cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Depois de Ler isso, você nunca mais vai dar Rage

Aronguejo

Depois de Ler isso, você nunca mais vai dar Rage

Fala ae, galera, eu sou o Heye, sou coach de League há mais de 2 anos, escrevo para o Escola de Invocadores, site que criei para ajudar a comunidade a subir de Elo. E, hoje eu vim compartilhar uma história que aconteceu há algum tempo comigo e me deixou... surpreso.

/Se quiser conferir o post original, clique aqui/

Como eu disse acima, sou Coach e vários aqui já sabem disso, tanto é que há algum tempo conheci um menino que estava começando a jogar. Para encurtar a (triste) história, ele era nível 10 e depois de alguns meses caiu Bronze 5.

Pelo fato de eu ser Coach e termos ficado amigos, ele passou a conversar comigo e pedir dicas diariamente enquanto reclamava das Rankeds. Vivia falando que só tinha troll, rage e que era impossível subir. E, acredite, estou acostumado com essa história. 

Eu fui dando algumas dicas para ele e alguns meses depois surgiu uma luz e, enfim, meu amigo saiu do bronze 5. Mas, ficou preso no Bronze 4. Triste de novo, né? Ele continuava reclamando do Rage, dos Trolls e de todo o resto.

Até aí as coisas corriam bem, mas de tanto reclamar, eu decidi fazer um acordo com ele. Eu iria dar coach por uma semana nas minhas férias para que ele saísse do bronze, mas ele deveria seguir exatamente o que eu dissesse.

Depois de alguns cálculos, se o MMR dele ficasse normal, seriam necessárias umas 25 partidas de saldo positivo para ele sair do Bronze e, para ficar com este número positivo, eu imaginei que umas 100 partidas jogando bem e evoluindo poderiam ser suficientes. Ou seja, 100 partidas em 1 semana precisando ganhar 63 e perder 37, se tudo corresse bem.

Semana iniciada, ele passou a vir aqui para casa durante uma parte do dia e eu vou ser sincero que fiquei impressionado. O ambiente em uma partida do Bronze é absurdamente tóxico. Os jogadores que treino diretamente costumam ter elos mais altos, porque normalmente quem me acompanha consegue sair do Bronze/Prata. E, os jogadores dos meus times jogam acima do diamante.

Em todos os Elos tem Rage e Trolls, não se engane, no Mestre o que mais tem é "tô base". Mas, no Bronze, o esquema é outro. Qualquer coisa mínima gera longas discussões, gente brigando, se xingando, trollando, reclamando por nada. É assustador.

A conclusão é que meu amigo dava e sofria rage o tempo todo e aquilo não estava dando certo, então fiz algo que pensei que nunca faria. Mandei ele jogar sem chat, se comunicando só por pings. No começo ele reclamou, depois, como não tinha mais rage, ele passou a se focar mais no jogo, e, quando queria reclamar da equipe comigo, que era a única pessoa próxima, eu mandava ele focar na própria gameplay. E o resultado foi este que você vai ver abaixo:

1 – Nos 2 primeiros dias ele passou a conseguir jogar por mais tempo sem se sentir exausto.

2 – No 3º dia o map awareness dele havia melhorado consideravelmente.

3 – No 4º dia a média de farm dele já tinha subido em 2.3/min (de 112 pra 158 aos 20mins em média).

4 – No 5º dia o KDA já tinha subido 2 pontos, a média de mortes ido de 7 para 4 e ele colocava 4x mais wards do que antes.

5 – No 6º dia ele pegou prata 5 com 63 jogos. 44/19.

Muita gente vai vir me dizer que esse resultado foi porque eu estava atrás ensinando e não estão errados. Mas, pode acreditar, nada do que eu falei para ele nessa semana foi diferente do que eu falava todo santo dia enquanto ele jogava sozinho. Falar para focar em farm, não em kills, jogar para objetivos, map awareness, wards quando for avançar... coisas simples.

O que eu quero levantar aqui é que ele já sabia fazer tudo isso, ele sabia que tinha que fazer e era capaz de botar em prática, mas dar e receber Rage incessantemente, fazia ele não jogar o que podia. A conslusão dessa história é que, quando eu fiz ele parar de se preocupar em dar Rage e ele passou a jogar calmo e focado, não precisei fazer nada, praticamente.

Enfim, a moral da história é que se você dá Rage ou se deixa irritar por isso, você pode não estar jogando nem metade do que é capaz.

Encontrei essa história vendo uns registros antigos e esse meu amigo depois do prata 5, terminou a Season com a borda. Na temporada seguinte ele pegou Ouro 3 e depois parou por aí. No fim ele só queria manter o elo para pegar as skins de fim de temporada, mas a história serve de lição.

Você joga para vencer ou joga para brigar?

Bom, galera, eu sou o Heye do Escola de Invocadores, este post foi um resumo de outro que fiz lá no site, então se quiser conferir o original é só clicar aqui.

E, se você tem alguma história parecida ou interessante sobre Rage, conta aí nos comentários, vamos trocar uma ideia, ok?

Abraço!

Heye

87 RESPOSTAS
Highlighted

Re: Depois de Ler isso, você nunca mais vai dar Rage

Eu caí bronze 4 nessa e md10 e com alguns jogos consegui dropar pra B5.

Fim da Season passada eu fiquei prata 5 e vou relatar o que meu "problema": como qualquer pessoa normal eu jogo com o /all ativo e me estresso muito com o chat, principalmente quando vem do meu próprio time, quando por exemplo, o jg vai gankar o bot, sendo que, a bot lane adversaria muitas vezes está em baixo da torre, e sem ping nenhum que está a caminho (as vezes **cogumelo do teemo** ping, mas nem sempre estão olhando o mini mapa e o ping acontece na base, por exemplo. o que acontece, o jg acaba dando um dive nos 2 players da bot lane sem a ajuda do time pq o time não viu o ping aleatório (se for pra pingar, que seja onde está o adc pra ele realmente ver) e o jg morre. feito isso começa a briga: "não volto mais bot que não acompanha nada" "mimimi..." "mimimi..." "mimimi..." "/all inimigo: ???")

já entenderam o que acontece, né? normal isso no bronze...

a tipica frase dos bronze: "eu jogo bem, não deveria estar nesse elo"

e eu concordo entre partes com isso, pelo menos no meu caso, jogava como main suporte, o que no bronze é muito difícil pq os adc "não sabem o que fazer", as vezes nem o que buildar, aí tu da um peel absurdo pro cara chegar em 20 minutos com 93 CS 2/8 e o trash talk costumeiro "sup não ajuda em nada" e isso desanima qualquer jogador, e acaba fazendo com que tu permaneça no mesmo elo pela própria "desmotivação".

agora o curioso é: mesmo sabendo disso tudom conhecendo todos os contras de jogar com o chat ativo, é que não consigo jogar sem ele pra "expressar frustração".

Uma mente precisa de livros como uma espada precisa de uma pedra de amolar. — LANNISTER, Tyrion

Aronguejo

@Canavial de RoIa cara, o que eu aprendi a fazer foi levar tudo no humor e na brincadeira e fazer o que não esperando. Se alguém reclama, eu faço uma piada e talz, e treino muito o estado mental dos meus jogadores para não se importarem com o Rage, com provocações, entre outras coisas.

Isso é muito importante mesmo, mas também é importante tomar cuidado com a ideia de que isso impede de subir. Acredito piamente que sair do bronze seja um saco, mas com tempo e perseverança, fica mais fácil. Uma hora você aprende a lidar.

Abraço!

Heye

Arauto

Dando rage ou não minha jogabilidade, visão de mapa e kda continua a mesma coisa.
Tenho um amigo que da rage, grita com o monitor, se bate jogando e já tomou uns 5 permaban e mesmo assim estava no diamante 2.

Cada um é cada um, jogar sem chat e pingando pros outros não melhora em nada a minha partida, muito pelo contrario.

*center>
Arauto

Eu entro na partida e só considero que todo mundo é ruim e burro e foco no meu jogo, não ligo para o que os outros escrevem pq considero eles inferiores a mim e tento resumir as calls e explicar direito, afinal percebi que sempre que dou um ping o jogador em questão faz o contrario do ping.
*center>
Aronguejo

@Mydgar, foi como eu disse, não apoio a retirada do chat, foi apenas naquele caso porque o jogador não conseguia focar no jogo. A questão é estar concentrado e saber ignorar o rage.

No entanto, falo por experiência de anos como coach, quando jogadores dão rage, o nível cai. Se esse seu amigo focasse no jogo e parasse de dar rage, ele poderia subir o nível dele.

A real é que elo e Rage não tem nada a ver, todo elo tem jogadores tóxicos, mas um jogador tóxico provavelmente está em um elo abaixo do que poderia se não se deixasse levar. Já trabalhei e vi isso acontecer com jogadores do Bronze ao Challanger, o estado emocional é algo muito poderoso.

O seu problema, na real, deve ter a ver com a ideia de não levar os outros jogadores em consideração. Por coinciência eu vou postar um texto sobre isso na sexta, mas se quiser bater um papo, é só chamar.

Abraço, brother.

Heye

Arauto

Considerar os outros jogadores como incapazes é oq faz eu não me frustrar com as caquinhas que eles fazem na partida, o maximo que isso chegou a me afetar negativamente é que por não considerar qualquer capacidade mental por parte de qualquer jogador as vezes eu acabo subestimando muito alguem.

*center>

Eu mando logo pra casa do baralho.
Aronguejo

Uma época, eu estava no Bronze 2, isso na flex, ( na solo eu fiquei prata 5 ate acabar a season HAUHDAS ), e eu me estressava muito com provocações naquela época, mas nunca digitava nada no chat xingando ninguem, e etc.. apenas dava calls e dicas para meu time para as jogadas funcionarem melhor ( na minha opinião ), depois de 1 mes e meio, 2 meses jogando, consegui subir do bronze 2 ao gold 5, mesmo n jogando em muitos dias entre esses dois meses... O segredo é ignorar essas pessoas que querem ver você tiltado digitando coisas como "?", "achei facil", "tilta não", entre outros no all, O SEGREDO É MUTE!...
Aronguejo

Problema dos elos baixos é falta de comunicação mais séria, do tipo: "vamos focar kog nas TFS, faça vc split, não esqueça de por pink, não de chase faça objetivos..Etc". Mute atrapalha essa conversa necessária, mas realmente jogar com pessoas rages, que morrem uma vez já começam choro infernal "não gankou aqui jg do nosso time, Yasuo feedado, bla bla". Estressa muito. Mute alivia mesmo
Aronguejo

Na s7, comecei a jogar na midlane. Passei a mutar ambos os times sempre que chegava na lane, já no início de cada partida (quando eu não fazia isso eu jogava mal porque passava a prestar atenção no que estavam dizendo no chat, e é claro que sempre sobrava para mim no chat!). Fazendo isso consegui, com muito esforço (e depois de me recuperar dos trolls que entregavam a partida e dos que ficavam afk no meio da partida), subir de b5 para b4.

Nesta s8, comecei a jogar de jungler como primeira opção. Há campeões com os quais jogo muito bem, quase que automaticamente. Porém, fico com receio de mutar meu time (acho que pode ter algum pedido importante). O que estou aprendendo a fazer, é olhar o mínimo possível para o chat ( e ignorar as grosserias), mas ainda estou aprendendo, não é fácil jogar (você sendo jungler) e seu time lhe acusando e não sabendo segurar torres!

Devo mutar todos ou não?

Eu jogo pra ter meu Yasuo banido, ir de Sion mid, ser xingado até o talo, ficar 17/9/8, e perder sendo xingado.

E eu não do rage, e ai adianta algo?
"Noxus não sofre de covardia" Sion.
Aronguejo

Eu concordo por experiência própria, desabilitar o chat sempre me ajuda a me concentrar no jogo. Julgo que o cliente poderia incluir uma função para desabilitar o chat definitivamente.

teve um jogo que o time inimigo estava nos provocando estavamos de baron dai eu pedi para meu time mutar o chat all dai focamos na tf e vencemos o jogo \0/

Mutar e não dar rage  não adianta nada, você pode mutar e eles vão continuar dando rage e desconcentrados no jogo

Além do rage oq mais fode é quando você corrige o erro de alguém do seu time e ele continua fazendo.

Cai b4 na md10, joguei em torno de 5,6 jogos e perdi apenas um jogo. Porque? Porque além de não ligar pra rage, eu corrigi o meu time em vez de reclamar dos erros deles. O único game q perdi o jingle tava ficando na minha frente e na frente do Braum, q eramos os tanks ( o JG era um kha zix) e abriu brecha pra o time adversário starta. Mesmo com avisosnpra n fazer isso.

Tropa

Oi, queria tirar umas dúvidas aqui sobra a fila Flex..
Eu cai Prata V na Solo Duo, como eu era Prata IV e fiquei 7/3.. Era esperado. Mas antes da season resetar, eu tryhardei MUITO na flex, consegui subir do Prata IV pro Prata II jogando praticamente só de Kindred.. Consegui pegar na md10 da Flex esse elo, o Prata II.
Subi pro Prata I, e atualmente estou com 24 PDL, mas estou inseguro, por que todos que conheço desconsideram a fila flex, não sei por quê.. Esse elo realmente vale ?
Rioter

Excelente história, Heye.

Realmente é difícil jogar com tanta gente falando tanta coisa negativa sobre você no chat. Fui bronze por uns 2 anos e ano passado consegui pegar prata 1 na Flex justamente quando foquei em pedir ajuda para meus amigos me ensinarem onde eu estava errando. Daí comecei a focar na melhoria desses pontos e ler o chat só quando realmente eu precisava dar uma informação mais clara, como uma call de barão, ou pedir para o time ficar mais safe e farmar para equilibrar o jogo, etc.

Valeu pelo post!

Eu sou main suporte, então para mim é mais complicado eu dar muteall, já que mesmo sendo suporte eu não tenho duo, então me comunico no chat, falando pro adc quando é pra ir pra cima (geralmente eu aviso "quando X ultar vai pra cima) e quando recuar, já que muitos players no bronze não percebem os pings do time e também esquecem bastante de pingar.

Nas minhas partidas, se ninguém do time der rage, geralmente eu ganho, até pouco tempo atrás eu não admitia jogar bem, mas quase toda partida, no final, se não for meu time é o time inimigo que fala que eu joguei muito bem. Mas o problema é o rage, quando um começa os outros começam, eu peço para pararem de discutir, pra mutar quem ta de rage, mas eles me ignoram.
O que você me aconselha a fazer?

By: Y. Blue
Tropa

por isso você n tá satisfeito mano, como vc pode considerar os outros inferiores a vc sem nem conhecer eles/ ver eles jogando direito?
Nem sempre você estará certo