cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Farmar ou não farmar? A polêmica do farm de suportes.

Highlighted

Farmar ou não farmar? A polêmica do farm de suportes.

Como mencionei no meu primeiro artigo (https://forum.br.leagueoflegends.com/t5/Novos-Jogadores/Suportes-um-artigo-de-revis%C3%A3o/td-p/3600...) há quatro tipos de campeões de suporte no LoL:

*Totalmente Ofensivos: Morgana, Miss Fortune, Leona, Elise, Veigar, Karma, Zoe, Blitzcrank, Amumu, Brand, Tahm Kench, Fiddlesticks, Thresh.

*Ofensivos: Lulu, Jana, Lux, Braum, Ivern, Bardo.

*Defensivos: Soraka, Nami, Sona.

*Totalmente Defensivos: Taric, Rakan, Sona (pode ser adaptada à defensiva total).

E agora? Suporte deve ou não farmar junto ao adc? Será que o suporte atrapalha tanto assim farmando ao lado do seu compaheiro ADC? A resposta é: depende de qual desses quatro tipos de campeões está te prestando o suporte. Ao contrário do que muita gente pensa, exceto para suportes totalmente defensivos, o farm para os suportes é obrigatório.

Vamos tomar dois exemplos: Lulu, Soraka. A primeira, é um suporte ofensivo, dá escudo, dano e vdm ao parceiro, mas não dá cura. A segunda, está exatamente no limbo entre ofensividade e defensiva. Não permitir que uma Lulu farme, por exemplo, é praticamente bani-la da partida, uma vez que ela também necessita de itens e de subida rápida de nível, para combar ofensivamente com o adc na investida de inimigos + jungler por parte da equipe adversária. Já no caso da Soraka, se não permitirem o farm dela, seria usar apenas 1/3 da capacidade dessa campeã que pode ser magnífica, combinando skils eficazes de cura, com uma ofensividade boa o bastante para fazer inimigos "espaçosos" darem uma bela recuada, varrendo rapidamente abelhudos da sua bot. Sem contar, que campeãs meio-termo, como Soraka, Nami, podem ser excelentes guardiãs de lane quando o ADC tem que dar aquela famosa upada nos seus itens e não dá para deixar a lane sozinha, pois os adversários são muito ofensivos e tendem a avançar rápido e uma excelente vigilante de barão, intimidando a equipe adversária  e dando tempo de reação à própria equipe no caso de uma investida da equipe rival. Mas esse tipo de campeão de suporte só pode abraçar essas funções quando possui um PdA considerável, uma build adequada a fortalecer tanto skins defensivas quanto ofensivas, o que não é possível obter com apenas um farmador no time. Maspara quem ainda insiste no receio de que suporte farmando mais atrapalham do que ajudam:

1º) A bot é uma criança: é bem dizer, a rota mais longa da summoner's rift. O que não faltarão, são tropas para tudo que é lado, e principalmente, inimigos para tentarem fedar a dupla, a não ser que essa dupla esteja forte e minimamente ofensiva para fedá-los primeiro.

2º) O dano de um ADC sempre será maior do que o de um suporte, sobretudo, no que diz respeito às suas habilidades básicas. Logo, é muito pouco provável que o suporte (ao menos que se trate de um mago adaptado ao suporte ofensivo, como a morgana) irá farmar mais do que o ADC a ponto de prejudicá-lo.

3º) Um campeão de suportemesmo ofensivodeve evitar expor-se o máximo possível, afinal, ele é o ás na manga do ADC. Logo, por mais que farme, um campeão de suporte sempre farmará de uma maneira mais cautelosa e modesta que o adc, sempre acompanhando esse e jamais indo para a linha de frente.

4º) Divisão efizaz de tarefas: curas e escudos são fundamentais para o ADC, ou seja, o tesoureiro da equipe conseguir realizar seu trabalho mais rápido. Mas um bônus de dano a mais na hora de enfrentar subitamente 3 ou mais campeões ou avançar depressa a lane, pode fazer toda a diferença, afinal, alguém aqui por favor me diga que nunca viu partidas em que havia 2 ADCs farmando juntos na bot e a respectiva equipe saiu vitoriosa. Sabemos muito bem que isso não é raro de acontecer.

5º) Preocupação a menos para o Jungler, que já carrega nas costas responsabilidades o bastante para ter que pagar de babá constantemente de uma lane específica.

Mas para quem não está convencido e quer colocar cabresto no seu suporte, não faça a burrada de jogar com um suporte ainda que moderadamente ofensivo. Se o Adc é um cara tão inseguro assim quanto à quantidade de farm, deve jogar com um suporte totalmente defensivo, que além de ser um reservatório de vida, será uma fonte de barreiras eficazes contra danos desferidos pelo inimigo. Mas o Farm, bem como a defesa de ambos, e a proteção das torres ficará nas costas apenas do ADC, uma vez que o suporte totalmente defensivo depende completamente do seu ADC para a sua defesa e portanto JAMAIS deve ser deixado sozinho numa lane, ainda que brevemente. 
      Há poucos casos de ADCs (corki), Xayah, que exigem suportes totalmente defensivos, pois eles dão um dano violento, em contrapartida, carecem de vida e resistência a dano. E isso, muito, mais muito mais fácil que gastar ouro resgatando esses atributos numa build, é mais fácil valer-se dos valorosos préstimos de um suporte totalmente defensivo. Um ADC violento e um suporte totalmente defensivo podem fazer uma dupla do barulho dentro de uma partida, mas cabe lembrar que é necessário perfeita sincronia e uma interação muito eficaz entre ADC e Suporte. Para isso, recomenda-se o treinamento da pessoa que exercerá a função de suporte, uma vez que a jogabilidade defensiva não é fácil. Nem pense em colocar um iniciante para assumir a função de suporte totalmente defensivo. 

19 RESPOSTAS
Highlighted

Re: Farmar ou não farmar? A polêmica do farm de suportes.

Rakan totalmente defensivo? Alô? Parei de ler depois disso.
"Noxus não sofre de covardia" Sion.
Highlighted
Dragão

O suporte farma por meio dos itens iniciais de sup. A itemização dos suportes é mais barata, não tem necessidade de pegar os farms da lane.

A média de farm de uma Nami desafiante, por exemplo, é 0.4 por minuto (que são os minions que ninguém iria pegar/pegos acidentalmente). Zyra, que é um suporte ofensivo, tem a média de 1.3 - porque as skills dela são de dano em área e não é possível controlar as plantas para não darem last hit. Mas ainda assim, é uma média muito baixa, pois essa não é a principal forma de adquirir gold com suportes.

Highlighted
Aronguejo

Ou seja, você está dizendo que todos os profissionais que jogam e ESTUDAM o jogo há 7, 8 anos estão errados e você está certo? xD
Highlighted

Em primeiro lugar, essa é a MINHA OPINIÃO, minha interpretação do jogo, como quem estuda a Bíblia e faz a sua interpretação. Jamais obriguei ninguém a concordar comigo.

Highlighted

Cara só de você falar "Rakan totalmente defensivo" é notável que sua opinião deve estar turva e com alguns problemas.
"Noxus não sofre de covardia" Sion.
Highlighted

DMSionForFun, eu estava falando de suportes, não de tanques. A maioria joga na defensiva total com o Rakan, pois é muito difícil saber usar a ofensiva dele. De 12 pessoas que já vi aparecer nas minhas partidas, apenas 1 eu vi dominar a jogabilidade agressiva do Rakan, e claro, fazer enorme diferença na partida...

Highlighted

Quando tenho certeza que o ADC não pode pegar, eu farmo. Não existe problema.

Highlighted

Tambem pode fazer isso na primeira rotação de minions, alguns adcs nao conseguem farmar os 3 primeiros, se voce estiver de zyra ou brand pode farmar os 3 antes que morram, tambem serve para um grupo de minions na torre, se o seu adc estiver sem mana e estiver multiplos morrendo, pode farmar o que ele não esta atacando, emfim.. pequenos detalhes que se aprendem com o tempo.

Highlighted
Tropa

Sup farma sim, mas somente para completar o item de ward, outras situações são para quando o adc volta a base e voce precisa empurrar a lane para proteger a torre ou para fazer com o que o time inimigo perca farme quando voltar a base.
Tudo é situacional, Sup só não farma na presença do ADC ou quando o mesmo ja esta chegando na lane e vai conseguir empurrar a lane de volta. A ideologia de que sup nao farma ja devia ter sido corrigida, quando estou com algum ADC que me pinga por farmar em algum desses casos que citei, ja vejo que tem cabeça de pombo e nao sabe a mec do jogo corretamente. Quando existe a necessidade do sup retornar a base para fechar algum item, tambem é possivel que ele precise farmar tambem. Rakan pode jogar na defensiva mas é muito improvavel pois dois dos seus combos RW e EWE são iniciadores. o desengagem do RW é morte quase certa para o rakan em uma TF se o time inimigo estiver junto. Pra jogar na defensiva com ele precisa ter uma boa precisão e focar no Q e um jungle iniciador. Hoje em dia nao compensa ter um sup defensivo se teu JG e ADC nao forem confiaveis.

Highlighted

nami defensiva, rakan totalmente defensivo kkkkkkkkkkkk
Highlighted
Arauto

Só errou em uma coisa:
a Xayah é um dos adcs com mais resistencia base e atributos defensivos do jogo, ela só é fraca no começo do jogo mas destroi no final do jogo
Tem que lembrar tambem que no mid late game não é muito bom adc e suporte ficarem grudados farmando
Porque? Se o adc adversario tomou stomp mas ta farmando solo, ele ultrapassa voces sem problemas
isso sem contar os levels das outras lanes por conta de divisão de xp
Highlighted
Arauto

A prioridade do farm sempre será do carry. Suporte farma na impossibilidade do mesmo de pegar.
E sim, suporte que farma atrapalha mais do que ajuda.
Highlighted
Arauto

Mano tem sup que tem mania de ficar batendo nos minions,...

Mano tem sup que tem mania de ficar batendo nos minions, isso atrapalha demais o ritmo do farm.
Sem falar que isso impede o adc de controlar a wave de acordo com a necessidade.
Tem suporte que faz isso e se tu reclamar ele ainda teima, em todos os elos
Highlighted

Pior que fiz a mesma coisa kkkk

comigo fazendo singed sup o que eu tenho a dizer é tem muito campeão melhor que singed pra ser sup mais singed é muito divertido .
Highlighted
Tropa

Mas mesmo quando o sup farma quando o ADC está impossibilitado de controlar a wave ou em outra lane em alguma jogada, sempre vem alguem reclamar no final da partida, principalmente os tiltados que se perdem o game mandam a frase "Nossa tambem..olha o sup la com mais farm que o ADC"

Continuo com minha afirmação de que sup farma sim.

1° - Precisa fazer o objetivo do item de utilitade dele

2° - Na ausencia do ADC, precisa controlar a wave e segurar a lane muitas vezes

3° - Normalmente só rouba farm em algum engage ou gank do JG.

4° - Quando o ADC é mais devagar no farm do que o inimigo, o sup pode ajudar a controlar a wave sem roubar farm, apenas precisa ter um bom sincronismo com o ADC de preferencia DUO com TS/Discordd. geralmente o sup usa 1x a habilidade nos magos da wave só pra ajudar a terminar o farm mais rapido da wave sem perde-los pra torre.

ADC que não sabe essas regras, não conhece sua lane e nao sabe aproveitar as utilidades do seu Sup.

Abs !

Highlighted
Arauto

O problema é que tem suportes que são teimosos e ficam dando AA na wave mesmo sem stack do Relicário(principalmente Autofills), ou coisa do tipo, e isso atrapalha o ritmo de alguns adcs, vai da preferência de cada adc, que tem um estilo de jogo diferente.

Tem jogo que eu presciso ficar pingando no suporte pra ele parar de bater porquê normalmente eles fazem de um jeito que tenho que lidar com 2, ou até 4 last hits ao mesmo tempo, ferrando o farm.

Acho que só é obrigatório mesmo ficar dando AA quando for pra ajudar a dar last hit nos Caster Minions quando estiver farmando em baixo da torre( Aquela regra de dar 1 AA antes do hit da torre, pra poder dar o last hit logo depois no Caster Minion)

Sério você não sabe o quanto isso incomoda, tu tá lá farmando, tomando todo cuidado do mundo, e o suporte ao inves de zonear, fica ali dando AA, acelerando a morte dos minions e atrapalhando seu ritmo sem motivo nenhum.

Agora se for pra puxar o mais rapido possivel até a torre(após matar o laner principalmente), aí nem é presciso pedir pra bater no minion né?

Eu por exemplo, maioria das vezes gosto da wave no meio da lane, ou recuada,(salvo algumas exceções como quando estou contra Vayne, Kaisa, MF, etc)

Highlighted

Eu sempre peço pro meu sup farmar a wave de minions se a outra bot lane avançar demais,  é melhor perder um pouco de farm do que a torre

Highlighted

Re: Mano tem sup que tem mania de ficar batendo nos minions,...

pior que já passei por isso, quando comecei de sup eu não tinha noção de que não podia farmar e incrivelmente ninguém nunca reclamou disso cmg, fiquei sabendo por amigos que jogam. Mas quando se está de adc e isso acontece é agoniante