cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Dicas de Controle de Wave + Trocas na Toplane

Tropa

Dicas de Controle de Wave + Trocas na Toplane

Eu estou virando main top nessa season, pois eu queria virar um Riven One Trick, portanto estudei muito o jogo e  assiti muitos vídeos do "Adrian" (que é na minha opinião um dos jogadores com melhor noção de jogo na soloq NA sem ser do competitivo), portanto aprendi muito com os vídeos e streams dele sobre o top, estando atualmente em  aproximadamente 70% dos jogos stompando o top laner inimigo.

Dicas:  

• LV 2 power spike

Uma coisa que as pessoas não entendem no top que é muito importante é: LV 2 power spike, é algo muito comum jogadores não saberem quando vão pegar o lv 2 antes do adversário, lembre sempre que o 7° minion nas lanes solo é o que dá o lv 2 (primeiro minion da segunda wave), conte isso e saiba que se o inimigo vai pegar lv 2 é importante recuar e se você vai pegar antes pode forçar uma trocar grátis, mesma coisa com o lv 3, entretanto é um powerspike menor

• Short Trades (trocas curtas)

Isso é algo muito comum nos elos mais baixos, pessoas não sabem fazer trocas curtas, principalmente com a Riven, Fiora, Irelia ETC. Com a Riven por exemplo é possível dar um Q+Auto ataque+W+Q e dar o desengage com o E+3°Q para sair, o inimigo ficar stunado durante todo o processo. Mesma coisa com Irelia Q no minion low perto do inimigo, E no adversário +1-2 hit básicos com o W dá o Q para sair em um minion melee. Obviamente isso pode ser feito com diversos champions e é a melhor forma de matar seu adversário no top. Geralmente essas trocas devem ser feitas quando o inimigo vai farmar um minion pois é o momento onde ele está desconcentrado e está possivelmente em animação de auto ataque, o que faz as a reação dele diminuir. Muitas vezes o inimigo não vai conseguir dar o dano de volta por causa dele já ter perdido tanto hp e seus cooldowns voltarem antes dos dele, pois você usou suas skills antes.

• Minion Aggro (Foco os minions)

De longe a coisa que menos players notam no top, o quão forte são os minions no começo do jogo, 3 creeps dão praticamente a mesma quantidade de dano que um champion nos ataques básicos. Bom como muitos devem saber o minion aggro vira em você no momento que você dá um atk básico no campeão inimigo, ou seja, habilidadades que são skillshots não ativam o minion aggro (a partir do patch de ontem habilidades de point and click ativam minion aggro, Q do pantheon e do Teemo por exemplo). ou seja, você pode fazer o oponente trocar com você no meio dos seus minions no lv baixo e fazer uma excelente trocar. Mas não há só isso no minion aggro, existem muitas coisas nele que poucas pessoas sabem. Uma dessas coisas é que stuns resetam o minion aggro, lembra da troca que eu falei de Riven que termina com W+Q? Poisé, se o W pegar nos minions eles vão parar de te atacar, é um truque bem interessante para ganhar trocas, obviamente funciona com qualquer stun. Outra coisa interessante no minion aggro é nos primeiros leveis fazer a lane pushar para seu lado, ou seja ir para seu lado da lane. Como? Deixe o oponente te dar um auto ataque de graça no lv 1 enquanto perto dos minions, ao fazer isso seus minions focaram ele e consequentemente iram parar de bater nos minions adversário que irão sobreviver por mais tempo, assim eles mataram seus minions antes, obviamente para isso dar certo você precisa saber dar last hit, para a lane ir a seu favor, quais as vantagens disso? Se torna muito mais dificil de você levar gank e torna muito fácil o gank no top laner inimigo, além disso se você está na frente consegue zoonear o inimigo e não deixar ele farmar. Único problema disso é que caso você morra com a lane nessa posição (um pouco acima da sua torre, mas com os minions inimigos sem levar hits da torre que é a posição perfeita para o freeze) você irá perder muito farm ou gastar tp, quem sabe até perder a torre, ou seja, é uma posição que tem seus riscos. PS: Uma dica para conseguir ter um melhor controle de wave é sempre olhar onde estão seus minions estão no minimapa, se sua wave está passando pela sua T2 significa que a wave inimiga também está.

• Matou o inimigo? Pushar ou não pushar eis a questão

Isso é algo bem interessante, quando você sola o toplaner inimigo muitos fazer um grande erro, deixam a wave na posição ideal de freeze, onde falamos no último tópico. Então se eu matei o inimigo como saber se eu devo pushar a wave até a torre dele? É algo bem interessante na verdade. Primeiros temos que cuidar uma coisa, qual dos lados tem mais minions? Caso você tenha matado o inimigo e ele tenha mais minions que você vivo, não pushe a wave, pois os minions dele iram matar os seus aos poucos e ele irá perder farm você pode até tankar os minions para deixar naquela posição perfeita discutida anteriormente (única exceção é caso o top laner inimigo não tenha tp para voltar e você consiga limpar a wave muito rápido, tenha tiamat, seja uma riven, etc). Agora você pusha quando você tem mais minions que ele vivos, pois ai o jogo vira, seus minions iram matar os dele aos poucos e se você ir base assim irá perder uma wave inteira de minions ou até mais, colocando embaixo da torre o jogo vira novamente, pois o adversário terá de gastar tp ou perder uma grande wave. Algo muito importante nisso é que geralmente nos elos mais altos quando se coloca a lane na posição perfeita e está na frente 70% das vezes somente se o jungle vir te gankar o top laner inimigo consegue voltar a famar, ou seja, você consegue até 30-40 de farm na frente em pouco tempo, algumas vezes eu ficava com o dobro do farm do top laner inimigo. 

• Estou sendo campado

Tópico interessante que eu não me destaco (compro menos wards que a média dos D5 de acordo com meus gráficos), entretanto, agora que sei do meu erro estou treinando de vendo resultados, uma coisa muito importante ao se saber é o jungle path, ou como chamamos em BR, rota que o jungler vai fazer. Se o jungler inimigo começou no bot side (você consegue ver isso se a bot lane demorar mais que o top para voltar para lane), ele deve dar um gank no top aos 2:30 aproximadamente, isso caso ele não dê um gank early com uma rota de jungle muito louca, o que pode acontecer. As vezes ele poder começar no red/blue do seu jungler e te dar um gank lv 2 é normal. A questão é, eu apendi que se eu tiver 350 de gold de Riven, eu não devo comprar uma longsword e sim um potinho preenchivel e uma detectora, essa é a regra de ouro, se tenho dinheiro para fechar o item de letalidade de 1100? Não importa, 2 long sword e 1 pot e 1 sentinela de controle, isso me ajudou muito a diminuir a quantidade de ganks que levo, infelizmnete camps ainda acontem mesmo assim e podem facilmente acabar com sua diversão no jogo quando aquele Lee Sin M7 te campa e te diva até tu ficar 3 lvs atrás do top laner inimigo, mas isso não é sua culpa se você wardou e prestou atenção no mapa, tenha isso em mente. Falando em atenção no mapa, isso é outro aspecto muito importante no top, eu falei muito de trocas curtas, mas esqueci de algo muito importante, NÃO TROCAR SEM VISÃO DO JUNGLER INIMIGO OU WARD NO RIO/TRIBUSH, esse é um erro idiota que eu cometo muitas vezes, ver a oportunidade de uma boa troca mas muitas vezes o jungler estar esperando, muitas vezes até na bush da lane. Se você viu o jungler mid/bot, saiba que a troca pode ser feita, caso ele estivesse no mid uns 15 segundos atrás, é o tempo de ele já estar no top esperando para te matar e mostrar a maestria dele. Não deixe isso acontecer, sempre cuide o mapa.

• Teleporte

Agora estamos em um território complicado, TP é simplesmente a melhor forma de ganhar jogos no top, pois é a única forma de aplicar sua vantagem para o resto do time de forma eficiente. Quando dar TP na lane? quando os minions vão ir para debaixo da torre e você ainda não está no lv 6, por quê? Pois isso faz com que você perca XP e o oponente chegue no 6 antes dando a oportunidade de ele te matar muito facilmente. Depois do lv 6 você pode ter uma liberdade maior com seu tp, perder uma wave só, ou se tem um canhão tankando a torre e eu sei que chego a tempod e pegar a maioria dos minions são situações que eu não gasto tp, prefiro guardar. Obviamente tem exceções, como por exemplo a botlane estar muito atrás a ponto de eu saber que se for vou morrer junto com eles, ou o time estar morto já pois o top laner inimigo deu tp antes, nesses casos eu daria tp no top para tentar cobrar a torre ou manteria ele guardado. Interessantemente, com speelbook na Riven pode-se começar de ignite para tentar pegar uma kill early e depois trocar para o TP o que é muito útil, fora que o CD do TP fica extremamente baixo.

• SplitPush

Outro tópico bem interessante, a verdade é que é a melhor forma de carregar de toplaner caso você tenha snowballado, mas como? Bem simples, para você fazer um split push você só precisa de 2 requisitos... 1° solar facilmente o top laner inimigo, ter certeza que consegue matar ele, de preferencia até embaixo da torre se possível. 2° ter uma confiança que seu time ganha 4x3. A ideia do splitpush é fazer 2 inimigos ou mais terem que te parar e é muito importante pensar em 2 cosias onde se vai fazer um splitpush. 1° Onde tem amsi torres? 2° Onde está o objetivo principal do mapa? Sendo que a prioridadade está na primeira pergunta, se tiver T2 no top, mas o bot ainda tem T1, você dá prioridade de levar o Bot, qual o motivo? Dá mais pressão de mapa para seu time, mais facilidade de entrar na jg inimiga, de fugir, etc. Agora a parte dos objetivos, você precisa tentar splittar do lado contrário onde está o objetiv, exemplo, se o Baron tá vivo, mas o dragão ancião ainda não,  se splita o bot para fazer 2 terem que te parar e teu time conseguir contestar facilmente o Baron ou baitar uma luta no Baron. Mesma coisa caso não tenha Baron, mas tenha Dragão ancião. Obviamente em qualquer caso de splitpush é sempre muito bom ter TP para fazer o 4x3 ou 4x4 virar um 5x3 ou 5x4. A questão é, se o time deles for lutar e te deixar no split, você geralmente cobra algo ao invés de morrer os 5 numa luta, por isso é até hoje umas das formas mais eficientes de subir na soloq até hoje como toplaner. Outra coisa que se pode fazer também é que quando o toplaner inimigo for parar seu spli tu entrar na fog of war (ir em um lugar que ele não tenha visão) e rotacionar com seu time, assim fazendo eles ficarem em um 4x5. 

Acredito que seja isso atualmente, eu queria fazer um post mais detalhado com gifs e tudo mais, mas seriamente iria demorar muito e não estou com tanto tempo, ainda mais que entrei agora no fórum de relance por estar tiltado com algumas partidas. Espero que tenha ajudado você e tenha ficado de fácil entendimento, tentei explicar todos os termos de dificil compreensão. Boa sorte nos campos da justiça!

1 RESPOSTA
Highlighted

Re: Dicas de Controle de Wave + Trocas na Toplane

Post interessante Smiley Very Happy também jogo de Riven, curto muito tanto o Adrian, o cancel de animation dele é muito rápido, mas ele também faz umas plays que tipo, o cara é muito bom! Esse post me ajudou muito !