cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

[DICAS] COMO JOGAR DE ADC

Aronguejo

[DICAS] COMO JOGAR DE ADC

Olá, 

Meu nome é Chaz, eu escrevi o [GUIA] COMO JOGAR DE XAYAH, como o feedback foi muito bom e como quase não tenho visto guias desse tipo hoje em dia, decidi fazer mais um, mas desta vez dar dicas gerais para pessoas que jogam ou querem jogar na posicão de ADC, eu tenho certeza que ler isso quando eu ainda estava começando ajudaria muito a evitar diversos erros e espero que ajude vocês tambem.

Tópicos:  

1.Jogando o early game como ADC

2.Como melhorar seu farm

3.Jogando após a queda da primeira torre no BOT

4.Jogando o late game e TFs como ADC

5.Qual ADC pickar em cada situação

DICAS:

1.Jogando o early game como ADC: 

•Nunca demore muito ajudando seu JG, pois chegar atrasado na lane pode fazer com que você perca os 3 minions iniciais, entao tente ajudar o mais rapido possivel(apenas uns 3 a 5 hits);

•Fique sempre atento a quem vai pegar o lv2 primeiro, pois normalmente abre um espaço gigante para agressões na lane(os 6 primeiros minions + 3 primeiros minions da segunda wave), principalmente para champions como , , , ;

•Sempre se posicione atrás de seus minions durante a lane contra sups como , e , quando sem minions evite avançar mortes por parte do ADC no inicio podem o deixar muito atrás com relação a gold/xp;

•Mesmo que você seja o ADC, compre pinks, 75 de gold pode salvar sua vida e de seu SUP, tente posiciona-la nas moitas do seu lado do mapa entre o MID e o BOT ou no Dragon, não tenha pressa em usa-la, é sempre bom ter uma pink na mão, para ganks pela lane ou execução de objetivos;

•Não desista facilmente de uma partida, eu sei, vão cair muitos SUPs ruins, você vai começar atrás muitas vezes mas tente ter paciência, ADC é a lane que mais tem impacto no mid/late game, você vai virar muitas partidas se conseguir se manter a calmo;

•Se a BOT lane inimiga morrer use todas as skills, puxe a lane o mais rápido possível e volte base para usar o gold, a não ser que a chance da torre cair seja muito grande, mas não se arrisque demais.

2.Como melhorar seu farm:

•O farm é algo MUITO IMPORTANTE, sempre valorize o farm, pois ele é a principal fonte de renda do ADC, basta entender que 13 de farm já vale em media uma kill(300 de gold);

•É praticamente impossivel alcançar 10 de farm por minuto em uma partida, nem mesmo jogadores profissionais costumam chegar a esse ponto em partidas convencionais, devido a muitas coisas como as trocas, tente ficar em media com de 6 a 8 de farm por minuto;

•Se está na duvida se seu AA vai ou não matar o minion clique nele com o botão esquerdo do mouse e veja a vida dele;

•Lembre-se de cancelar a animação do AA com skills quando precisar pegar 2 minions em pouco tempo por exemplo;

•Pare de puxar a lane sem prestar atenção para fazer alguma coisa como ir wardar ou tentar bater na torre mais rápido, foque em farmar cada minion;

•Treine farmar sobre pressão em personalizadas, colocando 5 bots de pressão(no intermediario) no time inimigo e tentando apenas farmar até os 10 minutos o máximo que você conseguir, isso vai ajudar você a treinar desviar de skills na lane e farmar na torre, repita algumas vezes na semana

Imagem como exemplo.

3.Jogando após a queda da primeira torre no BOT:

•A queda da primeira torre na BOT lane muda e muito o comportamento dos ADs e SUPs, normalmente nesse momento o objetivo das 2 vira empurrar a lane o mais rápido possivel para manter a outra no BOT e conseguir sair para ajudar o JG e o MID, ou ocorre a inversão, quando o ADC e o SUP troca de lugar com o TOP ou o MID para conseguir mais torres ou objetivos como arauto e roubar campos da JG inimiga;

•Não forçe seu TOP laner ou MID laner a inverter com você se eles não quiserem, se isso acontecer, somente mantenha sua lane puxada e ajude o MID e o JG enquanto pode se manter fora;

•Se foi você quem perdeu a torre, compre pinks e peça ajuda para seu sup para manter a JG wardada e assim conseguir farmar sem tomar pick off, lembre-se de fazer isso de forma rápida para assim manter pelo menos uma pessoa no BOT;

•Não fique com o seu SUP contra 1 champion com mt clear wave que vocês não podem divar, vocês podem perder muito tempo;

•Não farm do lado oposto ao seu time no mapa se estiver ganhando a partida, você NÃO É UM SPLITER, o seu time precisa de você para lutar e fazer os objetivos;

4.Jogando o late game e TFs como ADC:

•No late game, você tem uma das principais funções do time, e quase sempre será a maior fonte de dano em objetivos, então é necessário saber se posicionar pelo mapa e durante as lutas, e isso varia muito dependendo do AD que você está jogando, é algo que você so vai aprender com o tempo jogando com eles;

•Sempre tenha em mente os CDs e o range das skills do time inimigo na TF, por exemplo o da ult do , você não pode ser quem toma o start, se você levar um Q do  por exemplo 80% de chance da TF ja estar perdida no inicio, então fique atrás de alguem e preste atenção;

•Tente bater usando a tecla A, existe uma configuração que apenas apertando A o seu champion ja ataca o alvo em que o mouse está sobreposto, caso você erre irá atacar o mais proximo, deixe dessa forma caso queira experimentar:

5.Qual ADC pickar em cada situação:

•Caso você seja um dos primeiros a pickar e não tenha visto praticamente ninguem do time inimigo tente optar por campões que não dependem tanto de sua lane mas que não tomem pressão muito facil como:    ;

•Caso o seu time não tenha muita proteção para você mas tenha muitas fontes de dano, tente pegar ADs de poke/cerco ou de utilidade para ajudar seu time a longa distancia ou a por pressão cedo no jogo como:     ;

•Se o seu time tem muitos tanks e muita proteção tenha preferencia por campeões hyper carrys, que consigam dar muito dano nas TFs, que fiquem muito fortes quando estão full build

Com peel/tanks de proteção e desengage:   

Com iniciadores e engage:    

•Se você quer fazer um papel como o de um assassino e quer se destacar no 1v1/2v2 procure escolher champions como: Kai'sa  

•Se o time inimigo tem muitas formas de iniciacão e pouco poke use aqueles que tem kite back forte(dificeis de alcançar):    

•Se você quer por pressão muita pressão na lane com Sups como   Zyra, de preferencia a champios como:   .

Esse post não foi tao aprofundado como o meu ultimo (Guia de Xayah), pois eu tentei dar dicas gerais que pudessem ser usadas para praticamente todos ADs, e o estilo de jogo varia muito de champion para champion.

Espero ter ajudado vocês mesmo que um pouco com essas dicas basicas, deixe seu feedback e obrigado por ter lido,

Chaz

26 RESPOSTAS
Highlighted
Aronguejo

Re: [DICAS] COMO JOGAR DE ADC

Muito obrigado por essas dicas! Suas dicas sobre qual adc pickar em composições situacionais me ajudaram bastante, não tenho muita experiência jogando no bot quanto nas outras lanes mas isso me deu uma noção melhor sobre ADCarrys.

valeu mano!
Aronguejo

Li o seu post sobre a Xayah e achei muito bom e agora mais esse pra me acrescentar informações, como um ADC que está buscando melhorar, pode ter certeza que essas dicas me ajudaram bastante! Obrigado e continue com os posts sempre que puder.

Muy bueno

Tropa

Que post lindo.
Aronguejo

Post mto bom e detalhado. incrível como tem mto main adc no platina - meu elo atual - que não sabe mto das coisas que estão ai :3
Barão

E a dica mais importante: NÃO SE ESTRESSAR POR INSTA-MORRER MIL VEZES NUMA PARTIDA TODA VEZ QUE UM ASSASSINO ULTAR EM VOCÊ.

Pensem bem antes de quererem ser ADC

Aronguejo

Nice post friend! Smiley Wink

como jogar de adc: não fique fora de posição.
cabou era só isso mesmo.
Tropa

ótimo tutorial, com certeza aprendi muitas coisas que ainda não sabia! Parabéns
Aronguejo

Tópico excelente.
Se quiser melhorá-lo ainda mais, há ainda alguns tópicos adicionais que você pode incluir como:
- Controle de Wave
- Power Spike de cada ADC
- Sobrevivendo a Match ups específicos (pressão de kill, pressão de poke; dorans shield, etc).

GG

Get Jinx!

O problema não é vc jogar de adc e pegar lvl 2 primeiro se o sup só fica olhando '-'

Aronguejo

Muito bom tópico! Fico feliz que ainda existam mains adcs em pleno 2k18, não é fácil xD

Para melhorar ainda mais eu recomendo que você fale sobre as runas e itemização. Por exemplo se os inimigos do bot forem campeões de cutucar, como Zyra e Cait, você vai tomar MUITO poke, perdendo muita vida e ficando recuado, assim perdendo minions e exp. Para contornar isso eu normalmente uso nas runas secundárias a Determinação com ventos revigorantes (sem tempo de recarga, você regenera vida quando levar qualquer hit de campeão) e o Escudo de Doran (o mesmo efeito dos ventos revigorantes) e esses dois combam de uma maneira incrível, você vai recuperar MUITÍSSIMA vida e consequentemente ficar mais tempo na lane farmando. Abraço.

Aronguejo

Muito boa as dicas, parabéns pelo empenho e dedicação para fazer o post.

Vlw...estava procurando dicas de rotação e a parte da torre do bot cair me ajudou muito

Tropa

Essas dicas ajudam até os Suportes na hora de orientar seus parceiros de rota.

Muito obrigado! Seu post é de grande valor para mim, já até salvei nos favoritos ^^. 

Aronguejo

@AgenteXYZ

Fico feliz que tenha gostado e obrigado pelo feedback,

Eu não entrei em dicas de itens e runas por dependerem demais do champ que você está usando,

Nesse caso o que você disse pode sim ser viavel, mas se vc usar em um Lucian por exemplo seria muito dificil de dar certo, alem de que você n vai pegar os 18% de atk sped e isso pode atrasar bastante alguns ads de power spik cedo,

Pense em usar a runa dos biscoitos tambem, assim você consegue sustain e mais potencial de all win nelas,

Abraço,

Chaz 

Aronguejo

@Nayr

Vlw pelo feedback,

Realmente não aprofundei nessas areas, mas por considera-las muito especificas de ADC para ADC, por exemplo:

Como você se comporta tomando pressão de  é muito diferente de como se comporta com ,

Acho que o post iria ficar muito grande e um pouco cansativo para vocês, tentei falar sobre coisas essencias que devem ser aplicadas para praticamente todos,

Espero ter ajudado com o post, 

Chaz

Aronguejo

@Maik Scofield

Quando for assim jogue mais recuado no inicio, tome cuidado com o lv2 deles e aguarde uma chance boa para ir para cima(como um gank, um erro deles, etc.)

Chaz