cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Guia para sair de cada elo!

Resolvido
Aronguejo

Guia para sair de cada elo!

Após anos de LOL, reuni tudo que aprendi em um GUIA apontando as principais características e erros cometidos por cada ELO, com o objetivo de ajudar quem está com dificuldades para sair de um determinado elo.

O post será divido entre microplay (mecânica, utilização de feitiços, build, noção de dano) e macroplay (rotação, visão de mapa, objetivos), para que assim, facilite o entendimento.

Esse post não tem o intuído de diminuir ou menosprezar alguem, mas sim de tentar mostrar a diferença entre eles e ajudar quem está com dificuldades.

Acabei evitando citar o ferro, pois é um elo que apresenta quase as mesmas características do bronze, com um adicional que a maioria dos jogadores estão lá por jogarem com FPS muito baixo ou com Lag constante, dificultando a jogabilidade por motivos terceiros.

BRONZE

O menor elo do lol até a então chegada do Ferro. Aqui são encontrados 39% dos jogadores do LOL junto ao Ferro. Muitos jogadores estão neste elo por jogarem a pouco tempo e não terem experiencia no jogo.

Principais erros

MICRO

-Não sabem buildar

Fazem a mesma build todo o jogo, ou não sabem os itens para cada campeão.

-Não dominam a mecânica dos campeões/Sem noção de dano.

-Não sabem farmar

O farm neste elo é bem a baixo do ideal, chegando a ser de 80 a 100 de farm em 30 minutos.

-Não sabem controlar Wave

Costumam ficar batendo de qualquer jeito nos minions sem se importar com o rumo que os minions vão tomar.

-Os jogadores não são focados no jogo

Costumam utilizar muito o chat, digitando sobre tudo, como conversas paralelas, assuntos pessoais, como vai a vida, saudações, xingamentos, piadas, etc. Isso resulta em distrações que podem causar a sua tela cinza.

-Morrem muitas vezes na lane

Preferi colocar este em micro, pois a maioria das kills, acontecem ainda na lane e não por causa de ganks. Além do mais, partidas no elo Bronze, costumam ter muitas kills, resultando em um rápido crescimento de campeões de late game.

MACRO

-Ignoram objetivos

Algumas partidas o primeiro dragão fica vivo até o nexus cair, objetivos são feitos apenas quando um time fica vivo após uma TF na frente dele.

-Não sabem terminar um jogo/Utilizar vantagem

As partidas tanto no Bronze quanto no Prata e Ouro, costumam ter longa duração e muita revira volta, pelo motivo de que os jogadores não conseguem administrar a vantagem e utiliza-la para forçar o fim do jogo.

-Não sabem rotacionar

No Bronze, rotação é algo feito aleatoriamente e por acaso. Dificilmente verá um jogador rotacionando para ajudar um colega ou garantir algum objetivo, fazendo com que as fases de rotas durem cerca de 15 a 20 minutos de partida.

-Não utilizam o mapa

Deixam de ajudar ou participar de lutas logo ao lado da sua lane, por este motivo, além de morrer muito para ganks por não ver inimigos chegando.

-Não sabem wardar

Novamente um erro que facilita a tomada de ganks, resultando em muitas mortes.

-Não evitam lutas desnecessárias

Neste elo, costumam fazer muitas TFs por qualquer motivo, mesmo que o time inimigo estiver muito mais forte. Campeões de AA e cura, como master, yasuo, trinda e garen, costumam ter bom desempenho neste elo pelo fato de chegarem cedo no late game e matarem todo mundo, pois podem ficar batendo parado sem problemas e eliminando todo time inimigo.

Como sair deste elo?

Foque em aprender farmar bem e dominar um campeão, isso já será suficiente para sair deste elo. Existem formas rápidas de subir deste elo, e uma delas é utilizando o split push, use esta estratégia, junto a um campeão de late game que possua roubo de vida, esqueça o seu time e procure apenas em puxar uma lane até o fim do jogo. Fazendo isso, você ficará vários níveis acima dos demais jogadores e não terá problemas em carregar a partida, passando sem problemas por esse elo. Os jogadores não sabem responder ao split, e costumam te deixar muito feedado a ponto de fazer 1v5 tranquilamente devido a diferença de nível que você irá ter em relação aos demais. Procure aprender sobre builds corretas e aprenda mais sobre rotações e objetivos. As lanes mais fáceis de carregar neste elo são TOP e MID.

PRATA

Este elo representa 37% dos jogadores do nosso server, não sendo tão diferente do bronze. A principal diferença entre este elo e o anterior é o Micro.

Principais erros

MICRO

-Não sabem buildar

-Pouca noção de dano

-Não sabem farmar

-Não sabem controlar Wave

-Não sabem caitar

MACROPLAY

-Pouca visão de jogo

-Não olham o mapa

-Não wardam corretamente

-Ignoram objetivos

-Não sabem rotacionar

-Não sabem utilizar vantagem

Como sair deste elo?

Novamente, o Split push é a técnica mais efetiva neste elo. Os jogadores costumam não olhar para o mapa, facilitando o split, as vezes até deixando cair 3 torres em uma lane. Evite se juntar ao seu time para fazer TFs e foque apenas em farmar, pegar jogadores mais fracos sozinhos e levar torres, assim ficando muitos níveis acima do time inimigo (cerca de 5 níveis), e carregando a partida sem problemas. Você pode até mesmo ignorar uma TF para levar torres, pois dificilmente o time inimigo irá conseguir utilizar bem o ACE em cima do seu time.

Os Pratas costumam andar juntos no final do jogo, independentemente se estão ganhando ou perdendo, utilize isto para puxar a rota oposta em que o time inimigo está. As lanes mais fáceis de se carregar são TOP e MID, jogando com campeões lutadores de late game forte.

OURO

O Ouro representa 16% do server e é onde os jogadores começam a ser mais experientes, mas ainda cometem muitos erros semelhantes aos elos anteriores, apenas em menor quantidade.

Principais erros

MICRO

-Não sabem buildar

-Pouca noção de dano

-Farmam bem no early game, mas esquecem der farmar no mid-game

-Não controlam waves

-Não sabem caitar

-Fazem mal uso das suas spells

MACROPLAY

-Não olham para o mapa

-Não sabem rotacionar

-Não usam a vantagem

-Ignoram objetivos

Como sair deste elo?

Assim como nos elos anteriores, devido à falta de rotação e falta de atenção no mapa, o split push, é a melhor maneira de subir de elo. Aqui os campeões já não fazem tanto diferença, e os players já começam a dominar mecanicamente alguns deles, mas mesmo assim não conseguem parar um jogador que está alguns níveis acima dos demais, sendo o ponto chave para carregar neste elo. Este elo costuma ter muitas kills/partida, além de costumarem ser bem demoradas pelo motivo de não saberem terminar a partida (duram entre 30 a 40 minutos). É muito fácil voltar para o jogo caso comece atrás, evitando lutas desnecessárias e simplesmente focando em farm e torres. Assim como no Prata, já no mid/late-game, os jogadores do Ouro começam a andar todos juntos, lhe dando uma oportunidade de ficar solo em um lane para fazer o split, mas será necessário um pouco mais de atenção no mapa, para não ficar morrendo quando o time inimigo desaparecer. Procure wardar a JG inimiga antes de começar a splitar uma lane, e preste atenção no mapa constantemente para ver quando o time inimigo estiver vindo em sua direção. Só ajude o seu time quando for pra fazer os dragões ou barão, fora isso, evite participar das TFs mesmo que estiver forte.

As melhores lanes para subir neste elo são TOP, MID e JG.

PLATINA

O platina representa 5% dos jogadores e já são bem experientes no jogo, mas ainda cometem alguns erros que os deixa presos neste elo.

Principais erros

MICRO

-Aqui os jogadores não tem problemas com microplay. A maioria dos que se encontram aqui dominam os campeões e sabem buildar corretamente, além de wardarem e tem um bom farm ao longo da partida.

MACRO

-Apenas a bot lane e o jg costumam comprar pinks

-Indecisão em qual objetivo focar

-Dificuldade em terminar o jogo

-Rotação fraca

Como sair deste elo?

No platina, os jogos não são tão fáceis de carregar como nos elos anteriores. O split já não e tão eficaz quanto antes, e aqui já será necessário um pouco de trabalho em equipe. A melhor maneira de se ganhar partidas neste elo, é rotacionar junto ao seu JG independente da lane que você estiver, ou se estiver jogando de JG, procure focar na bot lane para ter ajuda do suporte e adc com Dragões no early game e primeiras torre, assim facilitando seu snowball para o mid/late game. Neste elo, enquanto mais o tempo passa, mais difícil será de carregar uma partida solo, então quando estiver com vantagem, tente o mais rápido possível terminar a fase de rotas e juntar o time para começar puxar torres, distribuindo a vantagem para todo time, fechando o jogo rapidamente, assim evitando o famoso “comeback” do outro time.

DIAMANTE

Se você se encontra neste elo, meus parabéns, você faz parte do 1% melhores jogadores do server. Porem a caminhada ainda é longa até o topo e ainda existe uma diferença gigante sobre visão de jogo e tomada de decisões, entre o “low high elo”, e o top ranking, então vamos lá.

Principais erros e como sair deste elo?

Este elo é uma exceção a lista, pois não tem problemas específicos como os anteriores. Aqui o que prende os jogadores neste elo, é a falta atenção em todos os demais erros citados nos outros elos, mesmo sabendo como evita-los, acabam ocorrendo em grande quantidade durante as partidas por vários fatores, mas com destaque a um deles, o “TILT”. O maior problema de longe neste elo, é o famoso tilt e falta de paciência dos jogadores. Costumam ser bem tóxicos quando o jogo não está indo conforme o planejado e acabam desistindo da partida muito cedo. Aqui não costumam entregar a vantagem com tanta facilidade como em outros elos, e a maioria das partidas acabam antes dos 30 minutos. A quantidade de kills no diamante são menores e os jogadores são mais espertos em relação a ganks, rotações e objetivos. Assim como no Platina, a maneira mais fácil de passar por este ELO, é jogando junto ai JG e a BOT lane, as quais são lanes determinantes nas partidas deste nível, onde geralmente o ritmo do jogo é ditado pelos JGs nos primeiros minutos e depois passando para a BOT lane, onde o ADC mais forte controlará a partida.

Se está preso no diamante, procure rever algumas de suas partidas, e procurar em que parte do jogo seu desempenho começa cair e tente melhorar nisto. Geralmente são erros bobos, que as vezes nem percebemos que estamos fazendo, mas com um pouco de atenção perceberá logo o que está errado e seu desempenho no diamante começara a se destacar.

A lane mais fácil para subir do diamante é jogando no BOT, tanto de ADC quanto Suporte, são as lanes com a maior capacidade de carregar um jogo quando começam na frente em todos os elos daqui em diante. Um adc bem jogado é capaz de carregar um jogo facilmente nas TFs, já um bom suporte, tem a liberdade de ajudar o seu JG vencer o early game, encaminhando o jogo para a vitória.

Bom espero que este post ajude algumas pessoas a entenderem onde estão errando, e consigam melhorar futuramente.

Obrigado pela atenção!

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Highlighted
Moderador

Re: Guia para sair de cada elo!

Achei seu tópico muito legal ♥ É importante a gente lembrar que a única coisa que conseguimos controlar somos nós mesmos, e que mudanças no nosso comportamento fazem uma diferença imensa :3 Somos o único fator comum nos nossos games, então não adianta ficar se preocupando com o erro dos outros, e sim em como concertar os nossos ♥

Ver Resposta em Destaque no post original

25 RESPOSTAS
Highlighted
Tropa

Bom dia Gumk, tenho um questionamento.
Muito se fala sobre a itemização dos campeões, que o "Low Elo" não sabe buildar isso, não sabe buildar aquilo, mas eu me pergunto, onde aprendemos a buildar? Já li vários posts, guias e afins sobre builds mas nenhum ensina realmente como buildar de acordo com a partida.
Gostei mt do seu post, valeeeeuuu!!!
"Imagina se eu tivesse uma arma de verdade?"
- Jax
Highlighted
Aronguejo

@Costard  escreveu:
Bom dia Gumk, tenho um questionamento.
Muito se fala sobre a itemização dos campeões, que o "Low Elo" não sabe buildar isso, não sabe buildar aquilo, mas eu me pergunto, onde aprendemos a buildar? Já li vários posts, guias e afins sobre builds mas nenhum ensina realmente como buildar de acordo com a partida.
Gostei mt do seu post, valeeeeuuu!!!

Olá Costard, então, isso é uma coisa que só se aprende com o tempo e experiencia no jogo. Mas oque eu estou me referindo, é ao fato de dificilmente jogadores de elos mais baixos mudarem a build convencional do campeão conforme o jogo pede. Ou até mesmo as vezes fazendo itens que utilizam o mesmo efeito único, assim anulando um ao outro. Vamos usar o exemplo do Yasuo. Imagine que voce é um Yasuo, responsavel por causar o dano do seu time, mas no outro time, tem um Rengar ou Zed, te explodindo sem deixar voce fazer nada. Em vez de fazer a build convencional (dançarina, gume, berseker e sedenta), seria melhor fazer uma build com mais vida e redução de dano, para sobreviver ao IK, como por exemplo Tabi, dança da morte ou sterak, pois esses itens alem de te deixarem mais "tank", ainda lhe concedem dano e outros passivos. Outro exemplo, é jogos contra time Full AP, quando se joga contra um time assim, evite começar por itens "core" como a dançarina e gume, e build logo de começo uma Hexdriker e Passos de mercurio, mas lembre-se, como o escudo da hexdrinker é um passivo unico, o escudo da dançarina e do sterak, não funcionam mais devido ao efeito único dos itens. São estes tipos de coisas que fazem a diferença nas partidas e melhoram a sua itemização. Se voce gosta de um certo campeão, procure assistir os "monos" jogando com ele, e tente enteder sobre as builds deles em cada situação.

Highlighted
Tropa

Eu sempre que posso assisto os mono champs jogarem e procuro entender melhor a itemização deles, costumo buildar de acordo com o jogo e com a necessidade do meu campeão, como por exemplo fazer uma bandana quando estou contra um Mordekaiser (coisa que os outros jogadores do meu time ignoram). Talvez meu problema não seja esse, mas ler seu post já serviu de grande ajuda. Valeu!!!
"Imagina se eu tivesse uma arma de verdade?"
- Jax
Highlighted
Lenda

Ótimo tópico, descreveu bem os problemas de cada elo e como superá-los.
Highlighted

Faça um tropico como carregar TROLs, AFKs,FEEDINGs,REGEs, e pessoas que quitam ? quer uma resposta para isso, IMPOSSIVEL, o jogo depende de uma EQUIPE, um só jogador não vence a partida, entenda um jogador querendo a vitoria, e ele vendo tudo isso ele tilta faicil, mas se fosse só em algumas partidas, passaria batido, mas isso esta em todas as partidas, sem contar que sempre vecemos pelo mesmo motivo que perdemos ! parece brincadeira mas é a pura realidade !
Highlighted
Moderador

Achei seu tópico muito legal ♥ É importante a gente lembrar que a única coisa que conseguimos controlar somos nós mesmos, e que mudanças no nosso comportamento fazem uma diferença imensa :3 Somos o único fator comum nos nossos games, então não adianta ficar se preocupando com o erro dos outros, e sim em como concertar os nossos ♥

Ver Resposta em Destaque no post original

Highlighted
Aronguejo

@DestruidorDiKU  escreveu:
Faça um tropico como carregar TROLs, AFKs,FEEDINGs,REGEs, e pessoas que quitam ? quer uma resposta para isso, IMPOSSIVEL, o jogo depende de uma EQUIPE, um só jogador não vence a partida, entenda um jogador querendo a vitoria, e ele vendo tudo isso ele tilta faicil, mas se fosse só em algumas partidas, passaria batido, mas isso esta em todas as partidas, sem contar que sempre vecemos pelo mesmo motivo que perdemos ! parece brincadeira mas é a pura realidade !

Eu coloquei 3 contas diamatens, e 2 no mestre, será que foi sorte? Não, foi apenas fazendo o que é necessario e carregando jogos sem depender de time. Se eu consigo voce tambem consegue! Aprenda e se dedique que vera o resultado

Highlighted
Lenda

@Gumk  escreveu:

Eu coloquei 3 contas diamatens, e 2 no mestre, será que foi sorte? Não, foi apenas fazendo o que é necessario e carregando jogos sem depender de time. Se eu consigo voce tambem consegue! Aprenda e se dedique que vera o resultado

Queria postar isso a cada comentário de choro no fórum quanto a rages, trolls, afks, lógico q essas coisas atrapalham e as vezes são frustrantes, e queremos q a Riot dê um jeito nisso, mas usar isso como exclusiva desculpa q vc não sobe de elo por conta disso é o caminho mais fácil para evitar a própria culpa, quanto antes vc admitir q a culpa é sua, vc vai buscar evoluir e vai subir.

Highlighted

Mano tudo errado isso ai! Pra sair do elo vc tem que fechar um time que vai win todas as vezes

A rito nem queria por essa fila solo/duo

vc joga pela sorte, e a sorte te faz ficar no elo que está!
jogando duo vc tera mais chanses
e em time mais ainda
good luck!
Highlighted
Aronguejo

@THE HUNTER ALONE então o motivo de eu colocar toda season 5 contas a cima do diamante é pura sorte? Será que todos jogadores que estão no Challenger jogam como bronze e só chegaram la por sorte?
Highlighted

Parabens pelo topico!
Highlighted
Tropa

ue cara só ser esperto ler os itens e pronto oxe, tipo de aurelion sol to contra tank o q eu vou biuldar? meu boneco e dano dps faço o eras basico dps faço liandris pra da dano por vida, void pra penetarçao de armadura por porcentagem,e a rilay pra auemnatr o dano da liandris só ler basico nada dificicl
Highlighted

Vejo que cada jogador tem sua situação, e muitos tentam sim melhorar. O principal problema é que quando esse está estagnado em determinado elo, ao tentar evoluir, não vai encontrar a mesma facilidade que um jogador smurfando. Partindo disso, os itens que você citou são importantes para desenvolvimento individual, mas não concordo que determinam os defeitos dos jogadores de cada elo exatamente, muito menos acho que split pushers seriam no mínimo Platina.

Os 2 times cometem os mesmos erros, então algo a mais determina quem perde e quem vence. 

Eu penso que para jogadores de LoL hoje, o fundamental para ser "bom" é saber 3 coisas fundamentais: obter, transferir e absorver VANTAGEM.

Não adianta você botar na cabeça do cara que ta no low elo que ele tem que farmar e splitar, se existe uma tendencia do jogo ser caótico, e isso gerar muito gold a ponto de se tornar um 8 ou 80. Eu poderia te dar vários argumentos do porque o jogador que pretende splitar tende a perder o jogo... como por exemplo: a curva de aprendizagem do jogador ser mais lenta, ou, o time dele provavelmente vai comprar um 4x5 tosco diversas vezes.

Então, eu penso que as dicas que você deixou de MICRO vale muito como obtençaõ de vantagem. O jogador precisa ganhar a matchup, ou no mínimo buscar empatar se ele joga em desvantagem.

Absorver vantagem é um passo natural na medida que você ganha tempo de campeões inimigos, a questão de ter a paciência e torcer pro seu time não ser ruim a ponto de perder um 4x3.

Transferir vantagem é um ponto crucial pra subir de elo. Absorver é uma forma de transferir, gankar outra lane, dar shadow pra JG, qualquer coisa que coloque em vantagem o seu parça, tendencia que você ganhe o jogo.

LoL não é simplesmente falar pro cara... spamma Trynda que em 1 semana você ta no diamante.

Eu acho que a principal dificuldade dos low elo é perceber em tempo de execução o MICRO e o MACRO. Normalmente o cérebro dos caras funciona como um interruptor, é um ou outro, e a dificuldade principal é tornar esse interruptor um registro que você faz um balanço de carga com o objetivo de ganhar o jogo.

Highlighted
Dragão

Eu sempre acabo puxando a wave, preciso aprender a freezar ela kkk.

"Alguma vez você já escutou o chamado?"
Highlighted
Aronguejo

EXATAMENTE !

?~
Highlighted

Highlighted
Arauto

@Gumk  escreveu:

Esqueça amigo, é impossivel arguementar com esse povo do Gold4 pra baixo, pra eles é mais facil culpar Deus e o mundo por eles serem ruins e não se esforçarem em melhorar, do que fazer um deles enxergar que a culpa deles não subirem é deles mesmos, eu mesmo já abri tópicos aqui falando sobre isso, mas parece que todos os mesmos jogadores que estão sempre nos elos mais altos, elojobs, e smurfs sobem por sorte e não por ter mecanica e visão de jogo anos luz melhor que a deles.

Highlighted
Aronguejo

A pergunta não foi pra mim, mas sabe. É uma questão de interpretação, que vem com a experiência. As builds podem variar em itens ou na ordem em que esses itens são feitos por vários fatores: A composição inimiga (AP/AD, Poke/CC, Assassinos/Tanques), a sua situação no jogo (Em vantagem/em desvantagem), a situação do seu time (Algum adversário muito mais forte que seu time), a sua matchup (o seu oponente de rota), enfim.

Entenda os campeões que você joga, estude as buulds que podem ser feitas e assista replays de challengers. Atente-se aos itens que são feitos no decorrer do jogo, as mecânicas e a noção de jogo daqueles players.

Eu te recomendo o site MOBAFIRE pra começar. Ele é um fórum muito legal que tem guias pra todos os campeões dados pelos próprios jogadores "mains" que dão ótimas dicas sobre builds, noção de jogo e afins.

Com sites como o br.op.gg, champion.gg, u.gg e probuilds.net você vê quais são os itens core que aparecem na maioria das partidas, quais itens são mais fortes e trazem o pico de poder do seu campeão mais cedo.

Também recomendo que cocê crie Arsenais organizados com todo o leque de possibilidades viáveis que seu campeão possui, pra que você não perca tanto tempo pensando no que fazer e se acostume com as variações de build do seu campeão.

É isto ♡♡
Highlighted

Bom tópico cara.
Cada vez mais difícil de encontrar tópicos com boa utilidade, pública ou relacionada ao jogo.