cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Fraquezas dos Campeões em 2019

Rioter

Fraquezas dos Campeões em 2019

Tópico original: RiotScruffy

Fala, pessoal! Aqui é o RiotScruffy, Designer Chefe de Mecânica de Jogo. Achei que seria uma boa ideia refletir um pouco sobre um tópico bem discutido tanto na comunidade quanto no nosso departamento de design em 2018: Campeões “sem fraquezas” ou “sobrecarregados”. Bom, a primeira pergunta é: o que realmente queremos dizer com “sem fraquezas”? Muitas pessoas podem ter diferentes interpretações, então eu gostaria de definir como estamos pensando sobre esse problema e como esperamos evitá-lo de forma mais consistente no futuro.

Definição do problema fraquezas insuficientes -> Quando a forma ideal de jogar um Campeão invalida as opções que seus oponentes têm de proativamente derrotá-lo ou defender-se contra seus ataques, deixando-o efetivamente sem vulnerabilidade clara.

Temos um número de Campeões que cruzaram essa linha ao longo dos anos (LeBlanc, Vladimir, Azir) e alguns mais recentes (Irelia, Aatrox, Akali).

Como parte de nossas discussões, estivemos categorizando causas comuns desse problema, que tende a acontecer quando um Campeão é sobrecarregado com muitos pontos fortes. De maneira geral, a maior parte dos Campeões no jogo deve possuir 1 ou 2 das poderosas ferramentas a seguir, mas quando você começa a ter mais que isso, significa que não haverá muito espaço para fraquezas:

• Defesas de reação poderosas (escudos grandes, ficar invulnerável, ficar inalvejável)
  • Períodos muito curtos de indisponibilidade (Tempos de Recarga curtos, habilidades que você pode guardar para jogadas reativas sem perder efetividade, munição)
  • Muitas habilidades com tempo de conjuração baixo ou inexistente
  • Controle de rota ou limpeza de rota muito forte
  • Ferramentas que cobrem fraquezas muito facilmente (por exemplo, um Campeão que tem como fraqueza uma “fase de rotas fraca”, mas possui ferramentas para coletar CM de longe perfeitamente).
  • Ferramentas de mobilidade que não possuem restrições de conjuração ou alvo
  • Habilidades de atravessar paredes
  • Velocidades de avanço muito rápidas
  • Vantagens de alcance
  • Falta de contra-escolhas no início de jogo
  • Capacidade de escolha flexível para evitar contra-escolhas (importa particularmente no cenário profissional)

Para todos os novos Campeões e AVMs de agora em diante, nosso objetivo será:

Um Campeão deve apresentar momentos claros de vulnerabilidade e geralmente ser fraco contra um número significativo de Campeões (aproximadamente 20+) ou contra uma mecânica comum (como Controle de Grupo pesado).

Alguns bons exemplos:

• Darius é bem assustador no alcance corpo a corpo, mas ainda é fácil de conduzir para a maioria dos Campeões de ataque à distância.
  • Blitzcrank pode vencer uma partida com aquele único puxão profissional, mas é muito vulnerável à cutucada e suas habilidades ficam indisponíveis por bastante tempo.
  • Kayn é um assassino flexível, mas suas ferramentas permitem que os inimigos recebam algum aviso e também que ele seja difícil de pegar, mas não em qualquer situação.
  • Jhin parece ter mais capacidades do que um atirador comum (alcance, Controle de Grupo), mas ainda é destruído por uma grande variedade de agressores com mais mobilidade.

Estamos integrando esse novo objetivo no núcleo do nosso futuro desenvolvimento, mas nem tudo sempre acontece como esperamos. Então para melhor reagir a esses tipos de problemas que podem surgir no futuro, vamos adicionar alguns processos adicionais:

1. Aproximadamente 6 semanas depois de um novo Campeão ou de uma grande atualização, vamos dedicar um tempo adicional para avaliar como as coisas se assentaram e realizar mudanças mecânicas (não só de balanceamento) se vermos algum problema. Se falharmos em corrigir o problema mesmo depois disso, tentaremos novamente com alterações mais significativas.
  2. Quando notarmos sinais desse caso (frequência de vitórias aumentando dramaticamente com o MMR, presença muito alta no cenário profissional com uma baixa frequência de vitórias na Fila Solo, falta de contra-escolhas), vamos reagir primeiro com uma tentativa de abrir uma fraqueza em vez de só reduzir o poder geral, que não é o que reduz os problemas presentes.

Recentemente fizemos algumas tentativas em corrigir o problema de falta de fraquezas em Campeões que achamos que fomos longe demais (notem que todas essas coisas já foram implementadas). Mudanças mecânicas podem ser um pouco disruptivas, então a curto prazo esses Campeões podem estar fora de balanceamento, mas acompanharemos com ajustes de poder e números para deixá-los novamente na linha. Então aqui vai um rápido resumo do que esperamos alcançar:

• Akali - Abrir mais tempo de resposta ao diminuir o tempo de furtividade, torná-la mais suscetível a cutucadas na rota e permitir que os inimigos tenham mais espaços seguros embaixo da torre.
  • Irelia - Queremos manter sua alta mobilidade e potencial agressivo, mas com uma maior vulnerabilidade a Dano Mágico e menos ferramentas de utilidade em confrontos de equipe.
  • Ornn - As defesas com baixo Tempo de Recarga em seu escudo davam a ele muita segurança e confiabilidade na rota, tanto em duelos quanto em emboscadas.
  • Aatrox - A alta sustentação mantinha Aatrox consistentemente com Vida alta e o modelo de 2 cargas de avanço permitia que ele guardasse uma carga para escapar na maioria das vezes, além de frequentemente impedir que os inimigos desviassem do seu Q.

Tivemos muito sucesso tirando um pouco da versatilidade e rebalanceando Campeões com muito poder direto no passado. Mas só para deixar claro, isso não significa remover toda a frustração, apenas criar aberturas claras para quem joga contra esses Campeões.

• Zed - Costumava permitir muito pouco tempo de reação para os oponentes, mas com a adição do intervalo de reativação do R e redução da velocidade da Sombra Viva, ele se tornou um Campeão muito mais estável e continuou sendo extremamente divertido de jogar.
  • Kassadin - Remover o silêncio do Q e manter sua fraqueza na fase de rotas criou um contra-balanceamento que melhor compensa sua curva de poder no fim de jogo.

Estou muito orgulhoso do trabalho que fizemos em 2018, mas nesse ano de 2019, estamos buscando ser mais consistentes em garantir que todos os Campeões tenham fraquezas reais conforme adicionamos mais personagens ao elenco, sejam eles completamente novos ou velhos amigos atualizados.

224 RESPOSTAS
Dragão

Re: Fraquezas dos Campeões em 2019

Tem que tomar cuidado com esse conceito de fraquezas, vocês podem acabar matando um campeão tirando uma mecânica dele, invés de nerfar outros aspectos

Akali e Irelia, coitadas... mais fácil reverter o rework
https://twitter.com/JinxDancing
https://www.facebook.com/jinxdancing

Tirar o Silence do Kassadin é zuado, é ele que faz ser um counter natural de Karthus e campeoes que precisam canalizar

@Jinx Concordo plenamente como por exemplo a Akali com seu W, agora a riot nerffa o engraçado é que a RIOT desde antes do rework sabia que teria que retirar esse W op mas mesmo assim lançou ele desse jeito por puro hype, agora quem já se acostumou se sente bem frustrado.

Barão

irelia, yasuo, zoe, akali, que não permitem contra jogada ? meter nerf é mudanças, tem campeões com kit que precisam de rework e vc não fazem de forma adequada, façam alguma coisa viável e que não tenham que mudar depois .

rework e campeões novos são assim :

1º lança op , mecânica única, forte, sem counter ...
2º lança skins
3º toda santa partida tem alguém jogando
4º nerf ou muda o kit até o personagem se tornar inútil e esquecido.

haverá um dia onde pedirão no fórum: farm automático no lol

Cuidado tbm pois podera vim outro rework, haha mais nerfs e mais buffs !
(Sim esta é minha assinatura)

Desde que minha Poppy,minha Vi,meu Shen e meu Nautilus fiquem fora dessa lista,por mim ta aprovado....
#PorUmFórumComMaisLiberdadeDeIdéias AVANTE!!!

Vamos falar das fraquezas do Yasuo então? É fácil, não tem. Na atualização de hoje vocês conseguiram deixar ele mais forte ainda. Pensa comigo, ele tem uma passiva que dá um escudo bem forte, tem uma runa de Precisão que age como uma mini-Sedenta, que converte a cura excedente em um escudo que por sinal é bem roubadinho, fora a própria Sedenta. Ai tem uns Yasuo que curtem fazer Sterak, aquele item lá do escudo gigantesco sabe? Aí vocês inventam de criar uma passiva nova pra Dançarina Fantasma, gerando um escudo quando a vida diminui para 30%, como se já não bastasse Mandíbula de Malmortius dando um escudo mágico e outras runas da aba Determinação que fortificam escudos conjurados. Ou seja, ele devia ser um campeão balanceado, mas ao longo dos anos vocês meteram tantos itens e runas que beneficiam ele que hoje é impossível ganhar a lane contra um Yasuo a não ser que você esteja de Zed ou Talon. Se toquem Riot, tantos banimentos bons que desperdiço por medo de um campeão que nem roubado é, mas que se torna um monstro só pelas regalias que vocês oferecerem no jogo. Queria dizer isso porque estava rasgando pra sair da minha boca e eu não aguentava mais passar raiva desse campeão sozinho. É Yasuo ou Mordekaiser? Imagina se essa build doida pega no Mordekaiser? Saudades da época que o Yasuo era motivo de medo, mas fácil de ser stompado. Eu nem bania isso, adorava jogar contra, era free-win.

Tropa

Vocês falam de expor fraquezas, mas a cada patch que passa, vcs aplicam uma alteração num campeão que ao invés de balancear acabam por matar um campeão.

Deixa bem claro que no fim das contas parece que vcs não conhecem ou realmente sabem o que acontece com o game de vcs.

Vou dar um exemplo:

Patch 9.2:

Kassadin
Armor decreased.

We're playing into Kassadin's anti-magic theme by opening up a weakness to physical-damage lane bullies.
Base Stats
BASE ARMOR 23.376 ⇒ 19
ARMOR GROWTH 3.2 ⇒ 2.8

Pergunto à vcs se acham que o Kassadin é realmente um "anti-magic" com o Kit que tem altualmente? E vou ainda mais longe já não é fácil jogar a fase de rotas e se estiver contra um AD é ainda mais difícil. O que faz vcs pensarem que reduzir a armadura dele é uma boa coisa sendo que a passiva dele não tem grande efetividade nem mesmo contra magos?

A impressão que dá é que vcs sentem medo ou simplesmente não conseguem desenvolver um meio de balancear campeões com mecânicas únicas então vcs simplesmente tiram, pq já capitalizaram o suficiente. Vocês perdem a mão e sabem disso e largam os campeões de lado durante meses à fio. Azir é um exemplo bem claro disso, que até então até dava pra jogar mas hoje em dia, vc não vê nem em normal game.

Quer um Kassadin "Anti-magic" pq não devolve o "Mana Steal" (que era uma mecânica incrível) ou um Silence de 1 segundo que abre uma janela pra vc ou seu time contra atacar um hard engage do time inimigo?

Uma pena essa atitude da Riot, não jogo faz muito tempo, aprendi todas as lanes mas me atrai pelo mid onde joguei de Riven e Akali, acabei me tornando main de Akali e sim ela é bem fraquinha, ainda mais contra magos, ou você cresce no começo do jogo e se torna forte ou você passa o resto da partida sem ter espaço, com o passar do tempo fui ganhando habilidade e adquirindo táticas, apesar da maior parte das partidas ficar positivo, sempre que há inimigos que se comunicam bem eu sofro um pouco e até fico algumas partidas negativo, tentarei o máximo continuar jogando de Akali apesar de ser bem complicado agora mas é uma personagem que eu tenho carinho e me apresentou para este jogo, eu investi nela tanto em skins quanto em treinamento (Dias inteiros para conseguir maestria e melhorar sempre!). Agora basta esperar o que vai acontecer, não espero nada de bom mas é o que temos por agora..-    ''Eu vou traçar meu própio caminho.'' - Akali

Tropa

Pega leve aí Man: Sinal de Sterak, Mandíbula de Malmortius, Dançarina Fantasma = dão o mesmo passivo (ou seja, não se acumulam). Tá falando muito asneira. Faça uma análise antes.
Tropa

Cara a riot e muito engraçada, ela nunca vai nos campeões que precisa de nerf tipo teemo, illaoi e outros campeões que deveria ser nerfados mas nunca vão neles.
Aronguejo

eu nao jogo da kassadin mas tirar o silence dele é a mesma coisa q tirar o charm da ahri, ele tem até uma fala que fala do seu silence. ja mataram a irelia pqp riot q merda de empresa, vende o lol pra valve por favor, cada semana o jogo muda totalmente
Tropa

Cliente atual

Rito gomes, o novo cliente e magnifico e inprecionante com seus detalhes, mas se torna muito ruim por causa de seus inumeros bugs de perda de pacotes ficando quase imposivel de jogar sem ter um bug de conecçao. por favor arrume nosso clinte para que essebugs possam ser menos vistos pela comunidade do lolzinho.  Smiley Happy

Tropa

n

Real, foi o que fizeram com a Irelia. Deram Rework e apresentaram um personagem magnifico com kilos de Mecânicas e para balancear e deixar no nível dos outros personagem tiveram que tirar boa parte da mecânica da mesma. No caso da Irelia não mataram o Champ mas tiraram a mecânica e deram dano para ela. . . ¬¬'
Espero que quando resolveram melhorar a mecânica de todo o lol ele tragam todo o Kit da Irelia de volta.
Aronguejo

So queria saber quando vcs vão tomar vergonha na cara e tirar a porcaria do conquistador do jogo, serio e ridículo jogar com tank e tomar 3k de dano verdadeiro de um bruiser que tem 0 de dano verdadeiro em seu kit por causa dessa merda de runa. E por falar de campeões sem fraquezas que tal darem uma olhada em campeões como jax e riven graças ao novo item eles ficam sem cd, graças sterak ficam imortais e graças ao conquistador podem cagar em tanks sem fazer um item anti-tank. Porque esses bonecos podem literalmente fazer 1v9 todo maldito jogo que ficarem na frente.
Highlighted

Tem um campeão que você estão esquecendo não acha? Yasuo já não é boneco fácil de lidar na solo. com esse buff nos itens de critico, especificamente na Dançarina Fantasma, que agora da ainda mais um atributo de defesa pra ele, sem falar na passiva do escudo, na mobilidade, com a ultimate que o deixa ivulnerável juntando com algum outro item de defesa, uma junção de muito danos críticos com vários benefícios defensivos, ta meio na cara que isso vai dar problema

a equipe de balanceamento da Riot usa crack, não é possível
os caras tem uma mania que me mata de ódio de nerfar um campeão por causa do competitivo, de um servidor especifico(na maioria das vezes o coreano) ou por ser muito selecionado, isso é ridículo, por causa de 1 grupo especifico vamos tornar um campeão mais fraco pra todo mundo
Aronguejo

hm, ''Fraquezas'' Irelia tinha um kit único muito bem feito como fervor Iôniano dar dano adicional em escudo, passar na parede de laminas e ser punidos por isso.. A irelia atual ta igualzinha a antiga tomando nerf atrás de nerf, acho que já foi nerfada mais de 8 vezes, vocês vão matando o campeão aos poucos... Eu não jogo de irelia nem jogo no top mas, ta exagerado isso ai