cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

"Nossos feitos moldam o futuro!" - Um Guia introdutório para Garen!

"Nossos feitos moldam o futuro!" - Um Guia introdutório para Garen!

Eae pessoal, Gemada aqui!

Decidi voltar aqui e trazer mais uma atualização para meu guia de Garen (A ultima versão foi em 2017.. o tempo passa hein!). Então, eu vou colocar o guia aqui novamente, e simplesmente reformular algumas partes que mudaram bruscamente ao longo desses anos (como o mini rework no fim do ano passado.

Antes de tudo, vou me introduzir aqui para quem não é familiarizado comigo:

Meu nick é Gemada de Taric, e sou jogador de Garen a quase 6 anos, começando lá na season 4, quando comecei a jogar LoL. Atualmente estou nos 985K de maestria. Sou um jogador casual e jogo unicamente e principalmente por diversão, mas ainda sim, procuro sempre evoluir minhas habilidades com meu campeão favorito, mesmo que isso não faça eu ganhar nenhum PDL.

Eu sempre procurei ser um jogador de atitude positiva, e evitar ao maximo provocações, procurando incentivar meu time positivamente e ajudar quando possivel (Meus agradecimentos ao Riste, por ser um exemplo de jogador no meio de tantos streamers toxicos). E por sempre gostar de ajudar, eu me disponho a vir aqui tentar colaborar com tudo que eu conheço de Garen para aqueles que estiverem interessados a aprender também!

Então, bora pro guia, não me mesmo?

SOBRE O CHAMPION:

Garen Crownguard é um Tank/Lutador, que se encaixa na sub-classe denominada Colossos. Essa classe inclui os campeões mais brutamontes e durões de League, aqueles que podem absorver e devolver grandes quantidades de Dano, em troca de serem lerdos e pesados e possuirem geralmente pouca utilidade e alcance. 

Garen não é diferente! Ele é um otimo tank natural graças ao seu W (entrarei em detalhes mais a frente) e possui um dano base excelente com uma boa escala para o late-game, e apesar de não ter muita utilidade no geral, é um otimo anti-carry, podendo neutralizar facilmente alvos especificos caso tenha a janela de oportunidade para isso.

Skills:

• Passiva: Perceverança

Garen, ao ficar fora de combate por um certo tempo, ganha regeneração de HP extra. 
    Garen regenera 1.4% - 10.1% de vida por segundo (Escalando a cada nível) ao ficar sem receber dano (minions e monstros da selva não desativam a passiva) por segundos. 

Comentario: Essa skil permite que Garen fique na lane por mais tempo que a maioria dos adversarios. Jogando safe o suficiente, você não precisará que voltar base por um bom tempo, portanto, não irá perder tanta EXP e Gold quanto o laner Adversario, criando situações em que possui vantagem de Nivel sobre o inimigo.
    Em lanes contra poke, se ficar debaixo da torre longe da range do inimigo, é o suficiente para que ela devolva boa quantia de seu HP sem precisar ir base e perder XP para oponente.

Conforme o game se extende, chegará ao ponto em que o unico momento que você terá que ir base é para comprar itens. Devido ao seu kit não usar mana, e sua passiva possuir uma regen excelente conforme o passar do jogo, seu sustain irá permitir que fique em campo com mais frequencia que outros champions do game.
    Em conjunto de , que é um item que não é dificil de se ver na build, mesmo com menos de 20% de seu HP,  uns 20 segundos é mais que o suficiente para ter sua barra de vida completamente restaurada.
    Em certas ocasiões, onde você possuir um  e  você pode passar até mesmo de 500 de Regen de vida por segundo! 

•  Q: Acerto Decisivo
    Garen Remove todos os efeitos de lentidão que o afetam, ganhando um bonus de velocidade de movimento e fazendo com que seu proximo golpe cause dano extra igual à 30 / 60 / 90 / 120 / 150 (+ 150% AD) e silencie o alvo por 1.5 segundos.

Comentario: Essa skill é extremamente importante para Garen, já que é seu unico "Gap-Close" fora o Flash, ou seja, seu unico meio de chegar nos seus inimigos mais eficientemente. Você vai usar essa skill com frequencia para Farmar, trocar e escapar de Ganks durante o Early game.

Essa skill reseta o Auto-atack timer de Garen, fazendo com que vc possa dar AA+Q+AA para dar uma troca rapida e forte com o inimigo, e farmar rapidamente 2 minions que estejam low HP.
    Acerto Decisivo conta como um ataque basico, portanto, sera anulada por Blind, Dodge e coisas do tipo.
    Outra curiosidade, é que seu Q compartilha a velocidade de animação de seus AA. Isso significa que quanto maior sua atack speed, mais rapido a animação do seu Q vai ser.

Por ser uma skill importante para a mobilidade dele, guarde ela para fugir de ganks ou engages depois que sei inimigo utilizar algum tipo de slow que ele possuir.

• W: Coragem
    Passivamente, Garen ganha Armadura e Resisntencia Magica farmando unidades, até um maximo de 30 de Armor e MR. Ao alcançar o valor máximo de stacks, Garen ganha um um adicional de 10% de Armadura Bônus e 10% de Resistencia Magica Bônus.

Ao ativar, Garen ganha 30% de resistencia à dano, e durante os primeiros 0.75 segundos ele ganha 60% de tenacidade e um escudo igual a 70 / 95 / 120 / 145 / 170 (+ 20% bonus health) . Duração total de 2 / 2.75 / 3.5 / 4.25 / 5 segundos.

Comentario: É essa skill que torna Garen tão resistente.
    Você chegara aos 30 de Armor e MR quando estiver com 120 de farm e de brinde, ganhará um steroid de resistencias. Isso é o que torna Garen um tank tão natural. Essa skill se beneficia muito de seus status e atributos, logo, quanto mais tank você buildar, mais forte ela será.

Ter um timing bom com está skill, pode ser decisivo para sair Vivo de um Dive ou não, ter controle sobre quando usa-la vai permitir que vc tanque quantidades absurdas de dano graças ao shield e ganha trocas decisivas na Top. Além disso, você pode usar ela para evitar certos pokes com o escudo e manter sua passiva funcionando!
    Se usar ela presters a tomar um hard-cc como stun ou snare, você pode literalmente anular o CC graças ao buff de tenacidade do W. Em Conjunto com Botas de Mercurio e alguns talentos, nem irá sentir CC acertando você!

Ter controle sobre essa habilidade é um dos maiores fatores de diferença e skill-expression entre um bom Garen, e um Garen ruim. 

• E: Spin To W... quero dizer... Julgamento
    Garen gira furiosamente muito motivado, dando 4 / 8 / 12 / 16 / 20 (+ 0 − 8.2 (baseado no nivel)(+ 32 / 34 / 36 / 38 / 40% AD) de dano em área a cada giro por segundos.

Garen gira 7 vezes, ganhando 1 giro para cada 25% de atack-speed bônus (runas não influenciam)
    Garen causa 25% de dano no alvo mais próximo.
    Garen Ignora colisão de unidades enquanto gira.
    Inimigos atingidos por 6 Giros têm sua armadura reduzida em 25%
    Julgamento pode ter chance de acerto critico, dando 50% de dano bonus.
    Julgamento pode ser Reativado para ser cancelado mais cedo, diminuindo o CD baseado no Tempo restante de skill.

Julgamento causa 50% a mais de dano em monstros.
    Stuns/Snares/Supression e outros controles de grupo NÃO podem cancelar julgamento, somente o próprio Garen.

Comentario: Como podem ver, essa habilidade possui varios pequenos detalhes, que se bem dominados, podem fazer muita diferença para você na lane.
    Dominar cada detalhe é essencial para que você domine o champ e use-o em seu 100%, e acredite, cada detalhe faz diferença.
    O ponto mais importante dessa skill é o posicionamento, pois garante uma diferença de 1/4 de dano a mais no alvo mais próximo, algo que é extremamente significativo nas trocas.
    Vou ensinar a fazer trocas com Garen logo logo.

• R: Justiça Demaciana
    Ativa: Garen apela à força de Demacia para executar um alvo. Fazendo com que uma Fuking espada dourada gigante caia sobre a cabeça do Inimigo, dando 150/300/450 de dano base + 20/25/30% da vida perdida do alvo como Dano Verdadeiro.

Comentario:
     Para mim, a melhor skill de execução do Jogo inteiro, podendo eliminar a maioria de campeões com vida baixa, sendo tanks ou não, devido ao dano consistente por ser verdadeiro.
    Possui um Cooldown Relativamente baixo, já que sua build vai ter na maioria das vezes 30/40% de CDR.
    Essa skill não pode ser parada por nada nesse mundo, fora a morte do Garen ou a do propio alvo. (Zhoneas e Invisibilidade cancelam somente a animação, mas Garen pode Usa-la de novo logo em seguida)
    Com o tempo, se vc jogar bastante de Garen, vai saber decorado o quanto de Vida cada alvo precisa para que essa skill mate ele, é questão de pratica!
    PS: Se vc tentar fleshar dessa skill, além de morrer do mesmo jeito, vai causar dano psicológico no inimigo, por ele saber que usou Flash atoa.

• BUILD

A Build do Garen é muito dependente da partida. Como um campeão que builda tank, vc terá que analisar o time inimigo e fazer a melhor build possivel para resistencias.

ITENS CORE PARA DANO:

-Black Cleaver
Sério, um otimo item de dano para Garen em boa parte de suas  partidas. Status muito bons para Garen, otimo custo-beneficio, e comba muito bem com a passiva  de redução de armor do E.

É um item que sempre será efetivo de se fazer, e uma escolha bem segura caso não tenha noção de build com o champ ainda.

A melhor situação para o cutelo, é ao enfrentar times com 2 ou mais tanks, ou composições onde seu time está FULL AD.

-Trinity Force

Trinity Force

Por muito tempo considerado um item troll, atualmente é um dos melhores itens focados para dano no Garen.

Garen abusa muito bem de todas as passivas, e seus status ajudam muito com splitpush e levar torres.

Contra alvos Squishies, seu potencial de dano é maior que o cutelo, pois a passiva da Sheen garante um otimo dano extra no Q, e seu status de AtackSpeed provê mais giros, aumentando consideravelmente seu dano no E. 

Seu maior drawback é o fato de ser um item EXTREMAMENTE caro. Por isso, procure faze-lo caso esteja com uma boa vantagem ou ao menos equivalente com seu adversario. Se estiver tomando uma surra muito forte na top, um cutelo pode ser mais util pelos status mais defensivos e por ser muito mais barato.

ITENS DE DANO SECUNDARIO:

-Steraks Gage

Sterak's Gage

Um item estupendo para Garen. Sempre uma boa escolha fazer. Aumentam sua sobrevivencia em niveis extremos graças ao shield e ao HP. O valor de AD que garante é imenso no Garen, garantindo incriveis 70 de AD no nível 18.

Porém, é um item bem caro até, mas sempre é viavel faze-lo. É uma otima dupla com Trindade caso o time inimigo tenha alguns lutadores, para compensar a falta de AD da trindade.

-Phantom DancerPhantom Dancer
Um item muito eficaz. É uma alternativa mais barata do que Steraks, boa para se fazer em situações que precisa de itens com urgencia, mas está escasso em gold. Seus status de Atack-Speed e critico tornam um item muito forte para Garen, aumentando o dano do seu giro drasticamente. Pode fazer dupla tanto com BC ou Trinity, e vai da preferencia do jogador fazer ele ou steraks. Contra Squishies, creio que o dano é consideravelmente maior que steraks graças aos giros extras e a possibilidade de critico.

As vezes, quando estiver com MUITA vantagem, fazer um tereceiro item de dano não é uma má opção. Nesses casos, sugiro uma Yommus , que auxilia muito com dano e movespeed.

ITEM CORE DE TANK:

-Couraça do Presunto

Dead Man's Plate

Simplesmente o melhor item de tank existente para Garen.

Os status são otimos, e a passiva de movespeed é MUITO boa e essencial para Garen alcançar seus alvos. É um disperdicio não fazer quando tiver a oportunidade.

Vale a pena lembrar que quase todos os itens de tank são eficientes nele, mas são extremamente situacionais (Randuim contra Crit, Elmo para DPS Magico, etc..), então vai depender muito de game para game (o mesmo vale para as botas).

Exemplos de Build Lategame:

-Cutelo, Couraça, Botas de Mercurio, Armadura de espinhos, Semblante e Sterak.

-Trinity, Phantom Dancer, Couraça, Tabi Ninja, Randuim e Warmog

Avisos:
1. Contra a maioria dos laners AD/Melee da Top, vc vai querer adiantar uma   quando possivel. Fica muito bom para ele e vai ajudar demais nas trocas.
Como Capa não escala muito bem para o Late-Game, sugiro trocar por um Randuim quando estiver full Build. Tenho que ver se vale a pena fazer ainda depois das mudanças, visto que Garen não consegue ativar por conta propria o burst de dano, mas acho que com couraça ele ativa.

2.  é otimo quando lhe falta CDR na build, ou quando enfrenta times com somente 1 tipo de dano, onde você irá buildar somente 1 tipo de resistencia e pode usar Warmog para fechar a build.

3. Evite Rushar dano caso esteja com trocas muito dificeis. Garen tem um dano base otimo, e fazer Tank será muito eficiente nas trocas contra outros laners. Tabi ninjas no early tendem a ser um otimo item.

• COMBOS:

Bom, o combo do Garen existe 2 variações: Q+E (ou AA+Q+E caso ja esteja perto do alvo) ou E+AA+Q
Esses serão os combos de troca na lane.

Qual a diferença?
A maioria das vezes vc vai enfrentar alvos Melee na Top, então será; melhor utilizar o Segundo Combo.
Você ira grudar no alvo com o Giro, e depois que retirar a armadura, acerte um auto-ataque e resete com o Q, e saia do perigo usando a movespeed enquanto o alvo está silenciado e não pode revidar ou usar skills para manter a troca. E também, terminar o combo usando seu Q, significa que ele vai estar em silence, e não poder revidar caso vc Ulte.

Você vai manter um poke constante com AA+Q na lane, para diminuir a vida do alvo ao maximo.

O outro combo é pra quando vc está enfrentando um alvo mais dificil de se chegar. Ai vc terá que usar o Q para poder chegar nele.
NÃO USE O Q DE PRIMEIRA! Espere o alvo utilizar seu Slow ou CC, e dps use essa skill para remover o slow e chegar nele.

O primeiro combo também é bom para caso enfrente alguem que pode fugir facil ou retalhar a troca facil com skills, e você quer manter ele silenciado para ele não revidar boa parte de seu E.

Lembre-se que sua unica mobilidade é o Q, então se usar ele pra ir pra cima, não vai ter ele para quando precisar voltar, tenha isso em mente.

• ENCARANDO A PARTIDA

Você vai procurar começar a partida com o Q. É melhor para farmar e fugir caso as coisas saiam do controle.

No geral, comece com o bom e velho  e 1 

Antigamente eu costumava sugerir armadura e 4 potions, mas com os buffs do Doran, ele se provou ser um item early muito bom no geral.

Você vai upar o seu E e depois seu W nos niveis 2 e 3.

Normalmente recomendo focar o E, pois é seu principal dano nas trocas. Simples e direto.

Em casos do laner ser alguem ranged ou dificil de alcançar, você pode dividir e alternar pontos entre Q e E.

No pior dos casos, contra Rangeds pesados como Vayne e Quinn, sugiro focar completamente o Q para garantir mais tempo de movespeed e para poder tocar nos alvos.

A movespeed extra do Q ajuda a você alcançar e ficar encima de inimgos mais facilmente. 

E Mantenha sempre a lane wardada para evitar ganks. 

Garen e os arbustos possuem uma relação de dar inveja. Se o seu inimigo for descuidado e você utilizar as bushes constantemente, ira acontecer de seu oponete dar facecheck e acabar tomando um combo completo na cara.

Algo que é extramemente comum de se acontecer, é seu oponente ficar low HP na lane, tentando pegar XP, ou subestimando você, achando que pode fazer uma play e matar você caso tente mata-lo.

Nessas horas, você pode pega-lo de surpresa facilmente. 

Finja que está simplesmente farmando na sua, como nem se importasse. Na hora que ele der um passo em falso para perto dos minions, execulta rapidamente um combo de Flash+Q juntos, para insta-silencialo, e prossiga com ignite-Ult para executa-lo imediatemente.

Vale lembrar que o alvo deve estar na range de seu Q quando fleshar, senão ele terá tempo de reação para contra-atacar seu Q.

Pode parecer bobo, mas eu já matei muitos, MUITOS toplaners fazendo isso.

Caso você seja gankado, aqui vai uma dica de ouro: Guarde o Q para quando tentarem lhe dar slow, e use-o quando ver que eles não terão outra forma de lhe dar slow. E enquanto fugir, GIRE e ande em meio aos minions. Como Garen ignora colisão de unidades, os outros terão trabalho em lhe dar chase em meio a uma MinionWave enquanto vc passa direto.

-No Mid-Game, caso em vantagem, procure tentar dar um pouco de Roaming, para ajudar o JG e seu Midlaner. Com seu Q vc não vai demorar em crusar o mapa para isso.

-Late-game é uma parte complexa, pois exige posicionamento e foco da sua parte.

Dicas para as TeamFights:

1. GAREN NÃO STARTA LUTAS!! Você não deve ser o primeiro a entrar na luta. Espere o seu engager começar e acompanhe-o logo em seguida, indo para cima do carry inimigo. Você só vai startar em 2 ocasões: Quando você for o unico tank do time ou ngm mais puder startar, ou quando o carry inimigo estiver exposto e low HP, assim vc vai chegar mentendo a justiça nele, executando-o e tornando a luta um 4x5. Nesses casos, Flash é um feitiço de invocador MUITO importante para se ter, pois ajuda muito para isso.

2. Caso vc não consiga ter a janela para focar o Carry, e seu time precisa de vc junto para frontline, calma, vc ainda será util.
Com um Cutelo negro na build, quando a treta rolar, vc coloca isso [daqui pra tocar](https://www.youtube.com/watch?v=V2XJ9MRRSaA) e sai girando no meio do time inimigo, acertando o maior numero de inimigos que puder.
Com Cutelo e a Passiva do E, vc ira tirar uns 45% da armadura de todos os inimigos em menos de 2 segundos, amplificando MUITO o dano do seu time .

3. Procure rotas para flanquear seus inimigos. Não caia de boca nas lutas indo pra cima na porta da frente. Se conseguir dar a volta e encontrar uma rota aonde pode alcançar um carry sem ter algum no caminho, faça-o.

• FEITIÇOS DE INVOCADOR:

é essencial para todo o Garen. Você não joga sem esse feitiço, pois ele quebra MUITO o galho com seu engage.

é um otimo feitiço para garantir trocas no early. 
"Ué, não uso TP?"
Você até pode usar, mas Garen não é um bom usuario de TP, pois ganks de TP com ele não são lá essas coisas, e também, depois de ter sido tão nerfado, não sinto que vale a pena. Mas é preferencia.

Exhaust

Caso especial aqui. Minha sugestão para usar exaust no top é quando estiver contra rangeds muito irritantes de se alcançar. Quinn e Vayne especialmente. 

Ande para cima e coloque exaust neles, e quando usarem alguma skill para anular seu engage, retome o engage com seu Q. O slow vai facilitar para que você possa ainda alcança-los, e esses champs são muito vulneraveis quando você consegue tocar neles.

• RUNAS:

Eu particularmente tenho 2 runas principais:

-Conquistador:

Conquer é algo absurdamente forte pra Garen, e torna sua troca no top muito poderosa. Vai querer usar contra a maioria dos toplaners.

Uso Determinação como secundaria pois ajuda a mante-lo tank. Você pode usar Boneplate contra hard-engagers como Renek ou Riven para ajudar com o burst inicial, ou Condicionamento em lanes que for tranquilas e quer investir em resistencia para o late game.

Caso o time deles o possua muito CC, sugiro fortemente trocar crescimento por inabalável. É uma otima runa.

-Predador

Essa runa é muito satisfatoria de usar, e é minha recomendação principal caso tente mid-laner ou esteja contra toplaners ranged.

Ela provê um alto dano burst junto do predador, e um bom poke com Golpe desleal, que é aplicado quando você silencia e usa seu E. Caça suprema ajuda a ter sempre ultimate disponivel para execuções, mas pode ser modificada pela preferencia do jogador.

Eu vou parar por aqui, mas espero que o que eu disse até agora tenha sido util de alguma forma!

Me divirto fazendo esses guias, e espero que sejam uteis para alguem.

Qualquer duvida que tiver mais especifica, pode perguntar e ficarei feliz em responder!

26 RESPOSTAS
Highlighted

Re: "Nossos feitos moldam o futuro!" - Um Guia introdutório para Garen!

Hummmmmm, belo guia, 100k e eu só sabia gritar Demenciaaaaaaaaaaaa e ficar girando heuheuehuh

Highlighted

humm então quer dizer que Trindade e Phantom Dance não é troll, parei no tempo que fazia full tankão, vou testar mais depois

Highlighted

@Brave Bird 

Garen pode ser feito dos 2 jeitos, vai da situação e do estilo de jogo do jogador.

De qualquer forma, mesmo fazendo trinity e Phanton, o resto da build geralmente vai ser tank igual. A diferença é que não tem tanto HP e Shield quanto BC e Steraks.

Por um tempo, essa estratégia se tornou dominante após o mini-rework, mas com os buffs recentes do Garen, ambas as builds são boas builds e impactantes.

Highlighted
Lenda

God Guia.
Highlighted

EDIT:
Corrigi uns errinhos que tinha pelo texto. Tenho mania de digitar rapido e acabar errando ou esquecendo coisas :v
Highlighted
Lenda

@Gemada de Taric  escreveu:
EDIT:
Corrigi uns errinhos que tinha pelo texto. Tenho mania de digitar rapido e acabar errando ou esquecendo coisas :v

Normal isso sempre acontece comigo, ai colocaram a restrição de vc só poder editar seu tópico em até 7 dias, com isso tópicos antigos meus q eu vejo um errinho ou outro e não posso mudar é aguniante.

Highlighted
Dragão

As vezes esqueço que tiraram o 'vilão' da ult e fico esperando aparece o ícone de em quem eu vou dar dano verdadeiro. kkkkkk.

"Alguma vez você já escutou o chamado?"
Highlighted
Aronguejo

Tópico tá aprovado,e como main eu não sabia que força da trindade ficava bom nele,obrigado pelas dicas.
Highlighted

@1LICH1
Eu fiquei igual nas primeiras partidas dps do rework ahadhuadhuads
Highlighted

@SuperSonicFlash
Muitas vezes, é melhor que o Cutelo negro mesmo adshudsahu
Mais frequente fazer trindade em vez de Cutelo hoje em dia
Highlighted
Dragão

E recomendo não fazer cutelo e trindade juntos.

"Alguma vez você já escutou o chamado?"
Highlighted

Edit:
Obrigado demais pelo apoio de todo mundo! Pelo destaque nos topicos implacaveis e destaque na pagina inicial do fórum!
Fico contente demais!
Highlighted

@Gemada de Taric  escreveu:
Edit:
Obrigado demais pelo apoio de todo mundo! Pelo destaque nos topicos implacaveis e destaque na pagina inicial do fórum!
Fico contente demais!

Sim, é muito gratificante compartilhar suas experiências com determinado champ e ajudar outras pessoas que tem interesse em conhecer mais do campeão, ou que ao menos desperte um interesse em querer testar nelas.

O próximo vai ser do Taric? Haha

Highlighted

@Brave Bird 

Bom, na verdade eu ja tenho um guia de taric que fiz a tempos atras. Deve até um certo destaque, e foi até postado no twitter do LoLBR :V

Fiz um sobre fazer Taric Supp/tank que está bem aqui

Highlighted

Ahhhh boa hsushuahshs num tinha visto

Highlighted
Aronguejo

Muito bom!!
Favoritei o guia, perfeito demais! <3
Highlighted

DEMACIA!!!

Highlighted
Tropa

Highlighted

?
O que era pra ser isso?