cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Fobia Social

Aronguejo

Fobia Social

Olá, pessoal Smiley Happy

Sou psicólogo e já joguei lol por um bom tempo e, vendo alguns posts que tem surgido com uma certa frequência no fórum, resolvi compartilhar um textinho aqui. Espero que possa ajudar. Qualquer coisa, pode mandar um inbox o/.

A ansiedade é um fenômeno comum no cotidiano de muitas pessoas e nem sempre deve ser vista como um sentimento que precisa de intervenções profissionais. Não há nada de errado em se sentir dessa forma em certas situações, como por exemplo, uma avaliação ou outra circunstância em que há riscos de perder algo importante. O problema vem quando a frequência e intensidade se tornam demasiadamente altas e interferem na qualidade de vida do indivíduo. Há pessoas que só de pensar em estarem em lugares movimentados sentem calafrios, de modo que evitam essas situações constantemente, é o caso da fobia social. 
Fobia social é quando um indivíduo tem extremo desconforto em situações sociais, seu comportamento é determinado por pensamentos recorrentes a respeito de avaliações negativas por parte dos outros, fuga e afastamento dessas circunstâncias. 

Ao evitar uma situação, o indivíduo obtém o alívio a curto prazo, porém afirma uma crença na incapacidade em lidar com a mesma, perpetuando o comportamento e gerando um ciclo vicioso, onde está sempre evitando o contato social. A longo prazo, a pessoa perde oportunidades em sua vida e deixa de desenvolver habilidades de socialização, como a assertividade, por exemplo. É comum a fobia social levar à depressão, devido ao isolamento ao qual o indivíduo se encontrará, por ter evitado contato social. Dessa forma, é útil perguntar: 
Seria a evitação uma postura eficiente a se tomar diante dessas situações? 

Não é errado evitar sempre algo desconfortável, pois a ansiedade é um sentimento que já foi adaptativo outrora, quando nossos antepassados precisavam prever perigos para conseguir sobreviver, o que ocorre ainda nos dias de hoje. O problema é quando a avaliação do perigo não condiz com a realidade e passa-se a evitar situações que só trariam benefícios.

Re: Fobia Social

Eu evito ir em shopping's quando me convidam, porque odeio esse ambiente onde as pessoas precisam seguir um certo padrão de "vestir-se bem" para estar ali como uma "pessoa normal". E como tenho um estilo alternativo, na minha mente chamaria atenção de todos e não me sentiria nada confortavel...(ansiedade?). Mas isso o ocorre em lugares muito especificos, tenho fobial social?
Aronguejo

Opa,
e ae cara, blz? Então, a timidez em si não é uma fobia social. A fobia social é muuuito mais forte. Um diagnóstico completo é difícil de dar assim na hora sem ter avaliado direito, saca?

abc

Sei bem como é isso. Já deixei de ir a tantas festas, casamentos e outros eventos que as pessoas simplesmente pararam de me chamar. Não consigo sair na rua sozinho, odeio atender telefonemas e tenho dificuldades até mesmo para responder mensagens online. Sempre que acabo por ter que interagir, me sinto algo totalmente patético, deslocado e inadequado, até mesmo com a minha família e com os meus melhores amigos. Não consigo me deitar uma noite sequer, com a cabeça tranquila.

É um pesadelo constante. Onde tudo que dá errado parece ser culpa minha. Onde eu nunca sinto que tentei o suficiente, ou progredi o suficiente. É um inferno... :/
Perdoar é difícil, mas vale muito a pena.
Highlighted
Aronguejo

Entendo, cara... é uma situação bem chata... Se quiser bater um papo, tamo aí.