cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Histórico dos Jogos [Since 1998]

Highlighted
Arauto

Histórico dos Jogos [Since 1998]

Como a vida muda não é mesmo?
Eu: Senta que lá vem história.
Vocês: Beloved???

Nasci em 1991.

Poucas pessoas tinham um Computador. Eles eram aqueles caixotes brancos/amarelados. Tinha telinha de pano pra cobrir o teclado, monitor e cpu (hoje em dia coisa considerada de avó hehe).

Lembro que comecei a jogar cedo (1998). Eram aqueles 150 joguinhos do Windows. Ski, Chips, Pinball, Campo Minado, Prince Of Persia, Pitfall, Asteroids, etc.

Fui crescendo e assistia meu pai jogando DOOM e Heretic (Ele tinha os CDs na época). Adorei e comecei a jogar também logo em seguida.
Viciei em jogos de FPS (os originais mesmo).

Zerei DOOM, DOOM 2, Heretic, Hexen, Hexen 2, Duke Nukem, Blood (e um pouquinho de Quake).

Jogos sem dicas. Tinha que matar e descobrir tudo. Passagens secretas, o que fazer, tudo. E era tão gratificante chegar a um objetivo depois de muito tempo correndo atrás. Parece que não temos isso mais hoje em dia...

Tentei por o pézinho em RPG/estratégia e amei Warcraft2.
Whatagame. Saudades inclusive. 

Spoiler
(Warcraft 2 > Warcraft 3> DotA (mapa)> Uma das inspirações pra criação do League Of Legends)

Nessa época as banquinhas de jornais e etc estavam vendendo revistas gamers. (CD Expert, PC Expert e outras famosas).
Eram baratinhas (R$ 9,90 acho) e meu pai sempre levava 1 por semana. Eram quase sempre 2 CDs por revista: 1 do Jogo Completo + 1 c/ 100 Jogos Demo (demonstração).

Desses jogos, conhecemos as relíquias Time Commando, Dark Colony e Silver.
(Sério gente, se não forem jogar pelo menos pesquisem sobre esses 3 jogos)

Em um desses CDs com 100 jogos demo, foi que eu e meu irmão testamos um joguinho. Era uma fase (level) só que durava sei lá, 20 minutos jogando.

EU E MEU IRMÃO VICIAMOS E JOGAMOS ESSA MESMA FASE POR UNS 5 ANOS DA NOSSA VIDA!

O nome desse bebezinho maravilhoso cristalzinho polido era: Heroes Of Might and Magic 3.
E foi o jogo que vou te contar, mais teve influência na minha vida e do meu irmão.
Atualmente, tenho 28 anos e ele 25. E até hoje usamos gírias do jogo que só a gente entende. =')

Era tão triste gostar tanto de um jogo e não tê-lo. Lembro que nessas revistas gamers, havia 2 páginas com propaganda do jogo completo e eu ficava deitado no chão do escritório, de bruços, olhando pras imagens e imaginando o quão fantástico seria viver naquilo. (Meu pai ficou endividado/desempregado a anos e nossa situação financeira era realmente no fundo do poço). Lembro até hoje que o jogo custava R$ 59,90 e gente, pra época isso era muito dinheiro mesmo! Não podíamos pagar e meu pai nem iria gastar com isso, se tivesse.

Anos depois consegui o CD do jogo e não preciso dizer nada né? 

N-o-s D-e-s-t-r-u-i-m-o-s J-o-g-a-n-d-o V-i-c-i-a-d-a-m-e-n-t-e E V-i-o-l-e-n-t-a-m-e-n-t-e

No Ensino Médio as coisas se modernizaram. As pessoas já tinham internet em casa (Orkut oi?). Até então isso não existia pra mim. Era só eu, meu irmão e o mundinho do nosso Computador Antigo.

Conheci Age Of Empires, The Sims, Diablo, etc.

Conheci Warcraft 3 e com ele, o tão famoso DotA (Defense Of The Ancients) que anos depois deu fruto ao tão jogado LoLzinho que vocês sabem muito bem.
DotA joguei por uns bons anos. Éramos em 10 piás jogando, muitas risadas e xingos também, mas nunca era estressante. Diferente do LoL, você tinha que fazer os itens na base, construir as receitas e tudo mais. Podia atrapalhar aliados se assim quisesse e podia dar o golpe final nas suas próprias tropas. 

Ps:: Pra quem não sabe, os itens "Cetro de Cristal de Rylai" e "Lâmina da Fúria de Guinsoo" são homenagens à Rylai (uma heroína feiticeira de gelo do DotA) e Guinsoo era um Item, um cajado que tinha o poder de Polymorph e também era o nickname de um dos criadores do DotA, se não estou enganado. 

Já na faculdade, todos migraram para o LoL, e eu ainda relutante e imbecil, odiava LoL e dizia que era jogo de criança, que é uma cópia de DotA e blábláblá. (Não preciso dizer que não durou muito porque pra não ficar sozinho migrei pro LoL também, ainda que relutante).

Comecei a gostar do jogo. 
"Zilean é bom? gostei dele?" - Eu perguntava pros meus amigos mas eles diziam que não era bom.
Comprei.
"Vou comprar essa Karma aqui dos leques" - "Não compra ela, é um char muito fraco ninguém joga com ela".

Comprei.
"Que Cassiopeia maneira é tipo a Medusa" - "Ninguém joga com ela, muito difícil, você não vai gostar".
Comprei.

Era tudo novo e assim divertido, por muito anos.
Com o tempo, as amizades mudaram durante o curso de engenharia, me descobri Fiadommmm Smiley Wink  fiz outros amigos e comprei minha primeira roupinha de bonequinho: Zilean Deserto Shurima (975 RP).

Me sentia THE TIME MAGE, dando carão com meu relógio de ponteiros de pedra, explodindo os outros de alegria - literalmente e dando muita risada do velho (Porque quem é das antigas, não existiam emotes e você tinha que provocar de alguma forma #JudgeMe).

Comecei na Season 3 (lançamento do Thresh) (2012-2013 acho) e jogava até os dias de hoje. 
Posso dizer que tenho um histórico bom com Mobas: Dota1, Dota2, LoL (12 anos).

Hoje em dia, meus amigos pararam de jogar porque a vida afasta as pessoas. 
A gente tava num ponto de mais se estressar nas partidas que se divertir e com o tempo, isso começou a fazer mal pra todo mundo. Eu comecei a jogar mais Coops vs IA e evitar Ranked, PvP, etc.
(Não que eu nunca tenha jogado, já fui Prata2 - Gold - Platina - ... - Platina 2 - ai desisti de ranked).

O auge negativo de tudo foi uma experiência que tive jogando contra um tal de streamer/youtuber "Sev7n" e uns amigos metidos dele, algo assim. Foi 1 partida só mas nunca tinha enfrentado uma situação tão desgastante. Eram tóxicos ao cubo, xingando meu amigo iniciante lvl20, xingando a Riot, me xingando, colocou a gente no vídeo dele e tudo mais. Eu reportei na época mas Riot cagou pra isso e ele apagou meu comentario denunciando no video do próprio. Enfim......*suspiro*

Já passei nervoso, já me estressei, isso me afetava muito. Pós jogo eu desligava o PC e ficava ansioso, irritadiço e isso é ridículo né! Jogo não era pra ser assim.

Hoje em dia não tenho muito tempo para jogar e por isso adoro um Coop vs IA pra pegar bonus do dia, fazer missões enquanto como algo e ouço videos do Youtube (Adoro o Cauê Moura gritando hehe ou a maravilhosah Rita Von Hunty).

Aprendi como me divertir no League Of Legends, aproveitando seu conteúdo. Matando Bots, vendo Skins, efeitos, risadas, emotes, sem necessariamente, seguir uma regra "jogue PvP", "ranqueie horrores e surte por causa disso", etc. 

Depois de todo esse textão (deu sede até), só queria mostrar como foi meu processo e como usar esse conhecimento e experiência pra poder dar uma dica ou ajudar quem precisa.

Evite estresse. Jogos são mais que isso. Uns códigos de programação que dizem que você é uma parte 'superior' ou 'inferior' do ranking entre os outros não define quem você é ou o quão bom é você.
É falho. Impreciso. E se você sofre ou surtah com estresse assim, tá na hora de repensar e ver como você pode continuar jogando, se divertindo, mas também se preservando.

Porque você merece.

PS :: Gente, quem leu até aqui, obrigado E por favor, só peço que deixe um "GG", pois assim o post ganha visibilidade. Não quero biscoito nem nada, mas queria que isso chegasse a mais pessoas, sei lá.

Edit: Deu uma folga aqui no Trabsonn aí o ócio tava me matando e pensei: why not Rosana??

Um beijoh e um queijoh.

9 RESPOSTAS
Dragão

Re: Histórico dos Jogos [Since 1998]

Belo texto!
Cheguei a arrepiar enquanto lia.

Sou dessa mesma época, vivi a mesma coisa que tu kkkk
Ainda tenho meu disquetão 5 polegadas do Prince of Pérsia. Foi o primeiro que eu tive!
O que mais joguei nessa época foi o RPG Ultima. Eu tive sorte pq o patrão da minha mãe, que era ricão, gostava tbm dai ele comprava, jogava e dava pra mim depois. Cresci jogando essa bagaça, era lindo. Não tive oportunidade de jogar o Duke Nuken... mas o Doom... coroi, joguei aquela bagaça bagaray kkk

Que nostalgia boa bateu aqui...

Lembrei da época que a gurizada se reunia pra jogar essas coisas, pow era muito divertido!
Lembro quando esse patrão da minha mãe me deu o Elder Scrolls Arena... Do MS-DOS iniciando, emulando o windows, do cheirinho do disquete kkk
Gurizada reunida ansiosa pra jogar o joguinho novo... Piazada de 6, 7 anos kkkk
Hoje a gente se reúne ainda pra fazer umas jogatinas (está cada vez mais raro) mas não é igual como era antes.
Não tem a mesma diversão...
Antes a gente ia na casa de alguém se reunir pra jogar... hoje no máximo é se juntar no TS.
E já chegam putu por causa de alguma partida que jogaram antes kkkk
Eu jogo Lol ainda pq é uma das poucas coisas que consigo fazer junto com meus amigos pra nos divertir, trocar ideia enquanto joga e etc
O brabo é que essa gurizada nova consegue estragar a diversão alheia xingando, brigando e ofendendo...
Eles vão crescer e não vão saber o que é isso, ter essa nostalgia boa com a diversão que os jogos dão.
https://banjomanbold.files.wordpress.com/2012/12/pato_aviao.jpg?w=640
Arauto

Exatamente! @Maria Júlia 

Nossa que bom que você lembrou do disquetinhoh!
Hahahhahaa 5 disquete pra instalar 1 jogo, somente .

Sei que é clichê sempre dizer "ah mas no meu tempo era melhor..."

Mas é porque é a mais pura verdade! Os jogos eram mais intuitivos, sem guias ou facilidades demais.
Hoje em dia a impressão que tenho é que é tudo sobre gráficos mais polidos e realistas, mas sem nenhuma novidade ou dificuldade!

As práticas de fazer FragNight em lan house era muito massa!
Sexta pra Sábado: Você e seus amigos numa lan house, à noitão, das 22:00 às 6:00, tudo escuro, só os PCs ligados cheio de luz neon vermelha, cheiro de salgado, coca-cola-entope-artéria à vontade...

São tudo práticas que se perderam com o tempo... Smiley Sad

Por um lado é bom que vc tem seu PC em casa, mas por outro lado parece deixar você cada vez mais "distante" dos outros. Porque relacionamento via chat/voz é uma coisa, pessoalmente é outra diferente!

Sou de 92
Me vi em varias partes do seu relato
Comecei jogando Doom (esse dai que vc mencionou), passei por diversos games, joguei bastante os mods de Warcraft (Dota tbm mas preferia o BvO). Depois descobri Diablo que levou horas e horas da minha vida e por fim migrei para o lol com meus amigos.
O tempo pasdou eles pararam de jogar, continuei solo por um bom tempo, já fui platina e parei de jogar, voltei agora pouco tempo antes que a Tecent assumiu, por pura nostalgiae saudosismo, mas com ela toda diversão do game que tinha tanto carinho foi acabando, se tornou um game massante focado no competitivo e com boa parte dos players muito tóxica. Quase parei de jogar mas dai decidi que isso não ia me afetar, passei a jogar só 4fun (aram, bot e afins). Hj em dia jogo casualmente principalmente o modo autochess e é até divertido
Arauto

@Arcanjo Amorim Diablo é um clássico, né?

BvO seria Bleach vs One Piece? Se for, sei do que tá falando hahaha.

Warcraft 3 tinha mods pra ninguém botar defeito. 

Tinha de tudo pra todos. Smiley Wink

Lenda

Que texto sensacional!

E uma bela mensagem para todos:

"Evite estresse. Jogos são mais que isso. Uns códigos de programação que dizem que você é uma parte 'superior' ou 'inferior' do ranking entre os outros não define quem você é ou o quão bom é você.
É falho. Impreciso. E se você sofre ou surtah com estresse assim, tá na hora de repensar e ver como você pode continuar jogando, se divertindo, mas também se preservando."

"Porque você merece."
Arauto

Obrigado, @Draicker 

Ter a bênção de alguém tão ativo no fórum como você, é legal! Smiley Wink

Wazzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzuppppppp

Faltou voce ter passado pelas eras dos jogos online tbm.
Mas tá muito bom o post.

As eras tipo DO GTA VICE CITY, DO CS, DO CS 1.6, Era do LOL, ERA do DOta entre outros.

@HeLL BaroN  escreveu:

@Arcanjo Amorim Diablo é um clássico, né?

BvO seria Bleach vs One Piece? Se for, sei do que tá falando hahaha.

Warcraft 3 tinha mods pra ninguém botar defeito. 

Tinha de tudo pra todos. Smiley Wink

Esse mesmo!

Era o mais proximo de game de anime online da época 

Gostava daquele modelo de arena meio batle royale, com hordas insanas de monstros, onde a fonte estourava e saia um boss

Sem falar dos eventos pvp e 3v3

Vo te falar, eu comecei a jogar online na época do Inicio do DDTank, era muito bom aquilo. Depois foram adicionando missões, Modo PvE, o jogo cresceu, mapas novos vieram e tavam top. Mas o Hack e o P2W dominaram aquele jogo então sai fora.
Depois eu parti pro Grand Chase por 2 anos, e joguei aquilo até não dar mais, peguei metade dos personagens no tier 3 e meus 2 main no tier 4, Ronan e Lupus ( me jobaram lv 50 numa dungeon de lv 70 kkkkk ) e me divertia muito no PvE daquilo ( PvP sempre tinha criança mimada, nem botava meus pés lá ) até uma pessoa falar : " Próximo Ano o Grand Chase vai acabar ", e mesmo com todo o hate que a gente deu nele no fim o GC acabou se fechando mesmo, o cara no final era um gênio. ( Grand Chase Mobile não é GC ).
Ai eu conheci o Warcraft III, primeiro zerei o modo campanha do Reign of Chaos e The Frozen Throne ( que é dificil pra que não tem macro como eu ) e parti pro War III online, e ai eu fiquei ANOS E ANOS jogando diversos modos como o Dota 1 ( que é bem superior a dota 2 e LoL ), o famoso modo da suruba Dota BYS ( 1 personagem, skills dos outros basicamente ), Bleach Vs One Piece ( que tinha naruto tbm ), FOCS ( BvO com mapa diferente e variados personagens ) uns jogos de TD, Troll and Elviz e uns jogos de MMO. Fiz várias amizades, falamos diversos palavrões e ninguém saiu com depressão por causa de um jogo online, melhor época da minha vida literalmente quando falamos de mundo dos jogos eletrõnicos!
Mas o Garena fechou o servidor então né, Continuei com Diablo II Online ( jogo até hoje, muito bom ), voltei a jogar LoL depois de 5 anos longe do jogo ( sei lá, o joguinho era legal na season raiz mas depois parou de ter um charme ), conheci o Retroarch pra platinar jogos retros, e to jogando o Terraria online com uns amigos do fórum aqui.

Mas enfim, depois de ter pego num Super Nintendo e uma fita de Top Gear 2 ver que hoje em dia os consoles se resumem a pagar 200 reais para pagar mais 500 reais em microtransação ( Xbox e PS4 ), e a Nintendo depois do Wii só faz console com potência e engine de Celular com os mesmos jogos mudando uma coisa ou outra me deixa meio capisbaixo ( acho que é assim que se fala ) com o mundo eletrônico fora do PC. Porém também ver a Riot dando evento pra gente, modos como o URF só pra gente simplesmente quebrar o teclado de tanto que apertavamos as letras, dando conteúdos grátis, hoje em dia comprada pela Tencent ser essa mercenária que ela é, me desanima também um pouco dos jogos onlines. Mas no fim Warcraft III Reforged está a caminho, ainda vou conseguir pegar meu Huskar no Dota 1 Remake no fim de tudo. Perdão pelo texto longo mas tu me comoveu a falar isso.
https://discord.gg/fhKGR4b ---- Discord do clube 4UM, lar das lendas, dos renegados e das viuvas do fórum, presidido por agora por @LokaoPresidente
" Aviso : O 4UM é zueiro, NÃO LEVE NADA A SÉRIO oq ler lá, afinal até eu presida sou zuado sem parar !!! "