cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Campeões de Nicho: Os Heróis de certas ocasiões!

Highlighted

Campeões de Nicho: Os Heróis de certas ocasiões!

Fala pessoal, Gemada aqui!

Saudades de fazer um tópico aqui no fórum, então tava pensando em algum assunto pra conversar e debater aqui, e pensei e dar uma comentada nos Campeões de Nicho!

Afinal, o que seria um campeão de Nicho?

Resuminho pratico: Campeão de Nicho são champs que foram feitos para serem eficientes e fortes em ocasiões e roles mais específicas. Muitas vezes são ocasiões com mais dificuldade de aparecerem e não tão frequentes, porém nessas ocasiões, esses campeões de Nicho se destacam por serem incrivelmente fortes nesses momentos!

OBS: Isso não significa que são ruins em ocasiões normais! Podem muitas vezes ser abaixo da média quando fora de seus nichos, mas ainda são bons champs em um geral, mas realmente se destacam quando em seus nichos!

Agora, que jeito seria melhor de demonstrar um Nicho senão exemplificando alguns? 
(Eu me manterei nesse tópico, em nichos focados em tanks, o qual eu conheço melhor, e certas metas que já ocorreram no jogo. Fiquem livres para comentarem os seus!)

• Anti-AD

-Malphite:

Malphite, o nosso querido Zé Montanha e destruidor de AD's do jogo! Um dos Nichos mais clássicos e conhecidos do game, como Anti-AD.
Malphite é um campeão que se destaca em adquirir uma quantidade absurdamente maior de armadura do que outros tanks do jogo, conseguindo ser super eficiente em absorver dano físico e destruir comps sem dano mágico algum.

Seu kit é focado em conseguir toneladas de armadura e ter seu dano baseado nessa armadura toda, punindo composições mal formadas facilmente quando está em seu nicho de Anti-Ad.

-Taric

Vocês realmente acham que vou deixar meu Cavaleiro das Gem... quer dizer, Escudo de Valoran fora dessa lista?

Taric, apesar de hoje em dia ser muitas vezes buildado como supp utility, ele ainda tem seu Kit feito para ser um exímio Anti-AD suporte.

Com um Kit que escala seu dano com armadura, ganha armadura bonus passivamente e AINDA fornece armadura para seu aliado, Taric provou ser um grande destruidor de comps AD e um dos maiores defensores do jogo quando se trata de defender o bumbum do seu Atirador contra Dano Físico!

Resultado de imagem para rammus

-Rammus

Rammus também vai entrar pra panelinha dos Anti-AD devido sua alta escala de Armadura em seu Kit. Mais especificamente, não só um anti-AD, Rammus foca em ser um Anti-AA (Anti-AutoAtack).  Sua build/Kit pune Champs usuarios de Ataque Basico com incrivel facilidade e poder. A combinação de seu Taunt, Armadura de Espinhos e Refletir o dano com seu W, torna ele um dos, senão o melhor em punir Atiradores e outros personagens focados em Ataques Basicos do jogo!

• Anti-Tanks (Argh, eu odeio esses caras!)

Resultado de imagem para vayne-Vayne

Como não começar por ela? E infâme destruidora de Tanks do jogo.

Com um kit capaz de destruir a vida até mesmo do mais parrudo dos tanks com seu Dano Verdadeiro baseado em % de Vida Máxima, e ainda não dando vez deles chegarem até ela com seu knock-back e invisibilidade, Vayne é um personagem que se destaca entre os atiradores ao cumprir seu objetivo de destroçar tanks com facilidade!

Resultado de imagem para kog maw

-Kog Maw

Logo em seguida, mas nem um pouco atrás, está ele, Kog Maw!

Kog pode não ter dano verdadeiro nos seus AA's e ser tão agil quanto sua companheira Vayne, mas isso não implica que ele é pior que ela na sua função!

Com seu W provendo dano baseado no %HP, attack-speed super alto, sua build de Rei + Guisoo, e dano hibrido, nenhuma barra de HP é grande ou pequena demais para Kog Maw fazer ela desaparecer em segundos!

Com o Peel certo, Kog se torna uma metralhadora montada que pode destruir quem estiver em sua mira, squishies e tanks da mesma forma e eficiencia!

• Split-Pushers

Resultado de imagem para Tryndamere

-Tryndamere

TF's pódem não ser o seu forte, mas levar seu inibidor de surpresa é!

Tryndamere é o garoto poster do Split-Push, sempre levando sua lane e suas torres enquanto o inimigo está distraido, e destruindo a cara de quem aparecer pra impedir ele de fazer seu serviço.

Attack-speed, Clear-Wave, Sustain e Criticos... muitos e muitos críticos.

Esses são os ingredientes perfeitos para criar o split-pusher perfeito, mas a Riot acidentalmente colocou um ingrediente extra na mistura: 5 segundos de imortalidade.

E assim nasceu Tryndamere! O cara que vai fazer questão de levar suas lanes 24 horas por dia, sem descanso e piedade pra quem estiver em seu caminho!

Resultado de imagem para Singed

-Singed

HuAhuAhuA!
Singed, creio que os toplaners aqui concordam comigo que é um saco ter que lidar com alguem que aos 5 minutos de jogo fica fazendo proxy e nem deixa você farmar direito!

Com a clear-wave dele, sua movepeed alta, ele é um alvo dificil de ser parado, que realiza seu trabalho muito bem: Levar suas waves.

Apesar de alguns terem a mentalidade Suicida de "Posso morrer o quanto quiser, sou um Singed", outros encarnam o espirito de Usain Bolt, e não vão dar o braço a torcer e deixarem serem mortos com tanta facilidade!

Enfim, quero acrescentar que Nicho não significa só o champ em si, mas muitas vezes um champ normal em uma certa Role pode ser um Nicho.

Por exemplo, já tivemos MF Suporte, que era um nicho pra counterar Zyra que estava muito forte na época!

Gostaram do post e dos exemplos?
Eu só não coloco mais para não deixar mais extenso do que já é, mas espero que tenham entendido o conceto de Nicho!

E me digam, qual são seus nichos favoritos? Algum que não comentei?

Digam nos comments para podermos discutir mais sobre!

15 RESPOSTAS
Aronguejo

Re: Campeões de Nicho: Os Heróis de certas ocasiões!

gg, mt bom o post mas acho que tarci top é ainda mais borken(Pena que demora d+ pra cerscer)

@Linkhell

Vlws!
Mesmo assim, acho que Taric top ainda entra no nicho de anti-ad, ja que se ele pegar um champ AP na top ele toma muita desvantagem
Aronguejo

Yoooo Gemada,

Nice topico me ajudou bastante, com as dicas de vocês da comunidade acredito no challenger ano que vem.

@Zoct

uhadsuahsd, agradeço o apoio!
Fico feliz que meus tópicos ajudem alguém!

Achei interessante e estava procurando o que era nicho esses dias, e fiquei querendo mais xD. Se rolar parte 2 to aqui pra ler
Arauto

Poderia ter colocado também nos campeões de nicho os anti assassino *cof cof* Malzahar e Lissandra *cof cof* e os anti-AA, que junto com o Rammus, tem o Jax e o Teemo.
E talvez como anti AP, a Morgana e o Galio, que transforma a vida de qualquer mago um inferno.
Arauto

Campeões de Controle de objetivo (por exemplo, Nunu e Cho´Gath) versáteis nas suas builds, mas que tem uma ou mais habilidades que os permitem basicamente garantir E realizar objetivos na selva como dragões e Barão rapidamente, no caso dos citados, efetivamente possuindo um Golpear adicional.

Outro nicho interessante que está se estabelecendo com força (mais ou menos) e eu costumo chamar de "power counter", campeões que são usados fora de sua rota como uma escolha especifica e potente contra certos "power picks", por exemplo, Tahm kench tradicionalmente é suporte, mas também uma escolha potente no Mid ou Top contra irelia, oferecendo proteção adicional para o grupo além de mobilidade pelo mapa. Não confundir com escolha "cheesy", que é uma estratégia surpresa do tipo "win hard/ lose hard".

@Temmye

Acho que Malzahar e Liss não são muito nichos, pois não possuem kits tão específicos para essas ocasiões, e conseguem ser otimos magos em geral.

Assim como Jax e Teemo, só por quê possuem algo no kit que countera AA, não significa que estão presos a um nicho, enquanto Rammus tem um kit inteiro voltado em chegar no alvo - taunt - punir o AA, e tendencias de escalas muito maiores com armadura, o que forma seu nicho.

Agora Galio sim, é um Nicho de anti-AP, pois tem um kit feito com escalas voltadas pra MR, escudos de Dano magico e até mesmo sua Lore feita com a base de ser um anti-mago.

@Enyalios
Creio que a parte de power counter deve entrar algo estilo MF Suporte também, certo?
Que foi usada junto de Ashe para counterar Zyra especificamente, que era muito forte no meta naquele momento.

A meta do Rumble JG acho que era um Nich tbm se não estou enganado.
Arauto

@Gemada de TaricNa verdade pode ser um exemplo mesmo de "power counter" a MF suporte contra Zyra. Eu usei o exemplo pelo que fui apresentado, mas certamente devem existir vários outros além destes dois (Tk vs Irelia e MF vs Zyra), só que como ainda é digamos "terreno desconhecido" na maior parte, já que envolve muitos testes e riscos envolvidos (além de ótimo metacraft).

Eu lembro do mate no Rumble na jungle, jogavam porque a selva era mais "sanguenozoi" que agora, e o kit do Rumble era muito mais seguro e saudavel para selva naquele meta pelo que eu lembro, sei que na época o meta no top era meio ruim para o rumble, mas não lembro bem porque. Na verdade ele ainda é viável como jungler, só está nerfado até o esquecimento mesmo.

Tropa

"Campeões de Controle de objetivo (por exemplo, Nunu e Cho´Gath) versáteis nas suas builds, mas que tem uma ou mais habilidades que os permitem basicamente garantir E realizar objetivos na selva como dragões e Barão rapidamente, no caso dos citados, efetivamente possuindo um Golpear adicional."

Se for pra falar de Controle de objetivo, não esqueça de mencionar a , que apesar de sua fase jungler já ter passado, ainda é ótima em garantir objetivos(é quase impossível roubar um objetivo dessa demônia, prova disso é que as vezes ela é que garante o dragon/baron ao invés do golpear do seu próprio jungler).

Arauto

@Gemada de Taric Já faz o prox colocando tbm os personagens anti-engage, só pra eu poder ver minha Janninha ae <3

@Wind Chime
Não acho que o fato dela ser "anti-engage" seja um nicho. Ela é só um Supp de Peel mesmo. Não chega a ser algo tão especifico a ponto de ser um peel, como o Taric é como um anti-ad.

Ela se encaixa em situações no geral como supp, mas não é um destaque tão grande em alguma role especifica pra ser um nicho.
Arauto

tRe: Campeões de Nicho: Os Heróis de certas ocasiões!

Também tem o boneco brainless, que quando você estiver com a mente cansada do trabalho/faculdade, você pode usar já que ele da dano sozinho: 

Brincadeiras a parte, quando o meta está cheio de tanques: 

Show