cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

GUIA - Jogando de Xayah!

Aronguejo

GUIA - Jogando de Xayah!

Xayah é uma atiradora que depende bastante de seus AA (Auto ataques) e de suas skills (habilidades). Seu maior  foco de dano fica concentrado na tecla "E". A campeã conta com 2 passivas, sendo uma delas como forma de "interação" com Rakan. Seu foco em jogo, é mid game e late game.

Sumário:

01. Skills (Habilidades)................................

02. Itemização..............................................

03. Runas + Feitiços.....................................

04. Fase de rotas...........................................

05. Counters.................................................

06. Suportes que combam bem com Xayah.

07. Dúvidas frequentes.................................

***

01. Skills (Habilidades)

Passiva 1: Xayah e Rakan podem voltar para a base juntos ou então 1 começa à ir base, o outro chega depois e ignora o tempo de conjuração para retorna à base.

Passiva 2: Cortes certeiros

Após usar uma habilidade, pode-se jogar de 3 à 5 plumas que podem voltar para a campeã. Elas atingem uma reta, dando dano ao encostar em tropas, monstros e campeões inimigos.

Q: Punhais duplos

Xayah lança 2 punhais, deixando cair plumas que podem voltar para ela.

W: Plumagem mortífera

Xayah cria uma tempestade de lâminas que aumentam sua velocidade de ataque e sua velocidade de movimento caso acerte um campeão inimigo. Caso tiver um Rakan como suporte, usar esta habilidade bufa seu próprio W e a habilidade W do Rakan. Esta habilidade pode ser conjurada em estruturas como torres, inibidores e o Nexus.

E: Invocadora das lâminas

Xayah recolhe todas as plumas caídas de sua passiva. Pode stunar (enraizar) campeões inimigos a partir de 3 plumas puxadas.

R: Tempestade de plumas

Xayah salta pelo ar, ficando invulnerável durante a conjuração da ultimate, liberando 5 plumas que podem ser recolhidas com a habilidade E. Conjurar sua ultimate te permite andar enquanto estiver no ar, seja para avançar em inimigo ou para escapar deles.

-> Ordem de upar as habilidades:

Bom, isso varia de jogador para jogador. Eu costumo upar primeiro o Q > E > W > R. Muitas pessoas também começam upando o W ao invés do Q. Eu particularmente prefiro o Q. Mas uma coisa é certa, SEMPRE priorize as skills nessa ordem: R > E > W > Q. Após maximizar o E, que é a fonte principal do dano da Xayah, recomendo em seguida maximizar o W dela, pois é muito forte para levar torres e inibidores. Fica melhor ainda se seu suporte é um Rakan.

Lembre-se de que: É possível upar sua ultimate (R) nos níveis 6, 11 e 16.

***

02. Itemização

Itens iniciais:

Lâmina de Doran: Compre este item inicial caso sua rota for "fácil", sem muitos pokes.

Escudo de Doran: Compre este item inicial caso sua rota for "difícil", com muitos pokes.

Poção de vida: OBRIGATÓRIO sempre ter um ou dois com você durante a fase de rotas. NUNCA vá para a rota sem uma poção de vida.

Totem de vigilância (Amuleto): Importante para visão de mapa.

Full build:

Colhedor de essência

Grevas do Berserker

Canhão fumegante

Gume do infinito

Sedenta por sangue

Faca de statikk

Alteração do vidente: No nível 9, não se esqueça de trocar seu item Totem de vigilância (Amuleto) pela Alteração do vidente.

Itens situacionais:

Passos do mercúrio: Para caso tenha magos muito fortes no time inimigo.

Cimitarra mercurial: Para lidar com muito cc no time inimigo, como: Leona, Morgana, Amumu, Lux, etc. Este item também te tira da ultimate do Mordekaiser.

Lembranças do Lorde Dominik: Para lidar com muitos tanques no time inimigo, como: Darius, Nunu, Garen, etc.

Lembrete mortal: Para lidar com campeões inimigos com muita cura, como: Vladimir, Darius, Aatrox, Sylas, Gangplank, etc.

Dançarina fantasma: Para lidar com assassinos no time inimigo, como: Zed, Twisted Fate, Ahri, LeBlanc, etc.

***

03. Runas + Feitiços de invocadorRitmo fatal para Xayah é muito bom, pois stacka Q + Aa + E dela, aumentando drasticamente a velocidade de ataque dela. O lado da inspiração é muito útil para Xayah, pois ela gasta muita mana na fase de rotas. Com a ajuda da "entrega de biscoitos", ela tem um sustento maior na rota. Já o "calçados mágicos", eu recomendo tanto ele, quanto o "tônico de distorção de tempo", que aumenta o efeito dos biscoitos e poções. Aí fica à critério de vocês.

Obviamente é importante ter o Flash como 1 de seus feitiços de invocador para ele, já que Xayah é uma das atiradoras mais lentas do jogo, fazendo com que o Flash seja sua maior fonte de dano ou escape.

Curar é essencial para toda rota inferior do jog.

O teleporte é recomendado em situações bem específicas, como quando você está contra um atirador que farma muito rápido e você não tem quaisquer pressão na lane. Eu particularmente não gosto de usar teleporte para ela, mas vai do seu gosto.

Obs.: JAMAIS, em hipótese alguma, use o feitiço "Incendiar" não só para a Xayah, mas para qualquer outro atirador.

***

04. Fase de rotas

Bom, a fase de rotas da Xayah, como para qualquer outro campeão, tem match up que pode ser muito ruim para você ou muito boa. Podendo ter também até a famosa "skill match up", que seria o famoso, quem matar primeiro na lane, ganha ela. 

Xayah tem que tomar muito cuidado com suportes inimigos que tenham cc, pois Xayah tem apenas 3 formas de escapar. O flash, sua ultimate ou usando seu mini combo Q + AA + E, que pode stunar o inimigo. Mas, caso seu flash esteja em tempo de recarga, não tenha sua ultimate disponível ou não consiga acertar seu mini combo, pode ser fatal, principalmente em seu early game.

Sendo assim, tomem muito cuidado com suportes inimigos, como Leona, Thresh, Blitz, Pyke, Morgana, Lux, etc. Quando cair suportes assim, jogue mais recuado, jogue safe, focando em farm, principalmente se seu suporte não fizer nada para revidar os pokes. Porém, não pense que isso é uma desvantagem! Você pode usar a pressão do bot inimigo à seu favor, freezando a lane, fazendo com que o ADC inimigo perca farm. 

O que é freezar? 

Controlar a sua própria wave. Não farme rápido usando as skills, deixe com que seus minions ataque o minions inimigos. Se preocupe apenas em dar o last hit neles. Nisso, os minions inimigos pode matar seus minions, fazendo o ADC inimigo perder farm.

***

05. Counters

***

06. Suportes que combam bem com Xayah

***

07. Dúvidas frequentes 

-> Por que tem vezes que morro na minha ultimate, sendo que ela mesma diz que te deixa imune à ataques durante a animação?

R: Bem, se caso algum campeão inimigo jogue o incendiar em você, você continuará sofrendo danos. Passivas e habilidades de campeões que contém veneno (Twitch, Malzahar, Teemo, Singed, etc.) ou incendiar (Brand e o feitiço de invocador "incendiar"), podem continuar te dando dano enquanto você conjura sua ultimate (R).

-> Dizem que Xayah foi a primeira atiradora já criada que consegue counterar o Zed. Como eu faço para counterar ele?

R: Para counterar um Zed é bem fácil. Repare que na animação da ultimate dele, quatro sombras correm até você, enquanto você fica marcado(a) com um X, como se fosse um alvo. É nessa hora que você tem que usar sua ultimate. Enquanto ainda estiver esse X em você. Após fazer isso, você cancela a ultimate do Zed, fazendo ela entrar em tempo de recarga.

-> É muito fácil os inimigos fugirem das minhas penas, basta correr para o lado. Como faço pra evitar isso e conseguir abates?

R: Isso acontece sempre. Você tem duas opções. 1: Ou você caita e se posiciona direito; 2: Você usa seu Flash na direção contrária de onde suas penas caíram, sendo assim, o inimigo continuará na linha de fogo. Depois disso, é só puxar as penas que você consegue o abate tranquilamente.

***

Bom gente, é isso. Eu reescrevi esse post para deixar mais organizado, e colocar como foco umas duvidas que muitos jogadores iniciantes de Xayah tem sobre a campeã. Espero que tenham gostado e que tenha ajudado.

42 RESPOSTAS
Tropa

Re: GUIA - Jogando de Xayah!

Guia completinho demais! Vou colocar até nos favoritos pra poder usar quando for aprender a jogar de ad ^^

Dragão

@iMiraZuke
"Não se discute com 4heads, por isso, não discuta comigo..." - Mono Teemo, Shoyo/2k19

@Pomba da Igreja adorei o guia muito bem feito poderia dizer se o sup rushar convergência de zeke isso aumenta a força da Xayah em quantos %?
A animação que Xayah faz durante o E "e apenas visual" ou ela nao pode usar AAs durante esse intervalo?
Xayah e Yasuo bot > Xayah e Rakan
Fala tu @!MiraZuke

''Me mostre á sua força, lute pela sua vida ao contrário ápenas morra..."

Arauto

@O Ultimo Samurai  escreveu:
@Pomba da Igrejaadorei o guia muito bem feito poderia dizer se o sup rushar convergência de zeke isso aumenta a força da Xayah em quantos %?
A animação que Xayah faz durante o E "e apenas visual" ou ela nao pode usar AAs durante esse intervalo?
Xayah e Yasuo bot > Xayah e Rakan
Fala tu @!MiraZuke

Você consegue sim dar autos durante a animação do E.

Se tem algo que adoro fazer, é combar o dano do AA com o dano do E. Dando aquele burst cabuloso de uma vez.

Arauto

Completando alguns pontinhos pra galera:

Não é simplesmente caitar, é usar a si mesmo para mirar as penas e mover a famosa linha de fogo. Saber acompanhar e ler os movimentos do inimigo.

As vezes nem é o inimigo que desviou das penas, e sim VOCÊ mesmo que fez com que elas errarem ao andar pro lado na hora errada.

Ah, no early game, a Xayah é um dos mais lentos do jogo. Mas no late game, é só uma das mais rápidas.(1 zelo+ celeridade ou simplesmente 2 zelos). Você bate de frente com uma Vayne ultada no late game quando se trata de move speed, durante seu W.

Alguns truquezinhos:

Seu Q pode ser puxado de uma vez. Ou seja, a skill saiu, já pode apertar o E que as penas voltarão assim que chegarem ao final do percurso.

Se você der W com o aa normal já no ar, ele vai ser buffado e te dar move speed.

Seu W reduz o delay do seu Q.

Ficar andando pro lado de propósito pode te dar oportunidades de pokear o inimigo com o E.

Use os minions ao seu favor!

Aronguejo

Sou main xayah e achei q seu Guia está perfeito,Parabéns :3
Dragão

O que separa um AD "meh" de uma main Xayah de verdade é quando ele usa o reset de AA com o W.
Isso no lvl1 é muito forte. No nível 3 usar o Q+AA+Reset+W+E é kill na certa ou Flash+curar do inimigo.

Outro detalhe é o W.
Nunca tinha ouvido falar que o W bufa o W do Rakan, se não estou enganado bufa apenas a velocidade de ataque e movimento do Rakan e concede o "efeito de contato" aos autoatacks dele.

E isso é algo MUITO importante também, o "efeito de contato" que tem o W.

O W quando acerta o seu alvo principal, além de deixar as penas, ele tem o efeito de duplicar o ataque. Esse "segundo" ataque tem 20% do dano. É como se fosse a passiva do Imperial do TFT.

Parabéns pelo guia!

PS: Eu sempre me pergunto se alguem já reparou na Xayah na minhas assinatura xD

https://banjomanbold.files.wordpress.com/2012/12/pato_aviao.jpg?w=640

Particularmente acho que a única coisa que acho complicado é velocidade de ataque ao invés do roubo de vida nas runas;
Sinto que o roubo de vida é necessário para poder passar da fase de rotas e facilitar o jogo.
Em grego: καιρός, "o momento oportuno", "certo" ou "supremo".
Dragão

Bom guia. Eu considero fazer passos de mercúrio com frequência para lidar com controles de grupo.

"Alguma vez você já escutou o chamado?"
Aronguejo

Adc de quem caga pelado !!! vou lançar um guia de Luciano .
Nick > Payphone
Tropa

Belo post ^^ vai ajudar muito as pessoas que tão aprendendo com a campeã, Parabéns mesmo!
Aronguejo

Ez não é counter de Xayah, mesmo com clepto a diferença de Gold favorece a Xayah durante os 15 primeiros minutos de jogo fora o WR alto que ela tem contra ele(Isso vale até para os níveis mais baixos como Platina);
Vayne é o mesmo caso quando se trata da laning phase(Gold e CS), mas a diferença de WR só é válida para o Mestre+, ou seja, quem é experiente de Xayah sabe lidar com Vayne com certa facilidade.
Arauto

@Base AFK  escreveu:
Ez não é counter de Xayah, mesmo com clepto a diferença de Gold favorece a Xayah durante os 15 primeiros minutos de jogo fora o WR alto que ela tem contra ele(Isso vale até para os níveis mais baixos como Platina);
Vayne é o mesmo caso quando se trata da laning phase(Gold e CS), mas a diferença de WR só é válida para o Mestre+, ou seja, quem é experiente de Xayah sabe lidar com Vayne com certa facilidade.

Vayne vs Xayah é Skill match up

Aronguejo

Se a diferença no Mestre+ não fosse tão gritante eu poderia acreditar, é possível ver pelas estatísticas que ela consegue vantagem na lane com facilidade(Isso até no Plat+) a diferença é o que o jogador faz com a vantagem.

Aronguejo

@Base AFK
Sim, sim. Xayah é bem forte contra Ez, mas eu só coloquei ele ali, por conta da movimentação dele, podendo facilmente escapar dos stuns das penas dela ^^ coloquei isso mais para os iniciantes de Xayah, para ficarem ligados. O mesmo vale pra Vayne.

Arauto

@Pomba da Igreja  escreveu:

@Base AFK
Sim, sim. Xayah é bem forte contra Ez, mas eu só coloquei ele ali, por conta da movimentação dele, podendo facilmente escapar dos stuns das penas dela ^^ coloquei isso mais para os iniciantes de Xayah, para ficarem ligados. O mesmo vale pra Vayne.

O único problema de jogar de Xayah contra Ez é o poke dele mesmo. Ele tem mais alcance e tudo. Daí dependendo de como tu jogar, tu pode se sentir jogando de Melee vs Ranged.

Mas se tu grudar nele, dá pra ataXAYAH ele legal XD. (Foi mal, mas quem é mono tem que manjar de trocadilhos tbm KKK).

É a melhor hora pra usar os minions ao seu favor!

Aronguejo

@iMiraZuke
Genial kkkk nunca tinha pensado nesse trocadilho. Mas então, sim, depende de como a pessoa vai jogar contra o Ez. Eu particularmente não acho tão difícil, tem champs piores pra Xayah... Levando em consideração que a bichinha é mais lenta que uma lesma, qualquer champ com stun pode fazer ela sofrer muito na fase de rotas.
Arauto

@Pomba da Igreja  escreveu:
@iMiraZuke
Genial kkkk nunca tinha pensado nesse trocadilho. Mas então, sim, depende de como a pessoa vai jogar contra o Ez. Eu particularmente não acho tão difícil, tem champs piores pra Xayah... Levando em consideração que a bichinha é mais lenta que uma lesma, qualquer champ com stun pode fazer ela sofrer muito na fase de rotas.

No early game principalmente, que a move speed é bem baixa... mas nada que uma celeridade não resolva(Runa BFF da Xayah desde lançamento). Mas no lategame tu corre mais que uma gazela dependendo da build XD.

Celeridade é tão BFF que chega a dar Ciúmes no Rakan. Da pra XAYAHlhar legal com essa runa. Ligar o W e sambar na frente dos inimgos é simplesmente SATISFATÓRIO e DIVERTIDO. Mas se sambar errado vai errar todas as penas XD.

Resumo da sensação de jogar de Xayah: É COMO UMA DANÇA!

Aronguejo

@iMiraZuke
Que poético kkkk eu não sei... Tipo, eu to ligada que celeridade é muito bom pra Xayah, mas eu to tão in love com Ritmo Fatal ultimamente... Da pra stackar essa runa rapidinho só com o combo de Q + AA + E daí é só continuar a fazer os inimigos sofrer com o W kkk

Confesso que faz um tempo que não uso Celeridade pra ela... Tipo, faz questão de uns 9 ou 10 meses que não uso essa runa. Tudo bem que à 9/10 meses atrás eu jogava igual uma batata... Vou voltar a testar essa runa, qualquer coisa coloco aqui como 2º opção para quem quiser ^^

(to roubando todos os trocadilhos).