cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

[GUIA] SUPORTE - Manual de Etiqueta.

Aronguejo

[GUIA] SUPORTE - Manual de Etiqueta.

Olá meus queridos invocadores e invocadoras e sejam muitíssimos bem-vindos ao nosso primeiro Manual de Etiqueta do Fórum!

Eu sou Afonso Reis e no nosso Manual de Etiqueta de hoje, falarei um pouco mais sobre como um bom suporte deve se comportar durante a Fase de Rotas (ou lane phase, como você preferir.) 

Suporte é a minha rota principal e tendo Atirador como rota secundária, eu venho observando vários e vários suportes (e junglers) cometendo os mesmos erros, por falta de conhecimento ou até mesmo com medo de errar e tomar um rage de seu Atirador.

Antes de começarmos, gostaria de deixar bem claro que esse tópico foi criado com base nas minhas experiências como suporte, dicas de coaches dos meus times antigos e obeservando a gameplay de jogadores profissionais, ok?

Além de ser feito com muito carinho, é claro :3

É importante que alguns pontos aqui não são só para suportes. Então se você tem algum amigo ou amiga, que seja ADC ou Jungler, compartilhe esse tópico para eles!

Sem mais delongas, vamos lá!

Sumário

1. Fase de Rotas
2. Quando devo voltar base?
3. Ganhamos uma troca! O que fazer?
4. Estou tomando pressão. E agora?
5. Roaming

6. Créditos

1. Fase de Rotas

A Fase de Rotas é provavelmente uma das partes do jogo que pode definir a sua vitória ou derrota em uma partida. Principalmente nos elos mais baixos.

(achou que eu ia esquecer dos que morrem 1 vez e digita "gg ff 15min" no chat, né?)

É por isso que você como um bom suporte deve sentir o terreno primeiro de tudo. Aqui estão algumas perguntas que você deve se fazer no começo do jogo:

- A botlane inimiga ganha de uma troca 2v2? (Draven e Zyra, por exemplo)

- O meu ADC consegue me acompanhar durante as trocas que eu gostaria de fazer? 

- Preciso mesmo ser um suporte agressivo ou posso só usar o Trading Stance? 

AFONSOOOO O QUE É TRADING STANCE? 

A grosso modo, podemos também chamar de Postura de Troca. Basicamente é você ficar perto do seu minion com pouca vida e, quando o seu atirador inimigo for querer farmar aquele minion, você o ataca com um ataque básico. São mini-pokes! 

Se quiser aprender de uma maneira mais aprofundada, aqui tem um vídeo (inglês com legendas em português) que fala sobre a técnica.

Mas pois bem, voltando ao nosso tópico, depois que você conseguir responder essas três perguntas, o seu comportamento durante a fase de rotas será bem melhor do que antes.

1.1 Ganhando pressão na rota

Nos primeiros minutos, há uma disputa intensa no jogo que chegar no level 2 primeiro do que o seu inimigo. Uma vez que você e o seu ADC chegue ao level 2 primeiro do que a bot lane adversária,  você garante uma segunda skill no seu personagem e poderá fazer uma ataque com mais efetividade ao inimigo do que no level 1.

Vocês precisam eliminar os 6 primeiros minions e os 3 guerreiros da segunda wave de minions para garantir o level 2

Agora você deve estar se perguntando: Existe uma maneira de garantir esse level 2 mais rápido do que o meu adversário? 

Sim! E eu já vou te ensinar.

Depois que vocês derem aquela bela ajuda para a sua querida Sejuani no Blue, deixando-o com mais ou menos 650-600 de life, vocês podem seguir para a sua devida lane.

Você como suporte, com menos dano, irá atacar os 3 minions magos da primeira wave. Já que eles tem pouco life e mais dano. Ataque-os até eles ficarem com pouco life. O suficiente pra o seu Atirador dar o último ataque em cada um dos três.

Considere também o ataque dos minions e também se o seu Atirador vai alcancar o minion!

2. Quando devo voltar a base?

Esse é uma das dúvidas que eu acredito que a maioria tenha. Pelo menos nos meus jogos a maioria dos suportes e atiradores mostram essa dificuldade.

Muita gente quer voltar base, tem aquele ouro acumulado mas não empurra a lane para a torre inimiga. Simplesmente deixa a lane no meio ou perto da torre inimiga mas não NA torre inimiga. Entende o que eu quero dizer?

A razão por ser um erro é: Os minions inimigos vão segurar os seus minions e seu adversário irá freezar os minions a favor dele. Assim você ficará vulnerável para ganks do jungler ou mid adversário. Assim vocês também poderão perder alguns minions por conta dessa ameaça.

Ajude o seu Atirador a empurrar a lane o mais rápido possível até a torre inimiga e voltem base. Assim o seu inimigo irá perder farm, terá que empurrar uma ou duas waves até chegar na sua torre, que será o tempo que vocês já voltaram pra lane.

Mágico, né?

Se você quiser saber mais sobre o assunto, o Ucla fez um vídeo bem bacana sobre. Aproveite!

3. Ganhamos uma troca! O que fazer?

Essa pergunta é bem parecida com o tópico anterior. 

Quando você e seu Atirador conseguirem uma boa troca e mandar os dois adversários para a base, é a hora da faxina!

Limpem a sua lane. Prepare todos os minions os deixando apenas com a vida suficiente para o último ataque do seu atirador, e levem os seus minions para a torre inimiga e voltem base. Fazendo os seus adversários perderem recurso e vantagem, enquanto vocês capitalizam o ouro acumulado na base!

ATENÇÃO! Isso vale também para o seu Jungler que fez um gank efetivo. Peça ajuda para que ele sete os last hits do para o seu atirador farmar tudo e empurrar a lane para a torre inimiga. Quem sabe até garantir algumas barricadas, dependendo da velocidade da pressão.

4. Estou tomando pressão. E agora?

Parece que o jogo virou, não é mesmo?

Não se pode ganhar todas as fases de rotas, afinal.

Mas não há o que temer. É nesse momento que você e o seu Atirador deverá manter o foco, concentração pra que a situação não piore.

Claramente vocês não conseguem uma boa troca com os adversários. (Lembram do Draven e Zyra que eu falei anteriormente? Pois bem.) 

O suporte tem uma grande responsabiliade nessas situações que é: setar os last hits entre você e a torre, pra que o seu Atirador consiga farmar tudo!

A Rito Gomes preparou um vídeo que esclarece muito sobre farmar debaixo da torre. E você pode conferir aqui:

Além disso, avise para o seu Atirador jogar pela experiência e farmar o que dá, caso a pressão seja grande. Também avise pra jogarmos pela teamfight, já que lutas durante a Fase de Rotas será inútil.

5. Roaming

Ufa! Você agora já sabe como se portar na Fase de Rotas, como e quando  voltar na base, como ajudar o seu Atirador a farmar debaixo da torre, e agora chegou a hora de pular do ninho. Deixar o seu ADC sozinho na lane e você perambular por aí pelo mapa.

Good bye, friend.

Mas caaalma, você volta! É só um pulinho ali rapidinho. 

Roaming (ou Vaguear) basicamente é sair da sua rota pra conseguir vantagem pra o seu time.

Um suporte dá roaming quando tem a oportunidade de garantir visão na selva inimiga ou no rio, ou pra gankar o mid e garantir uma assistência pra o seu mid-laner.

Qualquer informação que você consiga é importante!

Mas.... Quando devemos dar roamings?

Quando você voltar base e itemizar, e o seu ADC voltar bem depois, a sua lane vai ficar livre. Sem ninguém lá. Então não há motivos de você ir pro bot. Dá aquele salve pro seu mid-laner!

Consiga qualquer tipo de informação do jungler inimigo pra o seu time. Garantir visão na selva inimiga é mais importante do que você pensa. 

Mas atenção: Não demore nos roamings. O seu atirador corre risco de tomar uma iniciação de luta 2v1 por conta da sua falta, ok? 

Vai vaguear... Vai vaguear....

6.Créditos
Central de Aprendizado

Canal do Ucla

Challenger Replays

UNSWLoLSoc Get Diamond Plus in LoL

É isso gente. Espero que vocês tenham gostado do loooongo tópico. E que se vocês quiserem sugerir um outro tema sobre um possível segundo tópico do Manual de Etiqueta, só responder o tópico, combinado?

Espero que eu tenha ajudado pelo menos um pouquinho nas suas noções de suporte e uns pontos de Atirador e Jungler também!

Até mais!

Afonso Reis

-Ilustrador, Concept Artist e Adestrador de lontras nas horas vagas.

SoloQ com paiN Kami Razer

Guia de Reparos Técnicos

13 RESPOSTAS
Arauto

Re: [GUIA] SUPORTE - Manual de Etiqueta.

Cara, gostei muito!!
Não conhecia a trading stance, vou treinar um pouco e começar a usar jajá!

Belo guia!!
Veia - Por onde passa um rio de sangue rico em dióxido de carbono.
Aronguejo

Obrigado pelo Guia xD
Lenda

Muito bom guia parabéns!
Aronguejo

Brigadão, gente Smiley Happy Se quiserem dar uma sugestão pra um possível segundo Manual de Etiquetas só falar!

Afonso Reis

Guia de Reparos Técnicos

Terminando de ler, mas gostei, ajuda bastante principalmente para low elo como eu ;-; só em dizer low elo me bate uma badImagem relacionada

Aronguejo

Ô-ôôer... D-daijobu! Naruto!

Tá tudo bem em ser low elo, amigo! Se você tem mesmo um objetivo de subir de elo, com esses estudos e bastante prática com certeza vão gerar bons resultados ^^ lembre-se de dar uma olhada nos créditos. Eles tem várias dicas legais.

Afonso Reis

Guia de Reparos Técnicos

Arauto

Ficou bom!

Muito útil o tópico, parabéns! Woman Wink

assinatura-queen-jojo.png
Assinatura_Poetisa_da_Morte.png
Aronguejo

Guia maravilhoso. Parabéns pela iniciativa. Foram dicas muito importantes. Obrigado! ♥

boa

Meu deus bigo, que tópico bom. Parabéns <3
Tropa

Mano, eu acabei de perceber que sou muito... Acéfalo, por assim dizer.
Eu nunca tinha pensado em algo parecido com Tranding Stance, normalmente só vou pra frente e boto pressão no AA pra tentar negar farm do ADCarry inimigo.
Do resto, eu já tinha uma noção, mas me deu uma complementada na gameplay.
Ótimo guia, obrigadoooooo ^^
Aronguejo

Brigadão gente, fico feliz em poder ajudar Smiley Happy Qualquer dúvida é só mandar!

Afonso Reis

Guia de Reparos Técnicos