cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Guia - Qiyana, a Imperatriz dos Elementos

Aronguejo

Guia - Qiyana, a Imperatriz dos Elementos

     Aviso: 10 minutos de leitura.

     Oi pessoal! Bom, fiz esse guia porque muitas pessoas ainda não sabem jogar de Qiyana e tem gente que diz que ainda nem sabe o que o boneco faz. Desde que foi lançada tenho jogado constantemente com ela e creio que posso ajudar quem queira saber jogar com a personagem.

     Quando foi lançada, a personagem não teve muita atenção devido aos acontecimentos da época (Evento Fliperama e Team Fight Tatics) e até hoje (creio que por causa disso) as pessoas não entendem bem a mecânica dela. Porém, se soubessem o quanto é fácil, veriam que ela é uma ótima opção para vencer a partida. Ela ganhou reconhecimento durante o Mundial, quando os profissionais começaram a usá-la nas partidas (especialmente na jungle), mas saibam que estou direcionando este guia para o Mid.

 

Privilégio da Realeza (passiva):

O primeiro ataque básico ou habilidade de Qiyana contra cada inimigo causa dano adicional.

Observação: a passiva da Qiyana é um ponto muito interessante dentro do kit dela, pois auxilia muito a personagem a farmar e aciona dano bônus em seus ataques e habilidades básicas. Muitas pessoas utilizam Tiamat para ela no início do jogo para auxiliar no farm, mas eu não creio que seja necessário porque ela tem muito dano a disposição por causa de sua passiva, velocidade de ataque bônus no W e dano do Q (apesar de não ser recomendado usar o Q para farmar, pois gasta muita mana e é muito importante para dar all-win). Eu não uso Tiamat, mas isso vai de pessoa pra pessoa, mas peço que testem sem o item e formulem seu estilo de jogo depois disso.

 

Cólera Elemental/Lâmina de Ixtal (Q):

Qiyana brande sua arma, causando dano com um efeito adicional baseado no seu elemento.
Observação: é uma habilidade super quebrada se usada do jeito certo e 80% de seu combo se baseia nela. É dividida entre três encantamentos, mas o ideal a ser utilizado durante a rota é o de água, pois a probabilidade de você acertar o combo completo com este encantamento é quase de 100%, pois ele te garante um snare curto, porém eficiente ao ponto de fazê-lo acertar o resto do combo sem se contorcer muito. Usar a habilidade sem encantamento não é muito interessante, pois o alcance é curto e você desperdiça efeitos bônus.
 
Terraforme (W): 
Qiyana avança para um local e encanta sua arma com um elemento. Ataques e habilidades causam dano adicional enquanto sua arma estiver encantada.
Observação: é a habilidade mais importante de seu kit, porém, não é prioridade de masterização. Escolher o encantamento certo é a chave para acertar combos ou se safar de emboscadas. A habilidade também funciona como um pequeno dash, podendo ser utilizada para atravessar paredes. Quando usado em uma parede a arma dela fica vermelha e seu Q causa dano adicional em inimigos com vida baixa. Por isso é importante usar este encantamento por último em seu combo, do qual especificarei depois da revisão de habilidades. Quando o W for usado em um rio ou água (no caso de efeitos de água no mapa do oceano), sua arma fica azul, e seu Q causa snare em qualquer inimigo. Quando usado em arbustos, seu Q cria uma área de invisibilidade por três segundos. Além disso tudo, o W reseta a passiva quando você trocar encantamentos (então a passiva dela pode ser usada duas vezes durante o combo, pois um combo necessita apenas de dois encantamentos, e se usar encantamentos diferentes, o dano é maior) e reseta o Q quando você usar o W em qualquer terreno (então você pode usar dois Q num combo só).
 
Audácia (E): 
Qiyana avança em um inimigo e causa dano.
Observação: apesar de simples, existem mecânicas incríveis por trás do E, como reposicionamento para ultar, parar mirar o Q. Caso o inimigo use algum dash enquanto você usar o E, o dano não é contabilizado (igual ao que acontece com o Q do Fizz). Além disso, o que diferencia um jogador que sabe jogar de Qiyana e o que não sabe é o fato de que o Q dela poder ser utilizado durante o avanço do E, fazendo com que o projétil do Q seja teleguiado e você não precise mirar de fato no inimigo. Nunca jogue o Q depois que o avanço do E acabar, sua chance de errar é mais alta, mas se você usá-lo durante o avanço, a chance de acerto é realmente de 100%.
 
Suprema Demonstração de Talento (Ultimate): 
Qiyana lança uma onda de choque que detona quaisquer elementos que ela acertar, atordoando e causando dano a inimigos próximos.
Observação: isso causa muito dano. Não tenha medo de usá-lo para empurrar inimigos para longe mesmo que não haja uma parede, rio ou arbusto, caso você queira fugir. Além do dano fixo do R (que é super pesado, por sinal), ele causa dano bônus equivalente a 10% da vida máxima do inimigo, e dependendo da situação, tira metade da vida de um inimigo papel (suportes e atiradores, por exemplo). A passiva não é ativada com a ultimate, e não tenha medo de jogar a onda no rio ou no arbusto, vai causar dano e stunar do mesmo jeito.
 
Dicas e truques:
  • Não é difícil jogar de Qiyana, use a mesma lógica da LeBlanc e escolha os encantamentos e terrenos mais favoráveis.
  • Você precisa ser rápido, assim como os combos da LeBlanc.
  • O combo dela se baseia em EQWQ, com a arma previamente encantada com o W, sendo que o mais eficiente é o encantamento de água para iniciar os combos (Q1) e o encantamento para finalizar o combo é o encantamento de parede ou terra (Q2). As cores deixam a ordem bem clara.
  • Como o combo acima é decisivo e fatal, a ultimate não é muito necessária no late-game, mas no começo do jogo ela é essencial para abates, podendo ser usada antes de iniciar o combo.
  • Assim como o R da Irelia e da Cassiopeia, o R da Qiyana pode ser combado com o Flash. Basta usá-lo antes de dar o Flash (emendando os dois). Se fizer isso, seu R tem o alcance aumentado, digamos.
  • Se o inimigo estiver muito recuado e você estiver dominando a lane use o E nos minions de trás (maguinhos) e jogue dois Q em sequência, de preferência QWQ. Porém, tome cuidado para não emendar o Q com o E (dessa vez espere o avanço ser finalizado). Isso prejudica muito o inimigo e tira muita vida dele, mesmo estando super recuado e jogando perto da torre. Você precisa ser super rápido e calculista nesse caso para obter êxito.
  • Não tenha medo de dar dive em seu inimigo, mas faça do jeito certo e depois do nível 6 (use o R na torre), com no mínimo um item de letalidade fechado, desde que o inimigo seja papel e não tenha muita defesa (armadura e vida). Se quiser surpreendê-lo com 100% de efetividade, use o combo do R + Flash. Nesse caso, o combo total seria REQWQ + hit (se for o caso).
  • Mantenha sempre um encantamento em mãos, pois nunca sabemos quando vamos precisar combar alguém. Além disso, ter encantamentos em mãos é importante para farmar, pois quando encantada, a arma da Qiyana causa dano mágico adicional em seus ataques básicos e habilidades básicas e lhe dá mais velocidade de ataque.
  • Use o Q (arbustos) para rular seus inimigos e sair por outro lado, pois ficará invisível dentro de uma área de tamanho considerável. Você também pode usar QWpara rular ainda mais seus inimigos tornando a caçada deles mais cansativa criando dois campos de invisibilidade, um seguido do outro.
  • Se quiser roubar um dragão, vá com tudo. Use WREQ para roubá-lo com eficiência, mas nem sempre você conseguirá. A cor do R indica que você deve jogar R em direção ao dragão (que está na água, no caso) e o Q azul significa que é o Q que você terá em mãos depois de usar o W para atravessar a parede do covil. O dano é absurdo, dado que a ultimate dela dá dano conforme a vida máxima, e a vida do dragão é alta. Já roubei muitos dragões assim.
  • Uma coisa que não foi citada é que quando encantada, sua arma ganha velocidade de movimento bônus perto do elemento que estiver usando. Se quiser dar roamming para o Top ou Bot, encante com o rio/azul, para correr mais rápido no rio. Se for pela jungle, use o encantamento parede/vermelho e se mantenha perto das paredes para fins de efeito.
  • Se o jogo não estiver difícil, faça as Botas da Mobilidade para correr mais rápido e dar ganks mais rápidos.

 

Itemização e runas:

  • Costumo usar Eletrocutar, seguido de Impacto Repentino, Globos Oculares e Caça Suprema (use Caça Incansável se quiser correr mais rápido). De secundárias uso a árvore da Feitiçaria, utilizando Faixa de Fluxo de Mana e Tempestade Crescente.
  • A segunda árvore fica mais a critério de vocês, é que eu uso muita mana com a Qiyana e gosto de ter um dano de ataque adicional no fim do jogo. A primeira árvore é quase igual pra todo mundo, mas fica a critério de cada jogador também.
  • Gosto de começar com Lâmina de Doran e poção de vida, mas muitas pessoas preferem Poção Corrupta ou Escudo de Doran. Isso fica a critério de vocês.
  • De botas, vocês já sabem. Se estiver com folga, faça Botas da Mobilidade, se estiver com dificuldade contra dano mágico ou controle de grupo, faça Passos de Mercúrio e se estiver com dificuldade contra dano físico, faça Tabi Ninja.
  • Com relação aos itens de dano, faça letalidade e vida. Não deixe faltar Lâmina Fantasma de Youmuu e Crepúsculo de Drakthaar. É bom fazer Limiar da Noite contra habilidades indesejáveis e Lâmina Sanguinária para obter sustain ou fazer a jungle. Se você é um jogador mais focado em controle de visão, faça Glaive Sombria. Isso tudo é válido para qualquer assassino AD inclusive, mas já sabemos disso!
  • Cutelo Negro é bom para garantir vida extra e completar 40% de CDR, caso você faça Youmuu, Drakthaar ou Glaive (dois deles só).
  • Nunca deixo de fazer Lembranças do Lorde Dominik, pois gosto de reduzir muito a armadura do inimigo.
  • Fúria de Sterak é legal, mas sempre vise ter 40% de CDR, pois é importante para qualquer assassino e se esse item não permitir obter o máximo de CDR dentro do conjunto, evite, mesmo que seja muito bom pra ela.
  • No geral, utilizo Botas da Mobilidade, Crepúsculo de Drakthaar, Lâmina Fantasma de Youmuu, Limiar da NoiteCutelo Negro e Lembranças do Lorde Dominik nessa sequência. Não esqueça do Elixir da Ira ao fim do jogo!

 

     Obrigado para quem chegou até o fim, creio que isso ajude aqueles que querem jogar de Qiyana. Espero que comentem e deem GG!

1 RESPOSTA
Highlighted
Tropa

Re: Guia - Qiyana, a Imperatriz dos Elementos

Ai namoral foi so ler seu post semana passada que comprei a qiyana e agora to onlyy
100% de win rate em ranked com 5 ou 6 partidas
Comprei skin e tudo mano mt obrigado pela objetiva e completa explicação