cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

[GUIA] COMO JOGAR DE XAYAH

Aronguejo

[GUIA] COMO JOGAR DE XAYAH

Olá,

Meu nome é Chazz,   é o champion que eu mais gosto e o que eu mais jogo, meu objetivo com esse guia é somente ajudar as pessoas que já sabem o basico da campeã e querem a masterizar...

Não vou falar o que cada skill faz ou coisas muito superficiais, isso sera um guia bem mais aprofundado mas se vc quer saber o basico do basico recomendo que veja o video "Campeã em Destaque: Xayah"

TÓPICOS:

1.Caracteristicas gerais da campeã

2.Build

3.Ordem de upar as skills

4.Runas

5.Jogando a fase de rotas

6.Jogando as lutas de times

7.Matchups

GUIA:

1.Caracteristicas gerais da campeã

A Xayah é uma atiradora capaz de dar muito dano em seus ataques básicos e habilidades, mas que possui um range muito baixo quando comparada com outros atiradores. Resumindo, é uma atiradora de curto alcançe com muito DPS(dano por segundo).

Seu kite back, é incrivelmente forte contra lutadores e assassinos, por conta do move speed de seu W, do stun das 3 penas no E, e pelo seu R que a deixa inalvejavel por alguns segundos e enche o chao de penas(5 na verdade KKKK) ou seja um otimo pick contra champions como   .

Por mais que tenha todo esse poder para kitar e para trocas rápidas, ela sofre muito contra pokes e campeões de longo alncançe.

Xayah depende muito de seus Ataques Basicos e de suas skills para dar dano, o que deixa ela forte em praticamente em todas as fases do game(early, mid, late). 

2.Build

START:

nas lanes que você consegue farmar sem tomar zoning/poke, ou seja, bom para trocas longas.

é muito bom em lanes que voce toma muita pressão por parte de pokes(lembrando que o item é mt bom contra  pois seu veneno reseta sua passiva e que faz muitas trocas de 1 AA) é muito util principalmente contra SUPs APs como  e Zyra.

CORE BUILD:

A build é sempre focada no dano crítico, veja a baixo como a montar:

O melhor item inicial é sem dúvidas o  que dá a ela CDR, crítico e uma regeneração de mana que ajuda muito.

A bota varia conforme a partida, umas dicas na hora de escolher:

Bota onde você é a principal/única fonte de dano do seu time e precisa escalar rápido.

Contra muitos campeões AP ou muitos stuns.

Contra composições full AD ou contra muitos champions que usam principalmente de seus ataques básicos.

É muito importante fazer um item de atk speed com critico de segundo item e após isso fazer um , o que também é padrão nas builds de todos ADCs que funcionam com critico.

Otimo item contra composições com muito poke e te ajuda muito a combar o inimigo com stun das 3 penas com o Q alem de ajudar a pegar o move speed do W, sem duvida o item que você mais precisa fazer depois do Colhedor.

: Boa em partidas que você precisa muito limpar waves rapidamente ou contra times totalmente papeis e não precisa tanto do range.

Otima em partidas contra muitos lutadores e assassinos, jogos onde você precisa muito de kitar ou que vai lutar muito com alguem chegando perto de você o tempo todo.

Lembre-se claro de que seu terceiro item deve ser o 

LATE GAME:

Já no late game existem muitas opções mas as principais são:

Boa contra composições de poke, pois você consegue recuperar a vida perdida meio que o tempo todo batendo em minions e monstros da jg.

Bom contra times com mt CC claro.

Bom contra tanks.

Bom para cortar cura de champions como .

Anjo Guardião é bom quando sua build ja esta muito adiantada, quando vc ta morrendo muito pouco, ou para fechar build.

Lembre-se de que também pode fechar 100% de critico e pegar um item defensivo, como  ou 

3.Ordem de upar as skills

Lv1: Você deve pegar o Q praticamente sempre, para poder pegar o  no lv2 e ter uma pressão muito grande na lane por conseguir posicionar mais penas, o Q tambem pode ser usado para cancelar animação do AA para garantir minions. Com  vc pode upar o W  primeiro caso queria dar all in lv1 e ele tambem pegue o W dele.

Prioridade:  R > E > W > Q

4.Runas

Em lanes onde você sofre muito com poke use runas mais defensivas como:

Já em lanes com trocas mais longas onde você não precisa tanto de sustain use ruans mais agressivas e voltadas para isso:

5.Jogando a fase de rotas

A lane da Xayah é muito segura, você tem o Q para farmar(pegar minions de longe quando esta tomando pressão ou conseguir cancelar o AA) e dar um pequeno "poke", tem um potencial de all in dps do lv2 mt forte por conta do seu stun(Q+E), tem um follow muito forte a starts de SUPs como , tente prestar bastante atenção na sua mana para não jogar fora puxando as penas em momentos errados, pois Xayah depende muito da mana na lane. E se você está sofrendo muito com pokes, farme na torre, não se arrisque muito, principalmente se você não possui  ou .

Não puxe as penas muito rapido pois você perde todo potencial de dano nas trocas na lane vc so consegue usar uma vez o E por luta, então é importante tomar cuidado pra n puxar 2 penas sem querer.

Você fica livre pra sair da lane muitas vezes após a queda da primeira torre no bot por conseguir puxar muito rapido(usando suas skills como o Q e o E) então tente sempre que seus inimigos sairem da lane jogar os minions debaixo de suas torres, os forçando a voltar. Ao sair da lane ajude o seu time com objetivos, como levar torres em outras lanes, pegar dragons, ou forçar lutas em vantagem numérica.

Um combo que ajuda muito na lane é você saber usar Q+AA+E(pode bater no minion na frente dele ou nele), esse combo é bom para stunar o cara de forma rapida quando vai receber um gank por exemplo, ou para acompanhar o seu sup, e tem o W+AA+Q+E+AA(nesse é importante saber jogar o Q junto com o E para as penas irem e insta voltarem, treine em perso).

Se você quer jogar de Xayah mas não consegue farmar sobre pressão, recomendo que faça uma partida perso e va no bot 1x2 contra 2 bots que ponham muita pressão(como Zyra e Brand) no nivel intermediario.

6.Jogando as lutas de times

Nas TFs preste muita atenção nos CDs do outro time e pense se você vai precisar segurar a ult para sair de algo(como um  ou um ) ou se você esta livre para usar simplismente pra dar dano mesmo(o que vai ser MUITO raro), tome cuidado para não chegar muito perto depois que perder a ult, ative o W somente quando você conseguir range pra bater em alguem(isso é MUITO IMPORTANTE porque te da MOVE SPEED quando hita champions e ATK SPEED demais).

Preste muita atenção em quem você mantem o foco, ela na maioria das vezes não vai ter um runnan, então mirar no inimigo certo é algo MUITO importante, foque quem você pode bater sem se expor demais, tenha preferencia por lutas em locais fechados.

Xayah tem muita dificuldade em perseguições castar o R junto com o  para stunar alguem apos uma luta pode definir o jogo.

Tente usar seu R apos os inimigos gastarem suas skills de mobilidade para cima de você assim eles perdem algo atoa em você e muitas vezes não conseguem voltar(W da  ou Q3 da  por exemplo).

Use as penas para ajudar seu JG a garantir objetivos como Baron.

7.Matchups

Aqui vai dicas para voces em cada lane que pegarem contra outros ADs:

HARD Cait vai usar muito da diferença de range contra você então tome muito cuidado, a diferença chega a 125 de range(o que é muita coisa) tente puxar a lane lv1 para n tomar pressão das traps e AAs na sua torre foque no farm e em aproveitar os erros dela e ganks do seu time. Sua ult cancela o tiro da ult dela. Usar um pulverizador de tropas pode ajudar muito nessa lane. Simplificando trocas curtas são melhores para Cait e trocas longas são melhores para a Xayah

HARD Jhin põe muita pressão nela por conta de suas Skills com range muito longos alem do zoning que ele consegue impor com seu 4° hit, lembre-se de que no all in você é mais forte, não ligue de perder 1 ou 2 minions para não tomar o 4° hit, vale a pena acredite em mim rs. Tente esperar ele errar no posicionamente e ir pra cima de uma vez com seu sup nele. 

HARD O importante contra Draven é o seguinte: NÃO TOME SNOWBALL DE UM DRAVEN serio, fique atento a sua passiva e os stacks, não morra de bobeira ou fique avançado sem visao do JG inimigo 1 kill é mais do que o necessário para o Draven acabar com sua partida, se não sair kills na lanes tenha em mente que você o que se deu bem, pois seu late game é bem melhor.

MEDIUM Ez tem um range muito grande com o seu Q, mesmo que seu all in seja muito melhor tome bastante cuidado, se seu SUP não conseguir startar você provavelmente vai sofrer muito, se vc conseguir manter o gold empatado você esta meio que "ganhando" a lane.

MEDIUM Contra ela somente tome cuidado com o range dela e de seu poke no W, vale a pena gastar seu R para desviar do R dela, ela n tem scape, aproveite disso para combar com mais facilidade, tome bastante cuidado com seu forte late game.

EASY Jinx tem uma animação muito demorada para seus AAs do canhão, aproveite isso para puxar as penas bem na hora, no 1v1 você ganha e na maior parte dos 2v2 a vantagem é sua, aproveite tambem sua longa animação do W, e cuidado com a forte TF da Jinx.

EASY Kog não tem scape e tem animação demorada no AA, ou seja perfeito pra ser combado na lane, seu DPS é muito maior do que o do Kog durante a fase de rotas inteira, aproveite disso.

MEDIUM Tome muito cuidado com o combo AA+E+AA+Q, esse combo tira muita vida da Xayah, é muito importante não dar bobeira contra Lucian e lembrar sempre de que ele tambem tem DPS alto e o power spik dele é Early/Mid game, espere ele perder o E e ulte.

MEDIUM Bem simples: NÃO TOME O Q a principal fonte de dano dela é o Q, então evite ficar atras de minions q ela vai bater para o seu bem, use usa ult para sair da dela sem tomar dano.

EASY Sivir não te apresenta perigo praticamente durante a lane, e é muit dificil ela acertar o escudo bem na hora das penas, aproveite de que você tambem tem clear wave forte.

MEDIUM Lembre-se de ter CUIDADO COM O PULO (no lv2 por exemplo), quando ela pular em você ulte antes da bomba explodir e puche todas penas nela, so tome muito cuidado pra não errar, essa lane depende muito dos 2 SUPs.

MEDIUM Nessa você precisa tomar cuidado com o range do Q+AA e é claro com as paredes, espere ela usar o Q e não ter forma de desviar de suas penas, ulte enquanto ela estiver inivisivel.

EASY Você pode ficar no ar por conta da sua ult a maior parte do ult dele, alem dele ter pouca mobilidade e ser meio que "facil de se combar" so tome cuidado para não usar o  no seu E. Varus não poe pressão em uma lane contra Xayah praticamente nunca(quando letalidade esta no meta ele poe então preste atenção na build dele)

Early game:

>>

Late game:

>>

Edit: Eu mudei algumas coisinhas no post com o passar do tempo, fico feliz pelo feedback positivo de vocês e por todos que me adicionaram no lol.

Se ficou sem entender alguma parte ou quiser saber mais pode me adicionar no lol, "Chaz as Xayah" meu nick, espero que tenham gostado e que tenha ajudado vocês.

Obrigado por ter lido n.n

Chaz 

44 RESPOSTAS
Dragão

Re: [GUIA] COMO JOGAR DE XAYAH

Guia bem rico, mas muda a cor do tópico pra cores mais claras, fica mais complicado pra ler tudo escuro assim ;-;

Aronguejo

Esqueceu de comentar sobre o start de escudo relicario

''A violência resolve tudo!''
-Katarina
Highlighted
Moderador

Wee bom demais Chaz as Xayah, lembro de ter pego ela, mas estava bem perdido no que fazer.

Esse guia foi uma bela ajuda pra entender melhor e não moscar agora ahuahuau

Aronguejo

O start com relicário após o nerf não é mais viável Never Falls
Tropa

Mas vale apena ainda começar de escudo relicario pra adc ?
Aronguejo

Não, ele so era viavel na epoca que curava tudo e depois estava melhor por causa da quest do escudo, eles tiraram os 2(agr n da o escudo na quest e so cura metade com os champions ranged), tambem ja fizeram na epoca que o turibulo estava muito op mas essa epoca ja passou tbm e o turibulo foi bem nerfado, então meio que ficou inviavel relicario em adc

Esse é o melhor jogador de xayah q conheço, confiem nas ideias dele
Arauto

Que trabalhão em! Mas obrigado, muito bom aprender!

Arauto

É um ótimo tópico, e concordo com a maioria das suas ideias, só não concordo com a essência sendo um item obrigatório, acho que o kit dela é muito adaptável. Normalmente eu faço o colhedor sim, mas ele demora muito pra escalar e rushando gume+item de crítico você alcança seu power spike muito mais cedo, tendo apenas que ser mais inteligente ao usar seus cooldowns e controlar sua mana.

Até build com espada do rei é válido nela, se você souber aproveitar a sinergia entre ela e o item. Eu acho a Xayah o ADC mais flexível, e sua criatividade é o limite pra desenvolver uma build, runa e estilo de jogo diferente pra cada situação, é por isso que ainda me divirto tanto jogando com ela. Mas de qualquer jeito foi um ótimo tópico, WP.

Ficou muito bom parabéns! Eu tinha bastante duvida com relação a fase de rotas e as lutas em time dela, mas agora entendi como funciona, muito obrigado.

queria ver de outros adcs '-'

tirei frag de xayah e do rakan estes dias, dei sorte <3 quero aprender a jogar com ela... testei ela no aram 2x q tirei esta semana e nao parece ser difícil, né? vou olhar melhor seu guia e os comentários tbm pois vi q já mudaram algumas coisas pelo q falaram aí :3 vlww

Aronguejo

@Lenievski

Ola,

Obrigado pela resposta,

Eu não vejo ninguem usando essas outras biulds ja faz muito tempo, muito menos em sites como op.gg, league of graphs, etc.

É como eu disse no guia, com essa biuld você pega 30% de CDR facilmente, assim podendo usar muito mais suas skills(o que é muito importante, sao a princial fonte de dano nela na verdade), a ult tbm salva muito

Se existe outra biuld que eu ja vi era a de Rei Dançarina e Cutelo(que da 20% de CD) mas não usam mais hoje em dia, não curto muito essa do gume por ela ser um adc dependente das skills e uma biuld 0% de CD ser muito estranha, mas entendo o que quis dizer, vlw pelo feedback.

Chaz

Aronguejo

Tópico muuuito bom, vai ajudar demais e já vou dar uma atualizada no meu arsenal com alguns itens que você disse. Lá vou eu em busca da maestria 6.
Arauto

@TheChazz Faz o teste com o Gume, você não vai ter CDR nem muita mana, em troca disso você vai ter mais poder mais rápido, uma luta aos 20min de jogo por um dragão ou uma defesa de torre contra o arauto costuma acontecer nesse momento do jogo, com um gume e um item de crítico, em uma luta curta em que você vai ter apenas uma chance de acumular as penas e usar o E, com a build do Gume você vai ter 25% a mais de dano, levando em conta os 50% de chande de crítico com os dois itens.

Em uma luta mais longa ou pra kitar com certeza o colhedor faria mais diferença, por isso é importante ler a partida pra saber fazer a build, muitas vezes eu comecei com a build de gume+item de critico pra ter esse spike mais cedo e segurar o jogo quando meu time começava atrás, e depois fiz o colhedor... 

Sobre a build de espada do rei, quando uma fiora/riven ou qualquer outro bruiser começa a pegar kill e eu preciso acelerar o jogo eu faço rei, com o rei suas penas dão muito pouco dano, mas seu poder de troca com o ativo e os auto ataques são insanos comparado ao poder que você teria com o colhedor/gume, é minha resposta pra ficar forte o mais rápido possível e tentar impedir o snow ball desses campeões, sua chance de solar um bruiser feedado é muito mais com um Rei do que qualquer outro item do jogo.

Por isso eu digo que é situacional, em muitos campeões não da pra ter tanta flexibilidade, mas nela funciona, sem dúvida a build de colhedor é que faz mais sentido com o seu kit, mas nem sempre você vai snowballar o jogo ou seu time vai te dar o tempo necessário pra você fechar seus itens.

Não é uma critica ao seu guia, eu acho que ficou perfeito, é sua uma defesa minha pra o que eu considero uma das maiores armas de uma boa Xayah, que é saber usar seu kit flexível pra se adaptar as situações.

Aronguejo

@Lenievski  

Vlw por explicar como funcinam essas outras builds eu vou testar sim,

A do  eu ainda não acho muito interessante por ela precisar ate demais das skills para puxar a lane, para suas lutas, e seu kite tambem depender demais das skills, mas a do com  (com 20% de CD e um potencial maior para caitar) deve ser muito boa em algumas situções contra muitos tanks e lutadores por exemplo,

Bem, a do  é a que eu mais me dou bem e que mais vejo as pessoas se dando bem, o item tem em media 95% de pick rate então achei importante colocar como core no guia por ser tipo o "gume da Jinx"(dados: league of graphs),

Mas acho muito legal alguem aparecer com builds novas assim, vlw por ter dito sobre elas é muito bom poder discutir builds de nossos champions principais não acha? haha

Fico feliz que você tenha gostado do meu guia n.n

Chaz 

Aronguejo

Ai sem ofensas mas que guia ruim, cara. Tem nem vergonha de fazer um guia desses não? Tudo errado. Como é que um cara que tem 63% de winrate com xayah quer fazer um guia cara? com um KDA 4.14? Sério, tá muito zoado isso, mano. Vai aprender a jogar antes.

Xayah é um campeão focado no "early/mid game"??? Tem certeza que não é o late dela que é mais OP n? Cara vc joga de xayah mesmo? Campeão só faz algo no early se conseguir stackar bastante penas pra pegar uma kill, mid game ela tá boazinha se pegar algumas kills e fechar 2 itens+bota, agora late game o campeão é simplesmente DESGRAÇADO DE OP. Não tem como perder UMA partida de Xayah q vc foi pro late game. SIMPLESMENTE NÃO TEM.

Sério que você mandou começar pegando o Q? Tá de palhaçada, né? O W te dá MUITO mais dano. MUITO. É dano demais pra ser ignorado, e tu manda puxa um Q level 1?
Ah, e só um detalhe: Vc sabe que o correto é "ALL IN", e não "ALL WIN", né? O que seria "ALL WIN"? "Todos ganharem?" Poxa, mas só um time pode ganhar, chefe. Não todos. Não existe empate no lol.
Cara, conselho de amigo, exclui esse negócio.
Esse teu guia é um DESERVIÇO pra comunidade e vai mais atrapalhar do que ajudar.
Aronguejo

AAAAAAAAAAAAAAA

Comprei ela esses dias (ontem, acho).. Ela toma pressão pra tudo, é bizarro!

Sou main sup e to me aventurando em outras roles porque enjoei um pouco. 

Aliás, falando em sup, seria bacana fazer a matchup dos sups também (não todos porque tudo vira suporte, né?), o que combina com ela e o que é ruim, o que é fácil de lidar e o que é dificil... Mas gostei bastante do guia e vai me ajudar muitão 

Dragão

Curti muito o Guia, deu pra entender um pouco como ela funciona.