cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Projeto de apadrinhamento League of Legends

Projeto de apadrinhamento League of Legends

Depois de muitas experiências negativas e reclamações analisadas de amigos e desconhecidos cheguei a conclusão quase óbvia de que o problema da comunidade em ser tóxica vem da base de jogo, onde novos jogadores não recebem incentivo ou são cruelmente atacados por jogadores antigos em contas novas.

Basicamente o primeiro contato dos jogadores após o tutorial e as partidas padrão contra bot que tem um padrão simples ( morrer muito, procurar abates e bater nas torres até chegar no nexus e acabar o jogo), essas partidas não tem execução de objetivos simples como posicionamento de visão, farm e campos neutros da selva, particularmente eu fui descobrir que o jungler precisava do golpear depois de pelo menos 2 meses jogando. Tendo isso em vista, quando esses jogadores iniciantes vão para as famigeradas filas PVP eles encontram desafios muito além dos objetivos simples  (torre, inibidor e nexus) e o principal deles é lidar com jogadores veteranos sem paciência que acham que um jogador nível dois que acabou de sair do tutorial tem obrigação de ganhar a rota de um jogador nível dois smurfando do diamante.

É muito comum ver jogadores iniciantes saírem da base sem nem comprar itens, ou comprando o padrão e andando em linha reta na lane, e aí esses jogadores experientes vêem isso, não tem paciência para ensinar e plantam uma cultura de toxicidade na base de novos jogadores, a maioria simplesmente desiste de jogar porque não vê diversão alguma nas partidas, além de não saberem direito o que fazer, a derrota e o rage desanimam completamente qualquer jogador.

Tendo tudo isso em vista pensei em criar um tópico oferecendo ajuda a novos jogadores com instruções básicas como farm para iniciantes, posicionamento de visão, itemização e conhecimento básico de selva, mas aí lembrei de um fator importante, por experiência própria só fui descobrir o que era e pra que servia o fórum depois de mais ou menos 1 ano de jogo, afinal de contas, eu poderia até criar um tópico mas o alcance dele não seria do público desejado. Ou seja, mudança de táticas guys, a missão ainda é a mesma, ajudar novos jogadores para isso vamos aos planos:

CRIAR UM SISTEMA DE APADRINHAMENTO DE NOVOS JOGADORES QUE EU CARINHOSAMENTE APELIDEI DE BATISMO DE SANGUE PORQUE SIM.

• A proposta consiste em colocar novos jogadores em contato com os experientes com conduta amigável e que tenham tempo hábil para ser tutor ou padrinho de novos players.
  • Para que isso seja possível seria necessário um cadastro semelhante ao utilizado no projeto de parceria com criadores de conteúdo, onde o jogador mais experiente que quer ser tutor, vamos chama-lo de voluntario salvador da patria e da sanidade (VSPS),  faz um cadastro rápido dizendo que quer participar do projeto e sua conta passa por uma avaliação para checar a conduta desse player.
  • Já para os novos jogadores o sistema seria basicamente uma caixinha de diálogo na criação de conta onde voce afima ser iniciante e não ter experiencia com o jogo, basicamente uma landing page que o qualifica automaticamente para o sistema. Dessa forma quem já tem outras contas não é afetado pelo sistema.
  • O objetivo é dar aos novos jogadores a oportunidade que tive com amigos já experientes, acredito que isso me fez uma jogadora muito mais amigável e aberta a fazer o mesmo por outros jogadores, as lembranças que tenho do meu inicio no jogo são incríveis, e quero o mesmo pra quem ta chegando agora.
  • Acredito que a comunidade pode ser mudada e que isso não depende só da riot mas principalmente dos jogadores, por isso queria pedir encarecidamente que todo mundo que puder adotar um novato faça isso, melhora muito a nossa base, é saudável para manter novos players, ao meu ver é muito mais viável trazer 100 jogadores e manter 20 do que trazer 1000 e manter 10. Tenho amizades incríveis que conquistei aqui e algumas já duram 5 anos por isso gostaria de passar para os mais novos o mesmo carinho que tenho por esse jogo.
  • Para não dizer que o jogador voluntário não terá nenhuma recompensa, poderia ser pensado um sistema de recompensa baseado no tempo de permanência e assiduidade com o projeto, por exemplo: novos instrutores recebem um ícone passível de evolução, como os de missão que podem ser dourados ou de platina, e ao alcançar determinadas conquistas de tempo de projeto ou quantidade de players adotados as recompensas vão melhorando.
  • OBS: sei que existe uma parte do fórum já dedicada a ajudar novos jogadores, mas como eu disse anteriormente a maioria ao primeiro contato com o jogo nem sabe da existência da ferramenta.

IMPORTANTE PESSOAL, SEI QUE ESSA É SÓ UMA SUGESTÃO DE PROJETO E QUE POSSIVELMENTE ISSO NÃO CHEGARÁ NOS RIOTERS MAS GOSTARIA DE SABER SE TEM MAIS GENTE AQUI PELO FORUM QUE ESTARIA DISPOSTA A SER TUTOR OU SE SÓ MEU CÍRCULO DE AMIGOS TEM ESSA VISÃO, PARA OS RIOTERS DE PLANTÃO, SE PUDEREM AO MENOS CRIAR UMA LANDING PAGE PARA NOS COLOCAR EM CONTATO COM ESSES NOVOS JOGADORES EU AGRADECERIA MUITISSISSISSIMO.

é isso pessoal, espero que todos leiam e ajudem da forma que for possível, e deem o feedback de vocês, sugestões de melhoramento e afins.

As vezes, coração frio só precisa de sorriso quente.

13 RESPOSTAS

Re: Projeto de apadrinhamento League of Legends

Fala Stoned Braum, Simplesmente achei o tópico incrivel e de uma ideia excelente para ser aplicado no nosso amado lolzinho, Eu sou um player que sempre se comprometeu em auxiliar novos jogadores e amigos a entender e aprender o joguinho e LOL por ser um jogo dificil de várias escolhas é muito normal nos acharmos dono da verdade e sempre colocarmos a culpa no outro no dia que essa mentalidade for extinta acha que podemos começar a ter um servidor mais saudavél e legal com todo mundo, passar isso para os novatos pode ser de extrema ajuda UPZÂO do:                       O Rei Graves 

Eu sempre bato nessa tecla aqui no fórum, acho que um sistema assim é super importante, parabéns pelo tópico e pela iniciativa!

Olha como eu costumo falar em todos os posts que criam aqui com o SISTEMA DE EXPERIENTES AJUDANDO NOVATO,é algo que não sei como que não existe ainda mas o fórum aqui não tem voz nem pra Raioti BR sequer.

tenta criar um post no Reddit NA que lá tem vários rioters que criam coisas pro jogo sempre olhando as idéias.
#PorUmFórumComMaisLiberdadeDeIdéias AVANTE!!!

Acho muito besta não ter algo assim, não adianta manter influenciadores trazendo milhares de jogadores pra não manter nem 10% . Eu to estudando a repercussão da ideia por aqui, já vi que outros jogadores tiveram idéias semelhantes e muita gente disposta a participar, a gente só precisa que eles literalmente nos coloquem em contato com os novatos, só isso.

Falei com um rioter via ticket hoje para resolver uma outra questão e citei a ideia acima, ele disse que viu e curtiu, mas para que chegue a ter analise sobre o assunto precisa de uma repercussão muito grande em cima de uma postagem só, apesar de já ter visto diversos outros topicos com ideias semelhantes, ou seja, não basta uma grande parte da comunidade aprovar a ideia, essa grande parte tem que estar concentrada em um lugar só.

Eu tenho conta level 15, e quando fui jogar, desisti em upar a conta, muito rage e smurfs, como ja disse eles tem que reformular o sistema de punições, o pessoal não leva nada a serio.
Tropa

Concordo plenamente!
Tropa

Sistema de mentoria já é algo quase obrigatório pra MMORPGs e sempre dão super certo, trazem recompensas estimulantes (como cosméticos, ganhos auentados de XP e dinheirinho) e é uma ótima forma de fazer novos jogadores entrarem no jogo e aprender sobre as gírias do jogo, terminologias, metagame... enfim, só vejo vantagem
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aronguejo

Isso me recordou do sistema que tinha no DDTank (E possivelmente deve ter ainda) que você podia ser um professor e ter um aprendiz. Isso te recompensava e era legal ensinar alguém/ aprender. Infelizmente, o fórum do LoL é muito inabitado e é difícil isso ter a repercussão que precisa, mas mesmo assim, você tem meu apoio.

qd eu comecei com o lol no final de 2009 eu fui constantemente atacado, na soloq caiu prata v, depois me afundei no brozne sempre sendo hateado, e com razão, eu era um merda e só atrapalhava meu time com minha falta de exp, agora q eu sei jogar vou dar boi pra esses filhos da q criam conta ontem e vão trolar o jogo? nem a pau

Highlighted
Tropa

Cara realmente você encontrou a resposta mais prática para um dos problema mais massante dos novatos.

COM TODA CERTEZA esse e um dos melhores projetos que eu ja vi aqui no forum
Tropa

Hogh Elo é outro cancer tbm .... oc ara que tem Smurf tinha de morrer de cancer agonizando pra inicio . Outro problema é caras como o Ucla que é um nojento e fica pondo coisa da cabeça dos elo hell . Riot tinha de acabar com as ranked que é um negocio ridiculo . Como um cara que joga a mais de 5 anos cai com players que acabaram de pegar lvl 30 ? E pra que serve Maestria , o certo é agrupar os players com maestria alta juntos pq vc ta la M7 e tem um cara com 1k de ponto com o champ ..... Riot só afunda o aterro sanitário que é a SoloQ !