cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Guia Atualizado de Cho'Gath o Terror do Vazio.

Barão

Guia Atualizado de Cho'Gath o Terror do Vazio.

Atualização do Guia do Cho'Gath que fiz ano passado https://forum.br.leagueoflegends.com/t5/Mec%C3%A2nicas-de-Jogo/Guia-de-Cho-Gath-O-Terror-do-Vazio/m-...

 

Com diversas mudanças em runas, itens no jogo o tópico antigo ficou bastante desatualizado, em vez de simplesmente copiar e colar com leves alterações, eu decidi também implementar mais coisas para tornar o tópico mais didático e praticamente um tópico novo.

 

Nesse tópico irei abordar algumas dicas para se jogar com Cho"Gath o Terror do Vazio. Começei a jogar lol em 2015, foi o meu primeiro main fora da rota de suporte, tenho 215k de Maestria com ele. Atualmente funciona muito bem apenas no TOP como tank, com algumas raras exceções na JG (tank) e MID (buildando AP, saudades dessa época). Mas aqui vamos considerar um Cho'Gath Top Laner. 

 

1) Considerações iniciais 

 

Cho'Gath é um campeão tanque que pode ser utilizado principalmente na rota do Top, e que tem uma temática muito interessante, ele escala muito no jogo graças aos stacks que recebe da sua ultimate, recebendo assim um adicional de HP por cada stack, fazendo com que ele fique cada vez mais tanque e maior (em tamanho) no decorrer da partida. É um campeão relativamente simples de jogar e que tem uma fase de rota relativamente bem sólida por causa do sustain de sua passiva que veremos mais adiante, mas que no meta atual voltado para lutadores que utilizam a runa do "Conquistador", ele vem sofrendo um pouco, diferentemente de quando eu fiz o tópico em 2018 q ele era uma das escolhas mais poderosas do Top e estava sendo escolhido até no competitivo (como os tempos mudam).

 

2) Habilidades:

 

Passiva (Carnívoro):

Sempre que Cho'Gath abate uma unidade (incluindo tropas e monstros da selva), ele recupera Vida e Mana. Os valores restaurados aumentam com o nível de Cho'Gath.

 

Essa passiva faz com que Cho'Gath consiga ter uma fase de rotas relativamente sólida, ele consegue sobreviver bem se curando ao abater os minions, a mana também é recuperada mas em valores muito menores, ainda assim é um ótimo sustain que combado com algumas runas pode se tornar melhor ainda.

 

Ruptura (Q)

Rompe o chão num local alvo, lançando unidades inimigas ao ar e causando dano e redução de velocidade.

Rompe o chão num local alvo. Inimigos pegos pela ruptura são arremessados ao ar por 1s, sofrem 80/135/190/245/300 (+100% de Poder de Habilidade) de Dano Mágico e têm a velocidade reduzida em 60% por 1.5s.

 

Análise e Dicas: Essa habilidade é um pouco lenta, pois para realizá-la ele faz uma animação de ataque, e até que a Ruptura saia do chão e depois acerte o inimigo... digamos que é uma habilidade fácil de se desviar, mas não impossível de se acertar, uma sugestão é utilizar ela dentro dos mantinhos no top, fazendo com que o inimigo não veja a animação e tome a skill.

 

Outra forma é simplesmete ir para cima do inimigo e usar o seu E que dá um slow e o seu W (silenciar) para ai sim usar o Q tornando assim mais fácil de acertar (veremos mais adiante detalhadamente as próximas habilidades). Outra coisa é que essa habilidade escala com AP, nos dias de hoje não é muito recomendado buildar Cho'Gath AP, mas ele ainda é um pouquinho viável para quem manja do campeão de se fazer full AP na rota do meio. Sendo assim como você esta fazendo um Cho'Gath Top tanque essa habilidade vai ser a última a ser upada.

 

Grito Selvagem (W)

Cho'Gath solta um terrível urro em inimigos em área de cone, causando Dano Mágico e Silenciamento a eles por alguns segundos.

Silencia inimigos em área de cone por 1.6/1.7/1.8/1.9/2s e causa 75/125/175/225/275 (+70% de Poder de Habilidade) de Dano Mágico.

 

Análise e dicas: Essa habilidade é uma das mais poderosas do kit, o silence é uma skill para poucos campeões no jogo que impede o campeão inimigo de usar habilidades enquanto silenciado e também impede de usar feitiços de invocador como o Flash por exemplo. Não é difícil de se acertar, apenas se aproxime do inimigo e a utilize de forma correta, pode ser útil para atrapalhar combos do inimigo, ou pode ser útil iniciando e utilizando todo o seu combo de skills tornando mais fácil de acertar o Q como foi mencionado anteriormente. A habilidade também escala com AP. Essa vai ser a segunda habilidade a ser upada e maximizada.

 

Espinhos Vorpais (E)

 

Os ataques de Cho'Gath lançam espinhos letais, causando dano e reduzindo a velocidade de unidades inimigas à sua frente.

Os próximos 3 ataques básicos de Cho'Gath lançam espinhos que causam 20/30/40/50/60 (+30% de Poder de Habilidade) mais [0]% da Vida máxima dos inimigos como Dano Mágico e aplicam 30/35/40/45/50% de redução de velocidade por 1.5s, que decai ao longo da duração. Os espinhos ficam mais espessos conforme Cho'Gath recebe acúmulos de Banquete (sua ult). Os espinhos causam um adicional de 0,5% da Vida máxima dos inimigos por acúmulo de Banquete. O dano por percentual de Vida é limitado a 60/80/100/120/140 contra tropas e monstros.

 

Análise e Dicas: Essa é a principal habilidade de Cho'Gath na lane, ela serve como se fosse um melhoramento dos seus ataques básicos mas que acertam espinhos em área. Ela serve como limpeza de minions, serve para dar slow no inimigo. Um dica importante é que você tente usar o seu E pra acertar os minions ao mesmo tempo q acerta tbm o inimigo para dar poke e assim ganhar sua troca. Porém tome cuidado, como o dano do E é em área ele pode fazer com que você puxe sua rota e assim você tome ganks mais facilmente, lembre-se de usá-la só em momentos certos, Cho'Gath é um campeão que não tem mobilidade, é fácil de campá-lo.

 

Agora que conhecemos todas as habilidades, o combo simples de Cho'Gath mais fácil de encaixar é, ande para cima do inimigo, dê o seu E que irá debilitar a velocidade de movimento dele, depois use o seu W para silenciá-lo, por fim acerte o seu Q enquanto ele estiver silenciado, e complete com a ultimate que veremos em seguida. (Há diferentes combos, esse é o mais simples de se acertar).

 

A ordem das skills é simplesmente essa sempre E>W>Q. (Há não ser que você seja um Cho'Gath full AP, ai você prioriza o W e depois o Q por ultimo o E).

 

Banquete (R)

 

Devora uma unidade inimiga, causando uma grande quantidade de Dano Verdadeiro. Se o alvo for abatido, Cho'Gath cresce, recebendo Vida máxima.

Alimenta-se ferozmente de um inimigo, causando 300/475/650 (+0) (+50% de Poder de Habilidade) de Dano Verdadeiro a Campeões ou 1000 (+0) (+50% de Poder de Habilidade) de Dano Verdadeiro a tropas e monstros. Se o alvo for abatido, Cho'Gath recebe um acúmulo de Banquete, o que faz com que ele cresça em tamanho e receba 80/120/160 de Vida máxima. Somente 6 acúmulos no total podem ser recebidos de tropas e monstros não épicos.

Análise e dicas: A ultimate de Cho'Gath é uma poderosa habilidade que pode deletar um alvo inimigo com pouca vida mesmo quando se builda full Tank, pois o dano da sua ultimate escala com HP e AP. Outra coisa interessante é que ela é muito útil para assegurar ou roubar objetivos como Dragões e Barões, 1000 de dano verdadeiro, é mais do que o Smite do Jungle em boa parte da partida. Lembre-se, não tenha pena de usá-la nos minions até chegar em 6 stacks quanto mais cedo chegar nisso melhor, após isso ela só irá estacar em campeões inimigos e em Dragões e Barões, sendo dessa forma infinita. Cada stack concederá mais HP, tornando-o enorme tanto visualmente como poderoso, quanto mais tempo do jogo mais Cho'Gath irá crescer e ficará cada vez mais tanque.

 

Curiosidade e que é bem importante ao se jogar com ele, quando o inimigo pode ser abatido por sua ultimate, fica uma marca em baixo dele indicando que você pode matá-lo ao ultar. 

 

Sugestão para a Riot, torne esse indicador visualmente mais fácil de se perceber.

 

3) Runas:

 

 

A melhor runa primária disparada para Cho'Gath é o "Aperto dos Mortos Vivos" , alguns vão questionar Por quê não o Pós-Choque, simplesmente pq o pó-choque só proca no Q do Cho'Gath que é difícil de acertar.

 

Ao utilizar o "Aperto dos Mortos vivos" tente trocar bastante na lane pra estacar, vc ganha 5 de vida a cada vez q ela proca, parece pouco mas combado com os stacks q vc ganha ultando campeões e minions e mais a runa "crescimento excessivo" que está ali como última escolha, que te dá mais HP ao farmar minions, vc fica bem mais tanque.

 

"Demolir" é muito forte no Cho'Gath já que quanto mais vida, mais dano você causa no ataque carregado na torre, experimente isso num Cho'Gath full build late game e veja a torre inimiga derreter.

 

O "Osso Revestido" é opcional para lanes em que você acha q vai tomar muito dano, você pode substituir por "ventos revigorantes" se o inimigo pokear muito, combado com sua passiva e mais o item escudo de dorans que você irá começar deve te dar um sustatin mais do que o suficiente.

 

Em alguns casos quando achar que a lane for tranquila pode pegar simplesmente "Condicionamento" para ter mais armadura e resistência mágina no lv 10 além de aumentar em 5% essas mesmas resistência com base nos itens que você tem.

 

A melhor runa secundária para Cho'Gath é de precisão, pois você pode pegar Espontaneidade que vai te dar mais velocidade de ataque e isso é muito bom pra farmar e combar com o seu E.

 

"Triunfo" é muito bom também para lutas prolongadas em que Cho'Gath que já vai ter uma vida alta vai recuperar 12% o que é muito por cada abate.

 

Nas Runas flets pegue 10% de velocidade de ataque, AP+AD adaptativo e escolha armadura ou resistência mágica na última de acordo com o campeão inimigo que for enfrentar na lane.

 

4) Itemização:

 

Comece de escudo de roan e poção .

 

Ao voltar para base você deve avaliar contra que tipo de inimigo você esta, sempre faça  Glória Integra quando estiver contra um campeão AD, não só pela armadura, mana e HP, mas esse item é praticamente CORE (ou seja obrigatório) para o Cho'Gath, sua mobilidade é muito baixa para chegar nos inimigos, tornando esse item uma forte escolha. Comece pelo  na sua primeira volta a base. 

 

Caso esteja contra um AP faça "Máscara Abissal" começando pelo Catalisador  que vai te dar sustain ao passar de nível.  Ela também amplifica o dano de campeões AP aliados.

 

Máscara Abissal que não consta nos ícones de itens do fórum da Riot (Atualizem por favor).

 

A bota é situacional também, não tem segredo faça a bota de armadura  quando estiver contra um campeão que dê bastante auto ataque. Ou faça a bota de resistência mágica para não ficar parado com toneladas de stuns.

 

Tem uma cassiopeia ou outro mago bastante forte do outro lado que espama habilidades iguais? Considere fazer  elmo adaptativo.

 

Faça sempre também na build dele a Placa Gargolítica  , esse item não só vai deixá-lo muito mais tanque em lutas como inclusive aumenta o dano da ult dele pois o item dobra o seu HP e sua ult escala com HP. (esse item tomou um nerf grande antigamente o Cho'Gath dava absurdamente mais dano quando ativava ele, mas ainda assim é forte para ele). Uma curiosidade interessante, esse item quando ativado contra uma Fiora, Vayne ou outro campeão de True Damage vai fazer você tomar mais dano e morrer mais rápido, nesse caso reconsidere fazer este item.

 

Dano com a placa gargolítica ativa.

 

Dano sem a placa gargolítica ativa.

 

Continuando sobre itemização, outros itens que combam bem com Cho'Gath  de segundo ou terceiro item, sempre vai ativar a passiva do Warmog pois você sempre terá mais de 3000 de HP, podendo fazer você lutar, perder muito HP, recuar recuperar sua vida e voltar para a luta. 

 

A armadura de Espinhos é recomendável quando você está contra um campeão inimigo que tenha sustain, normalmente quando o ADC inimigo tem  Espada do Rei Destruído, você pode fazer esse item, e além disso vai refletir uma certa quantidade de dano, mas é melhor como terceiro ou quarto item.

 

O Randuim deve ser feito sempre quando se tem ADC's de crítico no outro time, e tbm é útil ao dar slow para se aproximar dele.

 

O Coração Congelado  deve ser feito contra campeões que stackam muita velocidade de ataque. Uma sugestão é, se estiver contra Vayne, Fiora entre outros campeões de true damage, priorize a passiva dos itens do que os status em si. Recomendo builds com Coração Congelado, randuim, armadura de espinhos, bota de armadura nesses casos. 

 

Em alguns casos bastante específicos que estiver contra um campeão com dificuldade de puxar  a lane como o Shen, ou estiver com bastante vantagem no jogo, eu recomendo fazer uma Tiamat  e depois ir para uma Hidra Titánica, seu clear wave e dano vão aumentar bastante .

 

Um exemplo de build padrão na ordem:  

 

Mas lembre-se, não existe build igual em todo jogo, você tem que adequar ela pra cada situação e cada inimigo.

 

5) Dicas em Game:

 

5.1) Avalie qual é o jg inimigo (se tem ganks e/ou early game forte) e por onde ele começou, digo isso pq é comum ver vários cho gath quererem puxar a lane loucamente farmando no E, isso pode te deixar muito avançado propiciando ganks fáceis do inimigo, e Cho'Gath é um champ muito imóvel. Se for puxar a lane certifique-se de jogá-la na torre inimiga e descer wardando a JG inimiga.


5.2) Tente usar o seu E pra acertar os minions ao mesmo tempo q acerta tbm o inimigo para maximizar sua troca. Seu sustain é muito bom para trocas na lane, pois abater minions recupera seu HP e Mana mesmo que em quantidade pequena.

 

5.3) Nas lutas vc tem duas opções, da peel pro seus carrys, ex: adc, mid, protegendo ele, ou tentando ganhar o máximo de tempo na back line inimiga, tancando muito com a Placa Gargolítica ativada, tentando apagar um carry inimigo da fight com sua ultimate.


5.4) Sempre que pegar lv 6, não tenha pena, comece a estacar logo a ult nos minions mesmos, quanto mais cedo vc tiver 6 stacks melhor, pq apartir dai os campeões e objetivos q vc consumir com a ult vão te dar stacks extras. Lembre-se é 1000 de dano verdadeiro em Barões e Dragões, o time inimigo mesmo que elimine o seu jungle vc consegue roubar muito fácil os objetivos, dando um Flash e ultando no Barão se tiver visão por exemplo.
 

5.5) Recomendo usar TP pra ajudar as lanes somente quando vc tiver o Item "Glória Integra" pra ajudar nas aproximações, acontece muito de vc tentar dar TP chegar no local e não conseguir chegar nos inimigos, principalmente quando vc não tem flash. Mesmo um Flash+Q é bem fácil do inimigo desviar, se for usar um flash, tente chegar mais perto e dar um Flash+W pra silenciar os inimigos e ai sim prosseguir no combo.

 

5.6) Tenha cuidado nas horas das lutas pra você não entrar muito deep e sozinho, Cho'Gath é meio imóvel e muito fácil de se acertar skills shoots, facilmente caitável, certifique-se que seu time o está seguindo, mas o cenário ideal é alguém do seu time iniciar e ai você dá o follow up. Lembre-se ele é melhor como follow up (dar prosseguimento) de uma luta do que como iniciador.

 

 

Agradeço a todos que leram. Quaisquer dicas, sugestões ou algo que deixei passar? Por favor fique a vontade nos comentários. 

24 RESPOSTAS
Tropa

Re: Guia Atualizado de Cho'Gath o Terror do Vazio.

Mano confesso que não deu tempo de ler tudo, mas parece um tópico muito completo, ficou dahora, vou salvar pra ver depois com calma.

Re: Guia Atualizado de Cho'Gath o Terror do Vazio.

Se alguém fizer o da Lissandra eu juro que eu mato asidjsaoidhoaisdh
É MEU HEIN, TÁ RESERVADO.
Barão

Re: Guia Atualizado de Cho'Gath o Terror do Vazio.

kkkk faz logo então pq ela é um dos poucos campeões que eu sei jogar XD vai que né... 

Dragão

Re: Guia Atualizado de Cho'Gath o Terror do Vazio.

Calma mano, tá escrevendo guia mais rápido que eu.
"Temam. Adorem. Maravilhem-se. Todas são respostas apropriadas" - Aurelião que sou, século 2k16
Ah, e já tomaram seu café hoje?
Dragão

Re: Guia Atualizado de Cho'Gath o Terror do Vazio.

Alguem tem que fazer um topico com todos os guias e listar os que faltam.
翻訳中にエラーが発生しました
Barão

Re: Guia Atualizado de Cho'Gath o Terror do Vazio.

Verdade seria uma boa.

Re: Guia Atualizado de Cho'Gath o Terror do Vazio.

Muito legal o Topico e um dos meus toplaners favoritos(aceito skins) gostei de QUASE todas as dicas MAS faltou uma "possivel" build AP eu quando jogo com ele SEMPRE faço AP + HP =>,,,, se puder e quiser adiciona umas "dicas" com ele AP S2.

''Me mostre á sua força, lute pela sua vida ao contrário ápenas morra...''
Barão

Re: Guia Atualizado de Cho'Gath o Terror do Vazio.

Eu era main Cho'Gath numa época de 2015, no mid e fazia full AP, foi com certeza o campeão q mais me divertiu mais na época antes de eu virar main suporte. Subi do Bronze 1 na época até o Gold V só com ele, eu acho q ele não ta mais tão viável assim de AP mid, por isso não coloquei no Guia Smiley Sad

Re: Guia Atualizado de Cho'Gath o Terror do Vazio.

Como um cidadão citou abaixo considere colocar um exemplo de build AP, ela tem suas vantagens contra composições que podem matar o Cho'Gath fácil mesmo estando tank(né não Vayne).

 



Aronguejo

Re: Guia Atualizado de Cho'Gath o Terror do Vazio.

Holy, deu vontade de jogar de Cho de novo depois de ler esse tópico
Meus parabéns, adorei o tópico!!!
Arauto

Re: Guia Atualizado de Cho'Gath o Terror do Vazio.

*center>
Aronguejo

Re: Guia Atualizado de Cho'Gath o Terror do Vazio.

Eu jogo bastante de cho gath, até voltei a testar ele ap ontem, apesar de não ter dado muito certo, mas as dicas que voce deu foram muito boas, uso boa parte. Mas ca entre nos, já ta na hora da riot dar uma atenção pro Cho nê?
Barão

Re: Guia Atualizado de Cho'Gath o Terror do Vazio.

Ele ta precisando de buffs urgente, ta entre os piores top laners do jogo.

Aronguejo

Re: Guia Atualizado de Cho'Gath o Terror do Vazio.

única coisa ruim que não gosto e a skins dele cavalheiro, feia, sem efeito, mas 1850 de rp.
Aronguejo

Re: Guia Atualizado de Cho'Gath o Terror do Vazio.


@Draicker  escreveu:

Ele ta precisando de buffs urgente, ta entre os piores top laners do jogo.


Triste isso, ele ficou um tempão sem ter atenção, na epoca eu jogava com ele no mid, ai vieram os buffs ele apareceu absurdo no competitivo... mandaram ele pro top, ele ficou um monstro que parecia imortal e dava hk com a ult nos adc´s, depois enterraram ele de novo e ta a seculos sem receber qualquer mudança significativa

Highlighted
Aronguejo

Re: Guia Atualizado de Cho'Gath o Terror do Vazio.

depois de fazer uns 3 itens tanks, e troll fazer um rylai ou uma trindade para ele não ficar muito sem dano?
Se o Chogat fica muito forte faz full tank mesmo ou biulda bruiser?

Re: Guia Atualizado de Cho'Gath o Terror do Vazio.

Mano , eu ja vi o indicador quando a ult do cho'gath pode executar mas quase sempre quando to usando ele não mostra ( ou eu que não percebo , jogo no gráfico baixo tbm .-.) e cho gath mid ap é a melhor coisa ja inventada Q> W é 70% da vida late game
Aronguejo

Re: Guia Atualizado de Cho'Gath o Terror do Vazio.


@SemeadorDaPeste  escreveu:
depois de fazer uns 3 itens tanks, e troll fazer um rylai ou uma trindade para ele não ficar muito sem dano?
Se o Chogat fica muito forte faz full tank mesmo ou biulda bruiser?

tu pode buildar uma hidra titanica, vai dar um up no dano sem deixar voce papel e ainda de brinde tu ganha um clear wave melhor

Aronguejo

Re: Guia Atualizado de Cho'Gath o Terror do Vazio.

o problema do cho mid ap é que no late game ele fica muito vulneravel a skill shots devido ao tamaho o que não é algo vantajoso quando se é o mid laner e fora isso as mudanças no kit dele deixaram ele menos viavel assim