cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

[Guia] O que você precisa saber antes de jogar LoR + Como melhorar.

Highlighted

[Guia] O que você precisa saber antes de jogar LoR + Como melhorar.

Resultado de imagem para Runeterra logo

Hello World!

 

 

 

Desde o anuncio do LoR no ano passado tenh me animado para o jogo, infelizmente só tive acesso ao beta no dia 23 igual a muitos e por conta disso ainda nao teonho uma ideia completa sobre o jogo e suas mecanicas, mas tentarei ao maximo compartilhar tudo que eu aprendi ate o momento com vocês.

 

Primeiramente devo avisar que estarei atualizando esse post constantemente e o post reflete a minha opnião do jogo e sobre tudo que aprendi nesse tempo jogando ele, tentarei fazer deste guia mais completo possivel, então vamos lá. 

 

  • Gameplay

 

 

  • Palavras-Chave e Passivas

LoR é um jogo de cartas com mecanicas levemente diferente de outros jogos, seu estilo de jogo vai sempre se basear nas escolhas de cartas do seu deck, muitas cartas tem seus devidos efeitos :

 

Spoiler

Palavras-Chave:


Elusive:
 
Só pode ser bloqueado por outro Elusive.

Fearsome: Só pode ser atacado por  alguem com 3 ou mais de poder.

Quick Attack: Só funciona no turno atacante e faz com que o atacante ataque primeiro, antes de receber o dano do defensor. Isso faz com que, caso o defensor morra com o dano do atacante, o atacante não receba o dano de contrataque do defensor, mas caso o defensor nao morra, ele ainda recebera o dano.
Obs: Quick Attack funciona apenas no Ataque.

Barrier: Um efeito que dura apenas um turno. Ao final do turno o card perde a barreira. A barreira faz com que o card bloqueie o primeiro dano que ele receber nâo importando o quanto de dano for. Seja 1 de dano ou 30 de dano, a barreira irá absorver esse dano e desaparecerá logo em seguida.
Lembrem-se disso! É possível destruir a barreira com qualquer dano que você der no card. Nota, a barreira defende dano, não magias como "mate uma unidade".


Challenger: Permite escolhe qual adversario ira defender seu ataque sempre que for atacar.

Overwhelm: Todo dano causado além da vida do defensor é direcionado ao Nexus.

Can't Block: Não podem ser usados na Defesa, geralmente são unidades com ataque grande.

Ephemeral: Após um turno são mortos, ou apos atacarem.

Tough: Cards com esse efeito recebem -1 de dano de TODAS as fontes, seja ela magia ou ataque.

Double Attack: Ataca 2x, antes do defensor, e junto ao defensor. 

Last breath: Similar ao play, mas só é ativado quando o card em questão morre

 Passivas:

Play: É um efeito ativado quando você evoca o card. Ele funciona toda vez que você jogar aquele card, mesmo se o mesmo card voltar para a sua mâo.

Level Up: Efeito exclusivo de campeões. Ao cumprir um certo pré-requisito, o campeão irá evoluir. As cópias no deck também evoluem. Se ele sofrer recall ele manterá a forma evoluída.

Suport: Funciona somente no ataque. O card com o efeito support irá auxiliar um outro aliado atacante com o seu efeito. O card com support precisa estar a esquerda do card que irá receber o efeito bônus, e somente ele irá receber o bônus, mais ninguém. 

Allegiance: Efeito similar ao Play. Quando você evocar esse card ele irá conferir o card no topo do seu deck. Se o card for da mesma região que o card que está sendo jogado, o efeito é ativado, caso contrário o efeito não é ativado, mas o card é evocado da mesma forma, somente sem o efeito. Em um deck de apenas uma região, o efeito é 100% de chance de acontecer. Quando se tem cards de outra região no deck esse efeito ocorre com menos frequência, de acordo com o número de cards no deck.

Elusive: É como se o card fosse invisível. Cards com esse efeito, no turno de ataque, só podem ser defendidos por cards que também tenham o efeito elusive. Somente um card que conhece a invisibilidade pode ver outro card invisível. Mas isso se aplica somente para o turno de ataque. Um card com esse efeito pode bloquear um card sem esse efeito, assim como ele também pode ser alvo de magias. Cards com esse efeito podem ser perigosos pois não podem ser defendidos com facilidade, somente com cards com o mesmo efeito. 

Strike: Efeito ativado sempre que o card ataca ou contrataca qualquer coisa, seja o nexus ou um inimigo. Seja atacante ou defensor, se o card causar dano o efeito é ativado. Nota, esse efeito não é ativado caso o card com strike seja defensor de um card com quick attack. Nesse caso, se o card com strike morrer primeiro, ele não irá causar dano, logo, não ativará o efeito.

Nexus Strike: É o mesmo efeito que Strike, mas é somente ativado quando o card causar dano ao nexus inimigo.

Life Steal: 
Sempre que o card com lifesteal atacar ou contratacar ele cura o nexus aliado de acordo com o seu ataque. Ou seja, sempre que este card causar dano ele irá curar o nexus aliado conforme o dano que ele causou. Um lacaio com 5 de ataque irá curar 5 de vida e por aí vai.

Cartas magicas:
Slow: 
Não pode ser usado em meio a combate e o inimigo pode responder*
Fast/Burst: 
Pode ser utilizado dentro de combate, Fast pode ter resposta* e Burst não
*Resposta/Responder: Utilizar uma carta magica pra dar "Counter" ou sobrepor um efeito anterior

Para evitar de ficar uma longa leitura, não irei por todas as passivas, mas deixarei o link de um post explicando cada passiva e palavras-chaves de cartas, muitas informações foram tiradas dele. Passivas e Palavras-chaves      

 

       Escolha um estilo de jogo. 

Escolha a região que mais te agrada, junto de como você quer jogar. 

 

    Escolha os campeões.

No LoR, o máximo que você pode ter são 3 cartas iguais no deck. Com isso se você escolher 2 campeões você tende a gastar 6 espaços de 40. 

 

Curva de Mana* 

Uma carta que é razoável, é a que tem ataque e vida igual a mana.

Uma carta 1 1/1 é normal. A Cithria por exemplo, é 1 2/2, é muito boa. Você tem uma carta que completa o custo de mana e ainda faz mais. 

Obviamente, quanto mais cara a carta, melhor ela precisa ser. Se uma carta custa muito e tem ataque e vida abaixo do custo, a habilidade precisa preencher essa falta. Por exempo Icy Yeti 75/5 que dá Frostbite em todos os inimigos com 3 ou menos de vida. 

*(Lembrando que isso é uma DICA GERAL para quem esta començando e não uma regra unanime a ser seguida)

 

  • Regiões

 

Basicamente, cada região possui seu estilo de jogo, algo que ela faz melhor do que as outras. E, enquanto eu jogava, eu percebi o seguinte:

 

Spoiler

Demacia: região de units - seu estilo de jogo é baseado nas suas units, com cards fortes em todos os momentos de jogo, quase todas suas spells são buffs para units, seu jogo é baseado em cima de suas units com buffadas.

 

Noxus: região aggro - seu jogo é baseado em sempre atacar, com cards baratos que trazem muito dano no começo e dano direto ao nexus inimigo, ele é uma deck que você quer diminuir a vida do inimigo o mais rapido possivel.

 

Ionia: região control/utility - com diversos cards/spells utility para o jogo, além de ser a unica a possuir a carta com a habilidade de negar magia, ela traz muita utilidade a diversos decks, seu estilo de jogo é criado em cima de suas spells

 

Ilha das sombras: região aggro - única região com a mecânica de matar criaturas para tirar proveito disso, sendo para invocar criaturas mais fortes por um preço menor, até criar enormes ordas de unidade e causar toneladas de dano.

 

Freljord: região de control - Existem diversos cards em Freljord, tanto suas units como suas spells são fortes, suas units são individualmente fortes com altos atributos e em sua maioria com overwhelm muitos de seus ataques acabam sendo bem fortes, suas spells trazem desde buffs como dano direto em inimigos e seus champs tambem fazem bastante impacto no jogo, podendo causar bastante dano como tambem podem segurar bastante dano, arrisco dizer, mas acredito que frejord seja a regiao mais completa ate agora, podendo se adptar a diversos estilos de jogo diferentes.

 

Piltover|Zaun: região unica - é uma região unica com um estilo peculiar, existem muitos cards elusivos entre outros que tambem transformam em elusivos, juntamente disso, a maiorias de seus champions, tem mecanicas baseadas em descarte, no geral usando esse deck, você ira se aproveitar de seus cards elusivos que muitas vezes não vão ser cancelados e apos puxar um champion, tentar descartar o maximo de cards causar dano. 

  • Campeões  

A mecânica principal do Legends of Runeterra é que os campeões têm "2 fases", onde temos que evoluir o campeao completando sua quest, então vou usar os termos "fase básica" para definir antes, e "fase evoluída" para pós evolução.

 

Irei separar os campeões por Região e dar uma breve explicação sobre eles.

 

Spoiler

Demacia: 
Lucian [ 2(custo de mana) 3/2 (ataque/vida) com Quick Attack
      Depois que Lucian ver 4+ Aliados morrerem ou Senna morrer ele evolui, se tornando 4/3 com Double Attack e na primeira vez que um aliado morrer no turno, você ganha uma fase de ataque bonus (Rally).  
      Lucian é bom, tanto nos primeiros turnos quanto no late game. Se você conseguir sair com a mão de Lucian + Senna, o teu early game ja está garantido. 

      Ele tende a não ser o Campeão principal do seu Deck, podendo preencher qualquer escolha.


 Fiora (3,  3/3, Challenger)
      Depois que a Fiora matar 2 inimigos sem morrer ela evolui. Se ela matar 4, você ganha o jogo.

      A Fiora, ao contrário do Lucian, precisa de um deck que gire em torno dela. O mais comum está sendo com Shen. Um deck baseado em barreiras e truque de combates pra acelerar a Fiora e você ganhar o jogo em 3 ou 4 turnos.

 

 Garen (5, 5/5, Regeneration)
       Depois que Garen atacar duas vezes ele evolui. Se tornando um 6/6 com a habilidade de no começo de cada turno você ganha um turno de ataque (Rally).
       O Garen serve como um Tank, mid, late game. Ele serve como preenchimento de Deck se você precisar de algo pra terminar o jogo.

 

 Lux (6, 3/4, Barreira)
       Quando você usar um feitico de custo igual ou superior a 6, ela evolui. Se tornando 4/5 com a habilidade de que sempre que você usar um feitiço de custo igual ou superior a 6 você ganha "Final Spark", que da 4 de dano na unidade inimiga.

 

Noxus: 

 

Ionia: 

 

Ilha das sombras: 

 

Freljord: 

 

Piltover|Zaun: 

 

  • Exemplos de Decks

 É importante saber que não existe deck milagroso, todos deck tem seus estilos, suas devidas forças e fraquezas, existem deck que tem forças em cima de outros e mesmo assim não é vitoria garantida devido ao RNG e a sua propria habilidade, mas aqui estão alguns decks para quem não sabe o que fazer:

 

Spoiler
  Fiora All For One
Conceito:
 Mais simples que esse é inexistente, o Deck é basicamente buffar a Fiora pro seu maximo até ela conseguir os 4 Abates e finalizar o jogo
Principais Cartas: Fiora, Riposte, Shen, Deny
Regiões Interessantes: 
Demacia + Ionia: É obrigatorio o uso dessas Regiões, devido a Ionia ser a unica com Deny e outras cartas extremamente fortes de controle.

Win Condition: Buffar a Fiora até a não der mais em todas as battles possiveis até ela pegar 4 kills, caso contrario tentar se virar com Lucian + Senna e units simples
Como Jogar:
-Early game: Tentar manter o maximo de spells na mão até a Fiora vir

-Mid Game: Puxar o maximo de batalha possivel com a Fiora e nunca gastar os buffs em outras unidades (Somente se for nescessario), Lembrando que defender com a Fiora também conta pro Kill counter

Karma Win Conditions

Conceito:
 Bem simples tambem, o Deck se baseia em Acumular mana bem rapido para conseguir o buff da karma de dobrar skills.
Principais Cartas: Karma, Catalyst of Aeons, Wyrding Stones, Avalanche, Wyrding Stones
Regiões Interessantes: 
Frejord + Ionia:
Diversas cartas de dano e unidades fortes individualmente.
Noxus + Ionia: Muitas cartas de dano direto que podem causar dano ao nexus e unidades com dano alto. 

Win Condition: Buffar a Fiora até a não der mais em todas as battles possiveis até ela pegar 4 kills, caso contrario tentar se virar com Lucian + Senna e units simples
Como Jogar:
-Early game: Tentar manter o maximo de spells na mão até a Fiora vir

-Mid Game: Puxar o maximo de batalha possivel com a Fiora e nunca gastar os buffs em outras unidades (Somente se for nescessario), Lembrando que defender com a Fiora também conta pro Kill counter

Noite dos Mortos-Vivos (Ephemereal) 
  • Conceito: A ideia é simples, abusar o maximo possivel do Ephemeral pra atrasar o oponente e dar dano indiretamente atraves de efeitos das cards 

    Principais cartas: Hecarim, Zed, Mark of the Isles, Shark Chariot, Death Mark, Commander Ledros
    Cartas opcionais: Silent Shadowseer, Kalista, Spectral Matron, Withering Wail, Dawn and Dusk, The Undying, Thresh

    Win Condition:
     1. Jogando em cima do Hecarim + Shark Chariot + Zed + Phantom Prankster, você consegue causar muito dano com suas tropas E
     
    2.
     Commander Ledros = Esse é mais complicado, cada vez que o Commander Ledros entra no jogo ele diminui 50% da life do Nexus inimigo, e quando morre volta pra sua mão, o ideal é ficar abusando da volta dele pra ficar meiando a vida do Nexus inimigo enquando os outros Ephemerals vai dando dano direitamente, apesar de tudo ele é uma unidade 8/6 então é facil de finalizar o jogo atacando com ele também. 

    Como jogar:
    -Early game: No Early Game o ideal é já começar a ir preparando as Win Condition do Deck, evitando perder o maximo de HP possivel, Existem diversas cartas em Shadow Isles que causam dano e curam seu nexus, são extremamente fortes, ja que podem matar cartas que causam um incomodo e curam.  

    -Mid game: No Mid Game você ira começar a usar sua estrategia, sera adicionando os mortos vivos com Ephemerals ou aplicando o combo do Commander Ledros.
    OBs: Cartas que clonam ou matam e revivem aliados, são extremamente fortes em ambas as estrategias (Tanto no Commander Ledros como no Shark Chariot) 

    -Late game: Executar a Win Condition e evitar o maximo possivel tomar counter de uma Spell, uma vez que tu perde a Win condition no Late game é muito dificil ganhar de outro Deck

    Interações:

    Commander Ledros + Spectral Matron ou Dawn and Dusk = É possivel Duplicar o Commander Ledros utilizando do efeito das cartas, uma vez que quando morto o Ledros volta pra sua mão. Assim multiplicando ele. 

    Shark Chariot + Spectral Matron ou Dawn and Dusk
     = Apos serem duplicado e terem morrido, quando vc invocar um Ephemeral, eles iram retornar causando toneladas de dano.

    Phantom Prankster + Ephemereal = Dano continuo no Nexus cada round por conta da passiva.

    Hecarim + Dawn and Dusk = Faz com que o hecarim use o efeito 2x sem ter que entrar no campo (Utilizando apenas os Ephemerals) e já conta 6x no counter

  • Deck: https://pastebin.com/3eV6XXRT 
    Codigo: CEBACAIFC4AQCAQNAICACAQDBENSOBABAUGBEFRKAIBQCAQGDAYQ6AIFAECAKBQKCMKRYHZBEMTCYNB2

 Aranhas são Legais (mas fracas)
  • Conceito: Um Deck inicial em que vc ira causar o maximo de dano possivel com suas aranhas buffadas

    Principais cartas: Elise,
    Shadow Isle + Noxus: 

    Win Condition:
     

    Como jogar:
    -Early game: 

    -Mid game: 

    -Late game: 

    Interações:



  • Deck: 

 

Notas:

Agradecimentos a @MMK Ryuu, @alphahunter1 @FLA Lwx, @Sir Jonas pelos topicos que foram utilizados como base

Links:

Arquétipos de cada região, Deck Building, Começando no LoR, Passivas e Palavras-Chave 

 

EDIT#1: Correção de alguns tipos de Cards e adição de Champs.

 

11 RESPOSTAS
Highlighted

Re: [Guia] O que você precisa saber antes de jogar LoR + Como melhorar.

Boas dicas, vlw
Highlighted
Lenda

Re: [Guia] O que você precisa saber antes de jogar LoR + Como melhorar.

achei bem legal e positivos teu post
haverá um dia onde pedirão no fórum: farm automático no lol

Highlighted

Re: [Guia] O que você precisa saber antes de jogar LoR + Como melhorar.

Você poderia também falar sobre a mecânica de atacar e defender. Um exemplo, cartas com Quick Attack só tem esse efeito quando estão atacando e não defendendo e o Double Attack é a mesma coisa do Quick Attack que como o nome diz a carta ataca duas vezes. Outro detalhe importante é que cartas com Quick Attack não são contra-atacadas caso o bloqueador morra durante o ataque.
Highlighted

Re: [Guia] O que você precisa saber antes de jogar LoR + Como melhorar.

Melhorei as explicações das palavras-chaves e irei adicionar tambem informações sobre a mecanica de round do jogo. Obrigado pelo feedback !
Highlighted

Re: [Guia] O que você precisa saber antes de jogar LoR + Como melhorar.

bem legal
só fica esperto que agora no fórum você só pode editar os tópicos dentro de alguns dias, então não da pra ficar atualizando sempre
Highlighted

Re: [Guia] O que você precisa saber antes de jogar LoR + Como melhorar.

Eita, não sabia disso. Vou tentar dar um jeito de melhorar ele o mais rapido possivel então.
Highlighted
Aronguejo

Re: [Guia] O que você precisa saber antes de jogar LoR + Como melhorar.


@Shimizuchy  escreveu:
Você poderia também falar sobre a mecânica de atacar e defender. Um exemplo, cartas com Quick Attack só tem esse efeito quando estão atacando e não defendendo e o Double Attack é a mesma coisa do Quick Attack que como o nome diz a carta ataca duas vezes. Outro detalhe importante é que cartas com Quick Attack não são contra-atacadas caso o bloqueador morra durante o ataque.

meu lindo esse teu coment me ajudou demais vlw<3

Highlighted
Aronguejo

Re: [Guia] O que você precisa saber antes de jogar LoR + Como melhorar.

Melhor tópico, até adicionei nos favoritos!
Se alguém souber de outras fontes para estudar o jogo, os decks, combos e etc por favor não hesitem em nos compartilhar!
Highlighted
Tropa

Re: [Guia] O que você precisa saber antes de jogar LoR + Como melhorar.

Muito bomm!! ^-^
Highlighted
Dragão

Re: [Guia] O que você precisa saber antes de jogar LoR + Como melhorar.

Excelente tópico! Deu vontade de jogar mas eu pretendo esperar sair a tradução desse jogo para min aprender duelar no game.
Por mais que eu compreenda razoavelmente bem o inglês e um pouco o espanhol, é complicado.
Highlighted
Aronguejo

Re: [Guia] O que você precisa saber antes de jogar LoR + Como melhorar.


@ShZi  escreveu:
Excelente tópico! Deu vontade de jogar mas eu pretendo esperar sair a tradução desse jogo para min aprender duelar no game.
Por mais que eu compreenda razoavelmente bem o inglês e um pouco o espanhol, é complicado.

Mas você pode jogando pra conhecer e quem sabe treinar o inglês... Vai te ajudar muito!