cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

[GUIA] Manual de Etiqueta #2 - Comunicação

Highlighted
Aronguejo

[GUIA] Manual de Etiqueta #2 - Comunicação

Olá meus queridos invocadores e invocadoras e sejam muitíssimos bem-vindos ao nosso Segundo

Manual de Etiqueta!

Eu sou Afonso Reis e no nosso Manual de Etiqueta de hoje, falaremos melhor sobre a importância de saber se comunicar durante o jogo de maneira correta.

A idéia de trazer esse assunto é baseado no que eu venho acompanhando durante as minhas ranqueadas e de que maneira eu posso ajudar vocês.

Antes de começarmos, gostaria de deixar bem claro que esse tópico foi criado com base nas minhas experiências como jogador, dicas de coaches dos meus times antigos e obeservando a gameplay de jogadores profissionais, ok?

Além de ser feito com muito carinho, é claro :3

Caso você tenha perdido, aqui está o primeiro Manual de Etiquetas.

Vamos começar?

Sumário

1. Pings de Comunicação;
2. A importância do Som;
3. Tempo;
4. Utilizando o Chat como relatório;
5. Quando devo digitar?;
6. Créditos.

1. Pings de Comunicação

Yodão? YODÃO? Y O D Ã O!!!!! MATA O KHA ZIX PELO MENOS YODA
MEU DEUS DO CÉU
ME AJUDA FILHA DA P@#@$%! 

ME AJUDA YODAAA

QUE QUE CÊ TA FAZENDO MENOR?
MEU DEUS DO CÉU YODAAAAA

MANO???

CADÊ O YODA?

Resultado de imagem para pepelaugh

Sabemos que vitórias em League se define em 90% de uma comunicação coerente e sintonia com os jogadores.

Lembro nos velhos tempos como se fosse ontem, em meados da Season 2, nós não tínhamos o nosso diagrama de Pings. A gente tinha que digitar "LeBlanc mia" no chat sempre que a falsiane sumia da mid-lane...

Feel old yet?

Hoje, felizmente temos o nosso querido Menu de Sinais Inteligentes!

E é através dele que podemos otimizar o nosso tempo de comunicação. 

Além do menu de comunicação, temos também os pings comuns:

Esse geralmente é usado para você ou os seus aliados RECUAREM do local, pois possa ser que você ou o seu amigo esteja indo em direção a uma emboscada.

Esse aqui é um ping básico, serve pra caso você queira pontuar em um local onde você quer que tenha visão

ou o jungler inimigo foi visto, depende da situação.

E também temos o sinal de "O inimigo tem visão aqui"

Ele serve EXCLUSIVAMENTE para comunicar que o seu inimigo tem visão no local, ok? Nada além disso.

Esse atalho é progamável. Você tem que definir a tecla que preferir pra que ele possa ser utilizado. Pra definir um atalho, basta vir bem aqui: 

O meu atalho é o [ J ], mas fique a vontade para definir o seu :3

Fonte: Sinais Inteligentes (Pings) - Guia

É importante que possamos saber o significado de cada sinal de comunicação do menu. Para que não haja ruídos (erros) de comunicação!

2. A Importância do Som.

Passarinho, que som é esse?

Como foi dito acima, é importante que a gente use o menu de sinalização de maneira clara para que o seu companheiro de guerra não cometa erros por problemas de comunicação (ou a falta dele)

E muitas vezes o jogador está em uma situação que não tem tempo de analisar visualmente qual foi o tipo de ping que foi enviado. Só através do som é que ele vai saber se é pra avançar em uma emboscada ou tomar cuidado com o Kha'Zix que estava no Mid e está em direção ao Bot-Lane.

Portanto, tome cuidado em que tipo de som você irá emitir pro seu amigo não se confundir!

3. Tempo.

Not quite my tempo.

Todos bons jogadores devem saber o tempo de cada feitiço de invocador. Afinal, é uma das ferramentas mais importante para os jogadores e precisamos avisar pro nosso time que acabamos de forçar 2  na bot-lane inimiga.

Para fazer isso, basta apertar ALT pra que o jogo mostre a tabela dos jogadores e clicar com o botão esquerdo no mouse os flashs de quem você forçou. 

Mas isso não é o suficiente. Precisamos saber até quanto tempo o inimigo irá ficar vulnerável sem o seu flash para que o seu Jungler consiga fazer um gank efetivo!

Aqui está uma relação de tempos de alguns feitiços de invocadores. 

5 min

4 min

3:30 min

6 min

Mais informações: Summoner Spell LolWIKI

Agora é só fazer as contas! por exemplo, se o top laner inimigo usou o teleport aos 10 minutos, significa que ele estará sem TP até os 16:00 de jogo.

O exemplo de como ficaria o chat seria assim:

10:01 RX JuBiLeU VRAU (Irelia): Teleportar (Nasus)

10:01 RX JuBiLeU VRAU (Irelia): Teleportar (Nasus)

10:06 RX JuBiLeU VRAU (Irelia): 1601 TP Nasus 

Dito isso, agora nós possamos complementar a importância de digitar esses tempos no próximo passo:

4. Utilizando o Chat como relatório.

Nem sempre é bom falar sobre a nossa vida social na internet, né?

Ainda mais quando se trata da sua MD5 faltando uma vitória para o seu tão sonhado Platina IV!

O chat é importante sobretudo para o seu Jungle! É lá onde ele vai saber se os feitiços inimigos do bot foram forçados e ele tem uma abertura pra um gank, quanto tempo irá nascer o Dragão Infernal, Se o mid gastou flash ou ult, etc

Portanto, encher o chat falando abobrinha pode prejudicar o andamento do jogo! Principalmente quando estamos em mais ou menos 38 minutos de jogo. É uma situação tensa, não acha?

Procure não spamar pings (fica usando o "inimigo desaparecido" em cima da sua Soraka que acabou de flashar na parede e morrer, por exemplo) . Mesmo que eles sejam de extrema importância para a comunicação, podemos perder outros tipos de informações que também são importantes. 

O Chat é um registro sobre o quê tá acontecendo no jogo no momento. Então cuide para que o seu relatório fique o mais claro e limpo possível!

5. Quando devo digitar?

Putz, meu yasuo acabou de se jogar no meio de três pra roubar o Dragão. Vou parar aqui no centro do mid pra digitar o quão ele é ruim e sem noçã--- *Você foi eliminado*

*Rengar inimigo está enfurecido!*

- 27:32 - xXFilho do Jukeira Xx (Yasuo): NA Ashe
- 27:38 - xXFilho do Jukeira Xx (Yasuo): Ashe Ressurgirá - 32s

- 27:39 - xXFilho do JukeiraXx (Yasuo): Ashe Ressurgirá - 31s

Aprendemos hoje que devemos tratar o nosso Chat como relatório do que está acontecendo no jogo, certo? 

Como todo bom relator, precisamos de um local seguro e tranquilo para que possamos escrever no relatório tranquilo e sem riscos!
Pra isso, é importante que você digite somente coisas importantes (Tempo de flash, ult, sugestões de estratégia) E Na base, ou a caminho de sua lane, enfim, em situações que não precise de tanto foco em mecânica no momento para que você possa passar informações.

Um mau exemplo é você digitar enquanto está farmando, por exemplo. Pode arruinar o seu controle de wave!

Imagem relacionada

Você suporte recuar na torre pra digitar o quão ruim é o seu time enquanto o seu atirador acabou de ser puxado pelo Blitzcrank inimigo e morreu. 

Mesmo que você queira digitar para acalmar os ânimos de alguma briga rolando no seu time, isso pode comprometer a sua parte que talvez possa salvar o jogo! 

E muitas vezes as pessoas que estão brigando não vão dar a mínima pra o que você irá dizer. 

O mais indicado é que você faça a sua parte e mostre-os VISUALMENTE que dá pra ganhar o jogo. Desse jeito os dois que estavam brigando, vão ficar caladinhos e colaborar com você. 

6. Créditos

Sem eles esse tópico não existiria.

Central de Aprendizado

LoL WIKI

CHIPTECK

É isso gente! Espero que vocês tenham gostado do novo Manual de Etiqueta e que eu tenha ajudado vocês de alguma forma.

Se vocês quiserem sugerir um outro tema sobre um possível terceiro tópico do Manual de Etiqueta, só responder o tópico, combinado?

Até mais!

Afonso Reis

-Ilustrador, Concept Artist e Adestrador de lontras nas horas vagas.

SoloQ com paiN Kami Razer

Guia de Reparos Técnicos

2 RESPOSTAS
Barão

Re: [GUIA] Manual de Etiqueta #2 - Comunicação

Opa já vou deixar a ward aki pra ler, mas parece q ta tão bom quanto o primeiro vendo por cima.
Aronguejo

Re: [GUIA] Manual de Etiqueta #2 - Comunicação

Espero que goste!

Afonso Reis

-Ilustrador, Concept Artist e Adestrador de lontras nas horas vagas.

SoloQ com paiN Kami Razer

Guia de Reparos Técnicos