cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

APRENDA SOBRE CONTROLE DE WAVE

Aronguejo

APRENDA SOBRE CONTROLE DE WAVE

 
 
Guia de Controle de Wave - League Of Legends
 

June 22, 2017 | Equipe Hawkon - Link Original < https://www.hawkongaming.com.br/single-post/2017/06/12/Guia-de-Controle-de-Wave-League-Of-Legends > Matéria copiada integralmente, mas aposto que muita gente vai curtir. Tinha ela salva aqui nos favoritos.

 
 

 

Olá Hawker! Você já parou para pensar qual é a influência dos minions no seu jogo? Que uma boa leitura de wave em conjunto com o controle da mesma pode te deixar mais próximo da vitória? Se a sua resposta foi “não”, não se preocupe, ainda há tempo de pensar sobre o assunto e melhorar seu modo de jogo. Afinal, após ter lido esse texto você será capaz de entender melhor a influência do controle de wave em relação aos farms, ganks, all win, dive, push e slow push.

 

1.Fase de rota

 

Quando se está jogando em qualquer posição (exceto jungler) é essencial ter o controle de onde awave (onda de minions) aliada irá se chocar com a wave inimiga, pois é esse local que definirá onde você e o seu inimigo ficarão farmando durante um curto período de tempo. Essa leitura de jogo pode te levar a boas tomadas de decisões. Na lane phase (fase de rota) é possível deixar a wavebasicamente em três posições:  
No Meio da Rota- Geralmente é a situação padrão, onde tudo é possível e um pouco incerto. Esta situação possibilita rápidas trocas de dano onde os dois lados têm praticamente o mesmo espaço para fugir e paraofensivar. Os ganks são possíveis de ambos os times. Então sempre tenha wards em sua lane para não ser pego de surpresa pelo jungler inimigo.  
Wave Recuada – situação conveniente quando se está sofrendo muita pressão do inimigo. É preferívelfarmar de baixo da torre, ao invés de ser eliminado pelo inimigo. 
Outra situação de waverecuada favorável, é quando seu junglersinaliza um gank. Se fizer os seus minions se chocarem com os minions inimigos perto da sua torre você obriga o inimigo farmar avançado, o que aumentará a efetividade do gank, pois o inimigo estará mais exposto, longe de sua torre. Quando o inimigo for pego de surpresa pelo jungler, terá que correr um percurso maior para chegar no seu ponto de segurança (sua torre), geralmente um bom gank de seu aliado com a wave recuada acarretará abates ou pode forçar algum feitiço de invocador (como o flash, por exemplo)
  Como manter a Wave Recuada – Farme ­dando apenas last hit nos minions inimigos. 
Para jogar com a wave recuada é necessário saber farmar de baixo da torre, a seguir temos algumas dicas para farmar apenas com os itens iniciais (anel, escudo ou espada de Doran).

 
  Minion melee (minion de escudo): 2 golpes da torre e 1 golpe do campeão (se o ataque básico do campeão for muito baixo, 2 golpes do campeão).

   
  Minion caster (minion de cajado): 1 golpe da torre e 2 golpes do campeão.    
   Cannon (minion de motoca): no cannon é melhor garantir o last hit com uma skill, pois até a torre dar a quantidade exata de golpes provavelmente o cannon terá sofrido dano de outros minionstornando essa contagem imprecisa.    
Wave Avançada – A waveavançada serve para pressionar seu oponente, fazendo com que ele farm em baixo da torre e consequentemente perca alguns farms. O jogo com a lane avançada possibilita um dive ou um gank pela rota.   TENHA CUIDADO!Quando for divar certifique-se que existem minions suficientes de baixo da torre inimiga para tankaraté que o dive se inicie e que você e o seu aliado aguentam algumas porradas da torre.   O gank pela rota é muito simples, o jungler entra na brush  (arbusto) enquanto a wave está avançada, de forma que o inimigo não tenha visão dele, quando a próxima wave voltar para o meio da rota, o inimigo é surpreendido pelo jungler no momento em que ele vai farmar.   Sempre posicione sentinelas na sua lane e na entrada da jungle para evitar possíveis ganks, não fique muito tempo com a lane avançada sem saber onde o jungler inimigo está.

 

2.All win

 

 

All win é quando você arrisca o “tudo ou nada” e parte para o ataque contra o adversário de modo que a luta só termine com um campeão vivo!

 

Na lane phase é comum ter muita troca de dano, e qualquer dano extra pode ser essencial para garantir um abate. Por isso o ideal é realizar essas trocas com o oponente quando existir mais tropas aliadas por perto, pois quando se ataca o inimigo, os minions inimigos também te atacarão de volta (se você estiver dentro do range deles). Em um all win os minions podem potencializar o dano em você ou no oponente e isso pode ser um fator decisivo para definir quem ficará vivo no final.

 

Portanto não agressive  no 1x1 se seus minions estão no 3x8 contra os do seu oponente.

Se muitos minions inimigos estiverem te focando, uma boa opção é entrar em uma brush, para que eles mudem de alvo.

 

Durante a luta, sempre considere a possibilidade do inimigo usar um feitiço de invocador (curar, incendiar, barreira, flash, etc.).

 

3.Push

 

 

 

 É quando você empurra a sua wave  de forma rápida, utilizando skills e ataques básicos. Geralmente o push é feito em duas situações:

 

  • Quando não tem ninguém na lane e você vai voltar para base, mate os minions inimigos, desta forma a torre inimiga matará os seus minions e você criará uma vantagem de ouro e experiência em cima do seu oponente. Se o push for feito de forma rápida, logo que a wave aparecer na lane, será o tempo exato de voltar base, comprar alguns itens e voltar na lane a tempo de farmar a próxima wave.

  • Quando não tem ninguém na lane e você quer aproveitar esse tempo para dar aquele dano extra ou até mesmo levar a torre inimiga.

 

Temos também o caso do Splitpush que é quando o push acontece "geralmente" por um campeão AD (attack damage) que força uma lane (BOT ou TOP) enquanto o seu time distrai o time inimigo tentando fazer algum objetivo do outro lado do mapa em que o Splitpush esta ocorrendo. Essa situação força o inimigo a fazer escolhas para defender os objetivos e geralmente abrem espaços para sua equipe avançar na partida. Um splitpush  sincronizado pode acarretar objetivos, mas para isso é necessário um campeão que tenha uma boa clear wave e que leve a torre rapidamente.

 

4.Slow Push

 

 

 Slow push é quando você quer que a sua wave de minions avance em relação a adversária de modo lento e acumulativo. Para que esse efeito aconteça é necessário matar parcialmente a wave inimiga, de modo a deixar a vantagem do push para seus minions. Exemplo: Sua wave está lutando contra a do seu inimigo 6x6, se você matar 2 ou 3 minions inimigos certamente a sua wave irá matar a waveinimiga, mas como essa ação não é instantânea a wave vai se acumulando com o intuito de chegar na outra torre com um número maior que os 6 minions iniciais e causar um dano considerável sem a presença de um campeão.

 

O slow push é utilizado no lado oposto do objetivo alvejado pela equipe. Se, por exemplo, a sua equipe está alvejando o baron, antes de iniciar o baron mate alguns minions na bot lane (conforme explicado) e vá para o baron. Assim o inimigo deverá tomar decisões que acarretarão penalidades:

Defender a torre de uma wave de 15 minions gerada por um slow push ou defender o baron para que a equipe inimiga não pegue o buff.

 

Sempre leve em consideração as características básicas dos minions:

  • Minion melee (minion de escudo): Tem mais vida que o caster.
  • Minion caster (minion de cajado): Tem mais dano que o melee.
  • Cannon (minion de motoca): Tem mais vida e dano que o caster e o melee.

Como uma última dica! Uma boa ferramenta de manipulação de wave é o item Portal de Zz'rot. Serve para minimizar ou parar efeitos de slow push inimigo, iniciar efeitos de slow push aliado ou apenas avançar uma rota enquanto você não está por perto. Indicado para "alguns" suportes, junglers e top laners, porém sempre tenha senso crítico, analise se esse item será adequado para a sua situação.

 

 

"Errar? Eu? Não com uma arma dessas!"

 

Caitlyn 

4 RESPOSTAS

Re: APRENDA SOBRE CONTROLE DE WAVE

Ótimo guia, valeu por trazer para o fórum! o/
Aronguejo

Re: APRENDA SOBRE CONTROLE DE WAVE

Que isso, sempre bom pra todo mundo mais informação.
Arauto

Re: APRENDA SOBRE CONTROLE DE WAVE

Belo post, achei o guia bem completo

Eu só não concordo muito com a parte que diz sobre o 1x1 em desvantagem de minions. Dependendo do seu campeão essas situações são até mais favoráveis pra lutar, tipo pra um swain, ele vai ter muito mais fonte de cura da ultimate se o número de minions inimigos for alto, pra  um yasuo ele consegue muita mobilidade. Cabe ao invocador analisar o potencial do campeão de troca nessas situações

Aronguejo

Re: APRENDA SOBRE CONTROLE DE WAVE

Sim entendo o que você disse, mas acho que ali ele foi mais pro genérico mesmo. tipo aquelas trocas começo do early, por que geralmente depois disso é 2v1 ou 2v2 e você já tem um sustain e iternização mais avançada ai o minion não toma tanto impacto assim. Acho que a dica foca mais do lvl 1 a 4 nas trocas.