cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

E aí, Sr. Suporte, vamos falar de PEEL?

Tropa

E aí, Sr. Suporte, vamos falar de PEEL?

Bom dia, me chamo Edilson, sou main suporte de elo Platina 1, não tão alto, mas com uma noção boa do jogo rsrs.

Trago esse tópico aqui pra uma explicação e tambem compreensão do jogo através da posição de suporte, posição essa que poucos tem a audacia de pickar por conta de que hoje um jogador se diverte mais matando do que dando um peel pra ganhar uma assistencia e tambem em grande partes das vezes acaba sendo deixado de lado em jogadas quando sua ajuda foi a chave pra tal jogadas acontecerem. Sim é chato, mas é um fardo que nós suportes carregamos e por muitas vezes somos ovacionados por nossas boas jogadas e até por manter um jogador vivo ou prologando sua vida no meio de um combate.

É possivel dizer que qualquer campeão pode ser utilizado na rota como suporte, mas esse campeão vai ser util em todo o jogo, ou em certo momento ele vai decair e deixar a desejar em algum aspecto? Por exemplo, quando voce picka a Zyra como suporte, gosto muito de jogar com ela, tem um dano absurdo de suas skills e poke das plantinhas, com uma build de suporte devidamente feita a depender do match up, ela consegue ao mesmo tempo dar dano, fazer com que o time inimigo tenha avanço sobre seu time e ainda consegue dar Peel a partir dos itens feitos, frizando aqui que essa build nao é full AP ou 2-3 itens de AP damage, é uma build contendo Solari, Redenção, Remanescente dos Observadores e no maximo 2 itens APs e um deles ainda é o Sombras Gemeas haha. Mas em um situação em que voce faz seu suporte full ap, realmente ele ira fazer diferença no jogo, um alto dano a partir de suas skills, mas nessa partida voce esta contra um suporte preocupado totalmente com a questão do peel sobre seus aliados, estamos aqui no mid game e indo pra o late game por conta desse peel e tambem por conta do time ter acreditado que em certo momento do jogo poderia haver uma reviravolta, seu dano vai ser absurdo, mas o peel vai manter o time inimigo na luta por mais tempo fazendo com que o dano tambem dure mais tempo, logo, uma derrota é iminente, quase certa. Esse é um exemplo que pode ser usado com qualquer personagem que hoje os jogadores utilizam como suporte, mas rusham uma build focada em AP damage e nao um bom peel pra seu time, Brand, Lux, Morgana, etc...

Enfim, o que eu quero trazer aqui pra voces, mais precisamente a quem joga de suporte é que eliminiar um inimigo é muito bom mesmo, mas se voce tem amor pela lane de suporte, da um belo peel pra seu time, é porque voce quer carregar esse time e mandar um '' tutorial de como carregar de suporte no chat '' haha, mas com uma build AP/AD Damage ou até FULL TANK jogando na lane de suporte, voce nao passa de mais um Mid, Adc, Top. Quando as pessoas mandam '' nossa, solado pelo suporte '', é dificil entender, mas se o cara ta full AP/AD, como nao seria solado? Mas é de saber que em certo momento do jogo esse '' solado '' iria voltar com um peso muito maior quando estiverem em 5x5. Se você é um bom suporte, se tem amor pela lane de suporte, de peel pra seu time, foque na cura, foque nos escudos, nada disso hoje é necessario um campeao especifico pra poder ativar tais Spells, hoje há itens na loja que podem ser comprados e fazem essas funções. 

Ser suporte é olhar o mapa, wardar pra seu time inteiro, evitar ganks desnecessarios e sempre estar ali tentando e tentando, mesmo que tenha de morrer no lugar de seu Carry, se eles ao menos ainda estão na luta, foi por sua causa Sr. Suporte.

Deixo aqui minha mensagem e estou aberto tambem a criticas e perguntas, fiquem a vontade, bom dia, pessoal.

'' SUPPORT IS SO EASY, DUDE ''

5 RESPOSTAS

Re: E aí, Sr. Suporte, vamos falar de PEEL?

Suporte é a lane base que todo mundo deveria aprender o básico do básico, por isso existe o autofill. Mas todo mundo quando cai sup já começa a chorar, pedindo pra trocar ou até mesmo dar trollpick (sim, todo campeão serve como suporte, mas pegar Yasuo sup pra roubar farm/kill e se lixar pro adc é diferente né, sz) e tal.
Dragão

A discussão é interessante, mas acho difícil falar qlq coisa de modo genérico assim. Ainda mais no momento atual do jogo, importa muito a composição (sou main sup)
Um exemplo fácil de achar é tipo um mundo top e seju na selva. O time já tem tanks muito bons que vão fazer front nas tfs, então num caso assim, ter mais dano numa tf ajuda muito. Ou se vc tá contra uma lane de poke de pouco range, minha melhor reposta tem sido um xerath que tem um bom sustain de mana e o range a absurdo, geralmente eu vou logo pra um item AP antes de fazer algo como uma redenção ou almas gêmeas pq o AP extra ajuda a fazer um zoning muito forte que dá a vantagem pro time no bot (e isso já criou vantagens tão grandes que fechei um zz só pro ajudar a empurrar lanes laterais de tanta vantagem q se cria). Agora se vc tem um assassino ou lutador na selva, um AD mais frágil, aí cabe um champ com mais peel, que ajude a segurar melhor a lane o ganks.
A própria morg e lux, minha build de sequencia de skills e de itens variam totalmente de acordo com a partida, posso fazer o item sup e passar pra algo de pressão de lane ou pra defesa de lane.
Acho muito difícil dar uma build do tipo "faça sempre essa sequencia de itens" ou "esses são itens essenciais" ou "upe essa sequencia de skills", a regra de ouro de sup é sempre cuidar da visão, depois disso, vai da noção de jogo. Minha única constancia em jogos é q minha 1a volta da base é com pink + item sup melhorado, além disso, o melhor é vc se adaptar ao que a partida pede do que ficar focado em fazer item x ou y
Arauto

Pra ilustrar eu deixo essa música de 4 anos atrás onde eu e muita gente se tornou main suporte e se apaixonou por essa rota que é a de colocar o time como 4 crianças e os proteger de todo o mal <3 (sim, suporte não é só do adc).

piu

Tropa

Amei sua colocação, man, realmente há varios modos de encaixar um certo tipo de suporte no jogo, não optar pelo essencial e sim pelo o que o match up realmente pede.