cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Você sabe a diferença entre Mago, Bruxo e Feiticeiro??

Arauto

Você sabe a diferença entre Mago, Bruxo e Feiticeiro??

Apesar do senso comum dizer que todos são apenas sinônimos, para quem é jogador de RPG, sabe que existem pequenas e enormes diferenças entre cada uma dessas classes. Se formos levar em consideração a cultura pop e seus produtos, como os filmes de Harry Potter, veremos que vários conceitos e características de cada uma dessas três classes se misturam, dificultando mais ainda  a diferenciação. Mas para conseguir uma resposta mais embasada e confiável, basta procurar pelas definições mais técnicas e "corretas", dadas por D&D. Isso não quer dizer que tudo o que está escrito em D&D seja uma verdade absoluta e que tudo mostrado em outros filmes, jogos e mídias está errado, porque vários conceitos e ideias mudam e evoluem conforme o tempo passa. São sistemas diferentes e mídias diferentes, de tempos diferentes (e também porque tudo tem inspiração em outras obras). O tópico visa apenas trazer informações quanto às classes em sua "origem", seus significados mais clássicos, neste universo de fantasia.

 

Um Mago é uma pessoa comum, que adquire seus poderes através do ESTUDO, de livros, de runas, etc. Como ele não é alguém que consegue realizar magia de forma "criativa", isto é, não consegue dar novas funções para uma mesma magia ou criar variações dela, seu poder fica limitado ao número de magias que ele conhece, da quantidade de livros que ele leu. Cada uma de suas magias tem apenas uma única função específica. Isso significa que ele não será mais poderoso que um bruxo ou feiticeiro logo de cara, PORÉM, conforme o tempo passa, ele tendo a ser mais forte do que os outros dois por conta da quantidade de coisas que vai saber fazer enquanto expande seu arsenal de magias, que é de potencial ilimitado. São eles também que costumam utilizar cajados, varinhas, livros, gemas e outros artefatos místicos para ampliar seu poder mágico. Das três classes é o que mais depende de palavras mágicas, feitiços, invocações ou conjurações para conseguir utilizar seus poderes, dependo da complexidade, finalidade e nível de poder deles. A natureza de seus poderes é ilimitada, pode aprender tanto magias temporais, quanto magia negra, magia elemental, entre outras. Isso só é limitado à natureza da própria magia aprendida. Como maior exemplo do jogo, podemos citar Ryze, o arquimago das runas.

 

Um Bruxo também é alguém que não possui magia naturalmente dentro si e adquire seus poderes através do CONTRATO ou PACTO com alguma entidade superior, seja elemental ou demônio. Seu poder é limitado àquilo que a entidade oferece na hora do acordo e o que você pode ou não fazer depende muito da natureza da criatura com a qual você estabelece o contrato. Possui a menor quantidade de magias entre as três classes e também não pode criar variações delas, porém a vantagem é que pode reutilizá-las com muita mais frequência sem perder a eficiência porque os poderes não são de fato seus, mas sim da entidade com a qual você possui o pacto, canalizados através do seu corpo. A natureza de seus poderes (sombrio, dracônico, elemental) depende exclusivamente da entidade com a qual fez contrato. De todas as três classes, também é a que mais faz a "linha de frente" numa batalha.  Como maior (e único, eu acho) exemplo do jogo, podemos citar Swain.

 

Um feiticeiro, por sua vez, é alguém que já nasce com magia fluindo pelo seu corpo e com um potencial latente para praticar suas habilidades, o poder está DENTRO DE SI. É alguém que já tem uma finalidade muito maior com magia , conhece seu poder, seus limites, como expandí-los, como controlá-los da forma que quiser. Possui um número de habilidades muito maior que um Bruxo, pelo fato de poder criar diversas variações de uma mesma habilidade, já que a magia para ele é apenas uma extensão de seu corpo, porém pode ser superado por um Mago. A natureza de seus poderes é limitada a ela mesma, isto é, um feiticeiro do fogo apenas pode apenas usar magias desse elemento, porque é o que nasceu com ele. Como maiores exemplos de feiticeiros do jogo, podemos citar Syndra (embora em sua lore diga que ela é uma bruxa) e Annie.

 

Espero que gostem do tópico e caso tenha cometido algum equívoco, peço desculpas ~

 

 

4 RESPOSTAS
Arauto

Re: Você sabe a diferença entre Mago, Bruxo e Feiticeiro??

Boa, não sabia dessa.
Não li tudo ainda, mas vou comentar para ler depois.
Li as definições básica.

Re: Você sabe a diferença entre Mago, Bruxo e Feiticeiro??

Ah, eu achei massa pra falar a vdd, joinha ae!

Re: Você sabe a diferença entre Mago, Bruxo e Feiticeiro??

Olaf: A Magia vem da porrada!

Dragão

Re: Você sabe a diferença entre Mago, Bruxo e Feiticeiro??

eu to tão orgulhoso de já saber de tudo isso

mas otimo post