cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Garen- O que falta no Demaciano? (Discussão)

Garen- O que falta no Demaciano? (Discussão)

Eai pessoal!
Eu tava afim de dar uma conversada com vocês em relação ao demaciano.
Antes de mais nada, apesar de eu ser Main, isso não é um tópico feito para chorar pedindo buffs, ou coisas do estilo.

Tenho visto muitos posts relacionados à ele utimamente, tanto quanto ao seu kit, jogabilidade, limitações, etc...
Então quero conversar com vocês, dando o MEU ponto de vista, e discutindo sobre os seus.

Basicamente, introduzindo o champ: Ele é um champ simples e direto.
Aperte Q para WOOSH
Aperte W para tomar menos dano
Aperte E para Spin To Win
Aperte R para J U S T I Ç A

O aspecto mais relevante e que se destaca no Garen, é sua simplicidade. Isso abre portas para que jogadores iniciantes tenham uma escolha versátil para jogar, mas ao mesmo tempo, é uma espécie de Barreira que limita os jogadores de Garen em relação aos demais champions da Top-lane.

Estamos falando de Skill-Floor e Skill-Ceeling aqui.
Skill-Floor é o quanto minimo de habilidade vc precisa para jogar com o Champ
Skill-Ceeling é o quanto Maximo vc pode alcançar dominando o Champ.

Basicamente, o Chão e o teto de habilidades.

No Garen, ambos são extremamente baixos.

Para jogar com ele, como já disse, não tem segredo.
E para dominar ele, ele tem suas mecanicas e tals, que fazem uma boa diferença entre um casual e um main, mas ainda sim, nada que possa destaca-lo tanto quato o Main de outros demais champions.

Algo que percebi em anos de LoL: Jogadores de Garen, tendem a QUASE SEMPRE, jogar com Darius também. (Eu incluso)

O Darius é basicamente um Garen 2.0, onde vc realmente pode demonstrar dominio e habildiade com ele, conforme joga mais e mais com o champ. Você SENTE a diferença no seu gameplay. Ele tem suas mecânicas de forma que um player bom é bem mais destacado do que um player Casual.

Agora, sem mais enrolação, vou dizer na minha opinião, o que é que deve ser o destino do Garen:

Aumentar o Skill-Ceeling dele.

Garen deveria sofrer mudanças, do mesmo estilo que tivemos para o WW em seu rework.
Mudanças que deixem o champ como uma otima escolha para que está aprendendo a jogar, mas que possui diversas mecânicas que aqueles que dominam o champ conhecem, e podem abusar para se destacar entre os demais.

Não, Garen não precisa de um rework completo.
Garen não precisa de Dashes, Stuns, CC's em geral, utility...

Ele não precisa de coisas que fogem totalmente de sua identidade como um Colosso, um guerreiro justo que luta pelos outros.

Garen deve ser simples, Garen deve ser direto e ter sua identidade preservada, mas Garen deve ter a janela para poder mostrar sua "Verdadeira forma" quando um jogador domina ele por completo. ("This is not even my final form" Joke)

O que ele REALMENTE precisa, é que ele tenha mais janelas de habilidade, mais coisas "extras" que jogadores de Garen podem abusar para se sentirem "Nossa, que joguei muito! Viu como eu usei aquela skill??".

Isso se chama, Skill-Expression, jeitos de demonstrar dominio sobre o champ.

Um exemplo disso, foi a mudança no W dele uns tempos atrás, que recompensa um Garen com bom timing no W, podendo LITERALMENTE anular CC's e bursts.

Rework do Colosso trouxe coisas assim com a mecânica de dano isolado no E, e a caça-ao-vilão (por mais q seja uma mecânica que precise de ajustes).

São mudanças desse tipo que Garen realmente precisa na minha opinião.

Garen é tipo aquela porção de batata frita bem bonita e crocante que você pede naquele barzinho da avenida. Muito potêncial, parece apetitosa, mas por enquanto só tem a batata frita. Poderia ser melhor? Sim, claro que pode.
O que ta faltando é por o Sal e o Bacon nela, assim teremos algo que realmente vale a pena aproveitar.

Garen tem um kit legal, só precisa de um pouquinho de sal.

E vocês, qual a opinião de vocês sobre o Garen?
Quero ouvir e conversar com todos se possivel!

25 RESPOSTAS
Arauto

Re: Garen- O que falta no Demaciano? (Discussão)

é dificil dizer algo que dê pra mudar sabe, uma das satisfações q tenho jogando de darius e n tenho de garen é quando **cogumelo do teemo** aquele 1x2, que no caso do darius tu puxa os dois, bate, da o q, se cura, cancela a ult e tal, no garen é meio meh, não da aquela emoção depois da jogada

acho que o W dele poderia ser tipo aquelas skills que mudam de efeito, tipo w do aatrox, que talvez pudesse encantar a espada dele (garen domina umas magia braba ai tb, pq uma pessoa normal n chama uma espada la da pqp do nada ne) dando " o poder demaciano " modificando suas outras skills ao custo de defesas ou sei la oq kkkkkkkk (ser tipo um ronan 3 classe da vida kkkkkkk), de quebra ainda poderia utilizar a barra dele pra algum motivo, pra que ele ganhasse esse poder da espada encantada ao executar os alvos e tal, é muita doideira da minha mente, eu sei kkkkkkkkk 

Dragão

Acho difícil algo que se encaixaria nele..
Ele é um campeão com um kit bem específico, tipo, um campeão que vem correndo pra cima de você, gira gira e gira, e invoca uma espada gigante em cima de você kkkk

Qualquer outra coisa perderia a essência do que ele é..
Vale lembrar que ele é um dos primeiros campeões que o League teve, e ele sempre manteve a mesma mecânica por 8 anos, porque é a marca dele, entende?

Apesar de ser um Colosso, ele é bem duelista, e isso chama as pessoas pra jogar com ele, porque ele é fácil e divertido..
Pra quem pegou a época do Garen in the Bush sabe kkkkk

Resumindo, não é necessário um rework nele porque ele envelheceu bem, ou seja, não é prioridade, mas se vier um rework, que não perca a essência que ele sempre teve

Eu concordo com oque os outros falaram Garen já criou um identidade e se mudarem algo seria bem oque fizeram com o EKKO no rework dos assasins em que a passiva dele ele não rouba mais o movespeed tiro um característica do champ mas voltando ao assunto eu acho deveriam colocar uma M E C A N I C A no W dele tipo o W da fiora atualmente oque difere um MAIN Garen pra um Garen ao acaso e o timing do W eu só quase MAIN Garen eu amo o champ ele é divertido mas como você disse não dá aquela emoção de nossa joguei muito tipo Renekton botando o jg e o top pra correr Darius fazendo um double ou WW acertando o Q no ttiming certo seguindo o cara e dando uma outplay Garen precisa de uma habilidade que o desse essa sensaçao o W dele podia ter um update e tals ou o R

''Me mostre á sua força, lute pela sua vida ao contrário ápenas morra..."

ele é um champion antigo e barato,deve  ser simples. Mecanica talvez não seja a resposta mas seria legal ter skills  mais variadas em questão de interação,  tipo Q do rengar depois do minirework,W do xin, o W  a seju minirework,que não seja apenas apertar uma tecla e ficar girando ao redor do alvo pra dar dano.

Ele precisa mesmo é de mais interações com o vilão.

@l Winx Flora l
O ponto é esse: Adicionar mais coisas para o Garen fazer, sem que ele deixe de ser um champ simples e direto. Mas com mais oportunidades para masterizar.

@OtalDoDartiVeide
Exato, falta momentos de satisfação, momentos que você fica "Nossa, eu joguei muito bem" com o Garen, e é isso que eu adoraria que ele tivesse a mais.

@ana Iuiza
Também não acho necessario reworks. O kit dele é legal, só falta um Sal.
Acho que aqueles mini-updates, como o do Azir e o Xin, que são exemplos recentes, são mudanças de um nivel perfeito para o Garen.
Alguns modifciações, numeros e adições, nada de mais.

Garen foi criado pra ser simples, não tem como ajustar o Kit de forma que fique saudável tanto em Elos altos quanto baixos, aceite isso...

Única forma de viabilizar sem deixar o boneco completamente quebrado é alterando o Kit, simplesmente não existe forma de balancear um Kit com 2 skills ofensivas point and click...
→Thepgfk←

@Mente Maluca

Eu nunca falei nada sobre viabilizar em varios elos, leia com atenção.
Eu comentei em EXPANDIR as possiblidades do player de Garen. Manter ele simples, mas com cosias no kit que podem ser abusadas por players experientes.

Coisas como a Mudança feita no W, que da mais skill-expression para Mains Garen por exemplo.

Eu ate falei do rework do WW que deixouo champ ainda simples, mas com diversas coisas e mecanicas que podem ser utilizada por jogadores mais experientes.

Resumo: To falando em aumentar o Skill-Ceeling, sem alterar o Skill-Floor.

Não to falando nada de deixar viavel...

Eu sou totalmente contra mudanças no kit do garen, as únicas coisas que ao meu ver deveriam ser mudadas era o CD da passiva ser 4 segundos em todos os niveis e o W voltar a dar 30% de tenacidade no resto da duração e deixar ele poder escolher o vilão do time inimigo solucionaria todos os problemas da toplane do garen (talvez mudando a passiva do dano verdadeiro pra só o E dar o 1% de dano por giro) 

Não tem pq mexer no garen, ele é o champion com menos mistério do jogo e a diferença de um jogador casual pra um main não é mecânica no caso do garen e sim experiência, conhecer as match ups, conhecer o seu dano, conhecer o quanto vc pode tankar , conhecer o potencial da sua ult, masterizar os 33% de dano extra do E é muito difícil, conhecer os itens e seus verdadeiros efeitos no garen (sunfire x espinhos/cutelo x trindade etc), quando trocar, como abusar da sua passiva etc, pra mim o garen é o mais difícil do jogo pra extrair os 100%, não se limitando só a mecânica e reflexos 

Não mexam no Garen

Aronguejo

Eu acho bem legal essas recompensas por masterizar um champ (dominar as mecanicas e conseguir usa-las pra sair de uma situacao ruim, melhorar sua troca, etc).
Só que eu acho o Garen bem ... chato de se jogar com ou contra.

De Darius vc sente a tematica Noxiana quando ele gosta de lutar e prolongar as lutas. Quando a sua tela fica vermelha por conta da passiva ou quando o pessoal tenta fugir ( seja por conta que voce pegou a passiva ou seja os minions apos voce ultar).

De Garen eu, pessoalmente, nao sinto muito a sua tematica de Demaciano.
O Galio com seu W e ult, a Poppy com seu W, ate o Jarvan com seu combo EQ ou R, todos dao uma forma de proteção a aliados. Eles parecem ser aqueles herois que chegaram pra proteger sua equipe, seja de forma calma ou apressada.
Com Garen eu nao sinto tanto essa tematica. Ele tem o W pra proteção propria, o que ainda assim, pode mostra-lo como uma Linha de frente ( o mesmo com o jarvan ) mas o resto do kit nao me parece digno de um guerreiro demaciano.
O Q silencia o jogador adversario ( e é bem frustrante nao poder usar as skills ) e a ult serve pra voce se beneficiar quem mais esta matando os seus aliados.

Na minha visao, o Garen parece mais um vingador ou estrategista de noxus que um capitão de demacia. Ele silencia os seus alvos e depois, indefesos, ele ataca-os. Ele recua pra se curar e voltar podendo estar em condicoes melhores que o adversario. Sua ult é como a de um vingador ( e /ou um executor )
O kit dele, ao meu ver, parece algo que um Noxiano faria ( eu sinceramente imagino o kit dele em alguem como o Swain )

Eu digo isso porque a maioria dos campeões de uma area possuem algo em comum entre si. Cada campeão de uma area, mesmo sendo singular, compartilha uma coesão tematica em historia e kit, assim como em visual.
E com o Garen, eu nao consigo me sentir bem Demaciano como os outros.

E como jogador, eu ficaria tambem beeeeeem feliz se tivessem mais recompensas a uma masterização ( como a do W, que foi muito boa )

@joaovitim
Exato, o que eu queria são mais coisas para masterizar o própio champ. Sinto falta de um pouco de skill-expression e interação com o kit dele. O kit dele É legal sim, eu amo jogar com ele e me divirto muito, mas eu não quero acabar sendo limitado pelo meu própio champ.
Olha, eu consigo ver ele como um guerreiro bem nobre, que se mantem nas linhas de frente lutando pela sua causa, com todas as forças. A mecânica de vilão enfatiza bem o fato de "Protetor dos oprimidos": Buscar aquele que está atacando seus aliados, e por um fim nele. A mecanica do E, que reduz 25% da armadura inimiga, dando um buff de dano pros aliados, ao contrario de um buff para sí mesmo, como no Darius.
O estilo de demaciano dele, é mais para "Lutar pela causa, e derrotas os malditos vilões". Ele é um protetor dos fracos, mas ele faz isso de forma diferente :v

@Garen de Recife
Mas não era você mesmo quem reclamou no fórum a poucos dias, dizendo que não conseguia mais jogar de Garen na top por que ele não era bom o suficiente depois de um certo tempo?
Eu também sou contra certas mudanças. O que eu NÃO quero para ele, é um rework.
Não quero que mudem as skills dele, nem a tematica do própio champ. O que eu quero aqui, são extras, são atualizações, e não mudanças drásticas.

Me diz, você não gostou do Update que deram no W uns patches atrás?
Dando mais skills expression para os Garens que sabem quando usar o W no momento certo, Mas não mudando em nada para aqueles iniciantes ou jogadores casuais que mal jogam com ele?
Foi uma mudança que deixou o champ totalmente igual para quem não usa ele direito, mas que beneficiou os Players de Garen mesmo.
Isso foi ruim para você? Pois é exatamente ISSO que eu gostaria de ver mais nele: Skill-Expression.

O Q ainda vai ser o msm ATK que silencia e da movepeed, o W mitiga dano, o E gira e da dano, e a Ult aplica J U S T I Ç A.
Qualquer coisa que altere isso, nem mesmo EU gostaria. Mas eu não quero modificar nenhum aspecto desse.
Como eu disse diversas vezes, só pretendia aumentar um pouco o Skill-Ceeling dele, para poder ter mais janelas de interação com o champ.
Aronguejo

Eu acho que a única skill-expression planejada pela Riot é o timing do W,apesar de um Garen experiente saber quando deve usar E+AA+Q e Q+E diferentemente de um iniciante no mesmo.

Garen aos olhos da Riot sempre vai ser um Nunu:campeão eficiente nos seus termos,fácil de jogar mecânicamente e tem a skill-expression no macro game e não no micro game.Eu gostaria que o Garen pudesse ser jogado no High elo e tivesse um kit mais propenso ao desenvolvimento individual de mecânica,mas ao mesmo tempo eu não quero ele um campeão popularzinho e que não tilte mais os oponentes.

@Death Gatling
De fato, a utima coisa que eu quero é Garen virando meta.
Garen é um champ voltado para o Macro mesmo, mas ainda sim nada impede de uma mudança com um propósito semelhante ao do WW
Manter simples, mas das mais janelas de skill-expression

@Gemada de Taricescreveu:
@Mente Maluca

Eu nunca falei nada sobre viabilizar em varios elos, leia com atenção.
Eu comentei em EXPANDIR as possiblidades do player de Garen. Manter ele simples, mas com cosias no kit que podem ser abusadas por players experientes.

Coisas como a Mudança feita no W, que da mais skill-expression para Mains Garen por exemplo.

Eu ate falei do rework do WW que deixouo champ ainda simples, mas com diversas coisas e mecanicas que podem ser utilizada por jogadores mais experientes.

Resumo: To falando em aumentar o Skill-Ceeling, sem alterar o Skill-Floor.

Não to falando nada de deixar viavel...

Você entende que tornar qualquer Kit mais versátil é um dos primeiros passos para viabilizar (?)

Mesmo que seu objetivo não seja viabilizar você automaticamente torna o campeão mais viável colocando variáveis que alteram seu possível playstyle... 

Pedir pra tornar mais aparente a diferença entre jogadores bons e ruins com o campeão = Tornar mais atrativo pra Elos mais altos e mais complicado pra mais baixos, não importa o que você falou, essas mudanças impactariam no jogo como um todo querendo ou não.

Warwick não possui grande "expressão de habilidade" a menos que você esteja comparando o zezinho bronze que nunca pensou em usar Fear > Ult e prefere tentar pular metade do mapa com a câmera presa com alguém que utiliza o básico do campeão, inclusive muita gente não gosta de utilizar Warwick mesmo ele estando em bom estado e sendo counter natural de diversas coisas populares do Meta só pelo campeão ser limitado/bruto.

Coisas como "ativar o E no momento correto" ou usar o Q pra seguir/não seguir são puramente placebo, NÃO ENVOLVEM uma gama gigante de escolhas que vão alterar drasticamente no pattern de troca, mesma coisa pro W do Garen

→Thepgfk←
Aronguejo

E ai mano, gosto muito dos seus posts, apesar de defender uma outra visão sobre o Garen. Acharia bem legal se tivesse mais momentos de SKILL verdadeira do player. Uma coisa legal seria cancelar o E sem aquele intervalinho chato, tipo insta cancelar. Só isso iria abrir inúmeras janelas para o famoso Cancelamento de AA, o que já deixa qualquer champ mais "mecânico", criando novas oportunidades para combos e a demonstração de criatividade e habilidade, não tirando o esquema de "Garen tem q ser fácil" de lado. Isso diferenciaria um main de um casual, sem prejudicar o segundo.

No mais acho que mudanças mais agressivas são inviáveis, tem q ser algo bem micro (no estilo do atual W), onde quem se dedicasse mecanicamente iria tirar um bom proveito e ter um diferencial com o Campeão.

Abrass

@Trixx
Mas então a gente não tem um pensamento tão diferente
" Acharia bem legal se tivesse mais momentos de SKILL verdadeira do player."
"... criando novas oportunidades para combos e a demonstração de criatividade e habilidade, não tirando o esquema de "Garen tem q ser fácil" de lado.Isso diferenciaria um main de um casual, sem prejudicar o segundo."

Isso é exatamente o que eu quero!

@Mente Maluca
Mas é que o foco para essas mudanças, são mais janeas de skill-expression, e interação com o champ, sem alterar o que ele já é, e sua identidade como um champ simples, versatil e basico.

Eu não comentei que esse tipo de mudança é para tornar-lo mais forte em elos altos. Isso seria uma consequência, mas não é o objetivo.

Não é impossivel modificar o Garen de uma forma que faça com que ele se torne mais interativo e atraente, sem prejudicar o fator "Champ Simples e Iniciante".

Qual o problema de dar mais skill-expression para o Garen?
Muitos outros champs que tbm são simples e bons para jogadores novatos, possuem mais janelas de interação que o Garen. Não vejo problema algum em adicionar alguns extras nele, de forma que fique mais interativo.

"Coisas como "ativar o E no momento correto" ou usar o Q pra seguir/não seguir são puramente placebo, NÃO ENVOLVEM uma gama gigante de escolhas que vão alterar drasticamente no pattern de troca, mesma coisa pro W do Garen"

Agora aí você falou besteira, e das grandes. Essas escolhas pequenas que estão atualmente no kit do Garen, como o Timing bom do W, usar o Q para remover slows, pegar alvos isolados para aumentar o dano do E...
Essas coisas que para você podem aparentar indiferentes, fazem, e MUITA diferença na mão de um jogador que sabe abusar de tais mecânicas. São coisas que podem definir muito se você ganha ou não uma troca, ou se sai ou não vivo de uma situação de risco.

E são esses tipos de coisas que eu gostaria de ver mais no Garen, pois não são coisas que dificultamo champ, mas que diminuem suas limitações. Não sei qual o problema de dar mais espaço para um jogador de Garen interagir com o kit dele e ser melhor, se isso não vai afetar os jogadores novatos e que jogam com ele por ser simples. Ambos os lados ganham com isso.
Aronguejo

@Gemada de Taric que bom que pensamos igual e que queremos nosso querido Garen com mais opções de jogadas... Quando eu disse que defendo algumas coisas diferentes de ti é mais na itemização mesmo (eu ouxo mais pra dano / off tank) por acreditar fielmente que esse é a melhor versão possível do Garen... Mas é mais uma questão de gosto mesmo. XD

A propósito, se vc fizesse ele mais voltado para dano, qual seria a sua keystone de runa?

@Trixx
Cara, eu to MUITO de olho nessa runa nova do PBE nele. Não sei se você olhou.
Basicamente: "Após 4 segundos em combate, ganha AD, e 20% do dano é convertido em dano puro"

Isso me aparenta muito bom, ainda mais quando eu tiver buildado CDR e tiver o E com frequencia.
Já que o E da por volta dos 1000 de dano lategame, ter 200 como dano verdadeiro não é nada mal. Ainda mais na Ultimate tbm!
Aronguejo

@Gemada de Taric To de olho sim, inclusive estou fazendo post no fórum todos os dias sobre as atualizações no PBE. 

Só pra te situar, hoje, com a minha bulid com Gume e Cutelo/yommu, lvl 18 estou dando 1500 de dano com o E quando é alvo isolado, isso é muito massa!

To planejando em breve fazer um post (parecido com o que você fez) sobre como tirar 100% do campeão, porém mais voltado para as minha ideias de build, por isso queria saber oq tu usaria.

Abrass