cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

[GUIA] Runas para suporte

Tropa

[GUIA] Runas para suporte

Oi pessoal, sou o José e hoje vamos conversar sobre um assunto que vai lhes ajudar quando a maldição do AUTOFILL cair sobre vocês. Runas para suporte! 

Existem basicamente três tipos de suportes, Tankers, Peelers e Pokers. (No guia não foram citados os campeões pokes, pelo motivo de que, CAMPEÃO MID realocado para o bot NÃO É SUPORTE, obrigado pela atenção e carinho)

Vamos as Runas então :

Suportes "Tankers"
Determinação

RUNA INICIAL - Vocês tem 2 opções, PÓS-CHOQUE, ou GUARDIÃO. Quando usar uma e quando a outra. A PÓS-CHOQUE, você usará quando a botlane adversária não possuir um suporte de start, como , , e outros. Já o GUARDIÃO quando estes citados estiverem presente. Por que? Bem, isso é simples, já que usando o guardião, assim que o seu atirador receber o engage na lane phase ou até mesmo no mid/late game, ele irá ganhar um super mega hiper shield, já usando PÓS-CHOQUE, você ganha um daninho extra na hora de ir para cima do adversário, ou traze-lo até você, mas este não é tão eficaz no late game.

RUNA SECUNDÁRIA - Recomendo FONTE DE VIDA, já que no late game, toda cura extra para seu atirador é bem vinda, e digamos que não são todos os suportes que possuem algum tipo de habilidade com cura ou escudo né?

RUNA TERCIÁRIA - Tá, essa é a mais difícil e que eu não posso dizer exatamente oque você deve fazer, bem, PELE DE AÇO é usada para personagens que não possuem armadura inicial alta como , ou quando a bot inimiga, possui muito dano fisico nos níveis iniciais. CASCO DUPLICADO, não acho uma runa tão forte, já que atualmente, o meta de suportes com extremos dano mágico. E CONDICIONAMENTO, que é muito para qualquer jogo, recomendo essa runa para todos os suportes que usarem determinação, exceto o .

RUNA QUARTENÁRIA REVITALIZAR, como e estão na moda aqui em Summoner's Rift, essa runa promove a quantia de vida recuperada/protegida por seus aliados.

Página secundária
Dominação ou Inspiração
(Atualmente estou usando mais a dominação por conta da Sentinela Zumbi, mas Inspiração não deixa a desejar)

SENTINELA ZUMBI / ENTREGA DE BISCOITOS
Sentinela Zumbi, te ajuda muito para não tomar ganks no começo já que o tempo que ela fica morta-viva é suficiente para o seu amuleto voltar. / Entrega de biscoitos da uma forcinha para aqueles suportes que gastam muita mana errando habilidades pokeando o adversário.

CAÇA ARDILOSA / PERSPICÁCIA CÓSMICA
Ambos vão dar CDR, Caça ardilosa, concede redução de tempo de recarga para os seus itens, e vamos combinar, você poder usar redenção a cada 72 segundos seria maravilhoso. Já a Perspicácia cósmica vai lhe garantir 5% de CDR inicial, vai poder ter aqueles 45% que tivemos no ano passado para quase todos campeões, e tambem lhe dá CDR nos feitiços de invocador e nos seus itenzinhos.

Vamos agora falar dos suportes Peelers que ganharam muito espaço tanto na SoloQ quanto no competitivo recentemente.

Feitiçaria

RUNA INICIAL - INVOCAR gatinho AERY, a runa do gatinho, além de dar um dano extra nas suas habilidades e ataques básicos, também da uma forcinha e quando usa uma habilidade de buff em aliados, como Escudos, ou até aumento de velocidade de movimento, SIM! É possível dar um escudo usando a ultimate do  caso voce tenha comprado a .

RUNA SECUNDÁRIAFAIXA DE FLUXO DE MANA, esse "anelzinho" lhe garante o uso de uma habilidade sem custo de mana nenhum e melhor, você ainda acaba levando de brinde o custo total da habilidade em mana extra. Calma, não é lá essas maravilhas, já que, para usar a habilidade, você tem que ter o número de recursos que ela usaria, exemplo  o custo da Sentença é 80 de mana, caso você possua esses 80 de mana, ao conjurar essa habilidade, ela lhe cusa -80 ou seja, você recupera 80 de mana a mais, além de recuperar 8% da mana que você perdeu (da sua mana total).

RUNA TERCIÁRIACELERIDADE, simplesmente pelo fato de que você ganha um aumento de velocidade de movimento base, o que ajuda e muito na hora de dar um roaming pelo mapa e também ganha uns pontos extras para poder dar mais escudo ou cura para os amiguinhos.

RUNA QUARTENÁRIACHAMUSCAR caso, o seu campeão tenha muito poke no começo e seu atirador em conjunto com você consigam impor mais pressão que a bot adversária, caso contrário use TEMPESTADE CRESCENTE já que você ganha pontos bônus com o tempo de jogo.

Página secundária

Dominação ou Determinação (É até possível usar inspiração mas não citei já que nos últimos jogos não foi uma boa opção para o meta atual)

SENTINELA ZUMBI / FONTE DA VIDA ou CONDICIONAMENTO

Sentinela Zumbi já foi citado a cima / Fonte da vida, o seu atirador ganha uma cura extra no decorrer da partida. Condicionamento, você ganha uma proteção extra para se manter nas lutas, até porque, morto não ajuda muito.

CAÇA ARDILOSA / REVITALIZAR

Caça ardilosa já foi citado a cima / Revitalizar com esta runa seus escudos se tornam mais potentes, podendo dar uma força a mais para o seu atirador.

5 RESPOSTAS
Arauto

Re: [GUIA] Runas para suporte

Ótimo tópico, tenho certeza que ajudará bastante.
Aronguejo

Sim vai ajudar principalmente os iniciantes

Cara, eu adorei o post, só acrescentaria uma coisa...

Não é sempre que o bot ta ganhando a lane, às vezes você é levado a fazer a primeira volta base forçada, eu acrescentaria como runa secundária, calçados mágicos/mercado do futuro e velocidade de aproximação

Tropa

Não acho os calçados viáveis, pois voce nao pode rushar a mobility logo, e se o bot estiver perdendo, nao vai ter speed para dar roam sem ela ;-;, ja future market, eu achava ate uma boa, mas as outras opçoes nao dao espaço a ele.
Tropa

a runa fonte de vida também da vida pra vc? ou só pros aliados?