cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

[Dicas] Controle de wave, posição de Ward, Roaming e o MID...

Arauto

[Dicas] Controle de wave, posição de Ward, Roaming e o MID...

Falae seus p(l)utos, tudo bom?

Então, o @Tetinha de Fuzil fez um post pedindo dicas sobre rotas, wards e controle de wave aqui no nosso querido Fórum, e como eu sou um cara que adora estudar e ajudar pessoas, resolvi fazer esse tópico pra ele. Ele mencionou que seus campeões mais fortes no meio são: ZED , TALON , IRELIA  E AHRI , então fiz todo esse raciocínio baseado nisso! Espero que goste amigo e que sirva para outras pessoas!

Vamos começar pelos campeões que eu jogo: Zed, Talon e Irélia.

Bom, o básico: todos esses três campeões são bons em roaming, afinal eles conseguem ter ou um controle muito forte (E e o R da Irelia) ou ter uma movimentação extraordinária (Talon pula barreiras com o E () e o Zed tem a sua sombra no W (), fora o R () dele a Lâmina Fantasma de Yoummuu () que ambos fazem) e explodir um alvo ou dois com um follow up razoável!

Então vamos à alguns detalhes: tente sempre ter vantagem de posicionamento e visão do JG inimigo, assim você consegue prever a movimentação dele e saber qual a hora certa pra avançar a lane e gankar ou pra dar aquele ALL IN em cima do seu oponente!

Lembre-se: a melhor defesa é o ataque... mas sempre seguro e com um plano de fuga, Zed e Talon conseguem fugir rápido e fácil, já Irelia tem certa dificuldade então atenção redobrada!

Quanto às wards, eu tomei a liberdade de preparar algumas situações para se ter uma ideia, e vou explicar cada uma delas: 

As bolinhas Roxas:

Spoiler
São referentes às Sentinelas de Controle (pink), seriam os locais mais adequados para se colocar por causa da visão gerada, a quebra de visão extratégica do inimigo e a demora de retirada por parte do time inimigo. Lembrando que são posições para early game... você pode posicionar em outros locais de acordo com o desenvolver do jogo!

As bolinhas Verdes:

Spoiler
São para as wards de trinked (as amarelas). Os locais que eu selecionei são onde você terá noção da movimentação do JG inimigo para ganks e/ou invade (e também pra fazer aronguejo), assim você sabe as horas que são boas para invadir e gankar a bot lane!

A linha Vermelha superior:

Spoiler
Serve de base para movimentação de interceptação. Exemplo: Você empurrou a lane no mid, o oponente está freezando e você viu que o JG está na Bot Side. Você usa essa marcação pra ir com seu JG na selva e roubar o máximo de campos possível, voltando para um possível gank no MID (já que o oponente provavelmente terá avançado um pouco a lane).

As linhas Vermelhas do bot:

Spoiler
Servem pra roaming... Importâncias: caso o bot aliado esteja recuado, chegue pelo RIO e surpreenda o oponente. Caso seus aliados estejam avançados, você tem duas opções: Gankar pela lane (rota da tribush do Dragon) pra ficar mais safe e pegar os inimigos qnd estiverem avançando, ou gankar por trás do inimigo, forçando um Dive. A primeira opção é a mais segura, porém a mais demorada, pois você depende do avanço do time inimigo ou do Hard Engage da sua bot lane! A segunda opção é mais perigosa, mas como seus campeões são assassinos e tem fortes chances de explodir um campeão e sair correndo, eu indicaria essa situação! (certifique-se de ter pelo menos sua Ultimate e uma spell, pois assim fica mais fácil eliminar ou sair fora rápido)

A linha Amarela:

Spoiler
É referente à uma questão que TILTA muito a maioria dos oponentes do mid: consiste em invadir a JG inimiga quando o seu inimigo está pra pegar o Buff Azul. Costuma dar muito certo, mas tome CUIDADO com o Caçador, principalmente aqueles com bom engage (Lee, Master, Kha). Como você terá controle de visão na selva inimiga, você possivelmente saberá o time do Azul inimigo, e com isso, quando seu MID se ausentar da lane e/ou você ver ele chegando pra bot side, bisbilhote (sempre com cuidado e se possível a ajuda do JG ou Suporte aliado) se você consegue pegar o bônus... Geralmente resulta em abate, mas se pegar o buff apenas já está ótimo!

O controle de wave depende muito da situação... Se você tiver contra um oponente muito agressivo e que pode te acompanhar pra dar counter-gank (Akali, Yasuo, Kassadin) eu recomendaria que você freezasse e desse o push/roaming quando ele fosse base ou acompanhasse quando necessário! Mas caso seja algum campeão do tipo safe (Syndra, Ori, Vel, Xerath) eu dava um push e tentava punir meu adversário enquanto faço isso. Assim que estivesse avançada e debaixo da torre, eu iria wardar ou dar roaming... Assim você obriga o adversário à ficar na lane e farmar debaixo da torre ou perder XP e gold te acompanhando, sendo que você é mais rápido e até mesmo pode preparar uma armadilha!

A Ahri é uma campeã bem versátil, mas não tenho tanta experiência com ela. O pouco que sei é que:
- Ela consegue avançar lane e punir bastante o oponente;
- O all in dela é muito forte e eficaz;
- Mobilidade relativamente forte quando com ultimate;
- Dor de cabeça para magos safe (citei li em cima);
- Poke forte, susteim forte, lane fácil.

Então eu aplicaria mais ou menos as mesmas situações acima (mas tem de testar, eu não sei bem se funciona tranquilo, apesar de acreditar que sim)

Bounce - Sobre esse tema, creio que esse tópico vai te ajudar muito:

Aprenda sobre o Controle de Wave

Bem, espero que eu tenha sido claro e que as dicas tenham sido de seu agrado, caso tenha alguma dúvida ou queira saber algo mais que eu possa te passar, estarei aqui! Abraço e boa sorte nessa sua jornada!

@Tetinha de Fuzil

5 RESPOSTAS
Barão

Re: [Dicas] Controle de wave, posição de Ward, Roaming e o MID...

Muito bom.

Muito informativo.

Parabéns !

Arauto

Por você considerar apenas a matchup do Mid nos seus exemplos seu tópico é basicamente inútil, a forma como o Mid jogará depende tanto da própria matchup quanto dos 2 junglers, do lado que eles começam e dos campos que fizeram no primeiro clear...

Por exemplo, jogando com um assassino contra um mago de controle sendo que ambos os junglers são agressivos/fortes no early (que é basicamente o Meta da jg quase sempre) você geralmente quer manter sua sentinela de controle próximo a Lane, de preferência em um dos lados do Mid porque ao negar visão você coloca pressão no mago de controle mesmo que seu Jungler não jogue pelo Mid, se você simplesmente aceitar o controle/presença do Mago na lane você deixa seu time muito pressionado porque a qualquer momento o Mago pode sair pra ajudar o jungler inimigo/rotacionar. Em outras palavras o assassino não estaria jogando "mal", mas por aceitar a pressão ele acaba colocando o próprio time em uma situação desfavorável...

Enfim, o que eu quero dizer é: Mid não funciona como as sides em que a matchup é extremamente importante, pela lane ser pequena e próxima de todo o resto do mapa é necessário pensar no impacto que sua forma de jogar causará, as vezes é melhor se colocar em perigo/desvantagem do que jogar a matchup da "melhor forma" possível

Entendi meu guerreiro, ontem eu fiz um teste, joguei de irelia mid contra uma orianna, não sei por que, talvez fosse por que ela fosse um pãozão, mas eu deixei ela puxar pra perto da minha torre e fiquei farmando próximo dela, eu simplesmente cheguei aos 10 minutos de jogo com o dobro do farm dela, sem relar nela eu ja tinha ganhado a lane. Ai eu percebi, que muitas pessoas do low elo, até eu inclusive, quando veem os minions, criam afobação para puxar a lane e matar os minions e não é bem assim, mesmo que o inimigo puxe, ele pode estar cavando a própria cova.

Arauto

@A Nova Era

Fala man, beleza?

Então, o posicionamento das wards que eu fiz e demonstrei ali em cima mostra a movimentação do JG para ganks, fazer o arongueijo e para mudar de side pela lane, então acaba que você tem noção do gank ANTES de ele estar prestes à acontecer, o que se torna mais efetivo do que colocar a ward dentro da bush de entrada na lane...

Quanto aos match-ups, concordo que fica bem difícil prever, por isso demonstrei diversas situações. UMA com certeza irá acontecer...

Mas se for pra falar em detalhes, ficaria horas digitando e pegando extratégias pra cada situação, e isso está no e-book que tem na net... então... Mas é isso!

Arauto

E obrigado @Dizzie

Sempre tentando ajudar e trazer conteúdos legais pra comunidade!