao invés de simplesmente puxar a Rota, continuam até chegar na Torre, o que não seria um problema, mas em vários casos, os inimigos começam a se mover até a Rota em que o jogador em questão está, e muitas vezes o matam. É isso que vocês devem lembrar, caso você não tenha visão do seu inimigo, NÃO FIQUE EXPOSTO.

Uma coisa que você deve se lembrar é que a função do Split Push é isolar algum inimigo, já que se ninguém vier te parar, você pode acabar levando a Torre e, caso esteja muito forte, podem até mesmo vir 2 inimigos para te parar, ou seja, um (na teoria) fácil 4x3 para o seu time, mas isso é muito perigoso, pois você vai estar isolado. Um jogador que conseguir dominar o Split Push e as Team Fights irá conseguir vencer muito mais jogos.

Itens

Isso é algo que pode ser um pouco mais complexo para novatos, mas também está aqui, embora eu vá explicar de uma forma um pouco mais rasa.

Suponhamos que você seja um Jax (campeão que possui muitas possibilidades diferentes para builds) e está enfrentando uma Fiora. O que você deve fazer? Obviamente, Armadura e, opcionalmente, um Chamado do Carrasco () ou Colete Espinhoso (não encontrei imagens da Ferramenta de Tópicos) para aplicar Feridas Dolorosas, que reduzem a Cura/Roubo de Vida em 40%.

O time inimigo tem muito AD (Attack Damage, Dano físico)? Considere comprar itens de armadura.

Muito AP (Ability Power, Dano Mágico)? Compre itens de Resistência mágica.

Nesses dois casos, você não deve se esquecer também de comprar vida, e, no caso do Jax e outros Lutadores, não fazer apenas defesa, mas também Dano (o quanto você vai precisar, depende do seu Campeão).

Ah, e se tiver uma Vayne no outro time? Compre Coração Congelado (), confie em mim.

Agora, porque eu não tenho uma Seção sobre Team Fights (Lutas de Equipe)? Porque isso é algo muito relativo e que depende muito do seu Campeão, além de existirem muitos fatores que podem alterar a sua função em uma Team Fight, talvez um dia eu faça um Guia sobre o assunto.

Guia Avançado

Essa é a parte (na minha opinião) mais interessante do Guia, mas talvez seja muito complexa para novatos, por isso está separada. Aqui, irei falar sobre Freeze Wards.

Controle de Wave

O Controle de Wave é uma das partes mais importantes para se jogar bem na Top Lane, pois é uma Rota onde você pode receber muitos Ganks do Jungler Inimigo, e controlando bem a Wave, você pode não só evitar isso, como também pode negar recursos para o Top Laner inimigo, e auxiliar o seu Jungler em Invades!

Primeiro, vou explicar a forma mais conhecida do Controle de Wave: o Freeze.

O que é Freezar? Freezar é deixar a sua Wave estática, próxima à sua Torre, mas sem deixar que ela atinja a Wave.

Basicamente, caso queira Freezar, você deve prezar por executar apenas os Last Hits. Assim, você não irá puxar a sua Rota, e irá deixar que os Minions inimigos se aproximem da sua torre, mas não deixe que eles se aproximem demais! Isso é muito importante, não deixe que eles entrem no Alcance da Torre.

Também é importante que você não deixe a Wave inimiga muito grande, já que isso pode deixar mais difícil que você a mantenha no mesmo lugar.

O espaço entre essas duas linhas imaginárias é o meio da Rota, ao Freezar, você deve manter a Wave inimiga na linha azul do lado inferior, caso esteja no time Azul, e, caso esteja no time vermelho, deve mantê-la na linha vermelha do lado superior.

Wardando

Você pensou que só o Suporte warda? Se pensou, parabéns, está certo Não, já tem tempos que ele deixou de ser o único a fazê-lo (antigamente o Suporte era praticamente uma Bolsa de Wards, mas deixemos isso pra lá), até mesmo o Top Laner precisa fazê-lo.

Mas como e quando wardar? Bem, deixa que eu te explico.

Bem, agora vou explicar o que representa esta obra de arte significa: Os Pontos Amarelos representam Wards normais, e os Pontos Roxos, Control Wards (ou Pinks).

Tendo pelo menos uma Ward e uma Pink localizadas nessas posições (principalmente na Jungle Inimiga) e prestando atenção no mapa, você dificilmente irá ser Gankado.

Bem, essa imagem que coloquei representa as Wards que você deveria posicionar ao estar no Time Azul, mas caso esteja no Time Vermelho, o que vale seria essa outra imagem:

Você normalmente teria espaço para Wardar esses locais ao avançar a Rota ou após dar Recall junto com seu inimigo, assim como poderia fazê-lo após matar seu oponente de Rota, caso ainda esteja com uma boa quantidade de Vida.

Algo meio fora das seções aqui, mas uma boa dica para se manter na lane é matar o Aronguejo após avançar a Rota (ou pegar um Frutomel, caso não haja Aronguejo), e então você pode aproveitar para Wardar a Jungle inimiga.

Muito obrigado por lerem isso, é provável que eu demore um pouco para postar a próxima parte do Guia, que como já disse, provavelmente será sobre a Mid Lane.

Já tomaram café hoje?
4 RESPOSTAS
Tropa

Re: Guia Básico e Avançado das Lanes #1: Top Lane

Excelente guia amigo ! 

Sou gold III, jogo principalmente de ADC mas jogo muito normal game com qualquer champion (   ) e achei muito interessante suas dicas tentarei executa-las hoje e amanhã dou um feedback!

Obrigado.

Faz um guia do jax pls? S2
QUERIA TER AMIGOS, NÃO QUERO MAIS JOGAR SOLO.

@Chokkus amo muito vc e seus topicos s2 me add gato

QUERIA TER AMIGOS, NÃO QUERO MAIS JOGAR SOLO.
Arauto

vc é um deus, posso sentar com vc no recreio?

esse guia não só vai ajudar o top, mas tbm ajuda o jg aliado a ter controle dos monstros inimigo na selva... Achei um máximo (pra quem é prata 1 - subi eeeee - nao ta acostumado fasddsag)