cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

A velha discussão sobre JG´s que não gankam!

Resolvido
Aronguejo

Re: A velha discussão sobre JG´s que não gankam!

@En 5abah Nur escreveu:

E só uma duvida básica e besta! kk Smiley Happy

Eu jogo top e já estou acostumado a ser completamente ignorado pelo JG do meu time em 90% das partidas e sempre vejo alguem falar que JG não tem obrigação de gankar e ele ganka se ele quiser e que não e baba entre outras. BLZ!

Agora pq quando eu resolvo não ajudar o JG na jg esses mesmos 90% que só ajudam quando querem! reclamam se eu não ajudo pq não quero!

A final qual a função de um JG na partida?

Se uma lane esta em dificuldades não seria mais lógico ele da uma forcinha do que esperar o cara perder para depois pedir o velho e conhecido "report pls" no fim?

Eu jogo de JG tambem e garanto que vou em todas as lanes, principalmente no começo onde é mais facil de gankar e matar ou ajudar a lane mesmo. Estou errado?

Pedir ajuda para o JG é Chorar?

Desculpa tantas perguntas, o pior que nem tem todas as minhas duvidas sobre JG.

Acho que a primeira coisa que tem ser dita aqui é que, independente da sua lane, o jogo é feito para ser jogado em equipe. Então quando você ajuda seu jungle, você está simplesmente aumentando (ou no caso, igualando) sua chance de vitória.

Um exemplo parecido: Mid Laners que dependem de mana; você vai lá e não dá o blue pro seu mid e ignora ele, mas o adversário recebe. Seu mid vai sofrer pressure/push/talvez kill, vai conseguir pushar e sair para gankar/roaming controlar sua jungle. Em resumo, tu acabou de dar uma vantagem para o seu adversário com a sua decisão. 

Enfim, quanto a função do jungle: especificamente? Nenhuma. Ele é um laner que tem facilidade/possibilidade em farmar a jungle de uma forma que outros não tem. Agora, com relação a disposição da lane dele (que na real, é quase o mapa todo), ele tem várias possíveis funções, desde gankar e dar vantagem e acelerar o game, conquistar objetivos e/ou invadir o adversário. 

É um grande depende; depende do campeão que é o seu jungler. 

Se tu tem um Lee Sin na jungle, claro que ele vai forçar ganks ou invasões; no primeiro caso, ainda entra a questão de como ele pensa, e onde ele vai forçar ganks. No segundo caso, ele elimina um jogador adversário da partida e te dá tranquilidade pra jogar sabendo que não tem ninguém na espreita.

Se tu tem um Yi, esquece. O cara é power farm e oportunista. Ele não vai te gankar, ele vai acumular o máximo de gold possível pra alcançar o power spike dele e jogar.

Se tu tem um Nunu, ele vai atrás de objetivos. O foco dele não é necessariamente ganks, mas sim em controlar a jungle adversário e os objetivos do mapa. 

Agora sobre ganks especificamente, quem gankar, quem não gankar e etc ...

Primeira coisa: Quando der 3 minutos no relógio do jogo, tu warda, é uma regra geral pra tu não levar um gank no early  game à toa. Tem variações nesse timing? Tem, mas três minutos é uma boa base. 

Se tu tá gankando todas as lanes a pergunta é: tá funcionando? Tu tá pegando vantagem pra todas as lanes? Se sim, ótimo, fez certo, do contrário, não. E tipo, não é uma regra, todo jogo depende. Por exemplo, num game A, seu top tá de Riven x J4, tu é um Lee e tem um Kha do outro lado; a primeira dupla que pegar vantagem provavelmente vence, inclusive, o primeiro top que pegar vantagem também snowballa a lane; então é um bom jogo pra eu ir top desde o começo. Mas e se nesse mesmo jogo eu tenho um TF no meu time contra um Kassadin? Minha única chance de gankar com facilidade e com vantagem do TF é pré 6, sem contar que eu não posso, teoricamente, deixar o Kass livre pra farmar e pegar o power spike dele. E agora? Tu tem que tomar uma decisão, fazer uma escolha.

Por último, com relação a lanes que estão mortas ... meu amigo, eu jogo tanto de laner quanto de jungle; em geral, se tu feedou hard, com ou sem gank, abraços. Vão ser raros os casos que ganks vão te trazer de volta pro jogo. Mas de novo, é uma questão de opinião. Se eu to na jungle, e meu Nasus tá 0/4 contra um Darius, desculpa, não vou lá tentar fazer milagre mas que na real a melhor chance é tomar um double e aumentar ainda mais o problema. Vou tentar gankar e dar vantagem pro meu bot.

Uma última consideração: META GAME!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Na Pre season o first brick cai, na maioria dos jogos, no bot, e também tá sendo a lane com maior snowball/potencial de ganhar jogos; porque eu vou campar top e correr o risco de snowballarem o bot nesse momento do meta?