cancelar
Showing results for 
Search instead for 
Do you mean 

Curso técnico em eletrotécnica ou informática?

Highlighted

Curso técnico em eletrotécnica ou informática?

Então, quero fazer um curso técnico junto com o ensino médio. Tenho uma vaga em eletrotécnica em uma das melhores escolas aqui do estado, nessa escola é 4 anos de ensino médio e o curso + 1 ano de estágio. O curso de informática seria na escola que eu já estou e seria ensino médio normal de 3 anos + o estágio.
Na opinião de vocês qual seria melhor? Eu acho que o de informática deve ser mais legal porém o de eletrotécnica é em uma escola mais conceituada em grande parte do Brasil.
7 RESPOSTAS
Arauto

Re: Curso técnico em eletrotécnica ou informática?

o que tu gosta mais ? esse informatica é voltado para programação ?
Arauto

Eletrotécnica. Mas gostaria de opinar também que não acho que a opinião da comunidade deva lhe afetar no seu caminho pessoal, procure fazer oque você mais gosta ou se identifica.
Aronguejo

UP

@Ehre und Mut Bom dia!!

Cara, concordo plenamente com o amigo que disse que perguntar sobre seu futuro profissional para o pessoal de um fórum de jogos não é algo muito sábio.

Vou deixar minha opinião como engenheiro eletricista que possui diversos amigos que fizeram eletrotécnica no ensino médio e vive no PARANÁ. (Todas essas informações são importantes pois falam da MINHA experiência profissional, atualmente trabalhando em uma empresa multinacional de telecom, sua percepção dependendo do estado e lugar que está pode ser diferente).

Eletrotécnica x Informática. 

ELETROTÉCNICA.

Só de ler o seu texto, você já valorizou mais eletrotécnica, e de fato quem faz esse curso tem espaço na industria e emprego garantido no mercado, principalmente se você já tiver experiência e você pelo visto vai ter com o estágio. Informática, é um nome muito vago e é considerado o BÁSICO de qualquer profissão, pois quase todas as graduações tem matérias que fornecem conhecimentos básicos de informática. Em outras palavras, pelo que sei: quem faz eletrotécnica se torna um profissional requisitado no mercado, quem faz informática faz apenas mais um curso básico.

Abraço.

Aronguejo

@Ehre und Mut, bom dia!

Primeiramente você precisa analisar o cada curso lhe oferecerá no final em forma de conhecimento. "Informática" é algo extremamente abrangente e normalmente cursos técnicos com esse título oferecem aquele pacote básico de Windows, Linux e Pacote Office.

Eletrotécnica... É maneiro. Dependendo da grade curricular, você aprenderá bastante coisa e o que vai "te abrir os olhos" é ter a base do funcionamento de todo o hardware que são os componentes eletrônicos.

Eu, Cesar, trabalho como Engenheiro de Software Devops e estou terminando minha graduação em Engenharia da Computação. E uma das necessidades para o futuro - ainda mais que você está no ensino médio - é a programação. Atiçar a lógica, aguçar o sentido de criar, pensar e resolver problemas é a necessidade que o mundo buscará nos jovens no futuro. TODO MUNDO PRECISA APRENDER A PROGRAMAR. 

Inúmeros projetos - code.org - tentam ensinar programação básica para todas as pessoas e de todas as idades, porque isso é essencialmente essencial.

De qualquer forma... Posta a grade curricular dos dois cursos técnicos pra gente dar uma ajuda!

No de informática seria: Desenvolvimento web, manutenção de computadores, desenvolvimento de sistemas, liderança, sistemas operacionais, análise de sistemas, redes de computadores, segurança em TI, planejamento de projetos, entre outros.

O de eletrotécnica é:
1ª SÉRIE CH 2ª SÉRIE CH 3ª SÉRIE CH 4ª SÉRIE CH
Língua Portuguesa e
Literatura Brasileira 133 Língua Portuguesa e
Literatura Brasileira 100 Língua Portuguesa e
Literatura Brasileira 67
Língua Estrangeira
Moderna - Língua Inglesa 67 Língua Estrangeira Moderna
- Língua Inglesa 67 Educação Física 67
Língua Estrangeira
Moderna - Língua
Espanhola
67
Artes 67 Educação Física 67 História 67 Filosofia 33
Educação Física 67 História 67 Filosofia 33 Sociologia 33
Geografia 67 Filosofia 33 Sociologia 33 Eletricidade IV 67
Filosofia 33 Sociologia 33 Matemática 100 Eletrônica III 67
Sociologia 33 Matemática 100 Física 100 Projetos de Baixa
Tensão 67
Matemática 133 Física 100 Desenho III 67 Projetos de Média
Tensão 67
Física 133 Química 67 Eletricidade III 100 Projetos Tecnológicos 33
Química 67 Projetos de Pesquisa 33 Eletrônica II 67 Medidas Elétricas 67
Biologia 67 Desenho II 67 Instalações Elétricas 133 Máquinas Elétricas 233
Projetos de Pesquisa 33 Eletricidade II 100 Práticas de Instalações II 167 Mecânica 67
Desenho I 67 Eletrônica I 67 - - Automação Industrial 67
Eletricidade I 67 Práticas de Instalações I 100 - - Gestão Empresarial 33
CARGA HORÁRIA 1034 - 1034 - 1034 - 968
CARGA HORÁRIA DO ESTÁGIO CURRICULAR: 720 horas
TOTAL DA CARGA HORÁRIA: 4.790 horas

@R D0c escreveu:
No de informática seria: Desenvolvimento web, manutenção de computadores, desenvolvimento de sistemas, liderança, sistemas operacionais, análise de sistemas, redes de computadores, segurança em TI, planejamento de projetos, entre outros.

O de eletrotécnica é:
1ª SÉRIE CH 2ª SÉRIE CH 3ª SÉRIE CH 4ª SÉRIE CH
Língua Portuguesa e
Literatura Brasileira 100 Língua Portuguesa e
Literatura Brasileira 67
Língua Estrangeira
Moderna - Língua Inglesa 67 Língua Estrangeira Moderna
- Língua Inglesa 67 Educação Física 67
Língua Estrangeira
Moderna - Língua
Espanhola
67
Artes 67 Educação Física 67 História 67 Filosofia 33
Educação Física 67 História 67 Filosofia 33 Sociologia 33
Geografia 67 Filosofia 33 Sociologia 33 Eletricidade IV 67
Filosofia 33 Sociologia 33 Matemática 100 Eletrônica III 67
Sociologia 33 Matemática 100 Física 100 Projetos de Baixa
Tensão 67
Matemática 133 Física 100 Desenho III 67 Projetos de Média
Tensão 67
Física 133 Química 67 Eletricidade III 100 Projetos Tecnológicos 33
Química 67 Projetos de Pesquisa 33 Eletrônica II 67 Medidas Elétricas 67
Biologia 67 Desenho II 67 Instalações Elétricas 133 Máquinas Elétricas 233
Projetos de Pesquisa 33 Eletricidade II 100 Práticas de Instalações II 167 Mecânica 67
Desenho I 67 Eletrônica I 67 - - Automação Industrial 67
Eletricidade I 67 Práticas de Instalações I 100 - - Gestão Empresarial 33
CARGA HORÁRIA 1034 - 1034 - 1034 - 968
CARGA HORÁRIA DO ESTÁGIO CURRICULAR: 720 horas
TOTAL DA CARGA HORÁRIA: 4.790 horas

Pelo que entendi esse "informática" é só um curso. Sei que parece legal, mas te digo por que procurei muito emprego nos últimos tempos, e o nome "informática" no currículo tem peso quase = 0.

Eu te digo, se você NÃO quer trabalhar na industria ou trabalhar com sistemas de máquinas elétricas (eletrotécnica é diferente de eletrônica) ou automação industrial ou qualquer coisa relacionado a esse mundo da "alta tensão" você não deveria escolher eletrotécnica. Porém se quer saber "profissionalmente" falando, se fizer eletrotécnica vai se tornar técnico no final do curso e ter técnico faz MUITA diferença no currículo, pelo menos aqui no Sul faz.

Boa sorte