cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Algumas dicas para a lane suporte .

Arauto

Algumas dicas para a lane suporte .

Recentemente eu fiz um tópico onde abordei as qualidades de alguns suportes cujas mecânicas eu já dominei. Percebendo que posso ajudar alguns iniciantes nessa role, decidi aqui dar umas dicas básicas do que fazer nessa lane tão complicada. Aqui vão:

1° - Não é todo suporte que combina com todo adc.

Claro, isso é um pouco questão de ser bom ou não com determinado campeão.. Mas se você observar que seu adc é relativamente fraco no early game (Ashe e Vayne por exemplo), tente não pickar suportes que também são fracos no early game, como por exemplo a Sona (W da Sona no early é um insulto de tão horrível, sem falar que gasta mana pra $#@%).

2° - Nem toda hora é hora de dar engage.

Retomando um pouco da dica 1, nem todo adc é forte no early game. Se você tem uma Vayne como adc, por exemplo, você talvez prefira pickar um Alistar.. Mas não avance. A Vayne tem dano e vida baixas no early game, um engage falho pode acabar em morte para ela, colocando o adc inimigo em vantagem, e possivelmente acabando com as chances da Vayne crescer (adc inimigo bom não te permitirá farmar, uma vez que tiver vantagem). Tenha calma, deixe o adc farmar. Canso de ver suporte xingando o adc porque deu engage e o mesmo não conseguiu matar.

3° - Visão é a coisa mais importante.

Parece uma dica clichê, mas aparentemente é válida. A quantidade de mapas mais escuros que a cor preta é impossível. Entenda bem, meu caro novo suporte: Se você tem visão, vai ver quando tem inimigos chegando. Se você ver, você recua. Se você recua, não é gankado. Lembre-se disso antes de xingar o coitado do jungler por não gankar (e resto do time, vocês tem wards grátis, podem usar, quebra a mão não).

4º - Saiba lidar com a falta de reconhecimento.

Aquela ward colocada na bush do mid que impediu um gank.. Aquela curazinha que impediu o adc de morrer.. Aquele suicídio que salvou o time inteiro.. Provavelmente passarão despercebidos pela maioria dos jogadores (principalmente no elo baixo), enquanto que a kill que você deu nas mãos do adc vai fazer ele ser aplaudido até o fim do game. Isso é absolutamente natural, não se abale. Seu objetivo é a vitória, não elogios.

5° - Roaming? Sim, mas saiba fazer.

Sair da sua lane para ajudar outras é algo muito bom, pois distribui a vantagem que você possivelmente obteve na sua lane para as outras.. Mas no caso do suporte, isso envolve outras coisas.. É preciso saber o momento certo de fazer isso, e também se é viável fazer isso. Caso tenha um assassino no time inimigo, evite ao máximo deixar seu adc sozinho na lane para dar roaming, apenas o faça se conseguirem matar a botlane inimiga, e mesmo assim dê o roaming junto com seu adc. Eu particularmente evito roaming quando tem assassino no time inimigo (exceto quando tô de Bardo né, ando o mapa inteiro em 2s).

6° - Reconhecimento de coisas boas? Não, mas de ruins, sim.

Como já disse, pouca gente irá reconhecer sua participação crucial nas team fights do time, MAS, caso faça uma besteira, será apontado até o fim do game. Hoje mesmo aconteceu de eu errar horrivelmente uma ult do Bardo (deixei todo meu time exceto o adc invulneraveis, o time inimigo obliterou o adc e depois nos aniquilou).. Claro, foi um erro absurdo, mas muitos outros erros maiores condenaram a partida e eu não os mencionei, mas do começo ao fim a culpa se recaiu no suporte. Essa é outra pressão com a qual você tem que lidar e não se importar, de preferência mute todos.. Você precisa saber reconhecer quando está errado, mas também não pode deixar isso abalar seu jogo inteiro (fico satisfeito de perceber que esse tipo de comportamento é bem menos recorrente hoje em dia, apesar de ainda acontecer bastante, antes era muito pior).

7° - A vida do seu adc é mais importante que a sua.

Sim, é isso mesmo. Seu adc precisa ficar vivo mais do que você. Seus itens de suporte são baratos de comprar, os do adc não. Ele precisa ficar o maior tempo possível na lane farmando. Caso ele esteja perto da morte e você consiga salvá-lo apenas se matando, não hesite, faça isso.

8° - Consiga um duo.

Subir elo como suporte é uma tarefa relativamente complicada, principalmente se o suporte com o qual você escolher jogar exigir sinergia com o adc (tipo thresh ou bardo).. Se puder conseguir um duo para jogar, vai ser ótimo pra você.. Nos elos mais baixos apenas uma minoria consegue jogar bem de adc, e isso pode ser uma grande dificuldade pra você. Treinem juntos. Evoluam juntos. Essa lane exige muito entrosamento e é algo que desconhecidos normalmente não tem, sem falar que o mínimo erro pode irritar o outro e assim acabar com todo o jogo, coisa que é dificil acontecer com um duo.

9° - Itens ativos são pra ser usados.

Não adianta você fazer redenção, solari e afins se você vai esquecer de usá-los. Essa foi a minha maior dificuldade jogando LoL, calibrar 95 dedos da mão pra usar todos no momento certo.. Treine bastante isso. Itens ativos são cruciais para a maioria das plays.

E é isso gente. Não tenho a intenção de ajudar um veterano com esse "guia", minha intenção é conseguir ser apenas um norte para iniciantes nessa lane que eu amo tanto.

Inclusive, se tiverem mais dicas, não hesitem em deixar. Queremos suportes calibrados nas nossas rankeadas, não? haha

Abraços.

"Sem sofrimento, sem valor".
1 RESPOSTA
Aronguejo

o post, a Re: Algumas dicas para a lane suporte .

Gostei do post, só não concordo que o early da Ashe é fraco : V

sei la