cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

[GUIA] Kayn - Assassino das Sombras (Modo Assassino)

Aronguejo

[GUIA] Kayn - Assassino das Sombras (Modo Assassino)

Introdução

Olá a todos, estou aqui para mostra-lhes um campeão absurdamente forte que pouquissimas pessoas estão de olho.

Digo isso com base na probabilidade de você conseguir jogar com ele, sendo raramente pickado (não só por ser um campeão novo e a maioria não ter, mas por ser um campeão difícil de jogar) ou banido.

Só não consigo jogar com ele todo game, por que nem sempre caio na jungle (não vale a pena jogar com ele in-lane, explicarei mais adiante) e por causa do famoso auto-fill, que te poem em uma role aleatoria e não uma que você pediu pra jogar. Para te encorajar a jogar com ele, afirmo que, além de você poder jogar com ele quase sempre, ao contrário do Yasuo, ele está longe do olhos da riot, estando forte assim faz tempo e nunca ninguém falou de nerfar. Outra coisa interessante, é que quase toda partida que você vai, pelo menos 7 dos 10 jogadores não conhecem esse poder explosivo dele, podendo mata-los mais fácilmente. E por último, você pode ganhar 90% dos games, se souber o que está fazendo. Aqui está minhas últimas partidas com ele:

Kayn, suas mecânicas e ferramentas

Vamos falar um pouco do campeão: Ele é muito fraco no começo do jogo, comparado com a maioria dos meta-junglers, não consegue trocar com , ou por exemplo, justamente por depender muito da transformação para conseguir fazer algo no game.
Suas habilidades são:

Corte Ceifador - Sua skill primária durante a forma humana, tanto para farmar a JG, como para causar dano. Basicamente dá um avanço que dá dano, e depois gira com a foice, causando dano novamente. (Faz a mesma coisa, porém deixa de ser uma skill principal, podendo ser usada como mobilidade, para atravessar paredes ou finalizar inimigos com pouca vida que estão fora do range do Auto-Attack por causa do seu baixissimo tempo de recarga, que em combinação do Lvl max com a redução do tempo de recarga, fica entre 4-5 segundos seu CD.)

Alcance da Lâmina - Para para canalizar um corte de sua foice atigindo em linha reta todos os inimigos, reduzindo suas velocidades de movimento. (Ganha mais alcance e não exige canalização, permitindo-o mover-se e usar habilidades livremente. Esta será sua habilidade de inicialização, ativando sua passiva e causando lentidão, que em combo com sua Velocidade de Movimento provinda de "Passada da Sombra" te ajudará a surpreender seus inimigos, chegando neles rapidamente, conseguindo um abate rapidamente.)

Passada da Sombra - Permite-lhe passar por paredes por alguns segundos. É importante que você ative isso tendo certeza de que não está em combate, a não ser que seja para uma fuga rápida, pois em combate essa habilidade acaba rapidamente. Essa habilidade também lhe concede velocidade de movimento e cura com base no seu AD quando entra em uma parede, sendo um bom sustain na jungle. (Você ganha mais velocidade de movimento e imunidade á reduções, ajudando muito em emboscadas e desemboscadas, respectivamente. Está é sua habilidade primária para um gank. Principalmente com a Draktar pronta. O inimigo perceberá você tarde demais.)

Trangressão Umbral - Entra no corpo do alvo, ficando inatingivel por alguns segundos e causando dano ao sair. Você pode sair do corpo do inimigo e causar o dano mais cedo. Essa habilidade precisa que você cause dano ao alvo para que possa ser ativada. (Tem maior alcance e causa o dano bônus da sua passiva, essa habilidade não é necessária para burstar alvos, dependendo do quão forte você está. Pressupondo que você tenha os primeiros itens fechados (sem contar a bota), não será necessário. Eu particularmente uso essa habilidade para me "defender" de inimigos com uma habilidade altamente vantajosa em combate, counterando-a totalmente, como o R da Orianna, do Trynda, Ornn, etc, saindo apenas depois do (a) efeito/habilidade acabar. Saiba que apesar do baixo tempo de recarga, se usar essa habilidade ofensivamente, você fica altamente vulneravél contra habilidades citadas e/ou parecidas.)

Passiva -  A Foice Darkin - Causa dano bônus nos primeiros segundos em combate com um campeão. Resetado após a Ultimate. (8 segundos de tempo de recarga - só recarrega fora de combate.)

Build, Runas e Fases In-game

+ > > , , + , + , , (Anjo Guardião), ou .

Eu tenho uma build padrão pra ele, como vocês podem ver na foto no ínicio, que é meu histórico ou na exemplificação acima. Raramente modificando o último item, que pode variar de um item survival (Dança da Morte, Sterakk, Mandibula) ou um item utility-dmg, último suspiro (a versão que corta cura, para counterar , ou até mesmo ) ou um cutelo, etc.

Começo com o item Lamina do Perseguidor - Guerreiro, famoso Smite Azul, que é muito útil para: finalizar alvos com pouquissima vida, causar dano de longe para conseguir ultar, ganhar velocidade de movimento para fugir ou alcançar um inimigo. Fazendo esse item, recomendo não fechar diretamente a Lamina do Perseguidor, e sim, ao invés disso, farmar 1100 de gold na jungle e rushar o Martelo de Guerra de Caulfield, que concede dano e cdr no inicio do game, permitindo-o trocar com o jg inimigo e gankar causando muito dano.

Fechado o primeiro item, tendo 1100 de gold ou mais, compre o Punhal Serrilhado. Sempre que voltar base e tiver 1100 de gold, compre um Martelo ou um Punhal Serrilhado, até fechar Draktharr. Fechado, você recomeça esses mesmos itens, porém com estes, faça Yoummu ao invés de outro Draktharr.

Com esses 3 itens + a bota da rapidez, você já está muito forte, dando E>W>Q>AA e matando campeões papeis como ADC's e mid's como Lux, Vel'koz, até mesmo suportes como Sona e Soraka, te permitindo ganhar mais dinheiro mais rápido, farmando também sua Runa Primária.

Agora é só rushar G.A para que não "te matem", pois nessa fase você já estará sendo focado, depois é só decidir qual é o melhor last item, dos que eu já disse anteriormente, nas dadas situações.

Eletrocutar é ótimo, mas nada se compara a Colheita Sombria. Enquanto você farma e ganka de vez em quando na forma humana, você acumula tanto pontos da colheita quanto para a transformação. Ao juntar uma boa quantidade (+100), em combinação com o ataque furtivo de Draktharr e sua alta letalidade por parte de itens, você causará DANO ABSURDAMENTE ALTO a alvos sem armadura, podendo até mesmo matar um alvo em 1 ataque básico (se sua passiva estiver ativa).

Como runa secundária da Dominação, pego Gosto de Sangue, porém não há nada muito especifico. Gosto desleal é muito dependente de um cc de seu time, pois quase nunca você o ativará com o seu W e Impacto Repentino só se ativa com seu Q, o que não é muito útil.

Não gosto muito dessas runas de visão, então pego os globos oculares, que te darão mais AD's ao longo da partida, aumentando ainda mais sua capacidade de assassinar alvos rapidamente.

Já na quarta opção, Caça Ardilosa não faz sentido e a Voraz é perfeita pro Kayn Darkin, mas não é muito útil para um assassino burst, então peguemos a Caça Ardilosa, se aproveitando da velocidade de movimento bônus para fugir e emboscar melhor. Como secundário peguemos Precisão - Golpe de Misericórdia e Triunfo para melhorar nossa fase frágil, que é a forma humana, tendo mais sustain pós-gank na jungle e ajudando-nos a pegar kills no inicio. (Golpe de Misericórdia não é muito útil no late game, para o Kayn Assassino, pois seu dano explosivo mata o alvo rapidamente, não o deixando com pouca vida para "contar história".

Ordem de Habilidade:
Q>E>W>Q>Q>R>Q>W>Q>W>R>W>E>W>E>R>E>E

É isso galera, não acho que tem muito mais o que falar, aproveitem o campeão, me digam se conseguiram fazer um estrago com ele. Boa sorte nos campos de justiça!

20 RESPOSTAS

Re: [GUIA] Kayn - Assassino das Sombras (Modo Assassino)

Pq n curte ele na Lane? No mid é mo divertido, mas tu é obrigado a banir ahri e torcer para não pickarem lux, bom guia d: Quando tiver feedado experimente usar a bota de pen magica, é bem divertido
Aronguejo

Já testei ele no mid, consegui fazer um estrago mas perdemos, porque não consegui snowballar tanto quanto consigo na Jungle.
Colheita Sombria é essencial pra ele, e ter que trocar pelo eletrocutar na lane não ajuda nem um pouco. Na jungle você só é visto quando quer, podendo usar Draktharr a seu favor quase sempre, dar calls, pick off e farmar a Colheita bem melhor do que in-lane, fora a pressão e o farm que você perde in lane, não podendo dar invade, etc.
Um outro ponto que me atrapalhou muito quando joguei com ele in lane, foi ter que rushar outros itens ao invés de Draktharr. Lutando contra um Veigar, tive que fazer a Mandíbula o mais rápido possível, atrasando meus itens de Letalidade, o que atrasou muito o papel de assassino.
Aronguejo

otimo texto
"Essa noite nos caçaremos"
Aronguejo

sla isso me soa meio bronze :v
Aronguejo

de fato sim

e a trinket? vc faz a detectora no lvl 9?

recomenda comprar a bota marrom antes de fechar o item da jg e dps fzer a bota completa? e no final da build, n valera trocar por uma bota de armor ou mr?

ah, na parte sobre as runas vc confundiu o nome, é ppra pegar a caça incansável, q é a q da mov speed.

qual rota da jg vc faz?
Aronguejo

Acho que é a trinket é algo mais pessoal. Eu particularmente uso a Azul para todos os assassinos, para ganhar visão rápida e a distância, bom pra prever o que os inimigos vão fazer ou não.
Não acho que seja uma boa ideia trocar a mov speed por um pouco de defesa, porque, acredite, não vai fazer diferença nenhuma, você vai morrer em 2-5 tapas com ou sem bota de defesa, no late game. Compensa mais ter a velocidade que comba com aquela runa, chegando nos carry's rapidamente.

A minha rota é quase a mesma pra todos os campeões: Faça o buff com o leash do bot (do lado de baixo é o red, que tem o leash do bot, do lado de cima é o blue.) e depois vá para o outro buff (se começou no red vá para o blue, e vice-versa), faça o arongueijo, dê invade, roubando algum buff ou algum monstro da selva inimiga, e tente gankar e/ou farmar os 1100 de gold.

Sobre o invade, tenha certeza de que vai dar certo, indo apenas para verificar a vida do jungler inimigo comparando-a com a sua. Se der para matar ele rapidamente e pegar o buff, atrapalhando ele, faça e caia fora, para não dar kill pras lanes inimigas. (Quanto mais você fightar no early game, melhor, para stackar sua passiva)

Aronguejo

Discordo sobre ele estar forte, ele não é um champion dificil, o que faz ele ser dificil na realidade é sua fraqueza no early, na forma de rhaast ou sa qualquer um joga , enquanto a riot não buffar o early dele esse champion vai continuar sendo um **cogumelo do teemo** e útil só em matchups muito mas muito especificas, early dele é super fácil de abusar ,uma situação hipotética aqui:

Se o time inimigo todo jogar recuado na torre , ou pelo menos evitar o maximo de ganks do kayn possível ele já vira um peso morto no jogo, vai demorar mais de 20min pra transformar  e não vai fazer nada, invadir ele não pode porquê se encontrar o jungler inimigo na selva muito provavelmente ele perde a troca,se o seu time ficar fraco no early você perde sua jg toda pois é assim que fazem quando tem um kayn , qualquer um entra e sai na jg e vc não faz nada, e alem do mais qualquer jungler que quiser te invadir ele consegue te matar muito facil, então se a riot não buffar o early ele vai continuar sendo inútil.

Aronguejo

@roguetropp escreveu:

Discordo sobre ele estar forte, ele não é um champion dificil, o que faz ele ser dificil na realidade é sua fraqueza no early, na forma de rhaast ou sa qualquer um joga , enquanto a riot não buffar o early dele esse champion vai continuar sendo um **cogumelo do teemo** e útil só em matchups muito mas muito especificas, early dele é super fácil de abusar ,uma situação hipotética aqui:

Se o time inimigo todo jogar recuado na torre , ou pelo menos evitar o maximo de ganks do kayn possível ele já vira um peso morto no jogo, vai demorar mais de 20min pra transformar  e não vai fazer nada, invadir ele não pode porquê se encontrar o jungler inimigo na selva muito provavelmente ele perde a troca,se o seu time ficar fraco no early você perde sua jg toda pois é assim que fazem quando tem um kayn , qualquer um entra e sai na jg e vc não faz nada, e alem do mais qualquer jungler que quiser te invadir ele consegue te matar muito facil, então se a riot não buffar o early ele vai continuar sendo inútil.

Sabe de nada, inocente!

nossa q rota agressiva, achei q com o early fraco dele iria focar mais em limpar a jg, mas vou testar... E mais 1 questão sobre as trinkets, a detectora n seria melhor pra fzer plays nos matos e pegar um carry disprevinido?
Aronguejo

@Rafael Posse Risadinha escreveu:
nossa q rota agressiva, achei q com o early fraco dele iria focar mais em limpar a jg, mas vou testar... E mais 1 questão sobre as trinkets, a detectora n seria melhor pra fzer plays nos matos e pegar um carry disprevinido?

Não precisa. Você sempre sabe se o time inimigo tem visão de você ou não, pelo Draktharr. Se ele estiver ativo, quer dizer que está oculto, se começa a decair (ele fica ativo por alguns segundos depois que você entra na visão dos inimigos), quer dizer que você está sendo visto. É um segredo bem simples, mas que quase ninguém usa Smiley Happy

Arauto

Acho que esqueceu de falar que o vermelho é pra tanks e o azul para papeis
"O lance não é quanto tempo você tem, e sim como o usa!"
Aronguejo

@jms3 escreveu:
Acho que esqueceu de falar que o vermelho é pra tanks e o azul para papeis

Esse guia é baseado apenas no Azul, não falei nada sobre o Vermelho mesmo.

Eu faço darkin full letalidade,alem de matar adc,mata os tanks rapido

Aronguejo

ok então.
Tropa

agr sei mais um pouco sobre o champ, da pra mim fazer um estrago maior nos outros boneco heuehueheuheuheuheuhee