cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

GUIA - Anivia Hardcore Carry

Highlighted
Aronguejo

GUIA - Anivia Hardcore Carry

Salve galera da Mid Lane! 

Quero contribuir com algo que eu sinto falta aqui no fórum, que são os guias. Ainda temos poucos guias aqui no fórum BR e apesar de ser low elo quero deixar a minha contribuição sobre um champ com o qual eu tive facilidade de aprimorar minhas mecânicas e jogo: a querida Heart Anivia Heart.

Para começar, a proposta da campeã:

A  é uma campeã de burst e DoT do tipo maga, funciona muito bem para dar counter naqueles times de campões imortais uma vez que consegue destruir os tanques front line e empurrar lanes ao lado do time, formando assim boas composições de siege. Campeões com poke são ótimos pq conseguem oprimir muito ao lado da Anivia enquanto ela faz o zoning (um Ez e uma Zyra bot causando dano massivo super safe atras da ult da Anivia é um bom exemplo).

Quando usar a ? Quando vc gosta do campeão, é claro. Smiley LOL Smiley LOL Smiley LOL

Agora, falando sério, ela funciona bem sempre, consegue ter um jogo bem safe e o late game mto forte, mas...

Eu considero ela uma ótima saída para lidar com times que tem um campeão mto pesado pra entrar de front line e tirar o foco na luta como Garen, Mundo, Urgot, Zac, Alistar, Braum, etc etc. Por que? Ela consegue aplicar stun, isolar e dar muito dano DoT, logo esses campeoes ficam inuteis na fight pois logo quando entram e iniciam a luta, nao podem mais sair, eles vao tancar a ult da Anivia presos pela parede ate morrer. Ela basicamente estraga a entrada do time adversário.

Pontos fortes:

-CC: Stun e lentidão

-Muito dano: um combo da Anivia é capaz de destruir um campeão muito fácil

-Team fights: por ser um campeão com habilidades de AoE e alto DPS, um bom posicionamento durante a luta pode significar TF bem sucedida quase 100% das vezes

-Passiva: a passiva dela serve para baits e a torna mto safe no comeco do jogo 

-Clear wave: limpa a rota muito fácil depois do lv6. Segura uma rota muito fácil mesmo com super tropas.

Pontos fracos:

-Mobilidade: baixo move speed

-CC: tomar um controle de grupo para a sua ultimate, por tanto posicionamento é importante

-Consumo de mana: para empurrar a rota as vezes vc vai querer gastar muito então em certas partidas pode ser importante pedir o segundo blue do jogo pro seu JG.

Match up's difíceis:

A Anivia vai sofrer um pouco contra 3 características: magos de alcance/poke, campeões com alta mobilidade/reposicionamento e campeões com hard CC. Isso porque o CC para sua ultimate colocando ela muito vulnerável a ganks com CC e a alta mobilidade dos campeões eleva o nível de mecânica que vc vai precisar para acertar os combos.

Os piores campeões para ela vão ser        

Consultando algumas listas eu vi colocarem Orianna e Talon como counters tbm, mas eu não considero, ao dominar a Anivia vc consegue ter controle dessas matchups.

Como jogar?

Para fazer uma boa rota com a :

*** a primeira dificuldade vai ser o FARM. Ela tem um auto attack mto lento e fraco, então acertar o last hit pode ser complicado até se acostumar. Recomendo muito que treine o farm em partidas normal game onde tem muita gente treinando a mecanica dos campeoes e por isso força sua concentração. Seu farm vai melhorar num ritmo bom assim.

Além disso, é muito comum a lane ficar recuada por conta da falta de dano até o nível 5, mas mesmo assim evite usar habilidades para farmar. Tente manter o AA nos minions e controlar a wave pra não entrar na sua torre.

***O segundo ponto é o HARASS. Preste atenção para não dar um over tentando combar com a parede mas puna sempre que o adversário estiver em CD ou caso ele se posicione mal. No nível 3, a parede deve ser bem usada, mas dê prioridade para usá-la na hora da finalização! afinal o CD da parede é maior e pode ser importante também para evitar o JG adversário, sendo um fator de desengage crucial.

***O terceiro ponto é saber tirar proveito de GANKS. Quando seu jg se aproximar para gankar, posicione-se imediatamente agressivo contra o laner adversário e force a troca! Se o adversário for um assassino, talvez vc entre na passiva então antes de virar ovo, já utilize o incendiar. Este é um ponto importante pois depois que voltar do ovo, o seu caçador já pode ter afastado o mid inimigo então é importante que vc dê o máximo dano, para que se possível o seu caçador finalize!

Claro que você não quer sempre usar a passiva, mas se vc estiver numa lane desfavorável e quiser garantir o abate, pode aproveitar dessa play bait. Mas muito cuidado para não ir pra cima muito antes do seu caçador chegar. Com a prática vc vai ter o timing para essa situação.

*** O último ponto importante com o campeão é MANA. Tenha sempre mana suficiente para dar clear e empurre a rota sempre que o adversário der recall. Assim que jogar seus minons na torre, imediatamente volte base tbm, você não vai querer q o mid adversario empurre de volta e puna sua torre full life.

Ponto chave ao jogar de Anivia: jogando contra assassinos é primordial se manter safe. Mantenha-se seguro e recue a lane até o momento que ele vai se frustrar e vai aproveitar a lane avançada para dar roaming. Quando ele sair, PINGUE INCANSAVELMENTE para garantir que seu time não seja pego mal posicionado.

E daí? O que eu ganho? Agora você dá o clear imediato nas duas próximas waves! O mid adversário vai perder farm e xp dando roaming atoa e você vai ir secando a torre dele. A Anivia é ótima pra fazer split no mid. É lento, claro, ela não pode ficar avançada mto tempo, mas a torre inimiga vai sofrer com suas waves batendo nela e vc não perde vida.

O que não fazer: você não pode jamais seguir um assassino pela jg pensando em dar um counter gank! A Anivia precisa explorar a vantagem de clear dela e seguir um assassino no rio é sempre uma boa forma de um mago morrer. Você sempre vai preferir algo garantido do que tentar a opção mais perigosa.

Como se comportar no late game?

A medida que o jogo avança, o mais importante é você estar sempre próximo das prioridades. Se tem um dragão disponível ou se o objetivo mais visado no momento é o barão, fique próximo e chame o seu time. A sua força cresce quando vc está agrupado. Além disso, não se desespere, se não tiver oportunidade, não agressive. Durante as lutas, principalmente TFs 5x5, você quer focar em acertar o alvo mais perigoso do time inimigo, que será provavelmente o ADC ou MID laner, podendo ser também o JG. Para isso, você vai querer usar a sua ult sempre que alguem der um passo a frente. Normalmente esse é o TOP laner. Tente isolar ele com a parede. CRUCIAL: durante toda a luta, não avance demais, fique causando dano à distância! Se for preciso, aplique um combo R + W + Q + E, se durante o combo o alvo se reposicionar, apenas mantenha posição. O que mata a  é tomar um engage desnecessário se ela pode encarar um minuto de luta sem apanhar.

A medida que você causa dano, o time inimigo vai ter q ceder e abandonar a luta, nessa hora tem muito espaço para vc pegar o ADC ou MID laner inimigos, é preciso esperar, campeões de baixa mobilidade tem ritmos lentos, não tente criar jogadas contra um time recuado.

As coisas vão ser diferentes se você estiver enfrentando composições de engage ou poke! Muita atenção com isso, reconheça quando você estiver enfrentando um time que pode te causar dano ou te matar mesmo estando na back line!!!

Composições inimigas:

No que tange as composições, você precisa estar atento ao enfrentar composições de poke e engage.

Ela consegue defender bem as estruturas contra composições siege, mas a medida que o time adversário tem um hard engage, a coisa pode complicar, portanto, foque em manter posição e administre bem a mana para dar clear debaixo das torres e defender a lane sem se por em risco.

Contra as composições de poke e engage você vai precisar explorar o erro do adversário, mantenha a calma e se não tiver espaço, recue sempre. É melhor perder uma torre com o time em condições de luta do que perder um ou dois aliados e perder 2 torres! Não vai ter muito o que fazer mas você precisa ser calmo, o tempo que você pode defender uma estrutura é mais que suficiente para alguém do time adversário cometer um erro.

Seja eficiente: quando o campeão de engage entrar em CD você terá sua melhor oportunidade, então puna ultando numa area mais avançada, e tente isolar alguém assim que possivel. Acertar a parede isolando um ou dois alvos pode ser o all-in que você esperava. Se acertar a stun, exploda e vá pra cima, quando tiver vantagem númerica, as vezes você vai querer tancar um pouco para manter os adversários presos na luta e assim conquistar o ACE.

BUILDS:

Bota quase sempre  mas se precisar faça uma bota defensiva.

Core build:

+ Item defensivo que pode ser  ou 

Se um tanque buildando MR do lado de lá vc deve ajustar a build com  e se o jogo ir até o late game ou vc perceber que vai chegar lá faça 

Para as runas, recomendo:

Cometa arcano

Faixa do fluxo de mana

Foco absoluto

Chamuscar

Golpe Desleal + Caça Voraz (agressivo)

Sincronia Perfeita + Tônico de DIstorção no Tempo (contra campeões de burst)

É isso, eu termino aqui, não está completamente editado ainda porque eu não sei colocar as imagens das páginas de runas, é meu primeiro post mais completo e se alguém tiver algum pedido eu vou fazer correções, mas como a Anivia é colocada como um champ fácil eu não vou fazer muito mais porque não sei se o post vai ser útil. Se gostarem eu dou um upgrade!

"Não instigue a nevasca"

7 RESPOSTAS
Barão

Re: GUIA - Anivia Hardcore Carry

Conheço um amigo q era main anivia tão bom que chegou no Diamante 3 só jogando com ela, impressionante como ele segurava jogos perdidos com o clear wave da sua ult, e controlava o terreno nas lutas, separando e dando dano em área, ele ganhava muitos jogos praticamente perdidos. Mas como o lolzinho vem decaindo um pouco ele trocou de jogo e agora só joga Apex Legends, saudades desse maluco, cara além de bom era humilde e me ensinou muito sobre visão de jogo em geral.

E, mais um guia maravilhoso pro fórum <3
E mais um gélido também...

@Draicker
Um amigo de um amigo é challenger mono anivia, ontem ele estava jogando com o jukes e o jukes tava falando que ele jogava muito bem asoekapoekasok
No, not gonna die tonight
We've gotta stand and fight forever (don't close your eyes)
No, not gonna die tonight
We've gotta fight for us together
Barão

Carai velho dahora, o único Challenger q eu conheço é o Road q joga na Falkor do circuito desafiante, ele estudava numa faculdade vizinha a minha aki em Fortaleza e hj é pro-player.
Aronguejo

Vou ver se consigo gravar uma gameplay de Anivia dando dicas e etc, sinto falta desse tipo de conteúdo aqui. Alguns youtubers fazem mas nunca esmiuçam as mecânicas e funções do campeão, como tirar o maior proveito dele e etc. Eu queria um de Aurelion Sol, cheguei a ver dois guias aqui no fórum mas simplesmente não é tão funcional pq a maior dificuldade com ele é como se comportar na lane...

Não jogo muito de Anívia mas tenho experiencia com magos, e eu acho meio desnecessário fazer rilay pra Anivia sendo q ela já em um kit full slow, acho mais util fazer um rabaddon mais cedo, principalmente se quiser snowballar
Aronguejo

Na verdade, eu sofri pra fazer essa parte da build e assim que puder dou uma melhorada na build. Mas o item não chega a ser ruim não porque o item dá mta vida e as principais builds da Anivia tem vida como um recurso importante, pois funciona bem com a passiva ter um mago q precisa ser focado e mas não morre nas tfs. Alguns chegam a fazer itens como Semblante para dar mais sustain contra magos de burst. Isso é um build mto importante e muito funcional contra aquele time que vem e te explode... vc vira o bait do seu time. Os inimigos gastam mta coisa em vc e o seu time ganha espaço para lutar enqto vc tanca em forma de Ovo.