cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

A Role de Suporte na Season 9

Aronguejo

A Role de Suporte na Season 9

Um dos metas que mais mudou nas ultimas temporadas foi a Bot Lane, muitos ainda devem se lembrar dos tempos obscuros que os atiradores tiveram na Season 8, com magos e campeões diversos fazendo o trabalho melhor do que o de um AD Carry, hoje temos uma estabilidade maior, Magos voltaram ás suas roles de origem e os Atiradores voltaram a ser pickados... Mas como era com os Suportes?

Suportes naquela época não me lembro bem (Season 8), tinhamos uma boa diversidade, a grande lembrança que tenho era na Season 7 onde Janna era o pick de maior prioridade já que o meta rodava em torno do Turibulo Ardente e seus números eram ridiculamente bons, hoje em dia, o meta mudou muito mesmo voltamos a ter Tanks de Vanguarda no Bot dominando a role de Suporte, juntamente com os Catchers e uma agradável surpresa.

• OS MELHORES SUPORTES DO PATCH 9.9

Numa breve análise percebemos 3 coisas:

1. Os suportes de peel e dano burst em geral perderam muita prioridade
  2. Nautilus tomou o posto de melhor suporte do jogo
  3. Morgana está no Top 3 porque é a única suporte que consegue jogar contra os outros 5

Os Tanks de Vanguarda (Leona/Nautilus) estão incrívelmente fortes, hoje jogar com suportes de peel não é rentável, o muito esforço que você teria para salvar o seu Atirador, você terá muito menos com outros campeões para matar o Atirador adversário.

Os Catchers (Thresh/Morgana) são suportes que sempre foram bem populares na SoloQ, especialmente o Thresh que está com seus incríveis 25% de Pick Rate com 51% de Win Rate, algo a ser destacado já que suas mecânicas únicas fazem dele um Suporte bem móvel com muitas possibilidades de jogadas para vencer lutas 2x2 ou 2x3, além de ter uma proteção muito boa, Morgana está no 3º lugar justamente por causa de seu Q e E, duas skills extremamente fortes que fazem dela um ótimo counter pick contra todos os outros 5 que aparecem na lista.

Mas e quanto ao Pyke e ao Fiddle? Pyke é uma surpresa agradável ve-lô nos rankings mais altos, nunca imaginei que o veria disputando o topo da tabela dos melhores Suportes, Pyke tem sua invisiblidade que o deixa na frente do Bot Laner adversário forçando ele a usar o seu flash para não tomar um hook na cara, Fiddle tem um Lv 6 absurdamente forte com um engage que com certeza irá queimar alguns Feitiços de Invocador.

Todos eles tem grandes possibilidades de jogadas, com o Flash principalmente, todos eles são grandes playmakers se jogados da maneira correta.

Porém uma runa em especifico os deixa extremamente fortes: 

• O NOVO PÓS-CHOQUE

Dos 6 Suportes que temos, 5 são muito beneficiados com essa runa, são eles Nautilus, Thresh, Fiddle, Pyke e Leona, todos eles tem muita vida em suas builds, fazendo com que eles deem quantidades significativas de dano, além de aguentar muita porrada, Fiddle por exemplo pode buildar Zhonyas e Banshee e se beneficiar muito dando engages com um "self peel" muito bom.

O jogo mudou muito e essas mudanças me deixaram muito feliz, em geral, gostaria de deixar aqui minha pequena análise sobre os Suportes na Season 9, muito obrigado a todos que leram até aqui, tenham todos um ótimo dia, tarde, noite e madrugada também <3.

O que é Kairos? 

Em grego: καιρός, "o momento oportuno", "certo" ou "supremo".
16 RESPOSTAS
Arauto

Re: A Role de Suporte na Season 9

É o meta mais abusivo e menos diversificado em que apenas uma runa domina, e a Riot quer nerfar o counter-pick, não o resto;
Está assim tem tempo, e nada de melhora por mais alguns meses, desse jeito a campeã nova já chega morta, e nem nasceu.
Arauto

basicamente pós choque domina, quando estava forte para personagens com dano aparecia lux ai, agora que está forte para os tanks aparecem esses, pyke perdeu muito a força do pós choque, já que a vida dele não aumenta com itens

nautilus está muito abusivo, se acerta o hook nivel 2,3 tira pelo menos 60% da vida do adc (só ele, imagina um lucian do lado)
Dragão

Peraí.
Thresh é tank ou não é?
SAUDADES DO QUE NÃO VIVEMOS MEU TWISTED TREELINE!!!!
Aronguejo

Nautilus ta ridiculo mano, ele bane a Morgana e faz o que quer na lane, como mono suporte eu ainda nao achei o melhor couter pick para ele, ja tentei dar engage no adc dele quando ele starta a troca mas o infeliz praticamente sola o meu adc e nem toma dano de tanto shield quem tem, não da para focar ele tbm, não da para pickar um sup peel pq estão uma bosta, nao da pra usar poke pq ele segura tudo com o W... esse cara ta foda
Dragão

De Alistar não dá também não? Ou talvez outro tanque, eu não curto jogar de suporte, são só sugestões.
SAUDADES DO QUE NÃO VIVEMOS MEU TWISTED TREELINE!!!!
Arauto

@Kawaii deSUP se o thresh ficar do lado do adc e usar o E pra impedir o nautilus chegar no Q, talvez de certo, mas nautilus está abusivo demais

Na verdade os 6 podem usar pós-choque, já vi Morgana usando essa runa, a resistencia dela com o escudo negro é ridícula, precisa nem falar que era um sofrimento pra matar ela com zhonyas
Lenda

Ótima análise mano, e eu concordo contigo eu achei muito bom essas mudanças (odiava o meta de turíbulo), são meus suportes favoritos esses tanks de engage e lutas, como Nautilus, Thresh, Pyke, e eu curto muito a Morgana tbm. Mas temos q admitir q enquanto o pós-choque for OP, não teremos muita variedade, assim como o Conquistador no TOP, essas runas precisam de nerfs (e o Nautilus tbm).

Eu prefiro esse meta que o dos suportes magos, era ridículo Brand e Zyra todo jogo solando os 2 inimigos com um combo, adc ia farmar tomava uma skill metade da vida, inclusive esse foi o motivo de eu ter parado de jogar no bot, agora to voltando aos poucos
Aronguejo

@ShoyoTEmO  escreveu:
De Alistar não dá também não? Ou talvez outro tanque, eu não curto jogar de suporte, são só sugestões.

o alistar é a mesma coisa que a leona, a grande diferencça entre os dois é o sustem que ele tem na lane.. mas basicamente vc pula no inimigo e ele pula no teu adc, Q + E + AA + pós choque + ignite se o cara nao tiver heal ou se o adc inimigo encaixa um AA eles matam. Nas trocas seguintes ele so nao vai ter ignite, mas vai continuar arrancando cerca de 70% da vida do teu adc sozinho..

Aronguejo

@Kansai, Na Riot Games, nada acontece feijoada :v 
Agora falando sério, em partes isso é verdade, o meta para a Yummi está uma droga, mas acho que ao invés da Riot mudar o meta para ela poder se adequar melhor, eles vão dar uns buffs básicos nela, apesar de que serão esses buffs que farão ela ser uma champ OP no futuro.

Aronguejo

@KHAN, Verdade! Me esqueci desse fato, Lux também pode usar o Pós-Choque, e até que ela não está tão mal assim, ela aparece logo após a Leona e Zilean que também está utilizável nesse meta.

Com relação ao Pyke eu acho que, sim ele perdeu um pouco do poder do Pós-Choque, mas ainda é a melhor runa para ele usar, já que ele pode buildar um  e se beneficiar das resistências e dano do item.

E querendo ou não, dano a mais não faria diferença para o Pyke, já que ele builda praticamente full Lethality. 

Aronguejo

@ShoyoTEmO, Ótima pergunta! Thresh ele não é considerado um Tank em si, ele é considerado um Suporte Controlador, na sub-classe "Catcher"... Tá vou explicar melhor. 

De acordo com a LoL Wiki: "Os controladores auxiliam seus aliados com uma potente utilidade e mantêm os inimigos afastados com controle de grupo. Fracos quando sozinhos, os suportes são capazes de amplificar maciçamente o poder de seus companheiros de equipe para se tornarem a classe mais forte em combates em grupo (ou teamfights), fornecendo utilidade crucial ou controle de grupo em momentos de emboscada para salvar aliados da morte e permitir abates no time inimigo".
Os Catchers: "Os Catchers são especializados em trancar/capturar oponentes ou, em alguns casos, campos de batalha inteiros criando zonas intensas de ameaça que apenas inimigos insensatos ousariam atravessar. Embora não tão dependentes de seus amigos quanto os Encantadores (Essa classe envolve os suportes clássicos como Soraka, Janna e a Yummi), os frágeis e imóveis Catchers se beneficiam muito da presença aliada - tanto para impedir o perigo iminente quanto para ajudar a capitalizar os alvos que eles capturaram".
Então, necessáriamente apesar de ter certas caracteristicas de um Tank ele entra muito mais na classe de Suporte do que própriamente de um Tank.

Espero poder ter suprido suas duvidas Delegado.

Aronguejo

@Kawaii deSUP, Confesso para você que nem eu sei qual champ poderia ser bom contra Nautilus, talvez Leona e Thresh se forem bem jogados podem mitigar um pouco do dano que esse campeão causa, com o Thresh, tente sempre usar seu E quando o Nautilus for para cima, para que ele não dê seu auto ataque e neutralize seu ADC, de Leona, utilize seu Q sempre que ele for para cima, para tentar fazer com que seu ADC se reposicione e fique mais safe para poder dar o máximo de dano que puder.

Aronguejo

@Torturo com Amor, Eu já vi usarem ela de Pós-Choque, mas o que mais vi também é usarem a runa "Aprimoramento Glacial" para ela, na role de suporte eu já usei uma vez e achei relativamente forte.

Porém há grande sinergia no kit dela com a runa e a arvore de Determinação em si, fazendo com que seja uma runa viável para ela.

Aronguejo

@Draicker, É uma honra você achar minha análise boa, me inspiro muito em seus posts para fazer os meus, gosto muito do conteudo que você traz para o 4UM.

E sim, não há como ter variedade com o Pós-Choque sendo a melhor runa para os Suportes hoje, veremos o que nos espera no jogo pós MSI, talvez tenhamos outra grande mudança no rework da Mid-Season.