cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Ashe caiu no esquecimento?

Aronguejo

Ashe caiu no esquecimento?

A ashe é um campeao dito pra inciantes. O preco dela é muito baixo, ela é um Adc simples e a propria Riot colocava ela pra os jogadores iniciantes usarem-na quando estao aprendendo a jogar.

Embora isso ocorra, o kit dela diz o contrario. O range alto dela e o poke dela com o W a faz bem safe e a combinacao de CC, visao e slow nela a faz uma otima escolha.

Era de costume ver Ashe e Varus  aparecendo com uma frequencia bem alta no competitivo quando o meta girava em torno de outras lanes e precisava-se de um Adc de utilidade, mas, desde o fim da s7, com a chegada da pre temporada, muitas coisas mudaram.

Na epoca, os Adcs comecaram a ganhar uma força muito grande, e, ate mesmo os ditos adc de early game (fortes no inicio do game mas que decaem) comecaram a ganhar poder de snowball e, juntos a suportes de peel e a distribuicao de ouro do time, o jogo comecou a girar em volta da Bot Lane.

Alguns Adcs se tornaram muito opressores e tornaram-se pick ou ban, coisa que acontece bem frequentemente quando ha grandes mudancas nas atualizacoes, mas, conforme o jogo pra atiradores foi se estabilizando, ela ficou pra trás.

Varus, um dos adcs de early, que nao possuia muito dano do meio pro fim de jogo, mas que compensava esse fato com utilidade, como CC, slow, feridas dolorosas e poke com grande alcance conseguiu se encaixar muito bem no meta, virando uma especie de hipercarregador e dando muito dano. Tanto builds One Hit, Ap e critico acabaram tornando-o forte e com uma build bastante flexivel.

Ashe, ao contrario, acabou se tornando mais " apagada ".  Ela deixa a desejar no quesito dano, servindo mais pra utilidade (visao, slow e stun).

Desde o inicio da nova temporada, a atiradora de Freljord acabou nao se adequando a nenhum dos metas que apareceram ate agora. 

É provavel que isso aconteça como uma " Sindrome de Ahri " ou " (...) De Leblanc ". Ter de todo tipo de coisa no kit mas nao conseguir se destacar em nenhuma delas.

• possui uma passiva de Slow que escala com Critico, o que a torna única, uma das coisas que a Riot procurou conservar do Kit original dela e a caracteristica que a mais define.

• A segunda passiva dela faz o critico tornar-se um atributo nao randomico, o que conta tambem como uma mecanica unica dela (que veio depois do rework dela).

O problema é que escalar com critico limita o que o campeão pode buildar, prendendo-a em uma build ja pre definida, o que nao torna necessariamente um problema, mas faz com que ela nao se encaixe em metas que nao usam critico.

• O Q dela precisa que ela use 4 AA antes de usar, o que é uma mecanica interessante mas extremamente limitante. A skill diz que nao posui cooldown e possui custo de mana, mas, secretamente, ela possui sim um tempo de recarga, dependendo do Atk speed , levando de 6.079 à 1.6 segundos (0.658 à 2.5 ataques por segundo).

O problema principal dessa skill nao é os stacks ou a consistencia da skill. Esse problema a riot vem amenizando ao longo do tempo, mas o jeito que a habilidade escala. 

O Q amplia o dano vindo de AA, muda a mecanica do ataque basico e tambem dá Atk speed, mas a skill em si é ruim. 
O esteroide de As é ruim (20~40%), o dano extra nao chega a ser tao poderoso (100~125%) e ha uma passiva contraditoria na skill. O atraso entre AA é diminuido caso se possua um atraso maior que 1segundo, ou seja, ela recompensa o jogador por nao fazer velocidade de ataque, atributo necessario pra conseguir stakcar os 4 AA e conseguir usar a skill mais cedo.

• O W da Ashe é um poke com range muito alto, numero de projeteis grande, aplica reducao de velocidade e possui velocidade razoavel.

O problema dessa skill é que, justamente por ela ser tao ampla e possui um alcance grande, o dano dela é baixo.

A skill possui um escalonamento de Ad bom e o tempo de recarga vai diminuindo muito, mas o dano base é muito baixo. 

A ordem de up, normalmente, é o W e depois o Q, mas nao importa a escolha, o dano da ashe continua baixo pois o Q escala mal e o W possui uma leve vantagem de poder ser usado mais frequentemente, mas tambem escala mal (o Ad base é baixissimo).

• O E da Ashe é bem recompensador pra jogadores que olham o mapa. O tempo de recarga da skill é alto mas é justo ele ser. Ele da visao por onde passa e no seu destino final, sendo bastante poderoso pra recolher informacoes sobre outros jogadores e o que eles estao fazendo no mapa (se conseguir revelar algo).

• A ult possui um custo alto de mana e da dano magico, alem de escalar com Ap, mas possui um stun muito forte.

No geral, a Ashe é um campeao que tenta fazer de tudo mas no fim, acaba pecando em diversas dessas coisas.

Ela nao possui dano, escala mal, precisa spamar o W, o que faz com que ela fique sem mana rapidamente. Ela possui range alto mas o seu Q limita o que ela pode fazer em uma luta, criando uma abertura maior do que deveria ser.

Nao ter dano em um meta onde quase todos os Adcs sao capazes de dar snowball a poe de fora do jogo. 
Ela nao possui dano no inicio do jogo, possui um poke forte mas que é abusivo com sua mana conforme ela usa, possui esteroides ruins, fazedo com que escale mal, portanto ela nao se destaca em nenhuma fase do jogo, sendo util so para usar o E e dar visao pro time e pra usar ult pra pick off.

Tendo em vista isso, eu noto que ela é muito ultrapassada e bastante limitada. Ela tenta fazer de tudo mas acaba sendo bastante ruim em quasetodas as coisas que ela poderia ser boa, coisa que a riot veio mudando ao longo do jogo, como com o Azir, Ryze, Ahri, Lb. Picks que possuem de tudo mas que justamente por isso, acabaram sendo nerfados constantemente ate levaram reworks que consertassem seus problemas.

Ashe é um pick legal e é bem triste ver que ela é limitada, que ela ja esta esquecida, tanto no competitivo quanto pelos jogadores casuais. Ela é frustrante de se jogar.

Seria bom uma mudanca que conseguisse reparar essas falhas dela ja que existem outros Adcs que conseguem fazer o papel dela tao bem ou melhor (como Varus, Xayah, Sivir, ...).

5 RESPOSTAS
Highlighted
Aronguejo

Re: Ashe caiu no esquecimento?

Não concordo com tudo, mas entendi seu posicionamento. De fato, ela tem um estilo de jogo muito diferente dos outros ADCs: ela tem que ficar amaciando com o  e tentar sobreviver pra ativar o  pra causar mais dano. Sabemos que, atualmente esse estilo de jogo é inviável para um ADC. Inclusive, é por isso que teremos a reformulação dos ADCs, através das mudanças nos principais itens. Talvez ela consiga encontrar um lugar pra si. Mas apesar dela estar um pouco deslocada no cenário atual, eu gosto de usar o Cometa Arcano pra ela. Eu testei e o resultado foi surpreendente. Quase 100% de Land Ratio. Recomendo, enquanto a reformulação dos itens não acontece.

Mas tem uma coisa que me incomoda nela: o visual! Ela parece só uma arqueirinha genérica de um RPG qualquer. O visual dela não é nada, comparado à e à . Que são extremamente únicos e denotam o poder e a imponência das Campeãs.

Enfim, esse foi o meu parecer em relação à . Até mais o/

Perdoar é difícil, mas vale muito a pena.
Aronguejo

Eu tambem to na espera de que a nova reformulacao de itens ajude a ashe.
Eu acho bem chato o estado que a ashe ta atualmente.
Eu acho ela muito esquecida, é raro ver alguem jogando com ela e é compreesivel o porque disso.
Eu ja testei, eu achei meteoro bem divertido nela. Ajuda pra caramba no inicio do jogo e é bem legal ver ele aparecendo quando se acerta um poke.

Realmente o visual dela é bem ruinzinho. Champs como Ashe, Mordekaiser, Morgana, Udry, Riven (etc) tao bem feinhos :/
tem skins legais mas no geral, eles sao bem feios visualmente.
Arauto

Ashe só entra quando não falta dano na comp, e considerando o atual meta, é necessário o atirador ter muito dano e transitar bem entre as fases do jogo (early, mid, late).

E segundo o rework que vai vir na role duvido muito que ela tenha espaço contra usuários de storm razor.

Aronguejo

Ashe no meu ponto de vista é o adc mais fraco, não possui mobilidade, ultimate bem fraca e ainda por cima não tem um dano pra compensar a ausência desses aspectos, ela precisa de um rework urgente, por mais que ela seja simples, pelo menos precisa se tornar mais útil.

Eu atualmente sou Diamond V, e jogo na role de ADc há 4 anos, posso te dizer que Ashe é simples pra aprender o que é ser um ADc, porém masterizar ela é difícil, ela atualmente se encontra no meio termo entre forte e fraco, Ashe tem uma boa laning phase pois tem muita pressão com o seu W e seu range acima da média o que dá pra ela possibilidade de pushar a lane com facildade e ter um harass considerável, juntando toda essa pressão que ela tem nos níveis iniciais é só ela transferir com boas ults no mid game e fechar o jogo cedo... o que muita gente não entende sobre a Ashe é que ela precisa fechar o jogo cedo, pois ela não escala como os outros ad's escalam