cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

A situação da botlane : atiradores e suportes!

Highlighted

A situação da botlane : atiradores e suportes!

Por favor leiam até o fim antes de comentar, orbigado!

Beleza galera?
  Depois de jogar muito de jogar um minimo em todas as lanes e com diversos campeões, mas me aprimorando em suporte(main lane) e atirador (segunda lane da minha preferencia). 
Percebo que de uns tempos pra cá, que champs do top, do mid e da jg TODOS sem excessão CONSEGUEM ir  em mais de uma lane, e ser bom!  Ele pode não ser a melhor escolha mas mesmo tendo partes da sua mecânica tiradas, ou não 100% aproveitadas, eles ainda conseguem ser viaveis e fazer seus papéis. 
Mas  as vezes eles são mais fortes em outra lane que não a principal,  já na bot lane a história muda. 
Suportes e Atiradores  nem todos conseguem fazer isso, e quando conseguem a riot nerfa... menos o corki... pois ela quer que ele esteja la no competitivo então ela buffa, mesmo o champ estando forte ele só não se adaptou as novas runas apenas isso.  
Eu queria saber não apenas o que a riot pensa disso como tambem o que vocês companheiros e rivais do Rift pensam a respeito, tipo já notaram que quando os atiradores inventam de brincar em outra lane a riot nerfa? Quase que de imediato?  na jg ou quando elas ficaram forte na jg a riot aumentou a armor da jg e atk dos montros... no top qualquer lane kk esse aqui é a perfeita personificação de um PRETO, (falo preto pois é assim que se referem aos negros hj ou isso ou morenos... nunca vou entender), mas o X da questão é que nós(estou incluso) pretos estamos sempre contra o sistema sempre  fora de moda, sempre os teimosos que não aceitam ser subordinados e não importa o quanto a riot nerfe o  ele sempre aparece fora do bot (e apesar de eu não curtir muito o champ por ele ser bem chato de jogar contra, e eu ser main , ainda sim tenho que dizer OBRIGADO LUCIAN! por resistir ao sistema)  eu nunca vou entender aquele nerf idiota na ult da  legal... um atirador não pode solar outro, mas um tank que está atrás no game pode solar um atirador.... ai que legal Smiley Very Happy.
A mas os tanks são melees e muitos não tem gap-close  pronto gap-close.
Com o suportes a história é outra. Pouquissímos são os suportes viaveis em outras rotas, mas QUALQUER eu repito QUALQUER CHAMP pode  fazer a função de suporte, antes de xingar no comentários  ja adento OBVIAMENTE ele não vai fazer tudo que um champ suporte pode fazer, e nem todos dão o peel de uma janna, mas dado os novos itens ele podem sim fazer um bom papel na hora de proteger o carry, alem de fazer algumas coisas de maneira muito boa, como tankar, ou engajar, ou causar dano... É só comprar pedra da visão que agora é item padrão sup não pode mais fazer face da montanha, ascenção da rainha gélida nem  talismã da ascenção.
Por que?  antes era variedade que a Riot queria pros sups mas esqueçem de balancear e, ao invez de fazê-lo excluem os itens do jogo, junto de um nerf no relicário...... agradeceu vocês...
E adivinha a mesma Riot nerfa os suportes tanks... e suas builds e runas, e faz quem voltar pro meta? EXATAMENTE SUPORTES DE PEEL. Smiley Very Happy 
Só veremos janna, nami, karma e lulu de novo..... bela mudança de season.
E voltando pro problema MAIOR, o que eu mais fico triste em outros campeões conseguirem tomar a função do suporte é que parece que a gente é dispensavel.... nós, jogadores de Nami, Thresh, Bardo, Braum... sério depois daquele nerf nas torres do bot meus jogos tem sido 8/80 e suma maioria ou stompa ou é stompado.  Raras excessões.
E agora com esse papo de jogar sem atirador parece que a Riot quer simplesmente torná-los dispensaveis... Comps sem atiradores sempre existiram, não precisa reforçar ainda mais isso.  Se querem tirar do jogo os atiradores tirem logo, só me reembolsa TODAS as skins da ashe que eu comprei todas (menos a bretã)  tipo se vocês quisessem simplesmente criar mais variedade no bot OK, mas não, só pensaram em tirar  os ADCs, mas e abrir as outras rotas pra eles? Isso não pode né...  Abrir outras rotas pra suportes não magos, suportes tank, não claro que não.
Sério até pouco tempo atras meu amigo quando ia duo na ranked e eu perdia a t1 aos 6 minutos falava "nossa" vc ta ruim ein,  mas ele só foi cair na real quando inventou de jogar de adc, ai ele viu o quão tensa está a bot lane atualmente. Ai ele passou a me respeitar. Botlane está sendo uma lane ao mesmo tempo chata pra caramba de jogar, está sendo tambem a mais recompensadora quando você ganha, mas é muito escroto vir 5 negos aos 4 minutos (nao vou esqueçer dessa partida tão cedo, um mordekaiser adc, e uma premade)... pqp, defensores diram que foi por causa do pré made, isso tambem, MAS esse rush na t1 com o drag só foi possivel por que a T1 do bot não tem as defesas aumentadas até os 5 minutos. Pelo menos dei um penta... eeeehh ¬¬

Cara uma coisa que as vezes eu acho é que por mais dificil que seja criar atiradores, " pois queremos que cada um seja unico" palavras dos rioters. Ainda sim acho que os mesmos não querem muitos atiradores. Por que é dificil balancear a classe. Mas eu devo dizer que atualmente ela é a lane mais INGRATA do game, sei que não sou bom adc MAS muitas vezes faço MAIS que apenas meu papel, e ainda sim por ninguem do time ou me proteger ou sequer andar comigo ou me ajudar, eu não consigo finalizar o game, sozinho morro pra qualquer um lembra? Smiley Very Happy  sei bem que em parte eu estou errado em querer fazer isso sozinho, mas e quando mesmo falando e pedindo pra me ajudarem ninguem vem?  Eu tenho que esperar a boa vontade do time pra acabar com o jogo? Nossa que função legal, não era pra EU ser o carry?
É muito frustrante você  ficar forte pra caramba rushar e rushar objetivo e ainda sim perder. Por que é muito simples tirar você do jogo, principalmente adc's sem scape. O único adc que eu tenho uma capacidade maior pra carregar é a Ashe não apenas por ela ser minha main na role, mas tambem por eu conseguir fazer pick off com a ult. MAS nenhum outro adc faz isso tão bem sem ser punido, graves tem pouco range, vayne se expõe demais tambem, Quin idem mas está nerfada ao ponto de ninguem usa-la nem contra quem ela coutera.
Sério sei que deve ser dificil fazer as coisas da maneira que fazem atualmente MAS sabe, que tal perguntar a comunidade? Como melhorar os atiradores? Como criar um novo? Ja teve um champ feito pela comunidade?Não? bora tentar?  Se pelo menos tirassem essa ideia de "atirador unico"  da cabeça talvez veriam que certos elementos são imutaveis, como causar CC's, atacar de maneira cadenciada, numero de hits pra passiva um atirador nunca vai ser 100% original e unico a menos que vocês façam sempre uma zoe da vida, digo criar novos CC's ou jogabilidades.
Pode parecer uma carta de repúdio e ódio mas não é, é  por que eu amo esse jogo, parte da comunidade. Por que eu não quero jogar mais em uma função que cada vez mais parece dispensavel (as duas funções no caso) principalmente se seu main está fora do meta. 
espero que nesse post eu encontre pessoas dispostas q dialogar de maneira civilizada apresentando seus pontos de vista e soluções, talvez eu esteja vendo um problema que não exista. (tomara).

15 RESPOSTAS
Arauto

Re: A situação da botlane : atiradores e suportes!

Olá Senhor Iago! Como vai? Vou te responder como um main ADC, dando a minha opinião sobre o assunto.

Eu não acho que a ideia é tirar os atiradores do jogo, acho que na verdade a questão é muito simples, os carregadores da rota inferior fazem parte da única posição do jogo em que apenas uma classe pode executar, pra deixar isso claro: Qual a única classe que pode fechar um time "normal"? Atiradores.. podemos ter um time com Quinn TOP, Kindred JG, Corki MID, Ashe ADC e MF SUP.. NENHUMA outra classe do jogo pode fazer isso, pelo simples fato que o carregador da rota inferior hoje é obrigatoriamente um atirador!

Eu como ADC fico muito feliz com as mudanças que virão pelo simples fato que meu leque de opções vai se tornar tão complexo quanto de um mid, top, jg ou sup, eu vou ter muito mais opções, posso fazer composições muito mais complexas e o principal, o meta vai se tornar muito mais flexível! A ideia principal dessas mudanças que estão chegando é abrir as opções de todas as rotas, pra mais classes poderem exercer mais funções, e o jogo se tornar mais dinâmico, o foco na bot lane é simplesmente por atualmente ser uma role tão congelada e fechada.

Dê uma chance pra entender melhor a proposta dessas mudanças, espera as coisas acontecerem e vê o que você acha, tenho certeza que o jogo vai se tornar mais divertido! E ah, sobre os suportes, eles SEMPRE serão necessários, por um simples motivo, o kit deles é feito pra funcionar com pouco gold, e só existem 4 fontes de recurso em Summuners Rift(as ondas de minions do TOP, MID e BOT, além da JG) então um campeão que escale bem sem precisar centralizar recurso é essencial pra explorar uma composição.

De qualquer maneira obrigado por dar sua opinião, e boa sorte daqui pra frente! <3
Aronguejo

odeio adc tem que tirar todos 

@Lenievski legal mano. mas é ai que está eu estou vendo gente entrar mas não estou vendo gente sair da botlane... sei que existem diferentes tipos de players EU MESMO SOU assim. Não me prendo a rotas, mas a personagens que eu goste. Mas os persongens que eu gosto cada dia mais vão saindo do meta, e se nem na lane deles eles tem muito espaço imagine nas lanes que não são primarias.

legal cara! uma pena .
Arauto

@iago hedgehog Eu tenho certeza que a ideia é dar mais opções pros atiradores também! Os que tem selfpeel tendo a possibilidade de ir pra outra lane(assim como os adcs de utilidade) e os hyper carrys ainda fortes em composições de protect. Mas de qualquer forma ainda nem chegou nada no PBE, nem sabemos exatamente o que vai mudar né, não vamos nos desesperar.

Arauto

O fato deles não se darem bem em outras lanes por causa de nerfs não é porque um ADC tá fora da botlane e sim porque ele está fazendo uma coisa que não deveriam: "Ganhar uma rota Solo" sem Curar, Escudos, CCs do suporte e principalmente não serem punidos por jogar fora da role deles, campeões como Yasuo que é direcionado pro mid pode ser flexivel para outras lanes (Já vi Yasuo em todas as lanes), mas claro que ele não vai ter o mesmo desempenho que no mid, no top ele vai ter dificuldade em executar os tanks inicialmente, na JG seu clear é horrivel por mais que tenha muito dano em area os primeiros campos até fechar o 100% de critico voce apanha e seu gank não é bom. O ponto é que Lucian, Vayne, Kalista, Jhin, Kog, Varus, MF, etc... Indo pra outras rotas não eram punidos, eles tinham um desempenho igual ou até melhor numa rota solo onde ele pode abusar do range maior que os Magos, Assassinos e Lutadores, alto clear wave e o pior de tudo era que não tinha nenhuma consequencia por fazer isso, não perdia em nada seu time.

@SiaugiBr entendi seu ponto mas alguns dos exemplos ja não existem mais.  tipo  desempenho igual eu acho totalmente valido. como era o ziggs adc. o tenso é ficar melhor q geral como malzahar suporte. mas tipo HOJE simplesmente não dá, só um idiota faz isso, digo num ambito competitivo9pro, e ranked). acho errado tambem  o champ ser punido por ir pra outra rota, colocando assim parece que ele TEM que ser penalizado por não ir na lane principal dele.... ISSO que eu acho errado. tipo xinzhao top não vai ter nada de ruim que teria na jg, ele não é punido por ir top ele não está em desvantagem só por este fato, ou shen suporte, ele tabem não mas tambem não é roubado na posição. tem seus pontos fortes mas tambem tem pontos fracos. Mas tipo por que eu pickei Ashe mid eu devia ser automaticamente punido? acredito que você se refere a ele não ser 100% eficiente como uma kindred mid, por exemplo ela terá mais dificuldade pra pegar os stack da jg. 

Aronguejo

Engraçado, eu estava lendo o "Fórum NA" e lá eles estão reclamando em todos os posts que os ADCs estão muito fortes.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Irelia morreu, mas passa bem.
Aronguejo

Você tá viajando um pouco amigo. Um atirador típico ADC só vai pra outra rota quando ele se torna muito forte nela, ou quando ele ganha um rework e seu kit muda drasticamente. Permita-me refutar seu post com alguns fatos.

Pra começar, Graves não foi nerfado quase de imediato. Ele recebeu o rework no 5.22 (patch da pré-season 6), recebeu um nerf na mecânica do Q no patch 6.3 (longe de retirá-lo do meta), e o primeiro nerf realmente considerável foi só no patch 6.21 (sim, somente no penúltimo patch antes da pré-season). Veja que ele ficou quase um ano sendo um dos top jg do jogo. Sendo bem honesto, não lembro de Vayne e, principalmente, Kalista sendo absurdas na jungle. Apenas lembro da Vayne abusando da Devoradora e da Navalha Sangrenta, de modo que sua força estava condicionada por um item problemático que fortaleceu vários outros junglers.

"[...]ainda sim tenho que dizer OBRIGADO LUCIAN! por resistir ao sistema[...]"

Em um ambiente competitivo Lucian é o segundo ADC com mais picks e o quinto com a maior presença desde a Season 3 [fonte]. Não se consegue ser tão "pró-sistema" (~risos~)  quanto o Lucian.

"Pouquissímos são os suportes viaveis em outras rotas[...]"

Quando a Riot cria um campeão, ela o faz pensando em como o kit, em todo o seu conjunto, funciona numa lane e o equilibra baseada nas circunstâncias que a envolvem. Pense agora nas circunstâncias que envolvem a criação de um suporte: uma classe com poucos recursos disponíveis, tendo poucas opções de itens (porém impactantes), precisa de um kit que funcione bem com pouco gold. Um campeão suporte ir para outra lane é uma anomalia, um desvio do seu propósito inicial, e, apesar de eu achar legal que os jogadores descubram novas formas de se usar um campeão, isso geralmente significa que seu kit precisa ser revisado, pois altera o equilíbrio da sua nova lane. Eu também discordo que todo campeão pode ser suporte, mas isso não vem ao caso.

"[...]Riot nerfa os suportes tanks... e suas builds e runas, e faz quem voltar pro meta? EXATAMENTE SUPORTES DE PEEL. Só veremos janna, nami, karma e lulu de novo..... bela mudança de season."

Os três sites de estatísticas que eu conheço (OP.GG, Champion.gg, e lolalytics.com) mostram resultados diferentes sobre os suportes. O que eu posso dizer baseado neles é que há um equilíbrio entre suportes voltados a peel e os voltados a engage (inclusive com maior presença do segundo no Top 10). Aliás, Karma não aparece em nenhuma dessas listas.  Outro ponto que eu levanto é sobre a mudança nas runas e builds. De todas as árvores de runas novas, a que mais sofreu mudanças até agora foram de longe a de Feitiçaria e Precisão. A árvore de Determinação foi, inclusive, buffada recentemente para os suportes, com a mudança nas resistências base do Pós-Choque, e nerfada com as mudanças no tempo de recarga no Guardião. Ainda, não sei em que mundo alguém classificaria Karma como suporte de peel, sendo que o kit dela funciona muito melhor para poke e engage. Não esqueçamos também da proeminência de Braum e Taric no competitivo, dois campeões com um kit diverso, e do Tahm Kench que, apesar de ter seu kit voltado ao peel, possui na ult uma ferramenta importante de construção de jogadas.

"[...]mas é muito escroto vir 5 negos aos 4 minutos [gankar na bot lane][...]"

A única season recente que eu me lembre não ter sido assim foi quando lane swap era predominante.

"Mas eu devo dizer que atualmente ela é a lane mais INGRATA do game[...]"

Concordo. Em tempos recentes pelo menos (de 2 anos pra cá).

@NQ S2 Irelia WWAAAAAATT TODOS? q meta game é esse que eu não to sabendo... tem o link do post? mano preciso dessas runas e builds pra ontem. lkkkk

@Menino Moleque sobre a criação isso é bem obvio mas esse é ponto. muitos champs são criados pra ser X lane mas podem ser usados facilmente em outras lanes, suportes nem tanto...  kalsita e vayne nem estavam forte. mas a calista em especial limpava muito facil a jg  a vayne pegava lv 3 e pronto a jg ficava facil por coencidencia ou nao foi bem perto da invenção do sistema de paciencia, mas tambem teve a época do devorador.  o lucian no COMPETITIVO blz. mas tanto dentro quanto fora da rota dele  ele pulou bastante de lane :v  se falar que não mentiu. a taxa de vitória dos sups de peel está bem mais alta ja faz um tempo mas depois dee nerfs aqui e ali subiu demais, compare com o dos sups tank,  uso mais o champ GG e o OP.

sobre a torre... cara se acontecia com vc provavelmente vc tem um nick famoso. pois NUNCA foi tão intenso a vida no bot. desculpa falar mas eu to nessa lane faz 4 seasons. e o movimento antes dos 5 minutos aumentou demais,jg que antes gankava 2x agora ganka 3x em 6 minutos. mid laners que antes pegavam 6 pra descer agora estão na call aos 4 desce e força bot... tp aos 4 , 5 minutos antes demorava um pouco mais pra sequer acontecer algo, o pior nem é o movimento na bot lane mas o fato de ja poder levar a torre aos 3:40 4 minutos de partida. acho q nao deixei claro essa parte.

Aronguejo

@iago hedgehog

O meu ponto é justamente que suportes não deveriam ser usáveis em outras lanes. Isto não significa que você não possa usá-los, mas terá mais dificuldades do que se usasse um pick convencional. Um suporte normalmente possui pelo menos:

1. Stats base elevados, de modo que seu dano, ou sua capacidade de sobreviver, é considerável mesmo com poucos itens e leveis (Brand, Zyra, Karma, etc);

2. Um kit forte que funcione bem com poucos recursos (Blitzcrank, Thresh, Rakan, Braum, etc).

É muito mais comum outras classes migrarem para o suporte do que o contrário, justamente porque o suporte deve realizar sua função com recursos limitados. Isso acontece, normalmente, pois um personagem não consegue lidar bem com uma solo lane, mas seu kit é tão bom que acontece a migração (veja o caso da Lulu, do Brand, do Malzahar, etc). Os suportes que temos hoje não conseguem lidar com as circunstâncias que envolvem uma solo lane, seja controle de wave, ou incapacidade de trocar com os campeões do meta, de modo que ficariam tão fracos que em nada contribuiriam para o time.

No entanto, um suporte que se torna jogável em outras lanes significa que uma classe que deveria funcionar bem com poucos itens, mas ter dificuldades numa lane solo, ou está compensando a sua fraqueza de tal forma que ela foi anulada, ou que houve uma mudança no meta que tornou esse personagem viável em outra lane. 

Veja o exemplo do Alistar na Season 5, por exemplo. A descoberta de uma mecânica do W dele tornou-o 100% (ou perto disso) pick/ban no mundial de 2015. Soraka também teve um período em que ia Mid (season 6 eu acho. Não lembro o motivo), e foi um problema.

Quanto ao exemplo do Lucian, ele foi para outras lanes pois ele tornou-se opressivo nelas. Não posso falar muito disso, pois não tenho propriedade, mas isso me parece mais um problema do que uma qualidade que alguém gostaria em um jogo.

Você falou da taxa de vitória dos suportes de peel ser alta, mas isso sempre foi o caso. Janna é há muito tempo (mais de 2 anos no mínimo) o suporte com o maior win rate do jogo, assim como a Lulu, que sempre está lá em cima também.

Por fim, leve em consideração que o jogador médio está melhor no LoL. Hoje em dia há muito mais recursos disponíveis para quem quer aprender o jogo, e isso torna-se perceptível na qualidade das partidas, sendo a movimentação dos jogadores um aspecto dessa mudança. O fato da torre ser levada aos 4 - 6 minutos, ao meu ver, é mais um conquista do outro time do que um problema do jogo, pois não é uma jogada fácil de ser executada num ambiente onde a comunicação é tão limitada quanto na Solo Q.

Aronguejo

@iago hedgehog Só olha então os que estão em alta: https://boards.na.leagueoflegends.com/en/
Qualquer coisa só traduzir a página.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Irelia morreu, mas passa bem.

tava aqui pensando, sera que esse novo adc não sera um atirador? seria mo interessante kjkkkkkkk 

ta e o q isso muda?