cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

[Dica] Como saciar o vício e ainda mandar bem na escola!

Highlighted
Dragão

[Dica] Como saciar o vício e ainda mandar bem na escola!

Vou fazer um tópico diferente hoje e acho que a maioria vai gostar ... 

- UM SALVE UNIVERSITÁRIOS! 

Ele vai ser baseado no livro "Aprendendo a Inteligência". 

(Autor: Piazzi,Pierluigi)

Custa R$ 23,90 na Saraíva, (- mas você pode encontrar alguns PDF no Google que sai de graça, haha). As informações contidas nesse tópico não serão tão completas e esclarecedoras como as dele, claro, mas serão curta e direta e não tenha dúvidas que elas são de grande ajuda... Vamos lá? 

-ヽ( ˘ω˘ )ゝ

O finado professor Pierluigi Piazzi  durante seus tempos de vida conduziu uma pesquisa para entender como funciona o cérebro, e por que tem tanta gente "burra" assim, digamos, no mundo.

Ele chegou a conclusão que é um conjunto de fatores como: Ás escolas que são precárias com professores que não são motivados, as tecnologias do século 20 que são umas distração (aqui se encaixa os games) etc... e o principal deles, o aluno que não estuda da forma correta. 

Descreve o Autor que a maioria dos alunos sempre deixa para estudar todo o conteúdo quando não tem tempo para estudar, ou seja, época de prova. E tem que encaixar uma quantidade gigantesca de informações no cérebro humano que mesmo armazenando elas ele esquece depois, elas não ficam para sempre. Ele trás para gente a explicação do cérebro humano, comparando ele como um computador, essa é a parte interessante do livro dele: 

HD é onde fica nossos arquivos eternos já na ram são os temporários. Todo humano só consegue lembrar coisas que foram emocionalmente forte para ele, ou algo que praticou muito. 

Ex: Você consegue lembrar do seu primeiro beijo, muitas coisas da sua infância, um cheiro de um perfume, mas só momentos que tiveram algum significado para você... Já o resto, nada. Tem algo que mesmo não sendo uma emoção forte você nunca esquece que é a matemática, isso por que a matématica envolve prática, diferente das outras matérias que é mais teoria, a prática faz você nunca esquecer, é por isso que a matématica mesmo parecendo complicada é a diciplina mais fácil de aprender e que você nunca esquece. Entre outras coisas...

Para você conseguir gravar coisas no seu "HD" você precisa;

1. Estudar pouco e todos os dias. 

É só isso! parece até uma piada, eu sei... eu até rir dessa parte do livro! o cérebro humano faz o processo de transferência de arquivo para o HD quando você está durmindo, então para que seus "arquivos" você deve estudar pouco mas da forma correta. 

Siga essa rotina: 

Quando o professor estiver dando aula presta muita atenção e pegue seu carderno e anote o que ele escrever no quadro bem como as explicações que ele da sobre temas difíceis de uma maneira que você entenda. Quando chegar em casa você revisa o que ele disse em sala de aula nos seguintes momentos: Se você estuda pela manhã estude pela tarde, se estuda pela tarde estude pela noite, se estuda a noite se me lembro bem é antes de dormir ... 

Estipule um horario de estudo com pausas superior á uma hora, e pausas de no máximo 20 minutos, se desligue de todo e qualquer tipo de tecnologia como celular, computador e etc, se você só tem a eles como matérial de estudo bem... é o jeito, mas tente não se destrair do foco. 

É importante ser nesses horários por que como você acabou de coletar informações e elas estão fresca na sua memória. 

Se me lembro bem tem uma frase que ele diz... "Se você houve você aprende, se você olha alguém fazer você entende, se você faz você grava", eu não estou com o livro em mãos dele mas é algo assim. 

Então você pega o seu matérial de estudo e revisa aquela parte que o professor deu em sala de aula, faça isso todo dia ao final de uma aula, e toda informação que você ir entendendo você complementa o papel que você escreveu de rabisco em sala de aula com mais informações do seu entendimento. 

Precisa ser escrito a mão, nada de escrever em computador, essa é a parte interessante. Como ele diz a matématica é fácil por que envolve prática, ou seja, você pegar e fazer as coisas... isso é o que deixa a matéria fácil de gravar na mente, então por isso você deve escrever o que você for entendendo daquela diciplina do professor ... faça isso sempre nos horários e não durma antes de fazer isso, se você durmir as informações que estavam na sua ram não vão ser todas gravadas... elas serão excluídas, você só sente sono quando seu cérebro já armazenou muita informação durante o dia e ele precisa "descansar", se você estuda por exemplo de manhã e quer estudar só a noite as informações que você viu em sala de aula vão sendo coberta por outras informações que você adquirir durante a tarde e não será 100% proveitoso o estudo, e com isso você vai estudando pouco porém ficando inteligente e quando chegar a véspera de prova você vai só olhar para o material e se lembrar de tudo por que aquelas informações vão ficar gravadas no seu HD e assim você tira boas notas. 

Recomendo quem gostar de ler livros ver esse dele, aqui é meio que um "resumo" o livro não é grande tem poucas páginas, ele não é um livro chato é muito cativante... e tem me ajudado bastante. Agora que você aprendeu isso você pode jogar o seu League of Legends sem esquentar tanto a cabeça com as provas. 

É AQUI O MOMENTO QUE EU MENDIGO GG! 

VALEU!!!

3 RESPOSTAS
Arauto

Re: [Dica] Como saciar o vício e ainda mandar bem na escola!

Melhorar a eficiência do raciocínio lógico também ajuda bastante. Sempre estive na frente dos outros, tive muito tempo livre no ensino médio integrado enquanto o resto da turma se sufocava na área de exatas (eletrônica + matemática).

ValpsBem-vindo ao Palácio de Inverno!

Definitivamente irei ler esse livro, parece muito interessante.

Por mais que eu não tenha problemas em estudar, o tópico ajudou muito com essa dica de livro XD

Pierluigi Piazzi é o ser humano que o Brasil precisava de uns 900 por cada esquina.