cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Armadura e Resistência funcionam assim, e você ta buildando errado!

Aronguejo

Armadura e Resistência funcionam assim, e você ta buildando errado!

Olá, quem acompanha meus post sabe que eu gosto de compartilhar conhecimento, que geralmente é distante das pessoas. A mecânica de armadura e resistência mágica é uma delas. As contas que são feitas para saber e calcular são muiito complicados para quem não é do mundo da matemática. 

Vou explicar e te mostrar como a mecânica de defesa do League funciona. 

Bom, matematicamente falando armadura e resistência mágica são ruins. Existe uma quatidade ideal de armadura, que é, mais ou menos, 160 de armadura/resistência mágica, acima disso você gasta gold.

Vou provar:  a conta da armadura/resistência mágica é  armor ou resistência mágica dividido pela soma de armadura e resistência magica mais 100. 

Armadura e resistência mágica: N

N/(N+100)

As resistências de qualquer moba, isso é uma mecânica padrão, é que a armadura e a resistência mágica não façam os personagens imortais, porque não seria um jogo. Essa conta faz com que quanto maior o numero de (N) menos competente seja.

por exemplo, 30 de armor:  30/(30 + 100) =  30/130 = 0,23.  

Para transformar em porcentagem multiplique o valor por 100.

0,23*100 = 23% (porcentagem de N)

pode olhar no jogo, para conferir, se coloca o mouse encima da armadura ou resistência mágica e lá mostra a porcentagem. Esse 23% siginifica, que a cada dano que vc tomar 23% você irá defender. se for um dano de 50 você toma 39 (na real 38,5, mas o league qualquer coisa acima de ",5" arredonda para cima) .

Essa conta é assim dano vezes a porcentagem de N dividido por 100.

Dano = D;  Porcentagem de N = pN

(D*pN)/100; (50*23)/100 = 1150/100 = 38,5 -> 39.

O ponto é que na primeira conta N/(N+100)  faz que quantidade de resistência parem de estacar.

160 de resistência ( indiferente se for mágica ou armaadura)

160/(160+100) = 160/260 = 0,61 -> 0,61 * 100 = 61%

Para chegar a 70% eu teria que fazer 228 de resistência, veja:

228/(228+100) = 228/328 = 0,695 (lembra, acima de 5 a Riot arrededonda para cima) -> 0,695 * 100 = 69,5% -> 70% (arredondamento)

Então para ir de 60 para 70 você precisa de uma diferença de resistência de 68  (228 - 160 = 68)

Agora vamos por isso em gold.

o item base do lol para armor é a couraça de pano -> 300g que dá 15 de armor. ela é o item que da para basear o valor de cada ponto de armor ->  300/15 = 20.  Cada ponto de armor custa 20g.

voltamos a tentativa de subir de 60% pra 70%. Temos 160 e vamos para 228. 

68 de armor custa  -> 68 * 20 =  1360g

Mas não se pode comprar pontos de status, temos que comprar itens que tenham esse estatus. A couraça de espinhos da 80 de armor, nenhum item da exatos 68. então é 2900 que vc tem que gastar.

Bom, mas piora ainda mais, muito mais.

Os pontos de resistência funcionam como escudo, igual a da Janna. eles sobrepõe sua vida, só que o jogo não mostra graficamente.

Mas vamos a conta que te mostra isso. 

é a pN dividido por 100 ( para transformar porcentagem devolta) ; vezes a quantidade de vida  mais a quatidade de vida.

Vida = V 

porcentagem reconvertida = prN

porcentagem de N = pN

Resistências (armor e MR) = N

V+(V*(pN/100))

vamos aos 30 de armor , na karma, no level 1.

Karma no level 1 sem runa tem 534 de vida.

V+(V*(pN/100)) = 534+(534*(23/100)) = 534+(534*0,23) = 534+ 122,82=  656,82 => 657 

Essa conta mostra que 30 de armor tanka na sua vida 123 de dano fisico.

A= Armor

30 de armor custa  => 30A * 20g ( que é o valor unitário de armor, lembra?) =  600g 

só que o problema é que quanto mais os personagens evoluem menos efetivo fica a armadura. Vamos pegar a karma, sem runa, no level 10.

1269 de vida com 30 de armor.

V+(V*(pN/100))  = 1389+(1389*( 23/100)) =>  1389+(1389*0,23) = 1269+319,47 = 1708,47 => 1708

vejam, depois de 10 leveis, ela fico de 123 para 319 .ou seja depois de 10 leveis o escudo de armor dela subiu 196.

se ela tivesse comprado em vez de armor, um cinto do gigante que custa 1000 mas dá 380 de life, ela estaria mais resistente do level 1 ao level 10 do que ter comprado 30 de armor. 

agora que eu expliquei como faz as contas, vou falar direto só os números. Saindo do ipótetico  e indo para o concreto. a Karma vai de 15% de efetividade de armor no level 2  (26 para 30) para 5% do level 17 para o level 18 de (87 para 91).

Qualquer resistência é mais efetiva no começo do jogo do que no final do jogo. E vida é mais barato que armor. vida 1 ponto de vida custa 2,6g e armadura custa 20g e para curiosidade 1 ponto de MR custa 18g.

Link para tabela de evolução da karma - Clique aqui

é um post muito dificil de fazer, primeiro porque é complicado o sistema, eu penso que é para afastar as pessoas de entenderem a mecânica e segundo matemática é uma matéria que o pessoal geralmente odeia. Mas tem quem ama.

Conclusão:  

Se você sentar no excel e fazer toda a conta e ver, vida é mais relevante que resistência, um cinto do gigante fica efetivo até o level 13, mais ou menos no jogo. é o melhor item inicial para defesa, mais que tabi ninja. Na real todos os itens de armadura ou resistência mágica, principalmente botas são pessimos. ( a passos é legal porque dá resistencia contra controle de grupo, mas a tabi ninja é terrivel)

Faça a conta de sua vida efetiva do seu personagem predileto junto com a tabi, e faça depois com o cinto do gigante.

vou mostrar a da karma. Supondo que ela feche a tabi no level 10.

A tabi ninja tem aquela "super" passiva que diz " bloqueia 12% de dano provindo  de ataques básicos. isso é menos que armadura, porque armadura resiste a todo dano fisico, inclusive da torre, já a tabi ninja não tanca a torre.

12% de resistência é incriveis 13 ou 14 de armadura. ela dá 20 de armor, ou seja 34 (arredondar para cima)  sendo que esses 14  só são efetivos contra auto ataque.

a a Karma tem no level 10 - 1389 de vida e  60 de armor,  vamos colocar a tabi na conta,  ella fica com 80 de armor + 14 de armor efetiva contra AA, ou seja 2006 de vida efetiva contra dano fisico. se for contra AA é 94 de armor ->  2062 de vida efetiva.

se em vez de eu comprar a tabi ninja que custa 1100 eu comprar o cinto do gigante.

no level 10 ela tem 1911 de vida efetiva, mais o cinto do gigante  -> 2434 ( é vida normal 1762 +  a armadura da karma level 10 => 60)

ela resistiria muito mais do que com a tabi ninja tankando auto ataque. 

Cinto do gigante custa 1000.

o problema é o item que eu vo fazer depois com o cinto =P

"A força só se revela quando se é destroçado"
53 RESPOSTAS
Dragão

Re: Armadura e Resistência funcionam assim, e você ta buildando errado!

Absurdo!

Arauto

Tendi nada mas vou dar up kk. Sou de humanas.... :V
Barão

YEAH, THIS IS SCIENCE BEATCH

então basicamente fazer vida nos primeiros niveis do que armor? faz sentindo...
Aronguejo

eu também sou, me formei em letras. Mas explicando, a armadura funciona como um escudo, ele segura algum dano, mas ele não protege 100%. o meu post eu proponho que você de preferência a comprar vida em vez de armor/resistência mágica;
Aronguejo

Se você fizer o escalamento dos itens defensivos quanto mais late game mais ineficientes eles são. No final do jogo a Frase " a melhor defesa é o ataque" faz sentido. Comprar armadura late game é um tiro no pé. Qualquer coisa só me perguntar, eu te mostro as tabelas de escalonamento.
Aronguejo

Sim =D
Dragão

meu amigo, tu gastou uma onda violenta em , q isso.
Aronguejo

Eu gosto de estudar engenharia de games. faço isso desde o dota. =D
Arauto

mas você esqueceu da remoções de armadura flutuante que temos no jogo, Letalidade, Penetração de armadura, e Redução de armadura e o famigerado dano verdadeiro tende a armadura ser menor.

são 3 variáveis que influencia e muito o total de armadura que temos no jogo, mesmo que você tenha 160 de armadura com a redução de armadura de habilidade base de muitos champions e o dano verdadeiro de lutadores e assasinos, tende que a armadura no jogo seja totalmente nulo, mesmo que você gaste pouco em armadura , a finalidade dos tanks não tem total serventia na situação atual do jogo.

foi um bom post, mas eu creio que com o dano atual do jogo com o sistema de armadura tende a ser ineficaz.
Aronguejo

oi, incrível seu ponto. Obrigado por vir. Eu com esse post quero mostrar como funciona, meu intuito é dar acesso as pessoas ao que a riot estruturou. Primeiro que esses dados estão todos em inglês no Wiki do lol.
Mas sobre exatamente o que você está falando: eu posso fazer penetração de armadura. Obrigado pela sugestão.
Dano verdadeiro bate direto na vida, penetração de armadura bate direito na vida penetração magica bate direto na vida. Basicamente ela ignora suas "resistências". O que eu proponho é valorizar mais os itens que dão vida do que os itens que dão alguma forma de resistência. E também quero que as pessoas abram a loja e entendam o que estão fazendo. =D

obrigado mesmo, estava precisando e ideias.
Arauto

no Boards o fórum antigo eu tinha um post explicando a armadura depois da mudança nos tanks, pois tinha muita gente reclamando que os tanks estava fortes eu expliquei como funcionava os tanks, e que gastar 900 de gold na época para comprar o mata gigantes fazia que eles conseguia derreter qualquer tank.

mas o problema que a maioria dos Carrys tem uma build padrão e que se ele comprar um item picado para finalizar depois compromete o seu game play, então a riot teve que mudar o sistema do jogo, ai os lutadores estava fracos, e a opção deles e colocar uma runa que da dano verdadeiro com AD, e não existe nenhuma runa no jogo que ganha atributo assim.

mas o problema e que o jogo não e estruturado para quem tiver mais vida, tem que ter um balanço, porque a armadura base fica negativa, esse e o maior problema que eu vejo nesse jogo.

e bastante comum você ver um personagem dar 1,5k de dano em algum porque deixou a resistência dele muito negativa, (Zoe, Zed, cait, yasuo, Kha).

o único modo de resolver isso e uma reestruturação completa na armadura/dano , mas eu sei que não vai acontecer isso temos que conviver com isso.
Acadêmico de Piltover

Muito bom! Porém sou de humanas e main Talon, então vou continuar comprando espada longa a cada 350g. Hahahah

Ótimo tópico!

_
Clique!
Aronguejo

discordo contigo fera, a nao ser q  o inimigo de dano verdadeiro pegue um  ele compra 2 itens de armadura e fica cm 900 800 por ai, qualquer adc (sem o dano verdadeiro do gume) nao da dano nenhum nessa pedra , agr eu jogo de  , contra um lucian mid o q eu faço? ninja tabi pq eu tanko o dano de atk basicos dele e ainda ganho armadura, mas contra um zed o q eu rusho? um item de armadura de 300 e a  , um **bleep**ing maokai rushou todos os itens de resistencia magica contra um time full ap meu, a gente simplesmente n dava dano nenhum no late, ate pq eu fiz ate o item pra matar tank o cara n levavva dano,seu post diz q rushar armadura e inutil, mas e obvio tu tem q fazer armadura mais vida .... se tu fazer so vida tu fica papel e morre 

conheça o tear seja a pedra

@Fiona Eu também, quando começou a calcular eu me esforcei muito pra entender. Woman LOL

forum-lol.png

Assinatura_Poetisa_da_Morte.png
Aronguejo

Eu não entendi nada, mas já havia percebido no jogo que era melhor buildar vários itens de vida do que armadura/resistência mágica
Aronguejo

Muito bom post. Pena que matemática venha sendo um problema nacional.
OBS.: Faltou citar a droga da Letalidade que faz o tank com 7k de hp e 300 de armor evaporar (exagerando um pouco, mas é quase isso).
Tropa

@Brooke66  acho que toda a questão de fazer a bota de armadura é que tem que contar tbm o MS que vem junto e tem pensar que ela tbm defende de skills tipo AA (Q do Ez).
Aronguejo

também