cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

[GUIA - completinho] Ashe, a Arqueira Gélida - PARA INICIANTES!

Highlighted
Aronguejo

[GUIA - completinho] Ashe, a Arqueira Gélida - PARA INICIANTES!

Salve, galera. Tudo bem? 

Seguinte, eu sou main suporte (Leona, Morgana e Lulu), mas ultimamente venho me aventurando de adc porque no meu elo - Bronze - é um pouquinho frustrante jogar como suporte, embora dê às vezes, rs. E eu tenho percebido que ganho muitas partidas com a Ashe. Jogo de Miss Fortune e Jinx também, mas escolhi a Ashe para masterizar por conta de sua simplicidade e poder subestimado. Tanto estou no Bronze que esse é um guia para INICIANTES, sem entrar em muuuuitos detalhes, mas creio que seja o suficiente para aquela pessoa que quer perder o medo de jogar de atirador. Tenho apenas 58 partidas até o momento com uma taxa de vitória de 60%.

 

Se você manja mais de Ashe e quer contribuir para este tópico, ou mesmo fazer um mais detalhado para jogadores mais avançados, por favor!

 

Sempre considerei a Ashe uma atiradora de utilidade. Houve uma época em que ela era muito pickada como suporte, e foi ali que descobriram o potencial que ela tinha como atiradora, mas seu poder era - e ainda é, infelizmente - subestimado por muita gente. Diferentemente de campeões como a Jinx, Tristana e Miss Fortune que possuem um poder de burst razoavelmente maior, a Ashe precisa de um bom tempo para crescer. Sua laning phase deve ser segura, sem muitos confrontos diretos, pois ela é muito squishy, ou seja, toma muito dano. Não que isso signifique que ela seja um péssimo pick, mas segue a regra de ouro dos atiradores: evite andar sozinho! A Ashe não tem escape nenhum, e até você conseguir fazer com que o inimigo pare de te seguir com tanto harass, vai demorar um pouco.

 

A fonte de dano principal dela se dá no  W - Rajada, já que é uma skill perfeita para atacar o oponente de lane sem se expor muito. Seu Q - Concentração deve ser a segunda skill de foco, a não ser em casos onde você consiga avançar para matar, aí você pode colocar um pontinho ali no próximo nível, mas o desejável é sempre na Rajada. Seu  E - Olhar do Falcão é importante para o lado utilidade da Ashe, já que é uma skill global e pode lhe conceder assistências caso revele um campeão inimigo e ele seja abatido dentro de dez segundos. Sua skill ultimate,  R - Flecha de Cristal Encantada também é global e pode causar stun a um inimigo, além de dar certa porcentagem de dano a quem tiver ao redor dele. É importante entender sua skill passiva, que, na minha opinião, é uma das melhores nesse game: tiros que dão slow no inimigo. O ponto negativo é que os ataques críticos não dão dano extra, mas aplicam um fortalecimento na lentidão. Ou seja, se bem jogada e buildada, chega uma hora do jogo em que a Ashe é inalcançável.

 

Até o presente momento (patch 9.17 - setembro de 2019), a Ashe está com 51.59% de taxa de vitória, mas uma taxa de escolha muito baixa: 7.69%. Acho que esse é um dos motivos que eu quero trazê-la aqui.

 

Passiva - Tiro Congelado: os ataques básicos e habilidades de Ashe aplicam Congelamento no oponente, um slow de 15% a 30% dependendo do nível por dois segundos, causando um bônus de dano físico. Os ataques críticos da Ashe não dão dano adicional, porém, o slow é fortalecido (dobrado - de 30% a 60% dependendo do nível).

Q - Concentração: cada ataque básico da Ashe garante Foco por quatro segundos, stackando até quatro vezes com duração máxima de até quatro segundos entre cada. Quando você ativa a skill, ela ganha velocidade de ataque bônus (20/25/30/35/40%) e dano por flechada (21/22/23/24/25% AD).

 W - Rajada: a Ashe solta uma rajada com nove flechas em formato de cone, dando lentidão nos inimigos atingidos e dano de 20/35/50/65/80 (+ 100% AD).

E - Olhar do Falcão: concede visão numa área qualquer do mapa por cinco segundos (iluminando a região por que passa por dois segundos). Se a habilidade detectar um inimigo e ele morrer dentro de dez segundos, Ashe ganha uma assistência.

R - Flecha de Cristal Encantada: uma flecha é lançada para qualquer área do jogo, causando dano mágico (200/400/600 (+ 100% AP)) e stunando por 1 a 3 segundos (dependendo da distância) o oponente atingido. Oponentes ao redor tomam metade do dano mágico (100/200/300 (+ 50% AP)).

 

A skill a ser focada na Ashe é o W - Rajada, pois é sua fonte principal de dano e a sua única maneira de conseguir causar dano se expondo o mínimo possível. No começo do jogo, o cooldown é relativamente alto (14 segundos no primeiro ponto) e por ser uma skill razoavelmente forte e que causa lentidão, você vai optar por upá-la. O Q - Concentração é uma skill que deve ser upada após você ter maximizado o W - Rajada, mas, como eu disse lá em cima, se você estiver em uma situação onde pode agressivar sem perigo e dar bastante dano, pode colocar um pontinho ali em vez do W. Só que em ambas as situações eu prefiro priorizar a Rajada por causa do cooldown. O E - Olhar do Falcão não precisa ser priorizado, apenas um pontinho tá bom. Nem preciso falar para upar a ultimate quando der (nível 6/11/16), né?

 

Você usará o Q - Concentração para:

- explodir dano no oponente;

- levar a torre mais rapidamente;

- roubar vida mais rapidamente;

- pokear e dar slow em oponentes tentando fugir de você.

 

Você usará o W - Rajada para:

- limpar uma wave de minions;

- dar harass no oponente (ou seja, perturbá-lo para que ele acabe recuando);

- dar disengage num gank inimigo e tentar escapar (o oponente vai ficar com lentidão);

- dar engage (inimigos com lentidão são alvo fácil).

 

Você usará o E - Olhar do Falcão para:

- garantir a visão em algum objetivo;

- prever o risco de sair da lane;

- tirar wards na sua selva ou na selva inimiga;

- ganhar assistência em abates.

 

Você usará o R - Flecha de Cristal Encantada para:

- pegar alguém fora de posição;

- causar dano em área;

- ajudar a iniciar uma luta.

 

Podemos usar algumas opções de runas para a Ashe. Uma mais voltada para o dano por segundo (com Ritmo Fatal - página de Precisão) e outra voltada para a laning phase (com Cometa Arcano - página de Feitiçaria). Nas segundas páginas, podemos focar em velocidade de movimento (com Velocidade de Aproximação - página de Inspiração) ou roubo de vida (com Lenda: Linhagem - página de Precisão).

 

Com a runa Ritmo Fatal, você tem a intenção de causar o maior dano no menor tempo possível, uma vez que dá para exceder o limite de velocidade de ataque e ganha de 40% a 110% de velocidade de ataque ao causar dano num oponente, usando também a runa Lenda: Espontaneidade da página de Precisão, que te garante mais velocidade de ataque ainda (uns 15% com todos os acúmulos de Lenda) e a runa Golpe de Misericórdia, que causa mais dano a campeões com pouca vida. Ou seja, essa é a Ashe hardcore, a Ashe que bota terror em todo mundo, a Ashe que rouba o pirulito da criança e pisa em cima na frente dela. Mas vejamos o que cada uma dessas runas de Precisão poderia fazer no caso dela...

Pressione o Ataque (o círculo com traços): atacar um oponente três vezes consecutivas causa dano adicional (40 a 180), fazendo-o receber 12% de dano a mais de todas as fontes. Poderia ser bom para a Ashe se ela já não causasse dano adicional com os 4 stacks no Q.

Ritmo Fatal (a espadinha): o aumento na velocidade de ataque supracitado. O Q da Ashe garante um aumento na velocidade de ataque, então essa runa seria mais um empurrãozinho, e já que seu W e ataques básicos dão slow, seria como punir o oponente até ele recuar ou morrer.

Agilidade nos Pés (a botinha): mover-se gera acúmulos que podem curar um pouco e conceder velocidade de movimento. Seria bom para a Ashe se ela tivesse mais mobilidade e pudesse se expor mais, ou não pudesse aproveitar melhor a página secundária de Dominação e a runa Gosto de Sangue, que cura ao atacar um oponente de vinte em vinte segundos.

Conquistador (o machado): causa dano a mais por dois segundos no caso de campeões à distância. No caso de campeões corpo a corpo, esse tempo aumenta para oito segundos. E esse dano é relativamente baixo, de 2 a 6, e causa 8% de dano verdadeiro após acumulado cinco vezes. Daria para usar na Ashe se ela não pudesse aproveitar melhor a página secundária de Dominação e a runa Golpe Desleal, que causa o mesmo dano verdadeiro em oponentes debilitados.

 

As demais runas da página primária são situacionais. Vamos lá:

Cura Excessiva (o escudinho): você ganha um escudinho extra se receber cura a mais (por exemplo, se uma Sona te curar depois de você ter usado o feitiço Curar).

Triunfo (a bandeirinha): abates restauram um pouco da vida perdida e te concedem ouro. A Ashe não tem muita vida, então isso aí pode ser uma boa.

Presença de Espírito (os raiozinhos): abates restauram um pouco da sua mana e um pouco do tempo de recarga da sua ultimate. Se você abusa do seu W e tem confiança de acertar boas flechas no R, pode pegar essa.

Lenda: Espontaneidade (o arqueiro): te garante velocidade de movimento com abate de minions, Campeões inimigos e monstros grandes. Une o útil (Ritmo Fatal) ao agradável. (3% base + 1,5% pra cada acúmulo de lenda, máximo de acúmulos: 10)

Lenda: Tenacidade (o homem forte): te garante tenacidade com abate de minions, Campeões inimigos e monstros grandes. É útil se o time inimigo tiver muito controle de grupo. Tenacidade é a resistência ao CC. (5% base + 2,5% pra cada acúmulo de Lenda, máximo de acúmulos: 10)

Lenda: Linhagem (o homem meditando): recebe roubo de vida com abate de minions, Campeões inimigos e monstros grandes. Muito bom se você não for fazer o item Espada do Rei Destruído - que te garante certo roubo de vida - ou quiser durar mais na laning phase. (0,6% base para cada acúmulo de Lenda, máximo de acúmulos: 20).

Cada abate dos citados é um acúmulo de Lenda.

Golpe de Misericórdia (o cara com o braço pra cima): causa mais dano em campeões com pouca vida. Se teu time tem potencial de burst, considere.

Dilacerar (o cara com o escudo partido): dá mais dano (de 5% a 15%) conforme mais vida máxima o oponente tem (de 10% a 100%). Vale a pena se tiver tanks do outro lado e/ou campeões com mais vida que impactam no late game.

Até a Morte (o cara com espada): dá mais dano (5% a 11%) enquanto estiver com pouca vida (de 60% a 30%). Compensa se a lane inimiga for de Campeões muito opressores.

 

Agora, vamos para a Ashe da laning phase, aquela Ashe que quer ficar segura, farmar e comandar sua rota, ao mesmo tempo que forçando os oponentes a recuarem. A página de Feitiçaria. Com a runa Cometa Arcano, um cometinha pinga no primeiro oponente que você acertou com uma habilidade, causando mais dano (de 30 a 100 + um pouco de AP). Com Faixa de Fluxo de Mana, você consegue um aumento permanente de mana de 25 até o máximo de 250. Por exemplo, 12 Rajadas acertadas. Quando atinge os 250, 1% da sua mana é restaurada a cada cinco segundos. Isso é maravilhoso, já que a Ashe abusa do W. A Transcendência te ajuda na questão do cooldown do W, concedendo 10% de redução do tempo de recarga das habilidades no nível 10. Fazendo as continhas, com essa runa e itens específicos, é possível chegar no último nível da Rajada com 2,4 segundos de cooldown! Chega a ser injusto, mas bem divertido. A runa Chamuscar é como uma versão bem light do feitiço Incendiar, causando de 15 a 30 de dano mágico adicional a cada ataque de dez em dez segundos. Vejamos as demais runas:

 

Invocar Aery (o gatinho): seus ataques e habilidades enviam o gatinho até o campeão inimigo, dando dano nele, ou a um aliado, dando um escudinho pra ele. É uma runa boa, mas até o presente momento, não tem tanto dano quanto o Cometa Arcano.

Cometa Arcano (...): cada habilidade sua pinga um cometinha no oponente e diminui o tempo de recarga pra cair de novo. É fácil dele pingar porque o W dá slow e o R stuna. O dano é bem maior que o Aery.

Ímpeto Gradual (a asa): atingir um oponente com três habilidades diferentes dentro de três segundos concede uma grande porcentagem de velocidade de movimento e redução de slow. Melhor usar isso contra a Ashe do que com ela, não é?


As demais runas, como sempre, situacionais. Vejamos:

Orbe Anulador (a esfera): você ganha um escudinho quando toma dano mágico que reduz sua vida a menos de 30%. Absorve de 40 a 120 de dano mágico. Se o time de lá for full AP, considere.

Faixa de Fluxo de Mana (o anel): você ganha mana permanente e regeneração de mana. Perfeito pra Ashe, já que ela abusa da Rajada.

Manto de Nimbus (a capa): te dá velocidade de movimento após lançar sua ultimate e escala com sua redução do tempo de recarga. Nem sempre isso vai ser bom, pois na maioria das vezes você vai acertar a ult de muito longe, mas tem uma minoria de vezes que sim. Ao meu ver, não compensa, mas não é totalmente inútil.

Transcedência (a cabeça): te dá 10% de redução de tempo de recarga no nível 10. O cooldown da Rajada, por exemplo, é: 14/11.5/9/6.5/4s. Faça as contas.

Celeridade (boneco correndo rápido): você ganha velocidade de movimento adicional e todos os efeitos de movimentação são 7% mais eficazes. Se teu suporte é uma Lulu, por exemplo, considere, já que ela te dá velocidade de movimento.

Foco Absoluto (as mãozinhas): acima de 70%, recebe dano adicional. É uma boa se você não faz taaaanta questão assim de abusar o seu W, mas garantir um dano a mais.

Chamuscar (o foguinho): causa um pouco de dano mágico adicional após cada ataque ou habilidade a cada dez segundos.

Caminhar Sobre As Águas (o pezinho): enquanto você estiver no rio, ganha certa quantidade de velocidade de movimento e dano. Não compensa muito porque você não vai ficar dando roamings, mas se você for uma Ashe suporte e quiser controlar Dragão e a visão ali do bot, é uma boa.

Tempestade Crescente (o redemoinho): vai ganhando dano conforme a partida vai se estendendo (de 10 em 10 minutos). Bem, a Ashe é uma campeã de late game, e já tem brilho considerável lá pelos 20-30 minutos... você que sabe. Não é ruim, mas se você confia no seu early, não pegue essa runa.

 

Ufa! Agora vamos para as páginas secundárias. Temos opções em todas! Basicamente você pegará duas das runas como se fosse da página primária (sem as essenciais, claro), então não tenho por que ficar me alongando aqui. Só não vai fazer muito sentido você usar a página Determinação, pois você não vai focar em torres e nem tankar nas lutas. A Tristana tem um caso específico, mas ela tem facilidade pra levar torres e precisa aguentar um pouquinho de dano a mais pra fazer isso, já que ela se expõe muito mais que a Ashe. De novo, você que sabe. Se eu fosse pegar algo de Determinação, pegaria Crescimento Excessivo (um homenzinho de capacete), que me dá vida permanente, e Fonte da Vida (um escudo verde) , que marca oponentes debilitados e dão uma curinha para quem os ataca, mas seria para uma Ashe suporte ou mesmo topo (sim, Ashe no topo!)

 

Na Dominação, você não precisa usar Impacto Repentino (um cara avançando), já que você não avança ou salta (tipo um Master Yi ou Pyke). Na Perspicácia, é interessante usar Velocidade de Aproximação (um cometa azul), pois você chega mais rápido em inimigos debilitados e Entrega de Biscoitos (...), para recuperar sua mana mais rapidamente.

 

E aquelas três runas pequenas? Vamos falar sobre elas!

Na minha opinião, são bem pessoais. Vai do tipo de jogo de cada um. Tem gente que gosta de jogar com mais velocidade de ataque, mais redução de tempo de recarga, mais armadura... Temos três categorias: Ataque, Flex e Defesa.

Em Ataque, temos: +9 de dano adaptativo, 10% de velocidade de ataque e +1-10% de Redução de Tempo de Recarga com base no nível.

Em Flex, temos: +9 de dano adaptativo, +6 de armadura e +8 de resistência mágica.

Em Defesa, temos: +15-90 de vida com base no nível, +6 de armadura e +8 de resistência mágica.

 

Até tentei pensar no que dizer, mas realmente não tem o quê. É pessoal, estilo de jogo. Claro que não adianta colocar Resistência Mágica se o time inimigo é full AD, mas tirando isso...

 

Ok, a build de atirador é muito padrão. Dificilmente você vê algum item diferentão, mas, adivinhe, é o caso da Ashe! Pode ser, na verdade. Recentemente, o pessoal anda fazendo muito a  Força da Trindade por conta da redução do tempo de recarga e do dano crítico bônus ausente na passiva da Ashe. Temos também o maravilhoso  Colhedor de Essência, que dá redução de tempo de recarga e mana restaurada por ataque básico. Fazendo de primeiro item o Colhedor de Essência, junto com a runa Transcendência, já temos 30% de redução do tempo de recarga no nível 10! Dá pra acreditar? Não, não dá, mas é verdade! Fechando a Trindade, temos 40% e um intervalo de míseros 2 segundos e pouco na Rajada! Não dá pra acreditar, cara!! Mas vamos supor que você se contentou com os 30% sem a Trindade. Que outro item muito bom você pode fazer para a Ashe combar com todas aquelas runas? Isso mesmo, o  Furacão de Runaan! No lugar da Trindade, você pode fazer o clássico  Gume do Infinito! Se estiver com a runa RItmo Fatal e quiser chegar logo aos 2.50 de velocidade de ataque ou ultrapassar, faça  Dançarina Fantasma. Há outros itens que são situacionais, mas esses aí são boas escolhas.

 

Comecemos com a Espada G.p.C para uma build mais focada em dano ou o  Martelo de Guerra de Caufield se já quer começar com redução de tempo de recarga (mas com a metade do dano da G.p.C). O interessante é que ambos fazem parte da receita para o Colhedor de Essência, mas é a sua lane phase que vai ditar qual peça fará primeiro. Jogadores mais tradicionais preferem começar com a Espada do Rei Destruído, comprando o Cetro Vampírico e uma Espada Longa pra ganhar +25 de dano físico e +10% de roubo de vida, principalmente se a lane inimiga for muito opressora e tiver algum grandão dando trabalho lá no topo ou mesmo na selva. Vamos analisar esses dois itens: Espada do Rei Destruído e Colhedor de Essência.

 

A Iten3153: Espada do Rei Destruído concede +40 de dano físico, +25% de velocidade de ataque e +12% de roubo de vida. Além disso, causa uma pequena porcentagem da vida do alvo como dano físico adicional, e seu ativo causa dano mágico e rouba velocidade de movimento por absurdos três segundos (sim,3s é muita coisa!) Provavelmente é o item que você vai rushar quando estiver com a runa Ritmo Fatal pra ter logo sua explosão de velocidade de ataque. É uma escolha muito boa contra laners que abusam de velocidade e/ou Mobilidade, tipo Jinx, Miss Fortune, Ezreal, Tristana e Vayne, e também contra oponentes com mais vida que você, tipo Garen, Wukong, Warwick... Veja que esse item te concede um roubo de vida adicional e você já tem a Lâmina de Doran, então acaba que aquela runa Lenda: Linhagem pode ser beneficiada ou mesmo trocada. Você que sabe.

 

Agora, o  Colhedor de Essência já costuma ser a escolha principal daqueles que preferiram a página de Feitiçaria com o Cometa Arcano. É um item mais focado no controle de dano, embora te dê +70 de dano de ataque. Também dá +20% de Redução de Tempo de Recarga (e isso chega a ser injusto com a runa Transcendência: 30% de RTR com um item), +25% de chance de ataque crítico e seus ataques básicos recuperam a mana perdida. Ou seja, é mais focado em segurar a wave, forçar o oponente a recuar e dar harass, não necessariamente ganhando as trocas, mas prejudicando as do outro atirador. Lembra que os ataques críticos da Ashe não dão dano em dobro, mas fazem o slow ficar mais forte? Então.

 

Você fará um desses como primeiro item. A relação com as runas não é regra, mas você vai querer aproveitar o máximo de cada coisinha. Para o segundo item, temos essas opções:  Furacão de Runaan e Força da Trindade. Obviamente que se você estiver focado em velocidade de ataque e explosão de dano, vai pra Runaan direto, mas se quer ainda mais redução de tempo de recarga e uma pequena compensação por seu crítico base não dar dano dobrado, pensa logo em buildar a Força da Trindade. Vamos analisar esses dois itens.

 

 Furacão de Runaan te incentiva a fazer um melhor uso de seu Q - Concentração, já que seus ataques básicos criarão mais duas "flechinhas" em minions ou Campeões na range, cada uma delas dando 40% de dano de ataque físico. Dá impressionantes 40% de velocidade de movimento, +25% de chance de crítico e singelos 7% de velocidade de movimento. É aí que temos o power spike da Ashe de Ritmo Fatal, ouso dizer, onde ela começa a quebrar o joguinho sutilmente. Tanto que você agora pode se expor um pouquinho mais e seu W - Rajada voltará mais rápido para ser usado mais vezes. Mas eu disse UM POUQUINHO MAIS, e não tomar a linha de frente! Lembre-se que você não tem escape e é bastante squishy. Se você estiver na backline ou mais recuado, pode mandar a vida de um oponente pro saco, mas se ele virar em você e você não souber como lidar (pokeando para trás ou indo para trás de seu suporte ou laner com mais vida, por exemplo), é bem provável que você morra. Atiradores nunca devem tomar a linha de frente. Nunca!

 

Já a  Força da Trindade te garante o máximo de RTR (40%), além de +25 de dano de ataque, +40% de velocidade de ataque, + 250 de vida e mana e +5% de velocidade de movimento. Comumente vemos esse item sendo buildado nos topos da vida, como Nasus e Jax, pois eles abusam da passiva Fúria do item (que em atiradores, é reduzido pela metade), que concede velocidade de movimento com ataques básicos e abates. É um item bem mais caro que a Runaan, mas se você faz questão de compensar o dano crítico inexistente por conta da passiva da Ashe, é excelente. Sugiro começar esse item buildando o Ferrão. 50 de ouro mais caro que o Fulgor, mas te dá mais velocidade de ataque. Independentemente, seus 40% de RTR já são garantidos.

 

Aqui depende de seu estilo de jogo e de como a partida tá rolando. Você pode muito bem ter o Cometa Arcano mas querer abusar um pouco mais da velocidade de ataque, por exemplo. Não tem problema nenhum! Agora, vamos para o terceiro item, que costuma ser o  Gume do Infinito. Esse acaba aproveitando da passiva da Trindade, pois o dano crítico é aumentado em +25%, então é uma ótima escolha. Um "puxadinho", vamos colocar assim. Tenha em mente que essa build:  é bem salgada, então não conte com um jogo terminando em menos de 20 minutos com todos esses itens. Uma alternativa mais barata é a poderosíssima Dançarina Fantasma, que te garante +30% de velocidade de ataque, +25% de chance de ataque crítico (que pode aproveitar da passiva da Trindade) e um pouquinho de velocidade de movimento, além de garantir uma velocidade de movimento bônus com ataques básicos. Lembra, lá em cima, daquela runa Celeridade da página de Feitiçaria, que garante mais eficácia em efeitos de movimentação? Então! Se não se importa de abrir mão dos 10% de RTR garantidos pra aproveitar esse item, pode considerar, mas isso fará bastante falta no mid game. Você também ganha um escudinho que absorve dano se sua vida for reduzida a 30% (literalmente a runa Orbe Anulador, só que mais forte).

 

O que vai decidir se você vai fazer Gume do Infinito ou Dançarina Fantasma é a sua intenção de dano. Mais velocidade ou um crítico mais poderoso? Lembrando que não adianta muito ter o primeiro sem pelo menos um Fulgor se quiser dano, mas você ainda tem seu slow mais fortificado. Você também pode fazer como terceiro item um que seria o segundo (por exemplo, a Runaan). Bem, esses são os itens principais da Ashe. O resto é situacional. Vamos analisar as opções de build até então:

 

+ +

Colhedor de Essência + Furacão de Runaan + Gume do Infinito.

Colhedor de Essência + Força da Trindade + Gume do Infinito. 

+

Colhedor de Essência + Força da Trindade + Furacão de Runaan.

+

Colhedor de Essência + Furacão de Runaan + Dançarina Fantasma.

Espada do Rei Destruído + Furacão de Runaan + Dançarina Fantasma.

+

Espada do Rei Destruído + Força da Trindade + Furacão de Runaan.

 

Veja que temos a sinergia entre itens que dão explosão de velocidade de ataque ( ). Alguns jogadores de Ashe preferem fazer apenas um item disso para construírem mais dano, outros não se importam muito e preferem fazer esses dois no lugar de uma Força da Trindade, por exemplo, e como quarto item, um Gume do Infinito. Realmente é uma velocidade avassaladora, mas não conte com taaanto dano assim (é mais seguro fazer isso se o seu time tiver uns dois Dragões Infernais). Novamente, vai do seu estilo de jogo.

 

Agora vamos para os itens situacionais/de late game!

Cimitarra Mercurial - concede +50 de dano físico, +10% de roubo de vida e 35 de resistência mágica. Seu ativo permite que você saia de efeitos de controle de grupo. Muito bom para dar dor de cabeça a um Veigar, por exemplo.

Lembrete Mortal - concede +45 de dano físico. Aplica Feridas Dolorosas (ou seja, prejudica a capacidade de cura do oponente) e dá +25% de penetração de armadura. Se tem um Dr. Mundo ou Vladimir chato no outro time, pegue esse item.

Lembranças de Lord Dominik - concede +45 de dano físico e dá +35% de penetração de armadura. Esse item é mais usado para bater em Campeões que não necessariamente tem muita regeneração de vida, mas bastante armadura. Rammus, Nasus e Darius odeiam isso.

A Sedenta Por Sangue - +80 de dano, +20% de roubo de vida e seus ataques básicos te curam, além de te conceder um escudo se estiver com a vida cheia. Geralmente é o quinto item da Ashe, para que entre numa team fight sem medo e possa abusar um pouco de oponentes fora de posição. Novamente, não na linha de frente! Como ela já vai ter uma velocidade de ataque absurda, você pode usar seu Q - Concentração pra recuperar literalmente toda sua vida nos monstros da selva.

Anjo Guardião (ícone desatualizado)dá +40 de armadura e +45 de dano de ataque. Quando você toma dano fatal, você ressuscita com 50% de sua vida base e 30% da mana máxima depois de 4 segundos. É o último item da Ashe, geralmente. Aqui, o jogo já deve estar na casa dos 30-40 minutos e você assume que tem o suficiente para fazer diferença numa team fight. Se bem que já vi gente fazendo isso de terceiro item, talvez numa partida extremamente caótica ou no caso do amiguinho ser meio apressado mesmo. Esse item deve ser manipulado com cuidado, pois se você gasta sua passiva no meio de três, quatro ou cinco oponentes sem ninguém pra segurar o dano, acaba jogando fora. Tenha consciência disso.

 

ITENS OFF-META

São aqueles itens pouco ou nada convencionais para a Ashe, mas interessantes se você quer ver como funciona, brincar com as infinitas possibilidades do joguinho ou, de repente, descobrir algo que ninguém nunca nem desconfiou.

 

Faca de Statikk - dá +40% de velocidade de ataque, +25% de chance de ataque crítico e +5% de velocidade de movimento. Parece com a Dançarina Fantasma, mas esse é um item extremamente incomum para a Ashe. É legal se você quiser brincar de puxar rotas rapidamente e causar dano generalizado em certas team fights, mas funciona melhor com Campeões de maior mobilidade. É mais para se divertir mesmo, nada muito "caramba!".

O Cutelo Negro - dá +40% de dano físico, +20% de RDR e +400 de vida. Seus ataques básicos reduzem a armadura do oponente e possuem a mesma Passíva - Fúria da Força da Trindade. Você pode fazer o Cutelo no lugar da Trindade se quiser um pouco mais de vida na lane e se o suporte do time adversário for um tank, porque aí você pode dar uma abusadinha. Porém, você vai abdicar da velocidade de ataque e do dano bônus de 200%, por isso que não é tão viável para a Ashe. Mas dá pra fazer? Dá pra fazer!

Mandíbula de Malmortius - dá +50 de dano físico, +10% de RTR e +50 de resistência mágica. Esse item acaba combando indiretamente com a runa Até a Morte da página de Precisão, onde você dá mais dano enquanto estiver com pouca vida, pois te dá um escudo se você tomar dano mágico que te deixe abaixo de 30% de vida. Muito bom contra Campeões que tem bastante poder de habilidade tipo a Morgana. É um item de mid-game, mas você pode rushar no early se estiver contra um Campeão AP ou estiver na rota do meio contra um AP (sim, Ashe no meio!)

Manopla dos Glacinatas - +65 de armadura, +20% de RTR e +500 de mana. Possui a passiva Lâmina Arcana do Fulgor (para a Trindade), e seu ataque básico cria uma "zona gelada" que dá slow em vários oponentes ao redor em 30%, e o tamanho da área escala com armadura. Muito raro ver uma Ashe fazendo isso, até porque ela é uma atiradora que não pode se expor muito em team fights (ao contrário do Ezreal, que ainda pode escapar), mas é perfeito para fazer uma emboscada.

Lâmina da Fúria de Guinsoo - +25 de poder de habilidade, +25 de dano de ataque e +25% de velocidade de movimento, além de dar dano mágico adicional em ataques básicos e conceder penetração mágica e de armadura. É um item muito fraco para a Ashe, talvez fique mais forte se você maximizar o Q - Concentração no lugar de W - Rajada, e mesmo assim como um quinto item.

Chuva de Canivete (não tem o ícone) - +60 de dano físico e +30% de velocidade de ataque. Ataques energizados dão bastante slow nos inimigos (40%). Esse item acaba combando com a Statikk, mas não tem muita utilidade além disso.

 

Ah, faltou falar das botas, não é?

Pois bem, não tem muito segredo:

Grevas do Berseker - velocidade de ataque.

Tabi Ninja - tomar menos dano de oponentes opressores.

 

Basicamente, a Ashe se dá bem com qualquer suporte que tenha como debilitar ou imobilizar o oponente, simplesmente por ser uma "mãozinha" para a lentidão de seus ataques básicos. O Q - Ligação das Trevas da Morgana, por exemplo, permite que a Ashe abuse de seu Q - Concentrar avançando de maneira um pouco mais tranquila. Mesma coisa com as toneladas de stun da Leona, a aura do Q - Hino do Valor da Sona... Suportes tanks são bem-vindos, como o Braum, que pode aguentar porrada enquanto a Ashe fica atrás atirando.

 

A Ashe, como um campeão squishy, sofre na mão de assassinos. Então Fizz, Zed, Ahri, Katarina e outros mongolóides com uma explosão gigantesca de dano em dois botões deletam a coitada do jogo. É bem provável que o mid laner inimigo vá gankar o bot apenas pra pegar uma kill em você e sair. Procure banir esses campeões.

 

Na fase de rotas, ela não encontra tantos problemas. Talvez com a Sivir, Caitlyn e o Twitch que forçam ela a ficar recuada. O W - Ricochete da Sivir drena a vida da pobre Ashe rapidinho, já que se ela estiver colada nos seus minions ela toma dano. A Caitlyn tem uma range muito alta e pode abusar do seu crítico se a Ashe cair numa armadilha ou tomar o E - Rede Calibre 90. E o Twitch, bem... ele fica invisível e envenena.

 

Vamos começar pelas vantagens:

- Tem duas habilidades globais;

- Pode incomodar o oponente com o W - Rajada;

- Cresce muito no late game;

- Dá slow no ataque básico (literalmente o Malho Congelado);

- Velocidade de ataque incrível;

- Com 40% de RTR o W - Rajada fica com um cooldown de míseros 2,4s;

- Bastante mana com o Colhedor de Essência.

 

Agora as desvantagens:

- Pouca vida;

- Demora pra crescer;

- Precisa ficar muito safe na laning phase;

- O W - Rajada nos dois primeiros níveis tem um cooldown relativamente alto;

- Morre só de ver um Campeão assassino no time inimigo.

 

- Deixe para abusar do W - Rajada quando já tiver o Colhedor de Essência. Você vai poder recuperar a mana gasta mais facilmente. Até lá, use com parcimônia, apenas para causar um pouco de dano sem se expor muito;

- Use o seu E - Olhar do Falcão em pontos e momentos estratégicos. Por exemplo perto do blue inimigo, do Barão, do Dragão e na própria rota mais a frente para julgar se vale a pena continuar indo em frente ou voltar base;

- Sempre que perto de uma torre, tente atacar os minions atrás para conseguir o Q - Concentração e aí atacar a torre; e garantir uma barricada mais rapidamente;

- Tente atacar o oponente ou os minions da rota no máximo de sua range (por padrão, o botão para ver a range do ataque básico é X);

- Use sua ultimate mais em team fights do que em oponentes sozinhos, por causa do dano em área. Não ulte em alguém lá da base porque você não vai conseguir chegar a tempo, apenas se algum aliado seu estiver adiantado. Você pode ter a sorte e o cálculo perfeito de ultar no oponente perto de uma torre para que ele seja focado, mas não é sempre que isso acontece.

- Use o combo da Runaan com o Q - Concentração para fazer uma diferença monstruosa numa team fight.

 

Bem, meus bonitos, acho que é só isso. Eu sei que eu sou um jogador Bronze, mas a gente precisa se especializar em algum campeão pra subir mais rapidamente, né? Tentei deixar o mais completinho possível e sem muita complexidade de informação, mas até que deu bastante coisa.

 

A Ashe é uma boa campeã, de fato, mas ainda muito subestimada. Já vimos ela brilhar em Mundiais (caso do Arrow), então ela tem mais potencial do que a gente pensa. E sim, dá pra usar ela no topo e no meio.

 

See ya!

 

==

EDIT: os ícones estão muito grandes! Arruma isso aí, Rito. rs

11 RESPOSTAS
Aronguejo

Re: [GUIA - completinho] Ashe, a Arqueira Gélida - PARA INICIANTES!

Uau!
Upzasso, bom trabalho! Obrigado pelo esforço em querer passar teu conhecimento e essas dicas para a galera. É muito importante isso! Por mais pessoas como você <3
Lenda

Re: [GUIA - completinho] Ashe, a Arqueira Gélida - PARA INICIANTES!

Confesso q n deu tempo de ler tudo, mas pelo trabalho já to deixando o GG.
Barão

Re: [GUIA - completinho] Ashe, a Arqueira Gélida - PARA INICIANTES!

Muito bom, não li tudo ainda, mas tem muita info e com certeza vai ajudar muito os novatos. Só uma dica de build valiosa: muitos main Ashe sentem falta de dano buildando Rei + Runnan + Gume (até fechar o gume), que pra mim sao os itens core dela.

 

 

Para quem tiver sentindo falta de dano basta fazer a build nessa ordem  


Tropa

Re: [GUIA - completinho] Ashe, a Arqueira Gélida - PARA INICIANTES!

Post muito completo. Eu jogava de Ashe a um bom tempo já e vi muita coisa boa que dava pra fazer lendo um pouco o post.
GG demais rs

Aronguejo

Re: [GUIA - completinho] Ashe, a Arqueira Gélida - PARA INICIANTES!

Amo jogar de Ashe, é a ADC "tradicional" que eu mais gosto!!!
Em grego: καιρός, "o momento oportuno", "certo" ou "supremo".
Arauto

Re: [GUIA - completinho] Ashe, a Arqueira Gélida - PARA INICIANTES!

Bom demais, acho que já tinha um tempo que guias assim não apareciam.

Excelente trabalho!
Veia - Por onde passa um rio de sangue rico em dióxido de carbono.

Re: [GUIA - completinho] Ashe, a Arqueira Gélida - PARA INICIANTES!

Muito bom seu topico, bem legal.
Ashe é um dos meus adcs preferidos junto a sivir, ela tem uma lane phase muito boa, principalmente em elos mais baixos. Eu consigo por pressão em quase todos os matchs, o grande problema da ashe é se ela não ter um bom peel e ser focada.. não a muito o que fazer.
Arauto

Re: [GUIA - completinho] Ashe, a Arqueira Gélida - PARA INICIANTES!

Alguém traga a lenda para este troféu!

Re: [GUIA - completinho] Ashe, a Arqueira Gélida - PARA INICIANTES!

A um ano atrás entrei no forum buscando um guia de Ashe pois queria melhorar jogando de ADCs mas nao achei nada tao completo na época 😕.
Mas agora com esse guia seu bateu a vontade de jogar de Ashe 👍 upzao

''Me mostre á sua força, lute pela sua vida ao contrário ápenas morra..."

Tropa

Re: [GUIA - completinho] Ashe, a Arqueira Gélida - PARA INICIANTES!

Niceeeee, ótimo mini-guia! Qualquer coisa vamos um duo Smiley Tongue
Aronguejo

Re: [GUIA - completinho] Ashe, a Arqueira Gélida - PARA INICIANTES!

Ótimo tópico. Meus parabéns!