cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Análise de Balanceamento de Campeões (nerfs q seriam justos)

Lenda

Análise de Balanceamento de Campeões (nerfs q seriam justos)

Então, hoje lhes trago uma análise e propostas que seriam justas de Nerfs para campeões q estão merecendo há algum tempo.

Começamos pelo caso da nossa "querida" (não tanto assim)  Vayne. Antes q reclamem de choro eu vou argumentar mostrando dados estatísticos e mostrando outras coisas.

Antes de mais nada saibam que estou utilizando os dados do melhor site de estastísicas o https://br.op.gg/ antes q argumentam q os dados não batem com o site q vc olha, saiba q o https://champion.gg/ está atualmente desatualizado, muitas pessoas tentam contra-argumentar usando esse site, mas ele está ainda no patch 9.6. Atualmente estamos no 9.7 e muita coisa muda de um patch pro outro.

Primeira Vamos olhar a Taxa de Vitórias e Escolhas (lembrem-se que os dados são só dos elos Platinas+ e só levam em conta ranqueadas). Começando pelos ADC's:

Atualmente a Vayne tem 52% de win rate, um número q por si só talvez não justifique o Nerf, se não fosse pelo fato de ela ter 23% de taxa de escolhas, ou seja se compararmos com o Draven q tem 53% mas tem apenas 4% de taxa de escolhas, nós podemos ver q ainda assim a Vayne fica em primeiro, pq muita gente joga e muita gente vence jogando com ela, isso é um pouco nocivo ao jogo. A Kai'sa é outra campeã q está bem forte, apesar do Win rate, sua taxa altíssima de escolha mostra q a campeã é muito poderosa, fora q ela aparece bastante no competitivo. Agora o Ezreal está "Balanceado" pelo fato de seu win rate está 48% apesar de sua taxa de escolha ser alta.

Esse Buff na Vayne precisamente no patch 9.1 https://br.leagueoflegends.com/pt/news/game-updates/patch/notas-da-atualizacao-91 ou seja 6 patches atrás fez com que ela subisse tanto de win rate, simplesmente pelo fato de ela conseguir usar muito mais o seu rolamento ficando invisível muito tempo, sem dar muitas janelas de counterplay.

Mas a problemática é um pouco maior pq foi descoberto uma Build muito poderosa nela. Outrora a Vayne era um campeão com Early Game fraco com um Late Game forte, mas com a build atual de Espada do Rei Destruído+Guinsoo ela já está conseguindo ser muito poderosa com apenas 2 itens e sua poderosa skill no W que dá true damage baseado em % de vida, isso q a torna tão poderosa, afinal numa build on-hit com atack speed vai procrar muito mais o true damage.

Sugestão de Nerf: Reversão do Buff q foi dado no patch 9.1, ou seja nem precisa nerfar os itens da build dela, não precisa mexer no W, apenas uma reversão do buff seria o suficiente pois daria mais janelas de acertar ela dps q saisse de sua invisibilidade, ou seja ela continuaria forte em questão de dano, mas vc conseguiria reagir mais as suas jogadas.

Agora vamos para a TOP LANE:

A próxima campeã problemática é a Riven, mas meu caro amigo Draicker, Kayle e Hecarim estão melhores q ela, pq então nerfar ela? Calma. Vamos ao ponto, o Hecarim está extramemente poderoso pq recebeu um buff no Q q acumula 10% de dano a mais quando estacado, está aparecendo bastante competitivo, então é questão de tempo nerfarem, sendo q esse é o seu primeiro patch dominante, eu cobro muito de nerfs em Riven e Vayne pelo fato de elas dominarem há mais de 4 patches no TOPO. A Kayle vai receber mais nerfs q já estão no PBE  http://www.surrenderat20.net/p/current-pbe-balance-changes.html então nem estou tocando no assunto.

Mas pq a Riven é tão problemática? seu kit sempre foi o mesmo porém o problema é q a runa do Conquistador combinado com itens fortes como a Dança da Morte e Cutelo Negro fazem ela ficar muito poderosa, fora o item novo Lança de Shojin. O problema é ela tem muita mobilidade, dano, CC e um escudo q impede de ela ser punida por entrar e não tomar tanto dano.

Sugestão de Nerf: Um aumento no tempo de recarga do escudo q atualmente é bem baixo visto q sempre a Riven vai fazer uma build pra pegar os 40% de CDR o mais rápido possível para espamar skills, o problema é q ela esta tankando mais do que deveria. Mas se não quiserem mexer no Kit dela, não tem problema, é só enfraquecer um pouco os itens como a Dança da Morte, Shojin, ou então nerfar ainda mais a Runa do Conquistador podem ser soluções.

Se você ainda não está convencido de q Vayne e Riven merecem nerfs, então vou anexar um link do twitter q um próprio Rioter admite q elas estão próximas de cruzar a linha de OP  https://twitter.com/RiotRepertoir/status/1115430467304431616

Para quem não entendeu, o Rioter postou quem receberia buffs e nerfs no próximo patch, então um jogador perguntou "qual o contexto no nerf do Zed"? Ele respondeu que "ele cruzou a linha de estar OP", então um jogador pergunta o "quão próximo Riven, Vlad e Vayne estão perto de cruzar essa linha?" e o Rioter responde "Riven e Vayne estão muito próximas, e o Vlad de alguma forma tbm, pois está crescendo em prioridade".

Se vc acha q eu ainda estou chorando muito, tinha q ver o pessoal do Fórum NA q reclama com posts de grande repercussão diariamente  https://boards.na.leagueoflegends.com/en/c/gameplay-balance/aRwLGY3r-we-nerf-all-champions-except-ri...

Enfim é isso rapaziada, eu iria fazer do Zed, mas ele já vai ser nerfado no próximo patch.

25 RESPOSTAS
Tropa

Re: Análise de Balanceamento de Campeões (nerfs q seriam justos)

Desiste cara, a Rito não vai nerfar os queridinhos dela que vendem muitas skins.

Incrivel como os cara do CBloiro não usam a Riven e a Vayne kkkkk
Aderi a campanha #VoltaBoards
Lenda

@MatiosPresida4UM Não encaixa em jogo organizado e com comunicação. Simples a Vayne não vai ter push da lane, prejudicando assim o seu jg, já q o jg inimigo pode contestar o aronguejo ou invadir com prioridade da bot lane, fora isso q até ela fechar os 2 itens pra começar a dar dano, tem jogadas de Dives coordenados para deixá-la atrás, fora q sempre vão pegar uma bot lane forte para abusar do early fraco da Vayne, fazendo ela ficar muitos CS atrás, e pra finalizar com chave de ouro, ela tem um range baixo q no jogo competitivo é muito punido.

Já a Riven apesar de ser forte como a Vayne é em soloq, não consegue lidar com muitos picks fortes do meta, ela tem q se jogar no time inimigo e pode ser punida, fora as match-ups desfavoráveis. Sem contar que quando vc pega um Campeão como Riven e Vayne vc ta entregando no Draft q vc vai jogar pra esse campeão, q precisa de muitos recursos e tempo para ficar forte e ser impactante, mas isso por si só já é prejudicial a equipe q perde pressão de lane e dá vantagem pro jg inimigo em cima do seu jg.

Mas ainda assim de vez em quando em situações específicas eu vejo Vayne e Riven em algumas partidas profissionais.

Aronguejo

Mas @Draicker.

LCK discorda, só de ver alguns clipes de lá, se percebe o abismo que existe entre eles e nós xD.

Lá teve Riven, outros pick e etc, diferente da qui aonde é mesmo pick toda hora.
Aronguejo

Olá.

To aqui denovo, alguém me explica, pq morgana e zed estão tomando nerfs desnecessários ?

Riven e Vayne não vendem tanta skins como muitos falam ai, Riot não tem balls pra fazer rework nos champs on hit, na guinnso e na Vayne + nerf nela e nem de corrigir as ''mecânicas'' da Riven.

So por um milagre que eles vão fazer alguma coisa nelas, enquanto isso, reinado da Vayne + Riven (CONTA PRA NINGUEM NÃO, MAS DO MASTER tamBem).

@FT CGM Morgana porque ninguém desvia das skills e o ZED porque bora lutar com um maluco full burst 0/6
Aderi a campanha #VoltaBoards
Dragão

N é por nada n, mas o problema da Riven n é itens, prova de que só ela abusa dele, e sim os bu... Digo mecânicas do seu kit. O único jeito de se usar shojin na Riven é cancelando o ataque basico com o Q.
Essa parte não pertence a este comentário. Não se sabe ao certo porque ela está aqui, mas não importa.
Arauto

hecarim ta bem forte , 2 hecarims ganharam praticamente pra mim nas team fights na md5 , 1 deles apanhou muito pra um jax mas fez a limpa , acho ele forte igual a riven , ta muito forte no top .
Moderador

@osmarpena  escreveu:
N é por nada n, mas o problema da Riven n é itens, prova de que só ela abusa dele, e sim os bu... Digo mecânicas do seu kit. O único jeito de se usar shojin na Riven é cancelando o ataque basico com o Q.

Admito que concordo com você um pouco nesse ponto, acho muito não interativo ela ter aquela mecânica dos resets que é algo que exige muitíssima prática com ela pra conseguir executar normalmente, ao mesmo tempo que é uma parada que não é explicada em nenhuma fonte oficial e é algo que impacta de forma absurda no gameplay dela e em como ela consegue influenciar no jogo.

Eles poderiam remover o dano verdadeiro do conquistador, fervor de batalha já provou pra nós que só o dano extra já é estupido o suficiente. Outra coisa que me deixa incomodado é o lance de cancelar animações da Riven, é bizarro não importa o ponto de vista.

Esse buff ai da Vayne foi a cereja do bolo dos buffs que ela vem tomando a tempo. Eu nem vou procurar os links, mas eu lembro que foi o dano do Q, buff no W e quando ela elimina o tempo do R dura mais(A duração de Hora Final aumenta em 4s sempre que um Campeão que tenha sofrido dano de Vayne morrer em 3s.). Isso ao longo de 2temporadas se nao me falha a memoria.
♪ "...nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar..." ♪

no caso da Riven, um nerf no conquistador já resolvia, pois quando não tinha conquistador, ela não estava tão forte e nem outros campeões como jax por exemplo, e mesmo assim,pelo menos eu quando enfrento uma Riven eu não sinto toda essa força dela, sinceramente eu ganhei fácil de todas as Rivens que enfrentei, se for pensar em pick rate tambem e win rate, Kayle e Hecarin estão monstruosos também, mas eu não sinto tanta força desses 2 picks, agora Vayne esta fora da curva mesmo, todo jogo que eu jogo e tem uma Vayne ela carrega, sempre cara,não importa o elo se é bronze,prata,ouro e etc.

uma outra coisa que reparei também nos atiradores, repara na taxa de escolha primeiro vem o EZ com 37,95%, depois Kai'sa com 37,17%, Vayne com 23,31%, dai o mais estranho, aparece Sivir com 9,12%, e Draven com 4,03%, ou seja, só existe 3 atiradores praticamente, EZ,Kai'sa e Vayne, por si só isso ai ja mostra que estão desbalanceados kkkk
Dragão

Comunidade Br jogar igual br n quer dizer que ez ta broken.
Essa parte não pertence a este comentário. Não se sabe ao certo porque ela está aqui, mas não importa.

para mim isso é choro de quem ta cansado de apanhar para vayne e kaisa ambas lane phase franquissimas,agora se seu time permitiu que elas chegasssem tranquilamente no spyke ambas serao problematicas.
Lenda

@i BeLL KuN N to chorando todos os argumentos são estatísticos, o próprio Rioter admitiu q Vayne e Riven estão fora da Curva, a Kai'sa ta aparecendo pra caramba em competitivo é questão de tempo pra tomar nerf tbm.

Arauto

Se vc reparar , observe o boards do NA e EU do tanto de gente reclamando da vayne , até rioter la ta assumindo que o buff da ult + os buffs dos Q de patchs atras foram abusivos .
Dragão

Boards do na lul, ignora isso.
Lenda

@JahIthBer Sim eu vejo reclamações todos os dias lá, e até os Rioters assumem q estão fortes, mas q n querem nerfar sem ter certeza em o que nerfar primeiro, ai segundo eles "estão observando".