cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Ajuda com macro game

Tropa

Ajuda com macro game

Olá, estou passando por um momento complicado em minha soloQ, ja cheguei fazer 4 md5 para o platina e nao obtive sucesso, após isso veio aquela onda de lose strike junto com frustração de ter perdido 4 md5, acabei voltando pro gold4, venho pedir dicas com guias de macro game, vídeos, tutoriais e tal, para dar uma estudada, só tenho encontrado vídeos em ingles, preciso mudar algumas coisas para voltar a vencer e subir, desde já agradeço.

6 RESPOSTAS
Dragão

Re: Ajuda com macro game

Se tu quiser melhorar/entender o Macro tu tem que ter uma noções principais como:
- Onde o inimigo está
- O que eles vão fazer

Alguns exemplos de jogadas básicas:
- Quase sempre após o jungler dar um double kill no bot eles vão em direção ao dragão. As suas alternativas são: roubar o dragon ou levar top e pegar arauto.
- Após um ace aos 20~40 minutos, os jogadores DEVEM ir ao barão ou levar torres t3 e os inibidores. O que tu pode fazer aqui é defender a base e wardar as entradas do da jungle, ou em casos extremos roubar o baron.
- Se 2 ou 3 jogadores sumirem por 20 segundos, é quase certo que eles estão no barão ou no dragão.
- Caso tenham 2 ou 3 jogadores levando uma torre, aproveite para ir dragão ou levar uma torre do outro lado do mapa. Se eles estão no top, leve objetivos no bot, e vice versa.

O macro game se resume em não ficar parado no jogo e tentar levar objetivos com segurança quando o outro time está longe ou morto. E isso tu aprende bastante assistindo partidas do competitivo e tentando aplicar na sua SoloQ. Espero ter ajudado!

Aronguejo

e eu queria ajuda de macro pra sair do bronze de adc

@l1p40Pra tu sair do bronze não precisa ter uma noção boa de macro, até o gold tu só precisa de micro bom e noção basica do jogo. No caso do bronze só saber o ABC do jogo tu ja sai.

Aronguejo

eu sempre venço minha lane, sou top farm da partida, sou o cara que mais warda(dps do sup) e mesmo assim nao consigo carregar

meu time nunca da peel pro adc(principalmente o sup) e quase sempre o mid feeda o assassino(quase sempre um zed) ou o jg... qd o mid nao feeda vencemos, qd feedam um assassino que vem putasso fudeu... 

obs: eu sempre to de olho nos objetivos, sempre do call drag, arauto ou baron qd vejo que tem possibilidade de fazer sem mto perigo(pq o jungle nunca da call,nem warda a selva kk) mas os cara nao segue call...

então ja n sei mais o que fazer

Aronguejo

@l1p40 Acho que o problema é que você talvez esteja usando muito hipercerries. Ou seja, o problema é escolha de campeão. Tente usar campeões com mais mobilidade e possibilidade de outplay. Eu recomendo a Xayah, que é forte durante o jogo inteiro, tem controle de grupo no kit e ainda tem um escape com a ultimate. Outro bom campeão é o Varus. Com ele você consegue usar a ultimate tanto para se proteger de assassinos quanto para dar pick offs.

Outros campeões que eu recomendaria você testar são o Ezreal e o Lucian, por causa da mobilidade deles, mas acho que eles fogem um pouco do estilo hiper carry que você está acostumado. Tenta Xayah e Varus. 

Aronguejo

-Assista essa playlist: https://www.youtube.com/playlist?list=PLx7wfQlO2F1aF3YVnRI0g1cODev3r7jb2

-Assista um desses vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=-eyZdItO32chttps://www.youtube.com/watch?v=v7F2jNvd41I

-Não assisti esse inteiro, mas parece interessante: https://www.youtube.com/watch?v=UQaqWVO10bs

-Assista gameplays de challengers que jogam com seus campeões favoritos. Tudo bem se for em outra língua. Tente focar no que o jogador está fazendo e por que está fazendo. A maioria dos streamers não explica todas suas jogadas anyway. Se você aprender um pouco de inglês no processo vai ser ótimo pra sua vida. Eu comecei jogando de Riven e subi para o gold a primeira vez depois de ver uns replays do Boxbox. 

-Tu curte jogar de Fizz e Katarina, não é? Eu recomendo se limitar a jogar com eles. Só pega outro campeão quando cair em outra lane. 

-Compre pinks. Deixe a pink em um dos matinhos do rio (ou em alguma entrada da sua selva, se seu jungler estiver sendo muito invadido). De preferência no matinho que dá para a bot side. A bot lane é a lane mais influente no jogo. Ela precisa receber toda a proteção possível. 

-Se você perdeu duas ou três team fights em sequência, pare de lutar e vá splitar. Chame seu suporte ou JG para ganhar visão e tentar pick offs.

-Como assassino é importante você contar com uma certa imprevisibilidade, um fator surpresa. Compre a trinket vermelha para te ajudar nos roamings e nos pick offs do mid game.

-Não entregue o jogo tentando forçar um Barão. Você recebe redução de resistências quando está fazendo Barão, então uma luta em torno do Barão é sempre desvantajosa para o time que iniciou o Barão! Se o time inimigo estiver vindo, reccue e spamme pings de alerta para o seu time. 

-Por outro lado, se seu time estiver com vantagem e espaço no mapa, tudo bem iniciar um Barão (ainda mais se um inimigo importante, como o ADC ou o JG, aparecer farmando do outro lado do mapa. Se o inimigo que está do outro lado do mapa for um TOP Laner, se pergunte se o Teleporte dele está ou não em tempo de recarga. 

-Para iniciar um Barão, peça ajuda de seu JG ou SUP para wardar a JG inimiga, e acompanhe ele. Nunca vá wardar sozinho. De preferência, o tank deve dar face check nos matinhos. Só inicie o Baron quando você tiver visão de todas as passagens mais importantes da selva inimiga. 

-Para iniciar um objetivo, seja um dragão ou um barão, tenha sempre uma pink. Posicione essa pink no meio do covil. A pink vai desativar as wards inimigas e prevenir roubos, ou pelo menos dificultar qualquer tentativa de contestação da equipe inimiga. É papel do jungler ou do suporte posicionar essa pink, porque o mid precisa de espaço para os itens. Mas se você estiver no low elo e não puder confiar nos seus companheiros de equipe, tudo bem deixar um espaço vago para ter algumas pinks. Se não for possível posicionar essa pink, pelo menos passe uma lente para limpar a visão. 

-Identifique suas condições de vitória. Se sua top lane tem uma match up de carrys, como Riven vs. Fiora, gank essa lane e tente deixar o seu carry na frente. Um top laner carry feedado pode destruir um jogo. Se seu top laner não for um carry, por outro lado, a bot lane vai sempre ser mais influente. Tente deixar sua bot lane forte. 

-Se o seu jungler estiver sendo invadido ou se meter em uma briga com o outro jungler, deixe imediatamente a lane para ajudar. Esse momento pode definir o jogo, então é importante você chegar lá para ajudar antes do mid inimigo, porque um jungler com vantagem deixa o time inteiro com vantagem, enquanto um jungler em desvantagem prejudica o time inteiro. Se você não conseguir deixar a lane, pelo menos tente manter o mid inimigo distraído. A única excessão a essa regra é se tiver uma big wave morrendo para a sua torre (5+ minions). Seu jungler é mais valioso que dois maguinhos. 

-Não tenha vergonha de pedir ganks. Avise quando o laner inimigo estiver sem flash. 

-Mantenha uma atitude positiva. Esteja sempre pensando em como ganhar o jogo e incentive seu time. 

-Às vezes se manter na back line e proteger seu ADC dos divers é mais importante que divar o ADC inimigo. Isso é só um exemplo. A ideia é que você deve jogar em torno de quem está feedado no seu time. Se seu Brand suporte estiver com 10 kills, tente manter ele vivo. Ele vai causar uma paulada de dano. 

-Se você não estiver tentando matar o mid inimigo, tente limpar a wave mais rápido que ele. Isso vai gerar um tempo em que os inimigos não têm visão de você, e você pode aproveitar esse tempo para wardar ou para gankar alguma lane. Se você estiver a fim de matar o mid inimigo, deixe ele empurrar a lane e freeze a wave perto de sua torre, para ele ficar em uma posição mais vulnerável. Além de ele ficar mais suscetível a ganks, você vai ter mais espaço para perseguir ele durante uma troca. Depois de um tempo é difícil fazer um freeze na mid lane porque os campeões passam a ter muito wave clear. Nesse caso espere o inimigo usar uma habilidade importante na wave para puni-lo com uma troca. 

-Freezar a wave também vai te ajudar contra inimigos com um early game opressor, porque você fica mais seguro perto de sua torre. Se você estiver com a vida baixa, porém, não deixe as waves stackarem. Ser divado com uma big wave debaixo da sua torre é devastador. Em primeiro lugar porque se você retaliar o dive, os minions vão bater em você e tirar bastante vida. Em segundo lugar porque se você morrer, vai perder muito, muito gold e xp. Um truque interessante que eu faço quando estou me preparando para divar alguém é stackar uma big wave debaixo da torre dele e deixar ele me dar um auto ataque para os minions focarem ele e deixarem ele com a vida ainda mais baixa e mais vulnerável ao dive. Muita gente não pensa nos minions e acha que vai dar um AA de graça. Os minions vão bater muito mais que esse AA. 

-Acompanhe o mid laner inimigo. Se não puder acompanhar, puna a torre dele!

-Quando você vence a fase de rota e leva a sua torre, aproveite sua vantagem e acelere o jogo. Acabe logo com a fase de rotas. A fase de rotas só acaba quando caem as T1s de todas as rotas. Se as duas T1s estiverem em pé na top lane, os dois top laners vão continuar farmando que nem dois mongos enquanto cai um inibidor do outro lado do mapa. Se você levou o mid, peça ajuda do seu jungler. Ganke a bot lane. Você não precisa matar ninguém. Não force jogadas estúpidas. Se vocês conseguirem deixar o ADC e o SUP inimigos com a vida baixa eles vão ter de abandonar a torre. Leve a torre e então rotacione e faça a mesma coisa para levar o top. A partir daí ganhe visão na JG inimiga e vá levando as outras torres e conquistando objetivos. Não faça jogadas estúpidas para entregar sua vantagem. 

-Não seja ganancioso. Se você levou a T3 do mid mas o time inimigo inteiro está nascendo na base, não force o inibidor.

-Por outro lado, vale a pena morrer para destruir um inibidor. A pressão do inibidor vai compensar a falta de pressão que você vai ter ao estar morto. Essa pressão de mapa também vai te ajudar a conquistar mais objetivos quando você nascer. 

-Quando você matar o mid inimigo, peça ajuda de seu jungler para resetar a wave. Senão ela pode acabar freezada a favor do inimigo. 

É isso aí flw