cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Entenda porque o novo meta (sem meta) salvou o lol!

Entenda porque o novo meta (sem meta) salvou o lol!

Eae galera! tudo bem!

Hoje vamos falar sobre o que estava acontecendo e porque a riot resolveu nerfar os atiradores para colocar outras classes de campeões no bot.

 

1. Os atiradores foram a classe mais roubada de campeões por 6 anos seguidos, e ate pouco tempo atrás essa situação atingiu seu ápice e todo mundo estava reclamando que a Bot lane estava decidindo o jogo. Os atiradores foram a classe mais privilegiada do jogo por mais tempo, e nos jogos competitivos isso ficava muito claro, o atirador que morria primeiro na TF levava a derrota para o time. Todo jogo sempre tinha que ter um atirador, única classe de campeões com 100% de participação nos jogos. E eles tinham uma lane garantida só para eles. Se isso não é ser a classe mais privilegiada do Lol, eu não sei o que é. É claro que vai vim os mains atiradores reclamando porque perdeu seus privilégios. Mas quem joga no top, mid e jg gostaram da atualização porque agora todas as rotas vão poder carregar o jogo, o que é super justo.

 

2. Sempre vai vim gente dizendo que o Lol esta morrendo. Desde a atualização dos dragões elementais começou a aparecer (talvez ate antes disso) gente vindo dizer que o Lol estava acabando por isso ou aquilo, ate quando eram atualizações boas, e a maioria dos jogadores que reclamavam no fórum hoje admite que aquilo era sim uma atualização boa. Isso mostra que as pessoas não gostam de ter que reaprender o jogo no momento da atualização, mas que depois que passa um tempo acabam gostando. Se a riot tivesse parado as atualizações por causa disso o jogo já teria acabado faz muito tempo. 

 

3. As pessoas sempre vão reclamar porque sua classe ou seu campeão estão fracos, e sempre vão ameaçar sair do Lol. Praticamente todas as classes já tiveram um período que estiveram fracos e se todo mundo que ameaçasse sair do lol por causa disso tivessem realmente saído o jogo já teria acabado faz muito tempo. Além disso, pela primeira vez em 6 anos os atiradores ficaram fracos, então os mains atiradores estão finalmente passando no momento o que todo mundo já passou antes. E o jogo não morreu por isso, assim como não vai morrer agora. Além disso os Youtubers vão sempre se aproveitar para colocar títulos sensacionalistas de que o Lol morreu ou vai morrer, tudo apenas par atrair visualização (ja vi youtuber admitindo isso).

 

4. As pessoas finalmente estão  entendendo que o Lol tem 141 campeões. Do que adianta ter todos esses campeões se sempre apenas 25 campeões estão fortes? 5 Campeões por lane, esse sempre foi o meta, ninguem poderia pegar um campeão fora do meta sem diminuir drasticamente sua chance de ganhar uma partida rankeada. Isso se via claramente no competitivo, todo mundo já sabia que campeões iam ser banidos e quais iam ser pickados. Não havia quase nenhuma variedade no meta e os jogos estavam entediantes e previsíveis de se assistir. Sempre a mesma composição. Quantas vezes os apresentadores falaram que ganhava o time que ler melhor o meta? A criatividade e inteligência nos picks não existia, qualquer pessoas pode pesquisar e descobrir os campeões mais fortes do momento. Hoje em dia a criatividade e inteligencia nos picks nunca foi tão valorizada, principalmente para substituir os atiradores. Nunca houve tanta variedade de picks como há hoje e isso é ótimo, as pessoas estão podendo pegar seu campeão favorito e podendo vazê-los funcionar. E isso é ótimo, não para um jogador ou outro, mas para os jogadores em geral. Lembram-se como era divertido asstir o jogos da Marines no mundial passado? agora todo jogo tem que um pouco da diversão que era os jogos da Marines.

 

5. Sempre as pessoas vai sentir mais necessidade de aparecer no fórum para reclamar do que para elogiar. A galera que esta incomodada com alguma coisa quase sempre vai vim aqui reclamar (o pessoal que frequenta o fórum) e o pessoal que esta gostando quase nunca vai vim aqui falar bem (porque não vai sentir tanta necessidade de vim aqui e vai estar ocupado jogando). Isso é psicologia, as pessoas sempre vão se moverem mais para reclamar do que para falar bem. Isso explica porque sempre vai ter muito mais gente no fórum reclamando, o que faz parecer que a maioria não gostou da atualização. Mas eu repito aqui, a maioria que joga em outras lanes gostou sim porque agora todas as rotas tem chances mais semelhantes de carregar o jogo.

 

6. Uma boa parte dos pró-players não gostaram porque a vida deles ficou mais difícil. Antes só precisava treinar com o que estava forte (uns 5 campeões por lane). Hoje não existe mais isso. A variedade de picks está muito alta, fazendo que eles tenham que treinar com bem mais campeões e isso é otimo. A variedade de estratégias diferentes está muito alta, a imprevisibilidade de picks está muito alta. Hoje vence o time que for mais criativo para montar a melhor estratégia e pegar seu time inimigo desprevinido, e não o time que "ler melhor o meta". Vai vim gente dizendo que isso é anticompetitivo, mas não é. Um jogo complexo e com 141 campeões como o LOL tem que precisar sim de inteligencia e criatividade para vencer. E é claro que aquele time que só queria  fazer o feijão com arroz de treinar só com os campeões do meta vai reclamar. Vamos finalmente poder ver e recompensar o time mais inteligente e criativo, valores muito mais justos do que o time que "treinar melhor o meta".

 

7. Isso porque sou main mago na mid lane (main ziggs) e eles estão bem fracos atualmente, mas não estou aqui reclamando. E sim, a atualização foi boa para a maioria dos jogadores, mas a minoria prejudicada sempre vai reclamar muito e olhar só para sí mesmo. O jogo esta sim mais divertido para a maioria dos jogadores.

 

 

 

 

121 RESPOSTAS
Lenda

Re: Entenda porque o novo meta (sem meta) salvou o lol!

Vamos la amigo, vamos debater de forma construtiva isso que você falou. Desde já digo que respeito sua opinião porém não concordo com alguns pontos.

 

1. Os atiradores estavam um ponto fora da curva sendo sempre escolhidos? concordo em partes, era preciso uma mudança que deixasse mais balanceado, mas não é nerfando todo seus stats bases e deixando-os praticamente fora do jogo que se resolve isso, não se resolve problemas tirando do jogo uma classe, não sou main adc antes que fale. A verdade é que agora a maioria dos adcs não estão viáveis, olha o win rate dos adcs em sites como pro build e champion gg que você vê q eles não valem mais a pena serem pickados com raras exceções (EZ, Lucian, Kai'Sa). 

 

2. De fato a mudança no jogo é importante, porém a Riot faz mudanças drásticas sem pesquisar o que a comunidade quer pro jogo , mas as pessoas exageram ao falar que lol vai morrer. O que está acontecendo é uma migração de jogadores, streamers para outros jogos, alguns por insatisfação por onde o jogo está indo (claramente assassinos e lutadores estão com grande vantagem nesse patch), os magos foram nerfados, os junglers (alguns) foram nerfados com as mudanças na jungle, os adcs foram exageradamente nerfados, até acho q eles precisavam de um balanceamento, mas não é tirando eles do jogo que se resolve isso, e agora os suportes de peel estão sendo nerfados (até concordo com as mudanças dos escudos, só achei exageradamente drásticas), agora que os ADCS não estão viáveis mesmos, já eram fracos no inicio, pra chegar nos 3, 4 itens e fazer diferença no jogo será muito mais difícil visto que terão lutadores muito fortes no patch como Irelia, Camille, e assassinos poderoso como Talon, Zed, Fizz acabando com eles antes de chegar num ponto bom do jogo. Então a classe de dominante, está agora sumida das partidas.

 

3. Não é só os mains atiradores que estão reclamando, veja as pessoas que tenham argumentos válidos criticando em fóruns como NA , Reedit, veja o que os pro players e streamers estão falando, claramente a ampla maioria não gostou dessas mudanças. Por exemplo, segundo o Kami esté o patch mais **cogumelo do teemo** desde q ele começou a jogar, eu compartilho um pouco da opinião dele.

 

4.  A variedade no jogo pode ter mudado bastante, mas eu garanto pra vc que isso faz ser temporário, com o tempo as pessoas vão saber quais os champs estão mais fortes naquela posição e isso vai virar meta, um exemplo, no CBLOL agora todo mundo pega Yasuo, Mordekaiser, Talliyah, ou bane. Isso vai virar regra em alguns casos, é só questão de tempo.

 

5. Concordo. Mas reclamar faz parte, desde que a crítica seja construtiva para melhorar o jogo.

 

6. Nesse ponto eu não concordo muito bem, o jogo para ser estratégico não precisa virar uma bagunça. Agora pensa no seguinte, não só os pro, como jogadores que dedicaram muito tempo em uma lane, com alguns campeões, estão sendo obrigados a se adaptar, até ai concordo, mas e o tempo q ele usou pra aprender aqueles adcs por exemplo, vão ser jogados no **cogumelo do teemo**? ADC em sua ampla maioria não estão mais viáveis, pode olhar os win ratios deles. É o que eu disse antes, você não precisa destruir uma classe pra ter variedade no jogo, tem q ter o meio termo, o balanceamento.

 

7. Sou main suporte (não gosto dos suportes de escudo, jogo de Thresh e Morgana), mas não concordo com os nerfs tão pesados assim tanto nos magos, como nos suportes de peel, como nos adcs, é preciso um equilibrio, um balanceamento, não deixá-los mais fracos e pronto resolvido. No mid agora os maiores win ratios são de personagens como Talon, Zed, Irelia. E os assassinos e lutadores não precisam de um nerf tbm? pq eles tem q dominar o jogo agora?

 

Então humildemente essa é minha opinião, o jogo não está "divertido" assim para tantos jogadores como você pensa. 

 

  

 

Arauto

Re: Entenda porque o novo meta (sem meta) salvou o lol!

Sem meta coisa nenhuma, esse meta foi bem forçado por parte da Riot e só sendo cego não consegue ver. A muitos meses eu engoli calado diversos nerfs na rota até a Riot dar o golpe final nos atiradores no 8.11.
E se vocês acham que eles se arrependem... bom, achou errado. Mais itens para bruisers no 8.12, nerf no peel lul

Re: Entenda porque o novo meta (sem meta) salvou o lol!

Concordo bastante, não sei por que reclamam tanto desse padrão de atirador na botlane... nunca tinha jogado partidas tão divertidas assim desde a s3.
aí vem gente reclamar de adc fraco mas tava lá caitlyn e jinx matando geral com 3 críticos enquanto a comp full protetora tornava impossível algum m champion de chegar em tal ad
Aronguejo

Re: Entenda porque o novo meta (sem meta) salvou o lol!

Não vou responder na íntegra, olha, discordo com praticamente todos os tópicos que você citou. Enfim, as pessoas tem que entender que o jogo é em equipe, as pessoas querem que uma só classe faça o que as todas tem que fazer juntas, entendeu? Um tank não pode dar dano, um ADC não pode tankar, um lutador não pode explodir alguém em um curto tempo, assim como não pode morrer em tão pouco tempo também, suportes tem que fazer o que suportes tem que fazer (muitas ramificações, não vou exemplificar) e por fim, um assassino também tem suas várias limitações (único alvo, entrou, matou um, e acabou, enfim). É óbvio que os holofotes tem de ser para alguém, é como uma banda, geralmente, salvo raros casos, (Slash, risos) o cantor é quem fala pela equipe e toma a fama para si, não tem como evitar, porém, se o guitarrista falta, não é a mesma coisa, se o baixista falta, mesma coisa, batera? Pior ainda, o carinha que cuida da parte técnica do show? Vish. Assim como na banda, o atirador é o cantor, a pessoa que tem que "fazer acontecer" percebe que algumas das mudanças da Riot anteriormente criticadas foram justamente para deixar uma classe fazendo tudo? Mais vida para assassinos, suportes de dano entrando na bot Lane, mais dano para tankers, não vou continuar com isso para não me perder e fazer você se perder, espero que tenha entendido.
2- escroto, dificilmente lol vai morrer, pode chegar perto, mas não
3- é fato, pessoas realmente pararam de jogar com essa atualização, assim como já foi a um tempo com magos no bot, quando assassinos estavam estupidamente fortes, quando tanques solavam ADC brincando, enfim, não foi a primeira vez que a gente viu o perigo não, Bro.
4- e acho que a pior. Mano, só não faz sentido. A Riot não "permitiu" que bruisers adentrassem no bot, ela EXCLUIU a metade dos adc's mano, você consegue entender isso? Pensa no seu caso, a rota do meio. O plano é eles infiltrar tankers nessa rota e para isso, a Riot decide nerfar por completo todos os magos e demais usuários viáveis nessa rota, entende o problema que isso causa mano? Entende?
5- E sério, nunca achei que a bot Lane tinha tanta força assim, se no máximo 3 pessoas gastarem seus conjuntos de habilidades em um ADC eu digo com certeza que ele não sairia vivo, contrário de uma Riven, uma irelia, uma Fiora, enfim, tem que equilibrar a balança, só falar mal é muito fácil.
6- como assim mais difícil mano KKKK abriu muito mais variedades para eles, tirou-os da rotina de sempre jogar com os mesmos campeões, mesmas builds, mesmos estilos de jogos, enfim, enjoava, pessoas cansavam de assistir. Os caras investem o dia deles nisso, acha que não vai dar mais motivação para eles também? Claro que tem o fator treino, mas é algo que com certeza eles gostariam para sair da rotina se, óbvio, estivesse devidamente balanceado.
Ainda disse que não ia ficar longo, enfim
Highlighted

Re: Entenda porque o novo meta (sem meta) salvou o lol!

Vocês todos falam como se a bot lane fosse feita exclusivamente para apenas atiradores... já que quer tanto jogar de ad peguem sua ka sa balanceada e vão mid fazer já que tá tão ruim assim.
Aronguejo

Re: Entenda porque o novo meta (sem meta) salvou o lol!


@Draicker wrote:

Vamos la amigo, vamos debater de forma construtiva isso que você falou. Desde já digo que respeito sua opinião porém não concordo com alguns pontos.

 

1. Os atiradores estavam um ponto fora da curva sendo sempre escolhidos? concordo em partes, era preciso uma mudança que deixasse mais balanceado, mas não é nerfando todo seus stats bases e deixando-os praticamente fora do jogo que se resolve isso, não se resolve problemas tirando do jogo uma classe, não sou main adc antes que fale. A verdade é que agora a maioria dos adcs não estão viáveis, olha o win rate dos adcs em sites como pro build e champion gg que você vê q eles não valem mais a pena serem pickados com raras exceções (EZ, Lucian, Kai'Sa). 

 

2. De fato a mudança no jogo é importante, porém a Riot faz mudanças drásticas sem pesquisar o que a comunidade quer pro jogo , mas as pessoas exageram ao falar que lol vai morrer. O que está acontecendo é uma migração de jogadores, streamers para outros jogos, alguns por insatisfação por onde o jogo está indo (claramente assassinos e lutadores estão com grande vantagem nesse patch), os magos foram nerfados, os junglers (alguns) foram nerfados com as mudanças na jungle, os adcs foram exageradamente nerfados, até acho q eles precisavam de um balanceamento, mas não é tirando eles do jogo que se resolve isso, e agora os suportes de peel estão sendo nerfados (até concordo com as mudanças dos escudos, só achei exageradamente drásticas), agora que os ADCS não estão viáveis mesmos, já eram fracos no inicio, pra chegar nos 3, 4 itens e fazer diferença no jogo será muito mais difícil visto que terão lutadores muito fortes no patch como Irelia, Camille, e assassinos poderoso como Talon, Zed, Fizz acabando com eles antes de chegar num ponto bom do jogo. Então a classe de dominante, está agora sumida das partidas.

 

3. Não é só os mains atiradores que estão reclamando, veja as pessoas que tenham argumentos válidos criticando em fóruns como NA , Reedit, veja o que os pro players e streamers estão falando, claramente a ampla maioria não gostou dessas mudanças. Por exemplo, segundo o Kami esté o patch mais **cogumelo do teemo** desde q ele começou a jogar, eu compartilho um pouco da opinião dele.

 

4.  A variedade no jogo pode ter mudado bastante, mas eu garanto pra vc que isso faz ser temporário, com o tempo as pessoas vão saber quais os champs estão mais fortes naquela posição e isso vai virar meta, um exemplo, no CBLOL agora todo mundo pega Yasuo, Mordekaiser, Talliyah, ou bane. Isso vai virar regra em alguns casos, é só questão de tempo.

 

5. Concordo. Mas reclamar faz parte, desde que a crítica seja construtiva para melhorar o jogo.

 

6. Nesse ponto eu não concordo muito bem, o jogo para ser estratégico não precisa virar uma bagunça. Agora pensa no seguinte, não só os pro, como jogadores que dedicaram muito tempo em uma lane, com alguns campeões, estão sendo obrigados a se adaptar, até ai concordo, mas e o tempo q ele usou pra aprender aqueles adcs por exemplo, vão ser jogados no **cogumelo do teemo**? ADC em sua ampla maioria não estão mais viáveis, pode olhar os win ratios deles. É o que eu disse antes, você não precisa destruir uma classe pra ter variedade no jogo, tem q ter o meio termo, o balanceamento.

 

7. Sou main suporte (não gosto dos suportes de escudo, jogo de Thresh e Morgana), mas não concordo com os nerfs tão pesados assim tanto nos magos, como nos suportes de peel, como nos adcs, é preciso um equilibrio, um balanceamento, não deixá-los mais fracos e pronto resolvido. No mid agora os maiores win ratios são de personagens como Talon, Zed, Irelia. E os assassinos e lutadores não precisam de um nerf tbm? pq eles tem q dominar o jogo agora?

 

Então humildemente essa é minha opinião, o jogo não está "divertido" assim para tantos jogadores como você pensa. 


Hmm...

1. Eu preferia que tivessem mudado o jeito como crit funciona.

Acho que não faz muito sentido isso de "se crit tá bom, joga de crit; se crit tá ruim, joga de Lethality".

 

2. A comunidade não sabe o que quer. Não tem porque não mudar o jogo por causa disso, apesar de ser exatamente o que a Riot vem fazendo (mudança de recompensa de killing spree, recompensa da torre etc.).

Absolutamente ninguém é imparcial, todo mundo iria querer puxar o jogo pra si pra buffar seu champion.

Fortnite é hype, só ver quando lançou o Realm Royale que todo mundo seguiu. Duvido que esse jogo continue relevante daqui a um ano.

Eu nunca achei que shield deveria durar mais que 3 segundos. Sempre achei que a diferença entre heal (HP permanente) e shield (HP temporário) não estava muito clara com boneco de 6s de shield.

E os ADCs de Rageblade ainda estão viáveis.

 

3. Eu vejo argumentos dos dois lados no Reddit.

Sem ignorar evidência só porque vai contra sua opinião.

 

4. Não acho que isso tenha a ver com o jogo em si, e sim com a falta de vontade de inovar dos pros.

 

6. Basicamente o que eu disse no 1 se repete.

 

7. Isso aí simplesmente não é verdade. Eu acabei de puxar isso aqui do Lolalytics. 

Do Plat+, durante o 8.11 todo.

Dei highlight nos com menos 1% de pick rate porque sem muito jogo fica duvidoso avaliar, e peguei até o top 10 de WR com pick rate de 1% pra cima.

Conta comigo: ASol, Taliyah, Zilean, Morgana, Lux, Anivia, Twisted Fate. 

São 7 champions. Mais do que a metade.

Essa narrativa de "mid só tem assassino! magos morreram!" é bem desconectada da realidade.

Irelia e Talon merecem nerfs, mas não é como se tivessem dominando tudo.

Tropa

Re: Entenda porque o novo meta (sem meta) salvou o lol!

@DarkNightmar3

Você criou outro tópico pra mesma discussão?

 

Entenda porque essa atualização e as outras anteriores estão matando o lol!

 

1. Atiradores nunca foram roubados, sua fraqueza sempre foi muito aparente, um passo sozinho ou em falso na tf e ele está morto. O que acontece é que buffaram os suportes e tanques, então eles conseguiam proteger melhor os atiradores, dando impressão que atiradores eram roubados, como classe nunca foram. Parabéns! Você aprendeu o básico da lógica do jogo, os atiradores são os carregadores e portanto seu time tem uma enorme desvantagem se ele morrer, e obviamente você precisa de um no time, pelo menos precisava quando o jogo fazia sentido. Pra evitar falsos argumentos que não levam a nada, deixo claro que não jogo de ADC, jogo principalmente de mago na midlane. e como tal odiei todas essas atualizações.

 

2. Você tem razão, mas dessa vez há indícios de queda do número de jogadores e desinteresse por boa parte dos mesmos.

 

3. Não vou explicar de novo pra você, como já fiz no outro tópico, que o problema é as classes perderem sua função.

 

4. Não tô vendo essa diversidade toda aí não. Aliás, só mudou os campeões mas ainda está muito restrito o número de campeões viáveis. Você como midlaner deve perceber muito bem isso, ou pelo menos deveria. Pura ilusão achar que tá tendo variedade nos picks quando mesmo no CBLOL Irelia foi pick ou ban todas partidas com praticamente os mesmos campeões. Nas queues da vida não só tem pouca variedade comos muitos estão inviáveis.

 

5. Em 5 anos de LOL, nunca apareci no fórum pra reclamar, seu argumento se baseia em achismo e tenta invalidar o posicionamento de outras pessoas sem base alguma.

 

6. Sim, porque você entende mais do jogo que os proplayers que vivem pra isso e estão no ramo há anos.

 

7. Quero ver essa diversão toda quando tiver que esperar 10 minutos pra achar jogador e a partida durar 15.

Re: Entenda porque o novo meta (sem meta) salvou o lol!

Olha, eu to chorando aqui.
Fazia tempo que não lia um Textão no fórum com gosto, meus parabéns pra você.

O pessoal do fórum mais vem pra reclamar do que pra trocar ideias, INFELIZMENTE.

Eu sempre sonhei com um game onde podemos jogar do que realmente queremos. Mas LoL possui um meta forçado até em Normal Game. Onde era pra ser algo mais aliviado e agradável.

Eu espero que invistam muito no meta como está agora, e que os atiradores sejam como as outras classes, e não algo feito somente pra uma role em especifico. (Digo isso agora, mas n quero peitar eles no top com champ melee não :v )

O jogo está diferente, atrativo e melhor, divertido.
Para os mains ADC que não gostam, só digo o seguinte: Relaxem. A classe ADC n vai sumir do game, até pq a empresa n ganha nada com isso. Eles trarão um band-aid para a classe, e eles poderão fazer parte do jogo como todas as outras.

Aronguejo

Re: Entenda porque o novo meta (sem meta) salvou o lol!

SALVOU O SEU CY

Arauto

Re: Entenda porque o novo meta (sem meta) salvou o lol!

Salvou o lol... o champion.gg geralmente analisa de 12 a 14 milhões de rankeds por patch, e bom, acabou o patch e chegou em 10 milhões...
Acho eu que não salvou tanto assim se é que me entende...
Dragão

Re: Entenda porque o novo meta (sem meta) salvou o lol!

Atirador também antes dessas mudança tinha os item tudo barato, uma pechincha, uma statitik por exemplo por apenas 2600 enquanto um Cutelo Negro custa 3200 o que atrasa o jogo de quem é Lutador já que não consegue itens tão rápido como os atirador ^^ ' Por isso ele era dominante.
Arauto

Re: Entenda porque o novo meta (sem meta) salvou o lol!

estou BATENDO PALMAS na cara dos haters que so sabem reclamar. pq eu concordo e sempre foi isso

Arauto

Re: Entenda porque o novo meta (sem meta) salvou o lol!

 

so isso mesmo, n importa se tem Soraka TANK fuLL CRITICO DAndo penta no no comptitivo, oque importa e que queme main adc n vai simplesmente para de jogar adc... SAO VOCES QUE JOGAO O GAME! n e a RIOT GAMES, se VOCE QUER JOGAR DE ADC, JOGA ADC BUC*ET*, e para de reclamar pq pickaram ornn no outro lado!


Arauto

Re: Entenda porque o novo meta (sem meta) salvou o lol!

Discordo com boa parte.
Principalmente com as de ADC ser a classe mais forte do jogo, basicamente a função deles é dar dano físico constante mas com o grande risco de morrer rapidamente, o que faz dele um role quase que dependente, porque nãoi se vê tanto adcs em rotas solo? Por esse motivo, eu não gosto de jogar de ADC, mas ainda sim sei do papel importante que ele tinha no jogo.
Tirar alguns campeões do destaque é uma coisa, como aconteceu com o Ivern, Malzahar e muitos outros, mas tirar uma classe inteira?
Não, não ficou saudável e prejudicou os jogadores que gostam da rota.
Tiro por mim, tiraram os sups de peel do poder, mas tenho muitos outros a minha disposição que podem fazer um bom papel de suporte, proteger, dar engage e desengage mesmo sem shields;
Mas e a classe atiradora? Colocar Magos e Tanks no lugar? Nem os reworks de assasinos, dos proprios adcs e suportes fizeram com que tirasse o estilo de jogo, houve mudanças sim, mas não afetou a jogabilidade dos players que gosta daquele estilo.
Então eu acho que pode melhorar muito esse "meta".
Aronguejo

Re: Entenda porque o novo meta (sem meta) salvou o lol!

Quem não tá se acostumando são os jogadores ruins, porque os jogadores bons se adaptam ao meta, ao invés de jogar numa lane só. Falou tudo.
Dragão

Re: Entenda porque o novo meta (sem meta) salvou o lol!


@cavalca@  escreveu:
Quem não tá se acostumando são os jogadores ruins, porque os jogadores bons se adaptam ao meta, ao invés de jogar numa lane só. Falou tudo.

Na Koreia ninguém joga mas com ADC. NINGUÉM!

Hoje tivemos SKT jogando de Lulu na posição de atirador na 1 partida e Darius na posição de atirador na segunda partida. Olha isso! 

 

https://www.youtube.com/watch?v=-mpYzpDe73M

Re: Entenda porque o novo meta (sem meta) salvou o lol!


@ADelíCia@  escreveu:
Não vou responder na íntegra, olha, discordo com praticamente todos os tópicos que você citou. Enfim, as pessoas tem que entender que o jogo é em equipe, as pessoas querem que uma só classe faça o que as todas tem que fazer juntas, entendeu? Um tank não pode dar dano, um ADC não pode tankar, um lutador não pode explodir alguém em um curto tempo, assim como não pode morrer em tão pouco tempo também, suportes tem que fazer o que suportes tem que fazer (muitas ramificações, não vou exemplificar) e por fim, um assassino também tem suas várias limitações (único alvo, entrou, matou um, e acabou, enfim). É óbvio que os holofotes tem de ser para alguém, é como uma banda, geralmente, salvo raros casos, (Slash, risos) o cantor é quem fala pela equipe e toma a fama para si, não tem como evitar, porém, se o guitarrista falta, não é a mesma coisa, se o baixista falta, mesma coisa, batera? Pior ainda, o carinha que cuida da parte técnica do show? Vish. Assim como na banda, o atirador é o cantor, a pessoa que tem que "fazer acontecer" percebe que algumas das mudanças da Riot anteriormente criticadas foram justamente para deixar uma classe fazendo tudo? Mais vida para assassinos, suportes de dano entrando na bot Lane, mais dano para tankers, não vou continuar com isso para não me perder e fazer você se perder, espero que tenha entendido.
2- escroto, dificilmente lol vai morrer, pode chegar perto, mas não
3- é fato, pessoas realmente pararam de jogar com essa atualização, assim como já foi a um tempo com magos no bot, quando assassinos estavam estupidamente fortes, quando tanques solavam ADC brincando, enfim, não foi a primeira vez que a gente viu o perigo não, Bro.
4- e acho que a pior. Mano, só não faz sentido. A Riot não "permitiu" que bruisers adentrassem no bot, ela EXCLUIU a metade dos adc's mano, você consegue entender isso? Pensa no seu caso, a rota do meio. O plano é eles infiltrar tankers nessa rota e para isso, a Riot decide nerfar por completo todos os magos e demais usuários viáveis nessa rota, entende o problema que isso causa mano? Entende?
5- E sério, nunca achei que a bot Lane tinha tanta força assim, se no máximo 3 pessoas gastarem seus conjuntos de habilidades em um ADC eu digo com certeza que ele não sairia vivo, contrário de uma Riven, uma irelia, uma Fiora, enfim, tem que equilibrar a balança, só falar mal é muito fácil.
6- como assim mais difícil mano KKKK abriu muito mais variedades para eles, tirou-os da rotina de sempre jogar com os mesmos campeões, mesmas builds, mesmos estilos de jogos, enfim, enjoava, pessoas cansavam de assistir. Os caras investem o dia deles nisso, acha que não vai dar mais motivação para eles também? Claro que tem o fator treino, mas é algo que com certeza eles gostariam para sair da rotina se, óbvio, estivesse devidamente balanceado.
Ainda disse que não ia ficar longo, enfim

Em todos esses tópicos que debatem o "novo meta" vejo a galera que se posiciona contrariamente às mudanças repetindo velhos mantras como verdades absolutas e irrefutáveis, quando na verdade elas não passam de paradigmas. E paradigmas podem e devem ser quebrados em prol de algo melhor.

 

A única role que sempre teve posição garantida desde a concepção do metagame como o conhecemos hoje, é o atirador. De tempos em tempos vemos times sem tanks, sem magos, sem assassinos, sem suportes (porque suportes de dano não são realmente suportes)... atiradores são os únicos que nunca saíram do metagame. Em paralelo a isso, até o patch 8.10, os atiradores tinham um dano opressor em todos os adversários (squishys ou tanks). O atirador muitas vezes explodia um squishy melhor que um assassino. Dava 2 críticos de longe e deitava o cara. Não precisava nem se expor muito.

 

Até o patch 8.10 exatamente 100% dos times tinham atiradores em suas composições, o que não ocorria com todas as outras classes. Joguei várias partidas do patch 8.10 (e do patch 8.9, e do 8.8, e do 8.7...) sem tank no time, sem assassino, sem mago, sem lutador e sem suporte. Então... não é exatamente verdade esse papo de que "tank não pode dar dano", "fighter não pode explodir". Eu acho honesto dizer que "cada um no time é (ou deveria ser) melhor em algo". Atiradores causam (ou deveriam causar) dano constante melhor do que tanks. Essa é uma afirmação coerente. Mas é bem diferente de "Tanks não devem causar dano".

 

E por que os times podem optar por jogar sem tanks, assassinos, magos, fighters, suportes mas não podem deixar de jogar sem atiradores? Percebe que não faz muito sentido? Os times sem tanks habitualmente têm TFs piores porque não têm frontline e CC em área. Mas dá pra jogar assim de várias formas. Dá pra ter uma comp de disengage/siege, ou pick-off, ou split push, e aí o tank deixa de ser tão necessário assim. Da mesma forma, um time deveria ter a opção de jogar sem atirador. O time perde velocidade pra levar objetivos e terá mais dificuldade de derrubar tanks adversários. É o ônus de jogar sem atirador. Mas o time provavelmente ganha em outras coisas.

 

Dito isto, eu digo que sou favorável ao teor das mudanças. Acho totalmente válidos os motivos e as metas da Riot ao implementar as mudanças ocorridas no patch 8.11 e que teoricamente virão no patch 8.12. Acho válido diminuir a centralização do jogo no atirador, tornar viáveis outras bot lanes que não sejam atirador + suporte, diminuir o dano dos atiradores em alvos squishys, aumentar as possibilidades de builds para os atiradores, etc. Porém, acho que eles exageraram nos nerfs. Ao invés de apenas viabilizar o uso de bonecos de outras roles no bot, eles aniquilaram a maioria esmagadora dos atiradores (especialmente os hypercarries). Pra mim, os nerfs tinham objetivos corretos e válidos, porém foram excessivos.

Aronguejo

Re: Entenda porque o novo meta (sem meta) salvou o lol!

Eu só acho que esse meta ta ruim, tanto por tirar os adcs achando que vão ter mais diversidade no bot quando na verdade estão matando um estilo esperando que outro ocupe seu lugar e falando que isso é diversificar assim como ta acontecendo com os sups de shield e o compartilhamento de ouro que só contribuiu para o meta do "stompar ou ser stompado" (foi bem como falaram mesmo)
Aronguejo

Re: Entenda porque o novo meta (sem meta) salvou o lol!

@Recauchutado primeiro, obrigado pelo seu post, de verdade, (entenderam como é possível expor a sua opinião sem ridicularizar a do outro? Aprendam com esse cara).
Depois, não vou responder tudo também, tempo não me permite, questão que me chamou atenção foi do ADC dando one shot. Não concordo com isso de jeito nenhum, não tem graça MESMO isso acontecer, porém, precisa do balanceamento das outras classes também, entende? Isso me lembrou 2 casos, uma minha, estava de vayne, com sedenta, rei, cimitarra, guinsoo e wit's end, portanto, com alto roubo de vida e alto atack Speed. Contra um malphite, com espinhos, randuim's, bastão das eras, warmog e g.a. começou no top, puxei a Lane demais e ele me seguiu, obviamente sua velocidade era maior, uma hora iria me alcançar. Comecei a caitar ele, ele tacou o E, foi uns 20% da vida, usei cimitarra e continuei, ele ultou, eu fleshei a ult dele, ele fleshou pra não der stunado com o meu E. Minha ult voltou, rolei pra trás dele, dei mais uns 4 basicos e ele usou a ga. Tava com uns 40% da vida nisso ( E+Q com o bastão da um dano da **cogumelo do teemo**) vi que meu tinha tava brigando com o outro e então, decidi levar o malphite. Esperei ele renascer, não tinha monstros nem nada pra regen minha vida, ele nasceu, me tacou o E, usou o Q e um básico e eu matei ele, fiquei com tipo, 5% da vida. (Sei que buildei errado, era normal, tava testando, e foquei em quem estava mais forte no outro time). Sai disso e em tipo, 10s enchi minha vida com o arangueijo, uma irelia brotou da outra parede, tacou o E, eu ultei e rolei pra longe, ela ultou, eu saí da ult sem tomar dano e em 2 Q's é um básico eu morri. Até o malphite digitou: "é foda". Outro ponto foi o gosu que, de kai'sa, fez praticamente a mesma coisa (só que mil vezes melhor, risos) com um Maokai, e no fim, uma Fiora matou ele em 1.3s (full to 0). Em ambos os casos nenhum dos lutadores estavam feedados, e nenhum dos atiradores, condições normais. Então, por isso que é foda, não vai adiantar melhorar a questão do ADC, dando dano continuo, se continuar essa mesma loucura dos lutadores. Assassino é um caso a parte, ele sim tem que dar ik. Enfim, desculpe digitar tanto, espero que entenda.