cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

[GUIA] COMO JOGAR DE SUPORTE

Highlighted
Tropa

[GUIA] COMO JOGAR DE SUPORTE

Olá, 

Meu nome é Azzam, como quase não tenho visto guias bem elaborados para suporte decidi fazer um com dicas gerais para pessoas que jogam ou querem jogar na posicão de SUPORTE, eu tenho certeza que ler isso quando eu ainda estava começando ajudaria muito a evitar diversos erros e espero que ajude vocês tambem.

Tópicos:  

1.Jogando o early game como SUPORTE

2.Como melhorar seu roaming

3.Jogando após a queda da primeira torre no BOT

4.Jogando o late game e TFs como SUPORTE

5.Qual SUPORTE pickar em cada situação

DICAS:

1.Jogando o early game como SUP: 

•Nunca demore muito ajudando seu JG, pois chegar atrasado na lane pode fazer com que você perca o nv. 2 entao tente ajudar o mais rapido possivel(apenas uns 3 a 5 hits), porém você pode chegar um pouco mais tarde que seu ADC já que só precisa estar perto para ganhar a experiência;

•Fique sempre atento a quem vai pegar o nv.2 primeiro, pois normalmente abre um espaço gigante para agressões na lane(os 6 primeiros minions + 3 primeiros minions da segunda wave), principalmente para champions como 
;

•Sempre se posicione atrás de seus minions durante a lane contra sups como 
, porém como suporte é importante você dar o ritmo da lane. Normalmente um posicionamento legal é sempre estar ao lado do seu ADC para campeões como e ;

•Mesmo que você já tenha uma pink no mapa, compre pinks, 75 de gold pode salvar sua vida e de seu ADC, tente posiciona-la nas moitas do seu lado do mapa entre o MID e o BOT ou no Dragon, não tenha pressa em usa-la, é sempre bom ter uma pink na mão, para ganks pela lane ou execução de objetivos;

•Não desista facilmente de uma partida, eu sei, vão cair muitos ADC's ruins, você vai começar atrás muitas vezes mas tente ter paciência, SUPé a lane que mais tem impacto no early/mid game, porém sua utilidade nunca perde força ao longo do game e você vai virar muitas partidas se conseguir se manter a calmo;

•Se a BOT lane inimiga morrer use todas as skills para ajudar o ADC a puxar a lane, puxe a lane o mais rápido possível e volte base para usar o gold, a não ser que a chance da torre cair seja muito grande, mas não se arrisque demais. Normalmente o SUP já volta com uma bota, e enquanto seu ADC ainda estiver indo pra lane, normalmente dá tempo de dar um roaming no mid

2.Como melhorar seu roaming:

•O roaming é algo MUITO IMPORTANTE, sempre valorize as oportunidades de roaming, pois é a principal forma de distribuir vantagem do SUP, basta entender que se você tirar vida do mid laner inimigo, seu mid laner provavelmente vai ter mais chances de vencer a lane;

•É praticamente impossivel largar um ADC sem que ele morra, nem mesmo jogadores profissionais costumam chegar a esse ponto em partidas convencionais, principalmente em elos mais baixos, tente ficar dando roaming sempre que tiver certeza que seu ADC está seguro;

•Aproveite os roamings para wardar, warde a jungle inimiga e ajude seu jungler a invadir;

•Pare de puxar a lane sem prestar atenção para fazer alguma coisa como ir wardar ou tentar ajudar a bater na torre mais rápido, foque em ajudar o time;

•Treine skills shots, normalmente será necessário fazer predicts com campeões como 

Treine desviar e acertar skill shots em personalizadas, normalmente a IA dos BOTS tem uma boa noção para desviar de skill shots, você pode tentar jogar a skill meio de lado porém no limite para pegar no champ inimigo

Imagem como exemplo.

3.Jogando após a queda da primeira torre no BOT:

•A queda da primeira torre na BOT lane muda e muito o comportamento dos ADs e SUPs, normalmente nesse momento o objetivo das 2 vira empurrar a lane o mais rápido possivel para manter a outra no BOT e conseguir sair para ajudar o JG e o MID, ou ocorre a inversão, quando o ADC e o SUP troca de lugar com o TOP ou o MID para conseguir mais torres ou objetivos como arauto e roubar campos da JG inimiga;

•Não forçe seu TOP laner ou MID laner a inverter com você se eles não quiserem, se isso acontecer, somente mantenha sua lane puxada e ajude o MID e o JG enquanto pode se manter fora;

•Se foi você quem perdeu a torre, compre pinks e mantenha a JG wardada e assim seu ADC conseguirá farmar seguro sem tomar pick off, lembre-se de fazer isso de forma rápida para assim manter pelo menos uma pessoa no BOT;

•Não fique com o seu ADC contra 1 champion com mt clear wave que vocês não podem divar, vocês podem perder muito tempo;

•Não roube o farm/XP do seu time. A grande vantagem de jogar de SUP é que seus itens não precisam de muito ouro pois a grande vantagem deles normalmente é a utilidade e não os status;

4.Jogando o late game e TFs como SUP:

•No late game, você tem uma das principais funções do time, e quase sempre será a maior fonte de cc pickoffs, então é necessário saber se posicionar pelo mapa, colocar visão;

•Sempre tenha em mente os CDs e o range das skills do time inimigo na TF, por exemplo o da ult do , você não pode ser quem toma o start, se você levar um Q do  por exemplo 80% de chance da TF ja estar perdida no inicio, então fique atrás de alguem e preste atenção;

•Tente bater também, mesmo se você estiver com uma seus AA podem ser a diferença entre a vitória e a derrota.

5.Qual SUP pickar em cada situação:

•Podemos dividir os SUPS em algumas categorias, os de engage, protect, CC, dano.

O melhor suporte vai depender de cada situação no jogo, se o time inimigo tiver muito engage, normalmente você deverá optar por Desengage + Proteção , se o time inimigo for puro poke, uma boa ideia é pegar champs de engage .

Outra forma de pensar é se seu time tiver muitos assassinos e você quiser dar pickoff, desse modo o ideal é pegar alguns champs que são bons para dar esse tipo de suporte 

Esse post não foi tao aprofundado pois eu tentei dar dicas gerais que pudessem ser usadas para praticamente todos SUPS, e o estilo de jogo varia muito de champion para champion.

Um amigo meu passou um material muito bom e estou estudando ele para passar mais dicas para vocês, com essas dicas eu saí do Bronze 2 e hoje estou Diamante 1, se quiserem escrevam nos comentários ou me adicionem no jogo e me chamem que eu passo pra vocês...

Espero ter ajudado vocês mesmo que um pouco com essas dicas basicas, deixe seu feedback e obrigado por ter lido,

Azzam

13 RESPOSTAS
Highlighted
Aronguejo

Re: [GUIA] COMO JOGAR DE SUPORTE

Vou dar uma lida no guia porque me parece atrativo (considerando que minha md10 toda foi de suporte, apesar de ser main jungle). 

Mas cara, da uma ajustada na fonte e nas cores que você usou na postagem, elas são extremamente chamativas, e justamente por causa disso aumenta a complexidade de entender algo (porque no momento que você tá processando aparece uma Arial 30 cor Ciano)

Fora isso, tudo 100% Smiley Happy

Highlighted
Tropa

Seu pedido é uma ordem. hahaha

Já estou ajustando!

Highlighted
Aronguejo

Acabei de ler, se puder passar o material eu ficaria imensamente agradecido Smiley Happy
Highlighted

Acho que você poderia passar uma 6*dica no guia.
Sempre arranje um ADC para jogar com você a menos que esteja de Mordekaiser suporte,porque as chances de ganhar com um duo que você já conhece são muito maiores.
Highlighted

Por favor, retire a dica 2, muito fraca, treinar skill shots com bots é uma ideia horrível, pois mesmo eles desviando é um padrão diferente dos jogadores, tenta mudar pro seguinte, é bem comum os players sempre desviarem pro mesmo lado, por exemplo, quando você está de thresh e joga o hook, a vayne que você está jogando contra sempre **cogumelo do teemo** pra direita, tentar ler isso é fundamental, também abusar do adc inimigo, sempre que ele for farmar de AA/Skills nele, primeiro pq é tiltante, segundo porquê você PODE fazer isso sem ser punido.
Highlighted
Aronguejo

Gostei do guia, para quem está começando é realmente de grande ajuda!
Mas eu acrescentaria algumas coisas e trocaria a parte de treinar skill shot/ desviar de skill shot com os BOTS.
O normal game é muito melhor para se fazer isso, uma vez que você está jogando contra players que possuem mais skill que os bots. Por mais que perca alguns jogos, uma hora tu pega a manha do campeão e a malicia de dar predict em algumas situações.

Outra coisa muito importante e que faz MUITA diferença é sobre o posicionamento de wards para controle do mapa. Summoner's Rift tem lugares chaves para wards que fazem diferença quando bem posicionadas. Isso não só traz informação ao time, quanto previne o desperdicio de visão, uma vez que a ward poderia ser melhor utilizada.
Highlighted
Tropa

Olá, eu acabo de ler todo o post, e gostei muito do que disseste, eu jogo muito de suporte, desdo inicio da minha conta principal joguei de suporte, se puder poderia me dar mais dicas?
Highlighted

Treinar com bots pode não ser tão bom pra acertar as skillshots por conta dos padrões de desvio, mas eu achoa dica válida sim, gente. Até porque te ajuda a decorar bem seus ranges e cast time por exemplo.
Highlighted
Tropa

Gostei muito do post, parabens ai, sou novo no lol e to aprendendo a jogar, voce disse que tinha um material para passar mais dicas, poderia me passar pfv? e meu nick no game é ImTintim

Highlighted
Tropa

Topico mto bom!
Highlighted

Já sou teu fã meu consagrado, demorei muito pra aprender a jogar de sup decentemente e mesmo assim ainda tem coisas que não sei. Só agora, depois de muito tempo eu sinto que to jogando pra sobir de elo. Sempre temos dicas de como jogar nas outras lenes, então as dicas de sup são valiosas. Abraços vlw.
Highlighted
Aronguejo

Nuss, pela corda fonte jurava que era mais um post do Saffira! kkkkkk

Wp, nice guia.
Highlighted

Cara parabens, eu jogo de suporte faz quase duas seasons, eu raramente desisto dos meus ADCs porém tem partidas que deixo ele de lado em prol do time e as vezes sinto que isso prejudica MUITO. Obrigado por esse guia maravilhoso!! Me adiciona para a gente conversar e trocar experiencias.