cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Como o atual sistema de ranqueadas influencia na forma como a comunidade é tóxica

Aronguejo

Como o atual sistema de ranqueadas influencia na forma como a comunidade é tóxica

Primeiramente bom dia!

Estive pensando bastante nos últimos dias, analisando o comportamento dos jogadores dentro de partidas ranqueadas e vendo como o rage / toxicidade simplesmente DESTROI uma partida de League.

Vamos abrangir o contexto: Recentemente , com as mudanças que a RIOT vem fazendo dentro do jogo, inclusive mudanças tão bruscas que fizeram a comunidade se dividir, vemos a clara intenção deles em querer tornar o jogo mais competitivo possível, como o canal LABORATORIO DE ZAUN explicou em seu vídeo esses dias, para quem quiser entender mais  segue o link - https://youtu.be/OeHtEfHSdlk

Voltando ao assunto do topico mais precisamente, sabemos que quando se fala em COMPETIÇÃO dentro do League a primeira coisa que vem a cabeça são as filas ranqueadas, claro que existe o competitivo mas aqui estamos tratando da SoloQ. Competir - entrar em concorrência simultânea com outro(s); rivalizar(-se) - segundo o dicionário é esse o signifcado da palavra e é exatamente o que acontece quando entramos em Summoners Rft. 

O ponto que eu quero chegar é o seguinte: A partir do momento que entramos no jogo, seja nas solo lanes (JG, TOP e MID) ou na BOT LANE estamos a todo momento competindo quem tem mais skill shot ; mecânica com determinado campeão ; visão de jogo e etc. O atual sistema de ranqueadas nos premia com "PDL's" se formor vitoriosos e tambem da mesma forma que da ele tira se formos perdedores. O League é um jogo baseado em TIME e é ai que está o grande problema. 

Vamos a um exemplo: Um solo lane do seu time perde a lane, suponhamos que seja o mid, os demais companheiros estão tranquilos em suas rotas farmando e até mesmo ganhando suas lanes, o mid laner adversário que esta com o push a favor/level/farm/poder começa a dar roamming pelo mapa ganka top entrega vantagem pro top laner adversario, volta pra lane farma novamente empurra a rota, ganka bot e vai distribuindo a vantagem que ele conquistou para o time adversário. Isso é o conceito basico de League ja que se trata de um jogo em TIMES, esse é o cenário perfeito, para o time que esta ganhando mas no time adversário é onde começa a avalanche de xingamentos e ofensividades que muitas vezes são a principal responsavel por uma derrota.

Cansei de ver isso acontecer e realmente é muito chato vocÊ ver um companheiro de time simplesmente TILTAR e decidir trolar a partida e sim apenas um jogador é capaz de determinar a derrota de outros 4, principalmente com as atuais mudanças que aconteceram onde o efeito SnowBall esta praticalmente incontrolavel com jogos onde a vantagem está abruptamente pendende para um dos lados terminar facilmente antes dos 20 minutos de jogo ou ate mesmo com um Barão.

No MEU ponto de vista esse sistema de se distribuir PDL por EQUIPE e o grande fator responsavel pelos rages e toxicidade do nosso servidor que convenhamos é de um nivel absurdo principalmente nos elos mais baixos (BRONZE, PRATA e GOLD), a partir do momento que um jogador decidir perder a partida por conta própria perde - se o conceito de equipe. Você entra em uma ranqueada com apenas um objetivo: VENCER, porém é muito frustrante um jogador do seu time por vontades próprias determinar a sua derrota deixando você incapacitado de fazer algo para que a derrota seja evitada, porque o efeito do "TILT" se alastra para o time todo deixando desmotivados os demais jogadores do time a buscar a vitoria vendo a atitude negativa de determinado jogador.

Não sei como, mas talvez se houvesse uma forma de distribuir os pontos de forma individual, criando parâmetros para determinar se a sua mecânica / seu desempenho pessoal naquela partida foi honroso e aí sim determinar se voce deve ou não farmar os PDL's, uma forma de ranquear os jogadores assim evitaria 100% do rage do servidor, imaginem só: Na tela de seleção de campeão seu top laner pega uma sona contra uma riven, nos dias de hoje, se ninguém quitar antes da partida começar pode ter certeza que o rage vai ser absurdo dentro da partida e teremos um jogo totalmente desbalanceado para um dos lados, isso ja faz com que os jogadores entrem na partida sabendo que as chances de vencerem ja não sao mais 50% a 50% e isso ja implica e um pré TILT digamos assim porque no fundo voce sabe que vai perder os PDL's.

Porém se a forma de se ranquear o jogador fosse de forma individual, seria diferente, tem uma sona top contra uma riven? ok tudo bem, eu faço a minha parte ganho meus pontos fico feliz e depois jogo outra partida. Viu como as coisas mudam de figura? A pessoa nao precisa mais se preocupar com o desempenho do top laner mas sim com o seu, se preocupa em fazer a sua parte.

Pessoal isso é só uma forma de como EU vejo o atual sistema, se vocÊs veem de outra forma, por favor comentem e vamos discutir, afinal é pra isso que estamos aqui.

Abraço tmj!

20 RESPOSTAS
Barão

Re: Como o atual sistema de ranqueadas influencia na forma como a comunidade é tóxica

Acho que não. Fazer isso é tornar o jogo individual demais... os ESPORTES em equipe são assim mano, e o LoL sempre seguiu esse caminho de e-sport em equipe, nunca irá mudar.
PDLs distribuídos de forma individual seriam um problema, pq muita gente iria se isolar na sua lane para stompar ela, se recusando a ajudar o time que tá em desvantagem, e o propósito do jogo não é esse.

LoL é isso e nunca vai mudar, ou você entende que o jogo é em equipe, ou vai jogar algum outro jogo que dependa de você SOLO.

Mas sim, o maior problema da toxicidade é a competitividade, bronzes/Pratas já entram no jogo achando que são pro players, criticam qualquer errinho do companheiro de equipe, e esse ego vai aumentando exponencialmente junto com seu elo

Re: Como o atual sistema de ranqueadas influencia na forma como a comunidade é tóxica

Duvido que diminuiria 100% da toxidade ou rage, mas diminuiria sim. Lembre-se de algo, se tiver outra lane feedada, isso pode afetar sua performance também, pois depedendo do champion feedado muda a situação... Um champion early feedado por alterar o rumo de uma partida de um champ mid/late... Pega o exemplo, Pantheon feedado early e Ryze feedado, qual tu acha que impacta mais? Se o Pantheon tiver um cérebro o time dele fica forte e levam o game. Ou pega um Shaco, que tem o early forte, o mid forte e o late "ok", pois o pick off dele é bom e consegue sair rapidamente... O teu companheiro vai te afetar... O que poderia ocorrer como forma de punição é o jogador que por algum tipo de algoritmo fosse detectado como troll perdesse mais PDL que os outros e o cara que simplesmente não fez uma boa partida perdesse o normal e o cara que jogou bem, mas perdeu a partida perdesse menos PDL, não ganhasse, pois queira ou não, se tu jogou bem mas nao ajudou teu time a carregar, tem um problema na tua gameplay...
Aronguejo

Então mano, o problema é justamente esse entender que o jogo é em equipe era justamente esse o ponto que eu quis dizer no meu post talvez não tenha ficado explicito.
Na real independente do elo o jogador sempre procura se isolar na sua lane e stompar a sua lane a única lane "solidaria" que eu vejo são os junglers com o papel de gankar as outra lanes. Sou novo no jogo é apenas minha segunda temporada, talvez nao entenda muito bem, meu elo mais alto foi GOLD IV.
Mas mesmo vendo streams principalmente de top laner que é a minha lane favorita, o conceito é esse farmar, splitar ganhar sua lane e consequentemente distribuir sua vantagem de torre e gold pro seu time.
Isso já acontece dentro do jogo, o jogo já é muito individual porém a recompensa que o jogo propõe é distribuida em time aí é que ta o ponto
Aronguejo

Então mano, 100% é muito dificil mesmo de atingir mas creio que grande parte do rage seria diminuido concorda?

Então cara a ferramenta que a RIOT nos deu para detectar esse jogador trol é o report. Mas me diz ai: quantas vezes você reportou e teve o feedback de denúncia?
É uma ferramenta boa porém falha muito em suas atribuições
Barão

Realmente, a Riot "hypa" demais os jogadores com as toneladas de conteúdos competitivos que expõem, em todo esse tempo vi poucas coisinhas que eles fizeram em que incentivavam apenas a diversão de jogar.... é igual futebol, os mlks assistem SONHANDO em serem craques, ganharem rios de dinheiro e etc....

Mas vai por mim, LoL é um jogo extremamente tático e depende MUITO do time. Nos elos mais baixos vc não nota isso pq realmente é um inferno G_G mas no high elo cara, a noção de trabalho em equipe pode virar um game. Claro que existem aqueles caras extremamente fodões que ficam feedados pra caramba e conseguem solar geral, mas o trabalho em equipe é bem mais impactante

Barão

Talvez diminuir alguns pontinhos na PERDA de PDL de quem realmente se dedicou no game amenize mais a situação e ainda deixe o jogo focado no trabalho em equipe.

Para diminuir o rage, podiam balancear o jogo em dois servers diferentes.
Server competitivo e server para jogadores que só querem casualidade.
Não quero que tirem ranqueadas, pois o pessoal casual também gosta, mas por exemplo, gosto muito de jogar de Ryze, só que por causa do competitivo, para nós de elo baixo é impossível aprender, por que ele ta muito fraco e precisa de uma comunicação.
Server competitivo é muito mais interessante pois eles poderiam controlar o meta tranquilamente e equilibrar as taxas de vitórias até deixarem parelho.

Tem campeões que estão fracos para gente normal e se ferram tomando mais nerfs ou ajustes e prejudica a gente que só queria jogar de boa com um campeão que gostássemos e tivesse como ser competitivo...

Não entendi man. Você começa falando que normalmente o cara fica tentando stompar a lane dele e que a única lane solidária é o jungler. Depois fala que o conceito da top lane é farmar, splitar e distribuir vantagem pro time. Distribuir vantagem pro time é por essência, ajudar o time e ser solidário.

Eu sou contra criar um sistema que recompense diferente o desempenho individual. Isso aí criaria um monte de outras nuances. Pra começar, a galera provavelmente ia esquecer comp, estratégia, etc. Pra quê que eu vou pegar um tank, por exemplo? Eu provavelmente vou matar pouco, morrer muito, e serei penalizado por isso, ganhando menos PDL. Bonecos late game seriam ruins, por exemplo. Muito mais vantajoso pegar um Pantheon, stompar minha lane, e terminar a partida com o score bonito, do que arriscar pegar um boneco que escala melhor, mas com o qual eu posso acabar nem chegando no pico de poder dele. E playmakers? Thresh, por exemplo. Pra quê pickar ele? Você cria jogadas bacanas, os outros pegam as kills, e você pode acabar morrendo nas lutas porque é um iniciador.

Suporte? Atirador? Mago? Sei lá... pra mim o mais provável é que todo mundo pickasse lutadores duelistas ou assassinos. Aí a chance de ter um score bonito é mais alta.

Mesmo na gameplay. Imagine a seguinte situação: Early game. O jungler do seu time está lá fazendo o blue, quando aparece o jungler e o mid laner adversários emboscando o cara. O que você faz?

A - Ajuda o cara do seu time, colocando seu score e provavelmente seus PDLs em risco;

B - Fica farmando de boas na lane, deixa o cara morrer e fica com a certeza que seu score e seus PDLs tendem a ser bons.
Aronguejo

Então eu quis dizer na parte do top o seguinte, quando você derruba torre vocÊ além de abrir espaço pelo mapa propondo ao seu time ter mais visão da selva adversária vocÊ também da gold, se eu nao me engano são 100.

Você abrindo sua lane abre espaço para as outras, afinal alguém vai ter que ir defender o rombo que vocÊ esta fazendo pelo topo.

A questao de distribuir PDL pelo desempenho individual não se resume a score, até porque score, se você parar para pensar quantas vezes terminou o jogo com muitas kill / poucas mortes e mesmo assim perdeu? sacou?

"Não sei como, mas talvez se houvesse uma forma de distribuir os pontos de forma individual, criando parâmetros para determinar se a sua mecânica / seu desempenho pessoal naquela partida foi honroso e aí sim determinar se voce deve ou não farmar os PDL's," - isso ai ta no post original, em momento algum eu falei em score.

Afinal como voce ganha nota S+ jogando de suporte? sendo que o que mais se destaca na sua atuação sao as assistencias que você teve / o tanto de visão que pôs no jogo / o quanto foi útil para o time...
A função do lutador / assasino é essa mano, pegar vantagem em cima de kill e de seu potencial de dano.

Eu não sei como mas TALVEZ se criasse uma forma de mensurar seu impacto positivo / negativo no jogo e assim distribuir os pdls entendeu? tanto e que para a temporada de 2019 a RIOT ja vai colocar rank por rota.. Já é um passo na direção de avaliar o rank individual de cada um.

@XsBr

Tá. E qual parâmetro você vai colocar que não seja o Score, pra definir o desempenho individual?

EDIT: O sistema de notas, não tem problema porque ele é "inofensivo", porque não influencia nos PDLs, elos, nem nada. Você tira S ou não. Ok. Mas se essas notas, por exemplo, passassem a contar pros PDLs ou o que for, já seria beeeeeem mais complexo.

Você pode tirar C-, vencer a partida e ter sido muito útil ao time. E se você e seu time derrubaram o Nexus, você ganha os mesmos PDLs. Não consigo ver nenhum parâmetro que não seja o Score, pra tentar avaliar o desempenho individual.

Aronguejo

Eu sempre critiquei isso mano, pra min o problema de balanceamento do League é o competitivo. META TANK E META TURIBULO foram os grandes exemplos disso, nerfaram tanto alguns personagens por causa do mundial do ano passado que hoje está impssoveil de jogar de SONA por exemplo, karma, lulu, janna, sao campeoes papeis que nesse atual meta simplesmente são deletados em poucos segundos.

Deveriam mesmo diferenciar o balanceamento do competitivo para o balanceamento casual
Aronguejo

Então mano é dificil falar mas aquele gráfico geral no final da partida diz muito sobre o que voce fez dentro dela.

Por exemplo, ja fiquei negativo no jogo mas fui top dano, assim como ja fiquei negativo de suporte mas de 50 kills no jogo eu participei de 32.. Enfim são estatisticas / dados fornecidos pelo jogo sobre seu impacto dentro da partida.

Tem outros tambem dano tankado, dano curado, enfim tem muitos

poderiam pegar a sua escolha de rota e atrelar a esse gráfico no final do jogo e ver se voce desempenhou o papel que a sua funçao requeria

Então, cara... mas não adianta. Qualquer desses parâmetros que você escolher, vai mudar o foco do jogo. Se o que conta é o dano causado e dano recebido, eu pego um Garen e me saio melhor que um Ornn que ajudou o time dele, só por ter batido mais e aguentado mais dano. Se o parâmetro for dano em estruturas, eu pego um boneco que de bom split push e que bata forte nas torres. Se o parâmetro para suportes for Cura, eu pego Sona e fico spammando isso na lane, mesmo que sem utilidade nenhuma, e me saio melhor que uma Leona do outro time, que startou bem, deu CC corretamente, etc.

E assim por diante. O que quer que você coloque como parâmetro que não seja a vitória, vai distorcer a forma como o pessoal joga. Ou o Nexus deixará de ser o principal objetivo, ou então a galera passará a tentar derrubar o Nexus com algum personagem e jogabilidade que individualmente pode se sair bem nos parâmetros definidos.
Aronguejo

@Recauchutado

Então mano se você pegou uma sona e curou muito seu time você vai ganhar seus pdl afinal voce cumpriu seu papel porque o parametro que avalia uma sona suporte é o peel que ela deu pro time.

Se Você é a Leona do timer adversário que startou, que tankou que pegou abates que deu dano em torres você também vai receber seus pdls msmo tendo perdido a partida afinal o parametro que avalia a Leona suporte é esse e você executou ele bem.

No final das contas a Sona e a Leona ganharam seus pdl's independente se seu time ganhou o jogo ou não?

Entendeu mais ou menos o que estou tentando dizer? Não tem essa de ficar atrás um do outro você só vai ficar atrás se não desempenhar o seu papel dentro da partida, aí sim você nao ganharia uma boa avaliaçao e consequentemente teria menos pdl que o seu adversario

Entendeu?

Você que não entendeu o que eu quis dizer. Curar não é necessariamente jogar bem. Uma Sona que ficou curando alopradamente na lane phase, quando o Atirador mal tinha recebido dano, mas acabou morrendo várias vezes ou em momentos chaves, não wardou, e não pressionou a bot lane adversária, não jogou bem. Mesmo assim, nos parâmetros lá vai ter um monte de heal e ela será bem avaliada.

Uma Leona que recebeu o maior dano do time, mas deu vários engages errados, pulou no meio de 3 sozinha, largou o Atirador do time dela sozinho pra dar chase em alguém, etc., não jogou bem. Os parâmetros talvez olhem o dano que ela recebeu, ou até o tempo de CC que ela aplicou, e concluam que ela jogou bem, mas isso não será necessariamente verdade.

Isso vale pra qualquer parâmetro.

Pra mim, incluir qualquer variável diferente da vitória não é algo bom para um jogo em equipe. Especialmente o LoL, que é muito complexo.
Aronguejo

O que mais iria acontecer é o q acontece com o sistema de notas atual, a galera descontente achando que o sistema é falho, pq não dá o S que eles acham que merecem.

Atualmente a galera olha tanto pra o gameplay dos seus companheiros de time que esquecem de olhar o proprio e acham q jogaram bem, a culpa sempre é do outro, ou do sistema que é falho.

Duvido que um gold ache o bronze desbalanceado ou que um diamante ache o gold desbalanceado, mas todos vão achar seu próprio elo desbalanceado, pq precisam achar um motivo pra culpar o fato de estarem estagnados ali, nunca é pq chegaram no seu nível médio de jogo..

O sistema atual é bom e ajuda o player a chegar rapido em seu elo e lhe garanto que os pdls no final das contas são mais individuais que coletivos.
Dragão

amigo, n existe forma de distribuir pontuação totalmente individualizada, pq n existe parametro NENHUM pra tornar esse sistema viavel.
2- muita gnt tilta com o ranked e fala q se houvesse o sistema individual ou qualquer coisa, as coisas seriam melhores. O cara n tem a minima noção do q ta falando, n tem a minima noção de game design nem de programação nem de nada , e critica o ranked como se fosse a coisa mais simples do mundo o modo como ele funciona.
3- e cara, olha, existem sim partidas q vc perde pq alguma lane estourou e feedou loucamente, mas amigo, vc falar a longo prazo q n consegue sair do bronze/prata/gold pq tem muito "feeding, rage, trolls, afk " é coisa de lix4. Coisa de gnt q n tem mindset pra jogar ranked e inventa desculpa pra esconder as proprias falhas.
4- toxicidade vem de uma comunidade fdp ( apesar de eu sinceramente estar cagand4 pra rage e etc, se o sujeito estiver jogando bem, ele pode encarnar o hastad na minha partida, pode pingar e xingar no chat a vontade, só precisa estar jogando bem) . Sabe o q tu faz pra lidar com toxicidade ? tu muta e pronto, resolveu os problemas. N precisa de chat pra jogar soloq.

Se você tem o mínimo de competitividade, você não gosta de perder. Principalmente quando você fez a sua parte e os outros não. Toxicidade deriva disso. Não estou dizendo que uma coisa justifica a outra, pelo contrário, acredito que esse é um problema inerente à natureza humana (também ao fato de que, pela internet, você não pode levar um soco na boca por ofender os outros) e não existem ferramentas que possam ser implementadas que extinguam esse problema.
Distribuir PDL de acordo com o rendimento individual é impraticável. Essa análise é extremamente subjetiva e sujeita a falhas. Automatizar esse processo seria um desastre. O sistema de notas é a prova disso. Por outro lado, sou a favor de implementarem a mesma ferramenta que já existe no Overwatch de evitar que um player caia no seu time.
A máxima do League of Legends é essa, que um amigo me disse certa vez: "o jogo é muito legal, o que estraga são as 4 pessoas jogando com você". Mas goste ou não, continua sendo um jogo de equipes e existem ainda alguns fatores que deixam League divertido.
Aronguejo

@BarrelPlank

O problema é esse, o rage geralmente acontece porque o sujeito não está jogando bem.

O chat realmente é desnecessário para jogar o jogo, acredito que somente os pings seriam nescessarios porque já é uma ótima forma de comunicação dentro da partida indicando aquilo que você vai fazer.

Porem a comunidade usa dessa ferramenta para desbalancear o jogo de forma negativa, e isso acontece em todos os elos. Mutar sempre é a melhor escolha quando o seu próprio time começa a brigar entre si é o que eu sempre faço. Porém o ponto que eu quero chegar é o seguinte, apenas 1 jogador consegue desbalancear o jogo de 4 jogadores por vontade propria, isso aconteceu comigo esses dias quando um WK jungler decidiu por vontade propria ir para determinada Lane e feedar determinado campeão com um snowball absurdo, consequência disso foi um jogo terminar em menos de 20 minutos com um arauto dançando na base.

O motivo? Tilt simples tilt, o cara ja veio de uma partida tiltado entrou em outra morreu dentro da JG inimiga aos 3 minutos de jogo e acabou com o game de quem nao tinha nada a ver com o que aconteceu na outra partida. É uma sucessão de fatores que levam um jogador a perder a linha e prejudicar seus companheiros.

Eu dei apenas uma sugestão para tentar acabar com o rage do jogo que infelizmente não tem como a riot controlar a mente e as palavras que saem de determinado jogador, o sistema de pontuação contribui para o rage e toxcidade do jogo e avaliar um jogador individualmente seria uma forma de AMENIZAR a situação, tanto é que para 2019 haverá rank por posição ou seja já é uma forma de avaliar individualmente o desempenho do jogador.

Por que em partidas normais ou às cegas você não vê esse tipo de atitude, muita vezes o chat nem é usado porque as pessoas usam as partidas sem rank para treinar campeões ou pegar baú, ou seja não vale muita coisa, ali você não esta sendo posto a prova é uma partida totalmente for fun.

Não esqueça que a questão do post são formas e maneiras de diminuir o rage e não como distribuir PDL tanto é que o titulo diz: como o sistema de rank atual CONTRIBUI para o rage do servidor...