cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

A mobilidade estragou o LoL?

Resolvido

A mobilidade estragou o LoL?

Houve uma época, em que a nova pré temporada era uma das melhores épocas de jogar League of Legends. Ninguém se via atrelado a um conceito do jogo. Eram tempos de pura descoberta e diversão. As pessoas compartiilhavam boas risadas quando as coisas funcionavam, e também quando não. Talvez você se lembre desse momento: 

Esse talvez tenha sido o último em que existia uma coisa saudável no jogo.

1.1 - O instante

Em algum momento após a season do cachorrinho, League percebeu que jogava uma partida infinita, ou deveria ser: o jogo do balanceamento de classes. A cada patch, ela percebia que alguns campeões não tinham como balancear, ou ela "deletava" do jogo (inviabilidade por muito fraco), ou o campeão era pick ou ban.

Exemplos:

Ela percebeu, que a MOBILIDADE era um conceito que impactava mais que as outras no jogo.

1.2 - A decisão

Certo dia, um locão do super pop chegou com uma "genial" ideia nos porões da rito gomes. Se a gente não consegue balancear o jogo por conta da mobilidade, vamos dar mobilidade pra GERAL.

1.3 - Primeiras mudanças

Pinstouro na selva para ajudar os campeões sem mobilidade a participar do jogo, com um pouco de mobilidade e informação.

2.0 - As consequências

2.1 - Rip ADCs

Com os junglers mais pistolas do que nunca, extremamente eficientes e presentes, a primeira classe oprimida no jogo foram os ADCs, em especial os imóveis (QUASE TODOS).

2.2 Rip lategame

Com os junglers mais pistolas do que nunca, os campeões que precisam crescer sumiram.

3.0 - O doidão do superpop ataca novamente

Para balancear o jogo, a Riot decidiu adaptar todo o jogo ao novo conceito, ao invés de voltar atrás.

3.1 - Mudanças em "benefício" de campeões lategame para compensar

3.1.1 Mudanças itens AP:

- acabou a tática de guardar mana, vamos encher geral de mana modificando itens;

- cdr? coisa de velho, vamos começar com 40%;

resumo: campeões AP buffados para compensar a força dos campeões móveis.

3.1.2 Mudança na aquisição de gold

- Gold dos minions? Vamos tirar um pouquinho até os 10 minutos... MAS VAMOS COMPENSAR COM QUASE O DOBRO AOS 35.

3.1.3 Mudança nas torres

- As torres tão caindo muito rápido? Vamos BOTAR ELAS DE PAPEL. Assim, cai de um lado do mapa, mas cai do outro também, a gente acaba "compensando" pro jogo ser balanceado;

4.0 - O doidão do superpop ataca novamente 2

Temos que botar os ADCs de volta no jogo?! Não, vamos dar uma desculpa e dizer que é nossa estratégia que a bot lane vai ser pra todos os campeões. 4Head

Vamos também botar um critão no primeiro hit pro adc fazer algo antes de ser explodido. 

5.0 - Novos campeões?

Kain, Ornn, Zoe, kai'Sa, Pyke

Faça uma reflexão você mesmo, dessa lista, quantos são móveis e imóveis? Dos imóveis, quantos são viáveis no meta?

5.1 - Rework

Não está convencido? Olha a lista dos últimos updates

Nunu, Akali, Aatrox, Irelia, Cho'Gath,Swain,Evelynn,Xin Zhao,Urgot,Galio,Warwick,Shyvana,Yorick,Ryze,Taric,Shen;

Quantos e quais desses entraram no meta? Quantos e quais ganharam mobilidade?

5.2 - Planos futuros

Morgana, Corki, Cho'Gath, Dr. Mundo, Fiddlesticks ,Kennen,Kog'Maw,Nocturne,Mordekaiser,Pantheon,Rammus,Skarner,Shaco,Udyr,Volibear

Quantos desses precisam da tal mobilidade pra estar no meta? Quase todos?

6.0 Resumo e conclusões

A mobilidade oprimiu diversos outros conceitos. Como causa poderíamos dizer que ser playmaker é mais impactante comercialmente para a empresa do que um jogo balanceado. Se um campeão não pula paredes, ele foi tornado inviável para o jogo. Um campeão como Mordekaiser, Poppy, Volibear, Olaf, Mundo, Cho, Singed, Trundle... por mais forte que estejam, não conseguem impor pressão de forma tão eficiente como outros.

Eu não tenho nada contra campeões móveis, mas o fato é que Lee Sin e Ezreal, e mais recentemente Camille, Kai'Sa, Kayn e Rakan estão SEMPRE, tops na lista de play rate. Citações indiretas a Irelia nova, Le Blanc, novo Aatrox.

E pra você, a mobilidade (excesso) melhorou ou piorou o jogo?

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Aronguejo

Re: A mobilidade estragou o LoL?

O problema nem e a mobilidade em si, mais o fato de não haver counterplay e nenhuma fraqueza no kit para compensar essa mobilidade, a sensação que eu tenho e que a riot esta transformando o LOL num mero jogo de luta onde se vc quiser vencer precisa pegar o que é roubado e tao matando a estrategia do jogo, eles nerfaram a visão, nerfaram tp, e estão diminuindo o tempo dos jogos, os novos campeões são quase impossíveis de balancear sem deixa-los inúteis ou quebrados. Pelo menos pra mim isso e broxante, mais parece que é isso que a comunidade quer um jogo de 20 min, com 50 mortes para cada lado.
79 RESPOSTAS
Dragão

Eu acho que a melhor frase para se comentar talvez seja "contra fatos não ha argumentos"
Aronguejo

Por mim todo personagem devia vir com uma guarda territorial de nascença que funcionasse no mapa inteira o tempo todo.

Dragão

O pior é que a maioria desses campeões além de móveis conseguem ser bem resistentes, tipo Ez de manopla, Akali, Irelia
Dragão

Acho que a mobilidade cria novas possibilidades de play e outplays... mas acaba deixando campeões mais antigos em desvantagem.

Aronguejo

up porque merece #RIPADC.
Aronguejo

Concordo em quase todos os pontos.
VVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVVV

Mobilidade junto com habilidades que sinergizam entre si com CDs baixos são o que deixam o jogo divertido, reclamam só por reclamar...

→Thepgfk←
Dragão

Piorou o jogo basta ver o caso da Irelia, Camile, Kayn, Talon, Lee Blanc etc. São campeões que conseguem entrar e sair com muita facilidade, não se expõe muito ao risco de uma batalha, eu já havia reclamado disso no dia do rework da Irelia e fui brutalmente apedrejado.

É chato você brigar com campeões com mobilidade em excesso, um Talon por exemplo é impossível de um caçador encaixar gank ou de pegar ele na Fight por que o campeão sai pulando as paredes sem tempo de recarga, da mesma forma o Kayn que fica enrabando parede. Riot agora está inventando um novo conceito de mobilidade, se já não bastava esse, é o caso da Akali que nem dano de torre leva e fica 10s na fumaça sem poder ser revelada, em uma briga de equipe jogar contra essa campeã é horrível. A Irelia da QQQQ e chega no cara que tá lá atrás protegido mata e depois sai QQQQ nos minion tudo isso igual uma lancha, sai surfando tão rápido que quase não da pra pegar ela. O que falar da LB? só o W dela é opressor, não tem como pegar ela como também é difícil fugir dela. Você vai atrás da LB ela da W se você alcança ela volta W. Se você vai atrás e um espera no ponto ela da 2 W e foge e com uma facilidade enorme, acaba que a gente quebra o teclado e come com farinha só de raiva. Agora ela vindo para cima não tem nem como fugir é melhor fica parado, ela usa W se eu flash ela usa o outro W da Q e E e um dano do capiroto, se eu revido ela volta no primeiro W e sai fora, não se expôe ao risco da batalha. 

Aronguejo

A mobilidade tornou tudo mais difícil de balancear e tornou o jogo mais difícil (esse último acho muito bom). Sinceramente? Prefiro assim do que um Dota 2 da vida que você quase dorme jogando.

Arauto

Coitado do ivern sitado como champ de mobilidade mas qualquer um mata kkkkkkkk tadinho, mas concordo com a maioria, A VC ESQUECEU DO AMADO E BEM BALANCEADO PYKE, que não toma dano, mata seu adc seu mid e jg na luta, reseta a ult que nem um Darius mais bem melhor, pois vc tem mobilidade para acertar a ult e desviar de stuns, e por ultimo e não menos importante o dinheiro não fica somente pra vc, pois com a passiva Pyke Crevisa vc consegue a grana somente com sua assistência, isso msm não precisa se arriscar, de um AA no inimigo ou um schild no Pyke q ele faz o resto.
Aronguejo

O mais triste foi ver campeões antigos que não tinham tanto mobilidade ficando muito em desavantagem em relação a esses campeões super móveis, e quando algum desses campeões surgir no meta por conta de algum estilo de jogo diferente uma build inusitada, era nerfado na semana seguinte.

Eu respeito a opinião de todos, mas, quem gosta de muita mobilidade não acha que o jogo nasceu e cresceu com diversos elementos de micro e macro, e que essa mobilidade tirou a importância de alguns desses? Isso não descaracterizou um pouco o jogo?

Quando eu comecei a jogar, eu assistia bastante stream, e via que existia um jogo inteligente nas ações, e eu não percebo tanto isso hoje. O jogo é mais mecânico e menos tático. Você circuitava a jungle na cabeça com um objetivo, alcançar farm e ganks eficientes. Com esse monte de boneco móvel e homeguard, é muito fácil spotar inimigos, invadir... parece que o mapa hoje é bem menor que outrora. Não existe tanto controle de mana, de visão e de objetivos. Level 3~5 tem um campeão nas suas costas, que entrou na sua jungle, farmou 2 campos e te divou. Quem se lembra que até os campos da jungle matava a gente se não tivesse um conhecimento de kiting?!
Aronguejo

Eu acho que existem mobilidades saudáveis e outras tóxicas. Tipo, o E do Aurelion, o R da Taliyah (as ultimates globais, se pudermos chamar de mobilidade) como a do Shen e do Pantheon, nos adcs o dash do Lucian, o Q da Vayne... para mim são mobilidades aceitáveis. Agora esses campeões, principalmente os novos, que entram, dão um milhão de dano e saem ilesos com essa mobilidade, para mim, é algo tóxico. Tipo a Irelia com aqueles dashs, a Lb depois de CDR com o W, Akali nem se fala, Rakan que dá da W e depois dá E, e da E de novo... acredito que sejam campeões mais divertidos de jogar, e para mim, essa diversão está no fato desses campeões de mobilidade oferecerem muito menos riscos de morrer ou de falhar em um jogada do que os outros campeões. Por isso eles estão em alta.
Dragão

"Tipo Ez DE MANOPLA"
Tá aí sua resposta, praticamente qualquer campeão mago (sei que Ez não é um mago, mas ele tem a resistência bem semelhante a um) que fizer Manopla vai ficar bem resistente (Até na Sona isso funciona, o problema é a falta de dano, aí depende do campeão).
Já tomaram café hoje?
Arauto

Mentira o que você falou no começo, desde a s1 ou até antes, já se sabia o melhor meta, a galera demora no máx 1 semana pra manjar o que ta forte na pré-temp e abusar, você provavelmente era novato nessa época e não pegou.
Arauto

Não concordo nem discordo, muito pelo contrário! Eu acho que o importante é o que interessa, pq uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa!
Dragão

eu ja disse isso mas esse tipo de postagem nao costuma subir...
antigamente nem todo mundo pulava parede mas atualmente isso é algo tao banalizado q se tornou chato, o ghostcrawler cagou o jogo todo mas o medler voltou e ja esta melhorando o game, fazer oq ne, espero q a riot perceba essa coisas e pare de padronizar o jogo dando full mobilidade pra lutadores e assassinos pq por algum motivo ela acha q tanker nao devem ter mobilidade, atiradores nao devem se virar sozinho, mid tem q burstar mesmo sem ser burster, e top tem q viver no split.

Barão

Aronguejo

O problema nem e a mobilidade em si, mais o fato de não haver counterplay e nenhuma fraqueza no kit para compensar essa mobilidade, a sensação que eu tenho e que a riot esta transformando o LOL num mero jogo de luta onde se vc quiser vencer precisa pegar o que é roubado e tao matando a estrategia do jogo, eles nerfaram a visão, nerfaram tp, e estão diminuindo o tempo dos jogos, os novos campeões são quase impossíveis de balancear sem deixa-los inúteis ou quebrados. Pelo menos pra mim isso e broxante, mais parece que é isso que a comunidade quer um jogo de 20 min, com 50 mortes para cada lado.